A prisão de um homem no Rio de Janeiro, suspeito de perseguir a atriz Isis Valverde por mais de duas décadas, voltou a colocar em evidência o crime de perseguição reiterada, conhecido como stalking. O suspeito, Cristiano Rodrigues Kellermann, foi preso em flagrante após ser localizado dentro do condomínio da atriz, no Joá, na zona Oeste da cidade. A ação foi conduzida pela Delegacia Antissequestro, que apurava o caso após registros recentes de tentativas de aproximação. O Brasil registrou mais de 95 mil casos de stalking em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública — um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Especialistas alertam que o número pode ser maior, já que muitas vítimas não denunciam. Em entrevista ao CBN Cotidiano, a advogada criminalista Layla Freitas fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do Capixabas pelo Mundo, Rafael Mario Ferrari de Mello compartilha sua experiência vivendo em Malta, arquipélago para onde se mudou há alguns anos em busca de aperfeiçoamento profissional. Ele destaca um estilo de vida mediterrâneo vibrante, marcado pela segurança e pela fusão cultural entre tradições britânicas, italianas e árabes. Rafael explora pontos turísticos icônicos como a capital Valletta, ressaltando a beleza das construções de pedra calcária. Ouça a conversa completa!
Nesta edição do quadro Capixabas pelo Mundo foi direto para Paris, França. Conversamos com a capixaba Marina Giuberti, a única mestre cavista estrangeira em solo francês, e a primeira brasileira a conquistar este título. Morando há quase vinte anos na capital, ela se tornou dona de duas lojas de vinho, furando uma das bolhas mais tradicionais do país: a do mundo do vinho. Marina nos contou sobre os desafios e a paixão que a fizeram brilhar em um setor tão exigente, mostrando a força e o talento capixaba além-mar.
Em entrevista ao jornalista Diony Silva, no programa CBN Cotidiano, o cantor e violonista Toquinho comentou sobre sua nova turnê que celebra 60 anos de carreira e traz o espetáculo sensorial "Só Tenho Tempo Pra Ser Feliz". Questionado sobre o panorama musical atual, o ícone da MPB demonstrou otimismo: "A música brasileira vai muito bem, obrigado", declarou. Toquinho, que sobe ao palco do Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, nesta sexta-feira (12), revisita sucessos imortalizados ao lado de Vinicius de Moraes, e resgata as memórias de suas composições com Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Mutinho, transformando suas ricas histórias em um show emocionante e atemporal. Ouça a conversa Completa!
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, realizado nesta sexta-feira (05/12), em Washington (EUA), definiu o caminho inicial da Seleção Brasileira na competição. No Grupo C, o Brasil enfrentará as seleções de Marrocos, Haiti e Escócia. O comentarista e ex jogador Paulo Sérgio analisou o time comandado por Carlo Ancelotti. Paulo destacou que, à primeira vista, o grupo parece “acessível” para a classificação, mas ressaltou a periculosidade do time marroquino, que provou seu valor no cenário mundial. Acompanhe a conversa completa!
Nesta edição do Capixabas Pelo Mundo, a conversa foi com Mayron Rosa, um capixaba que ousou recomeçar do zero! Há quase uma década, ele deixou o Brasil com 30 de idade, trocando uma carreira estabelecida em Marketing pela incerteza e o desejo de viver no exterior. Atualmente, imerso em um fascinante projeto de Inteligência Artificial na Irlanda, Mayron compartilha as curiosidades, as peculiaridades do clima e os encantos da cultura irlandesa. Não perca essa inspiradora história de transformação e coragem!
O que era para ser, a princípio, uma viagem de estudos virou uma nova vida! Natural do Espírito Santo, Amire Tauil, de 43 anos, em 2018, decidiu sair do Brasil com seu filho - à época com apenas três anos. Para ela, o momento era de dúvidas e incertezas. Foi quando ela foi aprovada para estudar na Universidade de Coimbra e foi viver no país europeu. Lá, Amire criou a comunidade “Amigos em Coimbra”, uma rede que conecta imigrantes brasileiros em Portugal, por meio de grupos no WhatsApp e outras redes sociais - por elas os brasileiros passam a se conhecer, trocam experiências no país e formam uma rede de conexão. Em entrevista ao CBN Cotidiano, Amire conta como é a vida em Coimbra.
