O vereador Fernando Dini (PP), de Sorocaba, participou do Jornal da Cruzeiro desta quinta-feira (8) e aproveitou para fazer uma avaliação do governo do prefeito afastado Rodrigo Manga e compará-lo à atual gestão do prefeito Fernando Martins. Ele afirma que as mudanças que vêm acontecendo no Palácio dos Tropeiros são importantes para que a cidade volte ao eixo e possa começar a se desenvolver economicamente novamente, já que o déficit orçamentário é significativo. Ele falou, durante a entrevista, mais de uma vez, que não se pode aceitar um governo de "pão e circo" porque no final das contas quem paga a conta é o munícipe.
O economista Geraldo Almeida analisa, no quadro Economia e Negócios, as diferenças de preços entre os materiais escolares comercializados em Sorocaba. O Procon-SP local promoveu uma pesquisa e traz diferenças significativas que podem pesar no bolso dos pais. Assim, conforme o especialista, é importante que os pais façam a famosa pesquisa de preços antes de comprar os materiais para este ano.
O jornalista Alexandre Garcia comenta no quadro Poder e Política sobre os desdobramentos em torno do caso do Banco Master, da saída do governo federal dos ministros Fernando Haddad e Ricardo Lewandovski e do misterioso fato surgido sobre o assassinato de Eliza Samudio.
O presidente da Urbes - Trânsito e Transportes, Adriano Brasil, participou do Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (7), para falar sobre o reajuste das tarifas do transporte coletivo de Sorocaba. Segundo ele, o sistema custa aos cofres da empresa pública quase R$ 500 milhões por ano. Desse total, conforme disse, a prefeitura paga 70%, ou seja, cerca de R$ 300 milhões por ano. Insumos, custeio do serviço entre outras questões relacionadas à manutenção do transporte obrigaram, de acordo com Brasil, o reajuste tarifário.
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, especialmente em períodos de altas temperaturas. A ingestão adequada do líquido ajuda a manter as funções vitais do corpo e a regular a temperatura corporal. Com a chegada do verão, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado para evitar a desidratação e outros problemas de saúde.
O jornalista Alexandre Garcia comenta sobre as relações do Banco Master, questões relacionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e sobre as repercussões no caso da prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
A divulgação do PIB dos Municípios pelo IBGE revela que a economia brasileira segue altamente concentrada: em 2023, apenas dez municípios responderam por 24,5% de toda a riqueza gerada no país, com destaque absoluto para a cidade de São Paulo, que sozinha concentrou 9,7% do PIB nacional. O dado evidencia o peso dos grandes centros urbanos na atividade econômica, impulsionados por serviços, finanças, indústria e tecnologia, mas também reforça os desafios de um crescimento mais equilibrado entre as regiões. O tema é analisado pelo economista Geraldo Almeida no quadro Economia e Negócios, no qual comenta os impactos dessa concentração, os riscos para o desenvolvimento regional e as perspectivas para a descentralização da atividade econômica no Brasil.
Depois de cerca de cinco anos sem reajuste, a Prefeitura de Sorocaba anunciou o aumento das tarifas do transporte coletivo e do fim da gratuidade, à exceção da prevista em lei para idosos e pessoas com deficiência, sob a justificativa de reposição inflacionária. Além disso, os cidadãos vão pagar mais pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pelo de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre outros cobrados pelos governos municipais, estaduais e federal.
O economista Renato Vaz Garcia participou do Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (6) e explicou o que significa reposição inflacionária e esclarece por que não há almoço de graça e que sempre alguém vai pagar por aquele que tem o benefício da isenção ou gratuidade em serviços públicos.
A situação da Venezuela e os reflexos em todo o continente americano e de outros países, depois da prisão do ditador Nicolás Maduro, são analisados pelo cientista político Olavo Furtado durante entrevista no Jornal da Cruzeiro.
