O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora do Departamento de Patologia, Sandra von Zeidler. Ela fala, com você, sobre o projeto de pesquisa Prevenir, projeto que orienta a população sobre prevenção e diagnóstico do câncer de boca em estágio inicial. Desenvolvido por pesquisadores da Ufes em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), o projeto atua junto à Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do Espírito Santo, com ações de conscientização dos trabalhadores da saúde, treinamentos e oferta de materiais didáticos que orientam o rastreamento da população de risco para a doença. A equipe multidisciplinar do projeto, criado há mais de 30 anos, é composta por 20 pesquisadores de áreas como medicina, odontologia, fonoaudiologia, farmácia, biomedicina, gestão pública, jornalismo e ciência da computação.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora e Pró-reitora de Graduação da Ufes, Regina Godinho. Ela fala com você sobre os caminhos que um estudante deve seguir para entrar na Ufes. Tudo começa pelo Enem, passa pelo Sisu e no meio disso tudo ainda temos a reserva de vagas. Entendeu? Não? É por isso que a nossa Pró-reitora de Graduação está aqui e vai explicar todo esse processo. Além disso, vamos falar sobre algumas oportunidades que o estudante tem ao entrar na Ufes, como por exemplo o Pé-de-Meia Licenciaturas, um programa do Governo Federal que paga bolsas de R$ 1.050 por mês, durante o curso de graduação.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com o professor do Departamento de Tecnologia Industrial da Ufes, Luciano Raizer. Ele é considerado um dos atores responsáveis pelo desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação do Estado e fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre sua trajetória, sobre inovação e como a Ufes tem se relacionado com o setor produtivo capixaba. Além disso, Raizer fala também sobre a indústria 4.0 e como as indústrias capixabas estão nesse cenário de rápido avanço tecnológico e de inovação.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora do Departamento de Oceanografia da Ufes, Kyssyanne Oliveira. Ela fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre a década dos oceanos, de 2021 a 2030, que busca estimular a ciência oceânica e a geração de conhecimento para reverter o declínio do estado do sistema oceânico. Ela fala também sobre o papel dos oceanos nas mudanças climáticas e sobre a COP30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, conversa com o professor do Departamento de Oceanografia e do Laboratório de Geociências Marinhas da Ufes (LaboGeo), Alex Bastos. Ele fala com você sobre um projeto pioneiro no Brasil intitulado Estudo da Paisagem Marinha em Parques Eólicos Offshore. O objetivo é a análise ambiental e de risco geológico nesses locais. Os parques eólicos offshore são compostos por uma série de turbinas para gerar eletricidade a partir da força do vento e que estão instaladas no mar, ou seja, fora da área terrestre. A eletricidade gerada é enviada por cabos submarinos até uma subestação terrestre, onde é integrada à rede elétrica e pode chegar na sua casa.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, vai filosofar, mas de um jeito diferente. Vamos filosofar com um professor de física. Vamos falar com o professor do Departamento de Física da Ufes e doutor em Educação Científica pela USP, Ernani Vassoler. Ele fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre pós-verdade e seus impactos no nosso cotidiano. Qual a diferença entre fake news e pós-verdade? O que é verdade? O que é mentira? O que é Think Tank? O que é viés cognitivo? O que são fatos alternativos? Além de responder a essas questões, Ernani fala também sobre divulgação científica, educação científica e como podemos ampliar o nosso diálogo com a sociedade.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora e coordenadora do curso de Estatística da Ufes, Nátaly Monroy. Ela fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre as mudanças que vão ocorrer no curso de Estatística da Ufes, a partir de 2026, com um novo currículo e novo nome. Monroy fala também sobre serviços que o curso de Estatística oferece para a comunidade como a consultoria na área de Estatística ofertada pelo Laboratório de Estatística (Lestat) da Ufes e pela CONSTAT - Empresa Júnior de Consultoria Estatística.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a assistente social da Diretoria de Atenção à Saúde da Ufes, Vânia Seidler, e com a diretora de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil da Ufes, Deborah Provetti. Elas falam com você, aqui no Ciência Ufes, sobre a recente Lei 15.199, que oficializa a campanha Setembro Amarelo, dedicando este mês à promoção da saúde mental e à prevenção do suicídio e da automutilação, em todo o país. Elas falam também sobre iniciativas gratuitas de apoio à saúde mental que são ofertadas, aqui na Ufes, para estudantes, servidores e comunidade em geral. Segundo pesquisa do Radar SUS (plataforma do Ministério da Saúde), o número de atendimentos e acompanhamentos psicossociais duplicou em dez anos, passando de 13 para 26 milhões.