O paranormal é provável? Por onde começar para entender um acontecimento aparentemente sobrenatural? Humanas, exatas e biológicas são mesmo separados? Embarque neste papo com a gente!
Referências para aprofundamento
MARTINS, Leonardo. Extremistas religiosos, terraplanistas, alienígenas e além: a dinâmica da espiral ascendente de complexidade na formação de crenças e experiências contraintuitivas. Numen, v. 21, n. 2, 2018.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Editora Companhia das Letras, 2006.
SHERMER, Michael. Cérebro & crença: De Fantasmas e Deuses à Política e às Conspirações–Como Nosso Cérebro Constrói Nossas Crenças e as Transforma em Verdades. Tradução de Eliane Rocha. São Paulo: JSN Editora, 2012.
E aí, pessoal? Vamos falar da relação turbulenta entre ciência e alegações/crenças paranormais. O que há para ser dito? O que ainda falta pesquisar? Confira!
Referências citadas no episódio:
Cardeña, E. E., Lynn, S. J. E., & Krippner, S. E. (2000). Varieties of anomalous experience: Examining the scientific evidence. American Psychological Association.
Martins, L. B. (2014). Procurado – Descobertas recentes da psicologia sobre experiências alienígenas e sobrenaturais. São Paulo: Biblioteca 24 Horas.
Sagan, C. (1996). O Mundo Assombrado pelos Demônios. São Paulo: Companhia das Letras.
Wiseman, R. (2011). Paranormality. Macmillan.
Bem-vindos ao Cientista de Chinelo, a conversa de bar sobre ciência em forma de podcast. Este primeiro episódio é sobre a relação entre ciência e religião. É preciso que briguem? É possível conciliar? Confiram! E conheçam o Cientista de Chinelo no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCk2EtV9WNFWZl0zo9g_hKmw)!
Livros citados no episódio:
PAIVA, Geraldo José. A religião dos cientistas: uma leitura psicológica. Edições Loyola, 2000.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Editora Companhia das Letras, 2006.