Na época do verão, o calor acaba levando muitos banhistas a procurarem lugares em que possam se refrescar, ao lado de amigos ou familiares. Contudo, por traz desse momento, um risco de morte iminente ameaça essas pessoas, em especial, aquelas que não sabem nadar ou que abusam dos lugares. O afogamento é uma das ocorrências mais comuns registradas pelos bombeiros, e não ocorre apenas em lagos, rios ou cachoeiras, em piscinas também, principalmente envolvendo casos de crianças. Por conta disso, o primeiro-tenente Leonardo dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, participou do Jornal da Cruzeiro para orientar e alertar para os riscos desse tipo de acidente no verão.
Desde esta segunda-feira (5), os corredores de ônibus do sistema BRT nas avenidas Ipanema e Itavuvu, na zona norte de Sorocaba, voltam a ser exclusivos do transporte coletivo, ou seja, passam a ser proibidos para o tráfego de motofretistas, conforme decreto do prefeito Fernando Martins que revogou decisão do prefeito afastado Rodrigo Manga. A partir de março, quem for flagrado circulando por esses corredores será multado. O especialista em trânsito e titular do quadro Mobilidade e Urbana do Jornal da Cruzeiro, o advogado Renato Campestrini, fala sobre essa decisão.
O retorno dos feriados de Natal e réveillon de 2025 movimentou as rodovias da região de Sorocaba nesta segunda-feira (5). O repórter André Fazano esteve na Castelo, onde acompanhou a movimentação e conversou com o coordenador de operações da CCR Sorocabana, Marlon Amâncio, que trouxe um balanço sobre os acidentes ocorridos ao longo do período.
O diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente Maxwel de Souza, alerta para temporais neste final de ano e também, apesar das chuvas, do período mais seco ao longo dos meses de janeiro e fevereiro que, segundo ele, deverá chover menos da média. Assim, vale ressaltar aos paulistas que busquem economizar água, embora o governo estadual afirme que vem fazendo intervenções para manter a distribuição de água em todo o estado, junto aos governos municipais.
O repórter André Fazano entrevistou o prefeito de Sorocaba, Fernando Martins, em entrevista exclusiva para a Cruzeiro FM, oportunidade em que falou sobre a gestão municipal em Sorocaba, fazendo um balanço de 2025 e projetando ações necessárias para 2026.
A concessionária CCR Sorocabana espera um aumento considerado de veículos para este feriado prolongado de Ano Novo. O coordenador de operações da concessionária, Marlon Amâncio, orienta motoristas a escolherem os horário de baixo movimento para viajar e retornar para casa no final do feriado. O Natal, segundo ele, não registrou ocorrências mais importantes, além de um atropelamento fatal na região de Piedade.
O advogado especialista em Direito do Consumidor Fábio Cenci participou do Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (26) e falou sobre as possibilidades, previstas em lei, para que o consumidor possa exercer o seu direito como, por exemplo, troca de presentes.
Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito e titular do quadro Mobilidade Urbana, fala sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas, do aumento do número de mortes no trânsito, especialmente de motociclistas, e os usos incorretos e inadequados no dia a dia, como, por exemplo, tráfego de motos pelos corredores do BRT.
A campanha TUDO EM DIA CAIXA 2025 está de volta e é paraclientes pessoas físicas e jurídicas. Para saber mais sobre a campanha, a jornalista Cibelle Freitas entrevistou a superintendente de Rede da CAIXA, Danielle Ducci .
O presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, fez um balanço dos investimentos realizados ao longo do ano durante entrevista no Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (23), destacando a execução de emendas e recursos que têm reforçado a estrutura e os serviços do hospital 100% SUS. Entre os principais avanços estão aportes destinados à aquisição de equipamentos de ponta e modernização da instituição.
O comandante da 1ª Companhia do 5° Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv), capitão Alexandre Teruel de Melo, participou na manhã desta segunda-feira (22) do Jornal da Cruzeiro, para falar das ações da corporação neste final de ano, alertar e orientar os motoristas sobre os cuidados e riscos durante o feriado prolongado de Natal e Ano Novo.