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com o professor, diretor do Centro de Ciências Exatas da Ufes e coordenador do projeto Mais Ciência na Escola Capixaba, Etereldes Gonçalves. Ele fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre o lançamento estadual do programa e o I Workshop do Mais Ciência na Escola Capixaba que vai acontecer no dia 20 de setembro, no auditório do Centro de Ciências Exatas, no campus da Ufes de Goiabeiras, em Vitória. Etereldes fala também sobre o que é o Programa Mais Ciência na Escola Capixaba que está implantando 30 Laboratórios Makers em escolas públicas do Espírito Santo.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com o professor e coordenador do Laboratório das Cidades da Ufes, Everlam Montibeler. Ele fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre o curso de Pós-graduação em Cidades Inteligentes oferecido pela UFES em parceria com a Universidade Aberta Capixaba. Montibeler fala também sobre o que é uma cidade inteligente e como o conceito de Big Data pode ajudar o poder público a tomar as decisões mais acertadas e em menos tempo.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora e coordenadora do Laboratório de Biociências, Inovação e Tecnologia da Ufes, Márcia Cunha. Ela fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre o I Festival de Invenção e Criatividade da Região Metropolitana de Vitória (FIC/ES 2025) que vai acontecer no dia 28 de novembro, no Centro de Educação Física e Desportos da Ufes, aqui no campus de Goiabeiras, e que vai ter como tema Educação, inovação e criatividade para um mundo em transformação. O evento é gratuito e está sendo realizado em parceria com o Núcleo Regional da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Quem também está conosco é a representante do núcleo do Espírito Santo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Thaís Barbosa.
Ciência Ufes, toda sexta-feira, às 10 da manhã, na rádio Ufes FM 87.1 e na radio.ufes.br na internet. Um programa de Divulgação Científica das pesquisas, projetos e ações da Ufes que têm impacto direto na vida das pessoas!📻
🎧🎧 *Ouça pela internet, no endereço
radio.ufes.br*🎧🎧
⏰TODA SEXTA
10 DA MANHÃ⏰
🎙️🎙️ O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com a professora e coordenadora do curso de Psicologia da Ufes, Luciana Bicalho. Ela comemora com você, aqui no Ciência Ufes, o dia do psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto. E a sociedade capixaba tem muito o que comemorar também, pelas entregas e projetos que o curso de Psicologia da Ufes tem ofertado para a população. Núcleo de Psicologia Ampliada, que presta atendimento para as pessoas, projeto Acolhedor, criado em 2021 para possibilitar o acesso ao cuidado em saúde mental a pessoas que se sentem sobrecarregadas pela experiência do luto e uma capacitação para profissionais de saúde do município de Vitória para o cuidado multiprofissional às pessoas enlutadas, são apenas alguns desses projetos.
O programa Ciência Ufes, desta sexta-feira, fala com o professor e coordenador do Laboratório de Robótica e Tecnologia Assistiva da Ufes, Teodiano Bastos. Ele fala com você sobre a relação entre engenharia e medicina e como a sua saúde pode se beneficiar dos avanços científicos e tecnológicos. Com mais de 800 trabalhos publicados, Teodiano é um pesquisador multidisciplinar coordenando pesquisas que mapeiam o genoma do vírus da Covid 19 até a criação de uma cadeira de rodas comandada pelo cérebro e exoesqueletos para reabilitação de pessoas com AVC.
IMPERDÍVEL! radio.ufes.br
📲🎧▶️Você escuta o podcast dessa e das outras entrevistas do Ciência Ufes na página https://radio.ufes.br/programas/ciencia-ufes e também nas principais plataformas de podcast do mundo, como o Spotify (https://open.spotify.com/show/0o585PcWeiZgL0XoqKyO6r).
Adicione o ícone da nossa rádio na tela inicial do seu celular para ouvir a rádio Ufes FM com apenas 1 clique.
O programa Ciência Ufes 207, desta sexta-feira, fala com o professor do curso de Engenharia Ambiental da Ufes, Diogo Buarque. Ele fala com você sobre o 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXVI SBRH), que será realizado no Pavilhão de Carapina, no município da Serra, entre os dias 23 e 28 de novembro de 2025, logo após a COP30. O Simpósio é o mais importante evento técnico-científico, institucional e mercadológico sobre o tema da água no Brasil. Apesar da abrangência nacional sugerida no título, diante da relevância do volume da água doce disponível no Brasil o assunto tem sido tema de interesse de pesquisadores de diversas partes do mundo, o que tem conferido ao Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos um caráter internacional. São esperados mais de 3.000 inscritos provenientes de todos os Estados brasileiros e do DF, além de representantes de cerca de 15 países.