Conforme informado pela Defesa Civil do Espírito Santo, no final desta terça-feira (25) e começo da madrugada de quarta (26), o Espírito Santo deve ser atingido por um grande volume de chuva, descargas elétricas frequentes e vento intenso, principalmente a Região Serrana, Grande Vitória e metade da Norte.
Em entrevista ao CBN Cotidiano, o meteorologista Mauro Bernasconi, da Defesa Civil Estadual, falou sobre o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para essas tempestades. Ele explica que o maior risco é a concentração de chuvas intensas em curto período, podendo gerar acumulados perigosos. É essencial entender as orientações de segurança e os riscos de alagamentos e deslizamentos.
Nesta edição do Capixabas pelo Mundo a conversa é com a Caroline Salles Pereira. Antes de ir viver nos Estados Unidos, Caroline morava em Cariacica, na Grande Vitória. Há cerca de nove anos, diante do cenário de uma crise econômica, ela decidiu ir morar em outro país ao lado do marido. O local escolhido foi a Flórida.
O que a motivou? "Fui com a cara e coragem", relembra. Atualmente ela trabalha na área financeira. Como é a vida naquele país? "Para os capixabas, é um lugar que lembra bastante o Espírito Santo, com boas opções de lazer. O custo de vida é um pouco mais alto, mas, comparado a outros estados, não é tão ruim". Em entrevista ao CBN Cotidiano, ela fala sobre sua história.
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, conheceremos a história de Marisa Teixeira, capixaba foi fazer o mestrado em Finanças e Economia na Universidade de Luxemburgo. Antes disso, fez um estágio em um banco brasileiro e, depois, conseguiu um emprego em um banco suíço. Atualmente, trabalha em outro banco brasileiro.
Imagina sair do Brasil para um intercâmbio e, no fim, acabar encontrando o amor da sua vida. Essa é a história da capixaba Maria Luiza da Silva Frekhaug, a Malu, de 30 anos, natural de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.Nesta edição do Capixabas pelo Mundo, vamos conhecer a trajetória de Malu, que se mudou para Vitória aos 17 anos para cursar Jornalismo na Ufes. No último ano da graduação, conquistou uma vaga como produtora na TV Gazeta Norte, em São Mateus, sendo depois transferida para Linhares, onde trabalhou até janeiro de 2023. Foi nesse período que surgiu a oportunidade de realizar um intercâmbio para estudar inglês na Dinamarca, por meio de bolsas de estudo.O que começou como um projeto acadêmico se transformou em uma grande virada pessoal. Na Europa, Malu conheceu o dinamarquês Matias da Silva Frekhaug. Antes cética sobre a ideia de “príncipe encantado”, ela diz ter mudado de opinião ao se apaixonar.O casal planejava se casar apenas em 2026, mas decidiu antecipar os planos “do nada” e, no último dia 9 de setembro, oficializou o casamento civil na Dinamarca. Logo depois, optaram por se mudar para a Suécia, país considerado mais barato e menos burocrático para viver.Hoje, Malu enfrenta os desafios da adaptação: ainda não domina totalmente o dinamarquês e nem o sueco, lida com um mercado de trabalho europeu restrito, em que é essencial falar fluentemente o idioma local, e sente saudades da família e da comida brasileira. Por enquanto, apenas Matias está empregado, enquanto ela se dedica a aprender mais sobre a cultura e a língua.Na entrevista, Malu revela como foi organizar um casamento às pressas, os motivos que levaram à mudança repentina para a Suécia e como está sendo viver essa nova fase da vida.Ouça a conversa completa do quadro Capixabas pelo Mundo.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que os estados, o Distrito Federal e os municípios sigam o modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares consolidado a partir de determinações da Corte. Caberá aos tribunais de contas e aos Ministérios Públicos estaduais a adoção de providências para assegurar que a execução das emendas, no âmbito dos entes federativos, siga esse parâmetro a partir do orçamento de 2026.O STF realizou na quinta-feira (23) uma audiência de conciliação para discutir a transparência nas emendas parlamentares, especialmente as chamadas emendas Pix, e o papel do Tribunal de Contas da União (TCU) na fiscalização desses recursos. Convocada pelo ministro Dino, a audiência tem como objetivo avaliar os avanços na rastreabilidade das transferências especiais e esclarecer os efeitos das decisões já tomadas pela Corte, como a que derrubou o chamado “orçamento secreto".A promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, doutora em Direito Público especializada em governança, acompanhou em Brasília na semana passada o julgamento do STF.O processo estrutural sobre orçamento público, portanto, passa a gerar efeitos em níveis mais capilares da federação. A partir do Orçamento do ano que vem as emendas parlamentares estaduais e municipais terão de ser submetidas às mesmas regras de transparência e rastreabilidade aplicadas às emendas de deputados federais e senadores. Ouça a conversa completa!
