Por esses dias, a palavra "tombamento" trouxe estranhamento pra um vereador ao sabrer que uma igreja seria "tombada". Ele protestou veementemente porque achou que o templo seria derrubado. Por que essa confusão? Ouve esse pra pensar com a gente sobre isso...
Claro que você já ouviu a expressão "Macacos me mordam". Como será que ela se estabeleceu no português do Brasil. Você ainda vê ela sendo falada por aí? Escuta esse pra ter uma ideia e dá sua opinião.
Por que escrevemos afrodescendente, mas afro-brasileiro? Por que esse hífen aí? Escuta esse pra entender. (...e lembre-se de que tenho um defeito: algumas vezes falo "preposição" querendo dizer "prefixo"... rs... ainda preciso corrigir esse defeito no chip interno... rs)...
É claro que você já ouviu falar daquele "macaco" que tem no carro para ajudar na troca dos pneus e outras urgências. Mas você sabe de onde vem esse nome pra essa ferramenta? Ouve esse pra entender.
Você já deve ter ouvido o termo (que já podemos dizer que é antigo) CDF. Você sabe o significado dele? Será que o que você conhece é mesmo verdadeiro? Escuta esse pra saber.
Existe feminino de membro? Sim! Existe. Mas por que se fala por aí que não existe? Por que uma integrante de uma associação é "membro" e não "membra"? Está certo isso? Ouve esse pra entender essa confusão toda.
Quando e como se usam as palavras "anexo" e "anexado" em um texto de documentos.
Quem nunca ouviu a expressão "boca de siri", né? A ideia de onde ela surgiu é mais simples do que se imagina. Ouve esse pra entender.
O uso do WhatsApp está cada vez mais frequente. Ele tem sido útil até como ferramenta de trabalho. Facilita muito os contatos, mas pode ser também fonte de abuso por parte do empregador ou até mesmo de inadequações por parte de funcionários. Escuta esse breve áudio pra perceber algumas orientações pro uso dessa plataforma que está cada vez mais imprescindível, também, para trabalho.
Só um pouquinho do que são as rimas ricas e as rimas pobres. Escuta aí pra entender a diferença básica.
E então, tem hífen ou não tem? Você já tinha pensado nessa dúvida? Ouve esse pra entender a diferença.
Lock out, lockout, lock-out ou locaute? Tantas grafias para dizer a mesma coisa. Você sabe o que é locaute? Qual grafia você adota? Escuta esse e escolhe.
"Fulano está numa sinuca de bico". Será que você já ouviu essa expressão por aí? Ela é meio antiga, né? Mas sabe por que se usa (ou usava) ela? Escuta esse pra saber.
É só uma explicação básica e rápida sobre o significado da palavra neologismo. Escuta esse pra ficar por dentro.
Se temos a palavra vegetal, por que a maioria das pessoas fala "vegetariano" e não "vegetaliano"? Mas "vegetaliano" existe, afinal? Escuta esse pra saber.
É claro que você já ouviu a expressão "a olho nu". Mas você sabe como ela surgiu? A que contexto ela está atrelada? Escuta esse que você vai entender direitinho.
Você já ouviu alguém chamar uma mulher de "oficiala"? Mas será que essa palavra existe mesmo? Escuta aí esse pra ver se você se surpreende ou só vai concordar com o que você já pensava.
Sei que você já ouviu as pessoas falando das duas formas. Mas qual é a certa, afinal? De Alagoas ou das Alagoas? Escuta esse pra entender e pra conhecer uma dica pra não errar em outros casos semelhantes.
Claro que você já ouviu a expressão "santo do pau oco" e sabe bem o que ela significa. Além disso, deve conhecer muitos "santos do pau oco" por aí. Mas sabe como surgiu essa história toda? Ouve esse pra ficar por dentro.
E agora? como se escreve? Bico-de-papagaio ou bico de papagaio? Tem hífen ou não? Tem os dois jeitos? É facultativo ou há casos específicos? Ouve esse que você vai entender.