Dando continuidade ao assunto da fragilidade do idoso, Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, explica sobre como podemos criar condições e ambientes mais seguros para os idosos, dentro de nossa própria casa.
O envelhecimento normal (senescência) é acompanhado de uma inexorável perda da reserva fisiológica, que pode com isso, gerar uma fragilidade maior no corpo da pessoa idosa. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, fala sobre esse tema e destaca algumas dicas para evitar o risco de quedas e lesões nessa fase da nossa vida.
Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, fala sobre como podemos evitar as quedas fazendo algumas adaptações nos ambientes e na conduta com relação ao cuidado do idoso.
Algumas crianças são muitas vezes são rotuladas de preguiçosas, desatentas, desinteressadas, distraídas e até de antipáticas. Mas podem ser simplesmente pessoas que sofrem de um problema que, embora seja comum, nem sempre é devidamente diagnosticado: o Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Dra. Carla Giacominelli, fonoaudióloga, explica sobre sobre a reabilitação e testes em distúrbios do aprendizado.
Estudos científicos evidenciam a presença de alterações neurológicas e cognitivas após a infecção pela COVID-19. Isso pode ocorrer porque os problemas respiratórios e a presença de coágulos em pequenos vasos, sintomas relacionados à doença, levam a diminuição da oxigenação do cérebro e alterações do fluxo normal do sangue que é direcionado ao sistema nervoso central. Dra. Carla Giacominelli, fonoaudióloga, fala sobre a importância da reabilitação cognitiva nesses casos.
Estimulação Cognitiva é direcionado à um grupo de pessoas que não evidenciam perdas cognitivas ou dificuldades mentais, mas que pretendam promover a sua saúde mental e prevenir o declínio cognitivo que pode estar associado à idade. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, explica sobre as necessidades e os benefícios desta abordagem.
O tamanho do pênis é alvo de grande interesse para muitas pessoas. Algumas consideram ter um pênis grande um sinal de masculinidade, enquanto outras consideram que seus pênis são muito pequenos para satisfazer as pessoas com quem estabelecem relações sexuais. Dr. Diego Capibaribe, médico urologista, esclarece as principais dúvidas sobre esse assunto tão polêmico.
A hiperprolactinemia é uma anomalia causada pela produção elevada de prolactina, conhecida também como hormônio do leite. A prolactina é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que eleva a produção do hormônio durante o período gestacional e pós-parto. Dr. Gustavo Calestini, médico endocrinologista, explica sobre esta anomalia e suas causas.
Orquite é uma infecção dos testículos, normalmente pelo vírus da caxumba. Os sintomas testiculares incluem dor e edema. Dr. Diego Capibaribe, médico urologista, explica com detalhes sobre essa doença e como é o diagnóstico e o tratamento.
Cada dia é mais comum encontrar filhos e sobrinhos acima dos 60 anos cuidando de familiares que já estão bem velhinhos. Apesar desse cuidado ser necessário e ajudar na socialização, é preciso ficar de olho para que essa relação não prejudique a saúde do idoso mais novo, o que pode afetar a qualidade de vida de ambos. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, fala mais sobre essa condição cada vez mais comum e dá algumas dicas para ajudar nesse processo.
Prostatite refere-se a um grupo heterogêneo de doenças que apresentam associação de sintomas urinários irritativos e obstrutivos e dor perineal. Algumas resultam de infecção bacteriana da próstata, que são mais comuns, e outras, da combinação pouco compreendida de fatores inflamatórios não infecciosos e/ou espasmo dos músculos do diafragma urogenital. Dr. Diego Capibaribe, médico urologista, explica com mais detalhes sobre essa doença.
A capacidade funcional está relacionada com as atividades básicas, instrumentais e avançadas da vida diária e com a mobilidade do indivíduo. Envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é um dos objetivos principais para manter uma qualidade de vida. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, aborda esse tema destacando a importância de nos atentarmos aos detalhes no cuidado diário do idoso.
O envelhecimento traz várias consequências para o corpo. Trata-se de um processo natural que envolve perda de musculatura, desgaste cardíaco e respiratório, além de doenças associadas. No entanto, a questão emocional, que por vezes é esquecida, precisa ser levada em consideração. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, destaca a importância da gestão das emoções no processo de envelhecimento.
Quando parte das células dos rins começa a se comportar de maneira anormal, se reproduzindo de forma acelerada e desordenada, formando tumores, dizemos que o paciente possui câncer de rim. Dr. Carlos Sacomani, médico urologista, explica com detalhes sobre essa doença.
O Dia dos Avós é comemorado a 26 de julho, tendo sido esta data escolhida por referência à comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, que, segundo a tradição da igreja católica, seriam pais de Maria e portanto avós de Jesus Cristo. Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, fala mais sobre esse dia e nos lembra da importância do cuidado que devemos ter com nossos avós.
A reabilitação cognitiva consiste em um conjunto de práticas que tem como objetivo reduzir os déficits causados por problemas neurológicos como Alzheimer, AVC, doença de Parkinson entre outros, garantindo que o paciente tenha autonomia e independência funcional, no maior nível possível. Dra. Carla Giacominelli, fonoaudióloga, explica sobre o tema e destaca a importância do acompanhamento profissional e do tratamento individualizado.
Tomar decisões, planejar objetivos ou fazer as atividades do dia a dia sem precisar da ajuda de terceiros têm relação com a autonomia e a independência das pessoas, especialmente os idosos. Mas qual a diferença entre elas? Laísa Camargo, gerontóloga e sexóloga, explica com detalhes sobre cada uma delas e o impacto que causam na vida do idoso.
Osteoporose é a condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior. Dr. Gustavo Calestini, médico endocrinologista, explica com detalhes sobre essa doença.
A Ejaculação Precoce é a ejaculação sem controle e prematura, que acontece com um mínimo estímulo sexual e impossibilita seguir com a relação. Dr. Diego Capibaribe, médico urologista, explica que a ansiedade é a causa principal e que pode ser tratada.
A disfunção erétil ocorre quando um homem não consegue ter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual. Ela pode ser sinal de uma doença física ou psicológica. Ela pode causar estresse, tensão no relacionamento e baixa autoconfiança.
O principal sintoma é a incapacidade de um homem de ter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual. Dr. Diego Capibaribe, médico urologista, estréia o Doctor's Cast Videocast abordando este assunto que faz parte do homem em algum momento ao longo de sua vida.