O programa Ciência Ufes 206, desta sexta-feira, fala com a nutricionista e professora do Departamento de Educação Integrada em Saúde da Ufes, Valdete Guandalini. Ela fala, com você, sobre uma pesquisa desenvolvida durante seu estágio pós-doutoral que revelou que a combinação entre o acúmulo de gordura corporal e a perda de massa muscular em pessoas com 50 anos ou mais eleva em 83% o risco de morte, em comparação com aquelas que não apresentam essas duas condições. O estudo acompanhou 5.440 participantes ao longo de 14 anos. A pesquisa foi realizada no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Londres, na Inglaterra. Durante os trabalhos, os pesquisadores observaram um problema ainda maior: a propensão que pessoas da faixa etária avaliada têm de, ao mesmo tempo, apresentar excesso de gordura corporal (obesidade) e perda de massa muscular (sarcopenia), condição conhecida como obesidade sarcopênica.
O programa Ciência Ufes 205, desta sexta-feira, fala com a professora do Departamento de Geografia da Ufes, Luiza Bricalli. Ela fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre a instalação de duas estações sismográficas temporárias, no Espírito Santo, que servirão para monitorar terremotos e abalos sísmicos no estado. Essa instalação foi feita pelo Laboratório de Neotectônica e Sismológico (Lanesi) da Ufes e o Laboratório de Geofísica Aplicada (LGA) do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro. O Espírito Santo, segundo Bricalli, tem eventos sísmicos recorrentes, como os três terremotos registrados entre 2019 e 2024, ocorrência de deslizamentos de terra e enchentes causadas pelas mudanças climáticas, além da crescente preocupação de afundamento do solo devido às especulações sobre a extração de sal-gema no norte do Espírito Santo. Por isso tudo, estações de monitoramento são fundamentais.
O programa Ciência Ufes 204, desta sexta-feira, fala com o professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Claudio Rabelo. Ele tem mais de 100 mil seguidores no Instagram onde explica algum conceito ou fala sobre diversos temas, da filosofia à publicidade. Claudio também é autor de dois livros: Faixa Preta em Publicidade e Propaganda e a Estratégia do Cafezinho - Como transformar produtos em marcas imbatíveis. Ele fala com você, aqui no Ciência Ufes, sobre esses livros, sobre seu sucesso no Instagram e também sobre o universo da publicidade.
O programa Ciência Ufes 203, desta sexta-feira, fala com o professor do Departamento de Informática da Ufes e secretário regional da Sociedade Brasileira de Computação, Vítor Souza. Ele fala com você sobre o trabalho da Sociedade Brasileira de Computação e sobre o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software da Ufes, o LabES. Além de contribuir para a formação de profissionais na área de engenharia de software, o LabES é parceiro no desenvolvimento de importantes projetos para a sociedade capixaba como o portal ES+Criativo, o HUB ES+ e o Mapa da Inovação Capixaba. Vítor Souza fala também sobre o projeto Intersep, Interoperabilidade Semântica de Informações em Segurança Pública, um projeto na área da segurança pública realizado pelo Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias da Ufes.
O programa Ciência Ufes 202, desta sexta-feira, fala com o professor do curso de Design da Ufes, Hugo Cristo. Ele fala com você sobre a Inteligência Artificial (IA) e seus efeitos no Design e na Educação. Hugo esteve, recentemente, na Universidade de Brasília (UnB), falando sobre como o Design contribuiu para o surgimento e sucesso das Inteligências Artificiais Generativas (IAGs) e sobre as ações necessárias para enfrentar a dimensão humana das transformações causadas pela difusão da IA Generativa. Ele também tem promovido ações no campo da psicologia, discutindo as origens e evolução das IAs e as consequências dos modelos atuais de IA para o estudo da cognição humana.
O programa Ciência Ufes 201, desta sexta-feira, fala com o professor do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical da Ufes, Fábio Partelli, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Ele fala com você sobre a utilização das flores do café conilon na produção de chás, uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade do Porto (Portugal). Ele fala também sobre mais um título de campeã mundial para a Ufes. A nossa Universidade é a instituição que mais publica artigos científicos sobre café conilon no mundo. Além disso, Partelli também conta um pouco sobre um intercâmbio entre a Ufes e o Instituto Nacional do Café de Angola, na África.