O sucesso dos smart speakers, como a Alexa, tem sido impressionante nos últimos anos. Esses dispositivos de voz inteligentes revolucionaram a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia em suas casas, permitindo o controle de dispositivos domésticos, a execução de músicas e a obtenção de informações em tempo real apenas por meio de comandos de voz. Como resultado, a adoção desses dispositivos está em constante crescimento, e cada vez mais pessoas confiam em assistentes virtuais para obter informações diárias.
O jornalismo é uma área que pode se beneficiar enormemente dos smart speakers. Com a capacidade de ler notícias em voz alta, esses dispositivos podem oferecer aos usuários um resumo das principais manchetes do dia, atualizações em tempo real e até mesmo análises de especialistas. Além disso, os usuários podem interagir com esses dispositivos e fazer perguntas sobre notícias específicas ou solicitar informações adicionais sobre um determinado tópico. No entanto, o desafio para os produtores de conteúdo é criar notícias que possam ser lidas de maneira fluida e natural pelos assistentes virtuais, já que o formato e a estrutura do conteúdo precisam ser adaptados a essa plataforma.
No segundo episódio da série Palavras-chave do jornalismo digital, conversamos com o professor e pesquisador português Miguel Crespo (CIES-ISCTE) sobre o uso das "alexas" no jornalismo.
Veja conteúdo completo em dialeticas.com/72alexa
#jornalismo #alexa #smartspeaker #heygoogle #dialéticas #podcast
Já utilizou o chatGPT? O aplicativo online da OpenAI virou moda nas últimas semanas e tornou a inteligência artificial algo popular, discutido nas filas de padarias, mesas de bar.
O primeiro episódio do Dialéticas de 2023 é sobre inteligência artificial. É uma palavra-chave do jornalismo digital, tema da nossa série que inaugura a temporada. Como o jornalismo está usando a IA para melhorar a produção? Quais as questões éticas envolvidas?
A pesquisadora portuguesa Adriana Gonçalves (Labcom/UBI) escreveu um artigo sobre o assunto com o pesquisador brasileiro Paulo Victor Melo (ICNova). Eles analisaram a IA no jornalismo no contexto português.
Confira a conversa! Links sobre o episódio em dialeticas.com/71ia
#inteligenciaartificial #jornalismo #chatgpt #portugal #dialéticas #podcast
Camila Lamartine é brasileira, estuda Doutoramento em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e participou de uma summer school na Polónia recentemente. Ela participa do Dialéticas para falar sobre a experiência dos estudos fora do seu país.
Episódio mediado por Giovanni Ramos, que já passou por Brasil, Portugal e Espanha nos estudos e Fábio Jardelino, que estudou no Brasil, Cuba, Bélgica e agora Portugal.
Veja mais sobre o episódio em dialeticas.com/70intercambio
No segundo episódio da série sobre o mundo das universidades, o Dialéticas recebe Juliano Domingues, vice-presidente da Intercom para falar sobre o futuro da pesquisa no Brasil.
HOST: Fábio Jardelino
CO-HOST: Giovanni Ramos
O Dialéticas Podcast está de volta para uma pequena série no mês de julho sobre a vida nas universidades. No primeiro episódio, conversamos sobre o início da carreira na academia com a estudante de mestrado Margarida Maneta, coordenadora do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Sociedade Portuguesa da Comunicação, a Sopcom.
A participação de Margarida marca o início do processo de transição do Dialéticas Podcast, que será um programa do GT de Jovens Investigadores.
Episódio apresentado por Giovanni Ramos com Fábio Jardelino, de volta ao Dialéticas, como co-host.
Desinformação no jornalismo local. Quais os riscos da desinformação aos pequenos jornais? A falta de estrutura pode ser um risco para a credibilidade desses meios de comunicação?
O Dialéticas recebeu o pesquisador português Pedro Jerónimo, responsábel pelo projeto Media Trust, para abordar o assunto.
Veja mais em dialeticas.com/localjor3
Quais são os caminhos para pensar em novos modelos de negócios e governança dos meios de comunicação regional? No segundo episódio da série sobre o futuro do jornalismo local, concluímos a conversa com os professores da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o projeto GPSJor.
OUÇA A PRIMEIRA PARTE DA CONVERSA
Veja mais em dialeticas.com/localjor2
Quais os impactos da crise do jornalismo nos jornais locais? Quais são os caminhos para pensar em novos modelos de negócios e governança dos meios de comunicação regional? O Dialéticas Podcast lança uma nova minissérie para abordar o jornalismo local.
No episódio de estreia, recebemos os professores Jacques Mick, Rogério Christofolleti e Samuel Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles foram os responsáveis pelo projeto GPSJor (Governança, Produção e Sustentabilidade no Jornalismo) desenvolvido na cidade de Joinville, no norte de Santa Catarina.
Veja mais em dialeticas.com/localjor1
A Universidade de Coimbra promoveu em 2021 um evento chamado Novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital. Os organizadores, Silvio Santos e João Miranda falam sobre a realização do evento e de um estudo sobre a produção dos podcasts em Portugal no último episódio do especial sobre podcasting em Portugal.
Acesse dialeticas.com e veja todos os episódios da série e as referências deste episódio.
Ruben Martins é jornalista, podcaster, doutorando em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo podcast P24 do jornal Público. No terceiro episódio da série sobre podcasting em Portugal, Ruben conta a experiência de fazer uma tese de doutorado sobre podcasts ao mesmo tempo que produz um dos mais importantes do país.
Episódio apresentado por Giovanni Ramos e Luana Viana.