No Capixabas pelo Mundo de hoje, a gente vai conversar com um jovem engenheiro de São Mateus que decidiu transformar a carreira em uma jornada internacional. Lucas Rios, de 24 anos, recém-formado em Engenharia de Produção pela Ufes, está morando na Áustria, onde convive com pessoas de várias nacionalidades e idiomas. Ele vai contar como a formação o levou para fora do país e como foi a primeira semana convivendo com tantas nacionalidades diferentes.
O Padre Júlio Lancellotti, figura emblemática por seu trabalho social e humanitário, é um dos convidados da 1ª edição da Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc), um evento gratuito que ocupará o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, que tem início nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (12), das 9 às 21h. Além da programação de mesas e atividades, o evento contará com a presença de editoras capixabas e nacionais, expandindo as possibilidades de circulação de livros e de acesso às produções contemporâneas. Em entrevista ao CBN Cotidiano, Padre Júlio Lancelotti, fala sobre seu trabalho e suas expectativas para o evento. Ouça a conversa completa!
O quadro "Capixabas pelo Mundo" desta semana viaja para a Estônia. Quem conta as histórias sobre o país é o Gustavo Magnago, que está há oito anos na Europa. Ele conta que lá a cultura é marcada pela modernidade digital e por tradições ancestrais, como a sauna. A vida estoniana ainda carrega os vestígios da União Soviética na arquitetura, na história de superação e na proximidade geográfica com a Rússia.Ouça a conversa completa!
O Espírito Santo sediará pela primeira vez uma Festa Literária Internacional. Com mais de 60 convidados e 30 atividades programadas, a 1ª edição da Festa Literária Internacional Capixaba (Flinc) acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O evento será totalmente gratuito e promete ser um ponto de encontro singular para amantes da literatura e da cultura.
No Capixabas Pelo Mundo você vai conhecer a história da Jacqueline Rangel, que mora há quase oito anos em The Woodlands, no estado do Texas, nos Estados Unidos. Ela compartilhou curiosidades sobre o estilo de vida no país.
Nesta edição de Capixabas Pelo Mundo, conheça a história de Eber Lucas de Oliveira, estudante de Engenharia Civil da Ufes que se mudou para Paris. Ouça a conversa completa!
O Espírito Santo, um gigante do café, prepara-se para sediar o seu maior evento do setor. O Festival Coffees chega à terceira edição com a finalidade de conectar produtores, especialistas e o consumidor final, entre 18 e 20 de setembro, no estacionamento do Shopping Vitória, com entrada gratuita.No estado considerado o segundo maior produtor de café do país, o evento será a vitrine perfeita para mostrar a diversidade de grãos, as técnicas de preparo e o "terroir" único de cada região, e chega para desmistificar o conhecimento sobre a bebida e valorizar a excelência da produção capixaba.
A tradicional corrida de rolimã do Bairro da Penha chega a sua 15ª edição. Com mais de 70 participantes, a maior competição de rolimã do Brasil acontece neste final de semana, entre os dias 20 e 21. A corrida acontece na Avenida Hermínio Blackman, em uma descida que garante muita radicalidade e emoção, seja para os pilotos de rolimã ou para o público. Nos dois dias as atividades começam a partir das 8 horas. A corrida começou como uma simples brincadeira, em 2009.Com o passar dos anos, cresceu e ganhou ares de disputa. A criatividade é tanta que muitos participantes preparam seus carrinhos por meses.