Um momento bastante tenso na vida do estudante são os temidos vestibulares. Não apenas para o ingresso nas faculdades, também são porta de acesso para importantes colégios de Ensino Médio, conhecidos como vestibulinhos, principalmente na rede pública. Nesse episódio especial do Dom Pedante, entrevistamos o Ruan César, um ex-aluno do pedante Joãozinho que agora cursa o Colégio Embraer - Juarez Wanderley, muito conhecido na região de São José dos Campos.
Neste episódio, os Pedantes discutem o contexto e a história da vinda dos imigrantes japoneses para o território brasileiro.
Neste episódio os pedantes falam sobre as olimpíadas, a sua origem no mundo grego antigo, a sua volta no mundo moderno, alguns causos relevantes envolvendo os jogos, um balanço das olimpíadas para o Brasil e muito mais...
Ao som de Charlie Brown Jr, e se inspirando na campeã olímpica Rayssa Leal, os pedantes resolveram fazer um programa sobre a história do Skate desde a sua origem, passando pela adesão e dificuldades da pratica aqui no Brasil.
Já está na hora do público voltar aos estádios, mesmo que parcialmente? essa pergunta será por nós debatida nesse episódio. Comparando diversos países, eventos e outras épocas também.
O assunto dessa semana é bem séria, já que estamos falando de futebol. quem é melhor? Quem é mais decisivo? Quem dos dois vocês querem nos seus times? Os pedantes dão as suas preferências sobre essas lendas do futebol.
Neste episódio falaremos sobre uma obra que gostamos muito de descobrir. E daremos nossos pitacos sobre o futuro dos filmes e séries de super-heróis.
Desta vez os pedantes irão opinar sobre um dos maiores conflitos da nossa atualidade. Quem é melhor ? Marvel ou Dc?
Prenda o seu equipamento de locomoção na cintura, vista a sua capa com asas nas costas, com uma mão aponte a sua lamina para frente, com a outra feche o punho no peito e a plenos pulmões cante Sasageyo. Que nesse pedantismo o assunto é o "Attack on Titan".
Preparem as suas lanças, espadas, sungas, e claro não esqueçam do peitoral malhado, que nesse episódio os pedantes debaterão sobre os Espartanos.
Atualmente somos os únicos de nossa espécie pelo planeta terra, mas nem sempre foi assim. Nesse episódio iremos responder, o que aconteceu com os nossos primos de espécie e responder a seguinte pergunta: Matamos sim ou não os outros Hominídeos?
Quais são os pontos principais da agenda diplomática do governo? Avançamos ou retraímos na questão diplomática com os outros países? Como está nossa relação com os EUA, China, União Europeia e nossos vizinhos da América do Sul? Como era antes do Governo Bolsonaro? As falas do presidente e de seus aliados interferem na relação Brasil com o mundo? Essas e outras questões serão debatidas nesse episódio, que conta com a participação mais que especial do convidado João Victor Motta, Doutorando em Relações Internacionais pelo programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (PUC-SP, UNESP e UNICAMP) e integrante do grupo de pesquisa Observatório do Regionalismo (vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo - REPRI).
Desta vez os Pedantes se reúnem para conversar sobre a Guerra do Paraguai que durou de 1864 - 1870. Uma guerra que trouxe consequências drásticas não só para quem perdeu, mas para quem ganhou também.
Neste episódio temos a participação do Pedante, que estava sumido já faz um tempo, o Historiador Julio Capelupi. Vamos debater algumas mudanças e especificidades das leis que foram criadas para regulamentar o trabalho no Brasil, passando pela formação da CLT, a sua mudança em 2017 com a Reforma Trabalhista e as regulamentações do trabalho rural através do Estatuto do Trabalhador Rural (ETR), na década de 60, assunto em que o Julio é especialista.
Neste programa seremos mais pedantes do que nunca. Falaremos do filme considerado por muitos o melhor filme já feito, cidadão Kane de Orson Welles. Tentaremos explicar o motivo dele ser tão mencionado nas rodas de cinéfilos; quais os contextos históricos o filme aborda; e se faz sentido para um historiador tentar resolver o principal enigma do filme: O que é o Rosebud?
Neste episódio, temos o prazer de contar com a presença da historiadora Bruna Perrotti, mestranda na Universidade Estadual de Campinas, onde realiza pesquisa sobre mulheres na Guerra de Independência da Argélia. Iremos discutir o processo de colonização do país; a relação entre os franceses e os argelinos; o papel das mulheres na guerra e as implicações políticas e culturais desse conflito.
Neste episódio, os pedantes irão falar do genocídio que ocorreu em Ruanda em 1994 a partir do filme de 2004 "Hotel Ruanda". Tentando entender quais foram os acontecimentos históricos que levaram a morte de quase um milhão de pessoas, e uma crítica das medidas internacionais que foram tomadas após e durante o genocídio.
Neste segundo episódio do Círculo Pedante, continuando nossa série de episódios sobre o Continente Africano, temos o prazer em receber a Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes. Atualmente, a Professora Raquel leciona História Contemporânea na UNICAMP e seus Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de História da África, História Contemporânea e literaturas africanas anglófonas e lusófonas, privilegiando temas como políticas de segregação racial, legislação, imprensa, fotojornalismo, articulação de redes políticas e literárias, além de temas atrelados ao ensino de História e à formação docente. Por isso, nossa conversa hoje será sobre Literatura Africana. Quais as diferenças entre a Literatura Africana e a Literatura Ocidental? As principais obras, autores e temas abordados? Esses são alguns dos pontos abordados neste episódio.
Nesta segunda parte sobre cristianismo em Angola, continuamos a conversa com o teólogo Emiliano Jamba, conversando sobre a situação conflituosa entre os pastores angolanos e brasileiros dentro da Igreja universal do Reino de Deus, no território Angolano.
Este episódio conta com a presença de Emiliano Jamba, bacharel em direito, teólogo e um dos co-autores do livro "Teologia africana em perspectiva - religiosidade, cultura e política", da editora recriar. Neste episódio buscaremos entender a relação do cristianismo com o continente africano, sua inserção e sua relação com a colonização. Focando em Angola iremos debater o cristianismo no pais e a relação com o Brasil.