Veja mais em dialeticas.com/podpt3
Sabe a experiência sonora de uma sala de cinema, que o som parece vir de vários lugares diferentes? Aquela sensação do público se sentir dentro da cena do filme? Os podcasts de narrativas tambem estão testando técnicas de som binaurual (ou som tridimensional), para proporcionar uma maior experiência ao ouvinte.
No segundo episódio da série sobre Podcasting em Portugal, o Dialéticas recebe o professor e pesquisador Ricardo Morais (Universidade da Beira Interior/Universidade Europeia), co-autor do artigo "The revenge of audio o despertar do som binaural na era dos podcasts e das narrativas radiofónicas", escrito com Ana Sofia Paiva.
Episódio apresentado por Giovanni Ramos e Luana Viana.
Veja mais em dialeticas.com/podpt2
Quais são os novos territórios do podcast? Como está o consumo e a produção deste formato de conteúdo em áudio nos dias atuais? Quais os impactos da pandemia?
O Dialéticas chega ao seu terceiro ano com uma mini-série sobre a produção de podcasting em Portugal. Os brasileiros Giovanni Ramos e Luana Viana entrevistam pesquisadores portugueses para conhecer os estudos sobre o formato no país.
Na estreia, a pesquisadora e professora Ana Isabel Reis (Universidade do Porto) fala sobre a publicação de um dossiê a respeito dos novos territórios do podcast.
Veja as recomendações do final do programa em dialeticas.com.
O último episódio da segunda temporada traz a pesquisadora brasileira Lívia Machado para discussão do artigo de sua autoria: Imagem e interatividade: uma abordagem semiótica na relação fruitiva e sistêmica entre corpo e imagem.
Episódio mediado por Isabella Gonçalves. Veja mais em dialeticas.com/60arte
Voltaremos com episódios novos em 3 de setembro. Veja os episódios anteriores e a nossa agenda de call for papers em dialeticas.com
Qual o perfil dos ouvintes de podcasts no Brasil? O que faz o brasileiro ouvir ou deixar de acompanhar um programa. Os pesquisadores Ricardo Morais, Fábio Giacomelli, Tâmela Grafolin e Nando Rocha publicaram um artigo a partir de um grande levantamento com o perfil dos ouvintes.
Morais, Giacomelli e Tâmela foram ao Dialéticas e fizeram a tese do programa, mediado por Giovanni Ramos e Isabella Gonçalves.
Leia o artigo e veja as recomendações em dialeticas.com/59podcasts
Cooperar, colaborar, co-criar. As alternativas para uma nova economia através do cooperativismo. O Dialéticas discute o tema no episódio #58, a partir do artigo "Scaling Co-operatives Through a Multi-stakeholder Network: A Case Study in the Colorado Solar Energy Industry", da pesquisadora brasileira Júlia Martins Rodrigues com o professor e pesquisador americano Nathan Schneider.
Episódio mediado por Isabella Gonçalves.
Veja mais em dialeticas.com/58coop
Estamos todos praticamente sem poder viajar por causa da pandemia e o Dialéticas vai falar sobre...viagens. Mais do que isso, vamos falar sobre tatuagens, as expressões no corpo e a principal rede social tanto para os tatuados, quanto os viajantes...o instagram.
Vamos discutir o artigo Corpos, afetos e interações: imagens de viajantes tatuados no intagram, de autoria de Lucas Gamonal Barra de Almeida e Denise da Costa Oliveira Siqueira. Lucas Gamonal faz a tese em episódio mediado por Giovanni Ramos.
Veja as referências do episódio em dialeticas.com/57tatuagens
Nos muros de São Paulo, o artista Cranio denuncia a exploração e os ataques aos povos indígenas do Brasil através do graffiti, uma arte visual que retrata como poucos, os problemas e os desafios dos grandes centros urbanos a partir da segunda metade do século XX em todo o mundo.
No episódio #56, o Dialéticas discute graffiti e crítica social a partir de um artigo da pesquisadora brasileira Maurília Gomes, produzido em parceria com o professor e pesquisador português José Ricardo Carvalheiro. Episódio mediado por Isabella Gonçalves.
Veja o artigo completo e as referências para este episódio em dialeticas.com/56graffiti
A história das revistas no Brasil. Um tipo de jornalismo que tornou-se muito popular a partir dos anos 60 e viveu seus dias de glória até o fim dos anos 90.
No episódio #55, o Dialéticas discute as revistas a partir do artigo "Da ilustração à tela da TV: a evolução da expressão artística nas revistas brasileiras" de autoria de Talita Magnolo, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Episódio mediado por Giovanni Ramos com a participação de Isabella Gonçalves.
Veja mais em dialeticas.com/55revistas
Novos modelos de negócios no jornalismo enquadram-se nas indústrias criativas? O que os novos projetos de comunicação do Brasil tem a ver com esse ramo da economia que corresponde a 8% do PIB Mundial?
No episódio #54, o Dialéticas debate jornalismo e indústrias criativas a partir do artigo "Marcas da Indústria Criativa em ONGs jornalísticas do Brasil", do pesquisador brasileiro Edson Capoano. Giovanni Ramos faz a tese no episódio mediado por Isabella Gonçalves, com a participação do pesquisador brasileiro Raul Ramalho.
Veja mais em dialeticas.com/54jornalindustria
Você conhece o pomerano, uma variação do idioma alemão que hoje é falado apenas em algumas cidades do Brasil? No episódio #53, o Dialéticas fala sobre idioma, cultura e identidade a partir do artigo Voice Onset Time in Pomerano-Brazilian Portuguese bilinguals, de autoria de Mario Ruiz Moreno e Christoph Gabriel.
Mario Ruiz participou do programa e fez a tese.
Veja mais em dialeticas.com/53pomerano