All content for Ecio Costa - Economia e Negócios is the property of Ecio Costa and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Trump resolve ampliar a lista de produtos isentos da tarifa de 40% sobre as exportações brasileiras
Ecio Costa - Economia e Negócios
2 days ago
Trump resolve ampliar a lista de produtos isentos da tarifa de 40% sobre as exportações brasileiras
O presidente Donald Trump afirmou, em comunicado, que conversou por telefone com Lula e disse que houve um progresso inicial nas negociações, mas que ainda há muito a avançar. Segundo ele, a partir dessa conversa será necessário revisar o escopo dos produtos sujeitos à alíquota adicional do imposto ad valorem, imposta pelo decreto executivo 14323 nos EUA.
Essa isenção de tarifas terá efeito retroativo, passando a valer para todos os produtos agora zerados desde 13 de novembro. Na última sexta-feira, 14 de novembro, os Estados Unidos já haviam retirado a tarifa de 10% sobre itens semelhantes aos citados na ordem divulgada ontem, quinta-feira. A diferença é que a decisão anterior valia para todos os países, enquanto a atual é direcionada exclusivamente ao Brasil.
O decreto de Trump vem num momento em que os americanos têm reclamado da inflação de diversos produtos. Preços de bananas, carne moída e café subiram bastante após o tarifaço. A aprovação do presidente americano também está em queda, e esse fator, somado à alta da inflação, podem ter influenciado a decisão de revogar as tarifas.
Alguns dos itens incluídos na nova lista são carne bovina, café, frutas, como manga, banana, açaí, coco e abacaxi, além de castanha de caju, suco de laranja, palmito e especiarias como orégano, gengibre, canela, pimenta e páprica.
A mudança é importante porque o agronegócio brasileiro vinha sofrendo com a queda das exportações para os EUA, que são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e importam produtos relevantes e de alto valor agregado. Por isso, a boa relação entre Brasil e EUA é fundamental para garantir que os produtos brasileiros sigam acessando o maior mercado consumidor do mundo.