Após polêmicas, o relator do PL da Dosimetria, o senador Esperidião Amin (PP-SC), afirmou que o Projeto de Lei sempre teve como destinatários exclusivos os condenados pelo 8 de Janeiro, e que é falsa a narrativa de que o texto beneficiaria criminosos comuns, ou promoveria uma “blindagem ampla” no sistema penal. A proposta de alteração na dosimetria das penas, já aprovada pela Câmara dos Deputados e atualmente em discussão no Senado Federal, enfrenta forte resistência da opinião pública. Um levantamento recente da Quaest indica que quase metade dos brasileiros se posiciona contra a redução das punições previstas no projeto. Já no assunto internacional, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, indicou que, após o colapso da União Soviética, os países do Ocidente passaram a impor à Rússia todas as decisões de forma coercitiva - inclusive recorrendo a meios militares. Durante o discurso, ocorrido no Ministério da Defesa, o líder russo afirmou que a Rússia não nega, a ninguém, o direito à segurança, mas insiste no cumprimento das promessas feitas a ela, incluindo a de não expansão da OTAN. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
As relações entre os Estados Unidos e a União Europeia vêm sofrendo um forte baque desde que Donald Trump voltou ao poder. A divulgação da nova estratégia de segurança nacional dos americanos, no dia 4 de dezembro, foi considerada por muitos políticos europeus como uma afronta direta. No documento, que precisa ser apresentado ao Congresso a cada novo governo, a gestão Trump descreveu a Europa como um continente "em declínio". O texto fala em "censura" à liberdade de expressão na Europa, de "opressão aos opositores políticos" e de uma eventual "extinção civilizacional" causada pela migração. Já no assunto nacional, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) votou pela rejeição do Projeto da Dosimetria das penas dos condenados do 8 de janeiro de 2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Em seu voto, Vieira argumentou que o projeto enfraquece o combate ao crime e abre precedente para que outros criminosos tentem reduzir suas penas. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, afirmou que o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pela Câmara, enfrenta forte resistência no Senado e não deve avançar na CCJ nem no plenário. Segundo Otto, a expectativa era de que o texto tratasse, apenas, dos réus do 8 de janeiro, mas houve uma ampliação de benefícios para outros crimes. Já no assunto internacional, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, reconheceu que a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, deixou de ser debatida. Kallas também admitiu dificuldades nas negociações sobre um empréstimo à Ucrânia com base em ativos russos congelados — ainda sem decisão final. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O governo dos Estados Unidos retirou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a esposa dele, Viviane de Moraes, da lista de sanções da Lei Magnitsky. O magistrado havia sido sancionado em julho e a esposa, em setembro. Com a decisão, todas as restrições financeiras e territoriais ao ministro ligadas à Magnitsky, que o impediam de transitar ou possuir propriedades em território norte-americano, ou fazer negócios em dólar com entidades dos Estados Unidos foram extintas. Já no assunto internacional, o presidente russo, Vladimir Putin, esteve com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan. O encontro entre os líderes aconteceu à margem do Fórum do Ano Internacional da Paz e da Confiança em Asgabate, no Turcomenistão. Segundo o Kremlin, Putin e Erdogan trocaram opiniões sobre a questão ucraniana e discutiram as tentativas dos europeus de confiscar ativos russos. Os líderes concordaram que tais tentativas levarão ao colapso dos fundamentos e princípios do sistema financeiro internacional. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
A Câmara dos Deputados arquivou o processo de cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) após o parecer não ter obtido o mínimo de 257 votos. A casa também analisou a situação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), cujo resultado gerou a suspensão do mandato do parlamentar por seis meses. Apurações apontam que o Partido Liberal teria visto o ocorrido como um momento de fraqueza de Hugo Motta. Já no assunto internacional, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O líder russo expressou solidariedade com o povo venezuelano e confirmou o apoio à linha do governo atual na defesa dos interesses nacionais e da soberania diante da crescente pressão externa. Além disso, Putin e Maduro confirmaram a disposição para a implementação de projetos conjuntos nas áreas econômica, energética, financeira e cultural, relatou o Kremlin. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira, o PL da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas dos condenados por crimes da trama golpista e dos atos de 8 de janeiro de 2023. A votação ocorreu mesmo após a confusão que se formou com a retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da Mesa Diretora e da agressão a jornalistas por parte da Polícia Legislativa. A mudança beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode ter a pena, em regime fechado, reduzida para até 2 anos e 4 meses. Já no assunto internacional, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que a prioridade de Moscou é uma paz estável e duradoura na Ucrânia, baseada em documentos assinados. Peskov também disse que as recentes declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre a Otan e os territórios na Ucrânia, ecoam a visão russa. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O senador Flávio Bolsonaro afirmou que sua pré-candidatura à presidência da República, em 2026, é “irreversível”, e reforçou que não há possibilidade de recuo após ter sido escolhido por Jair Bolsonaro para disputar o Planalto. Flávio também reconheceu que ainda enfrenta resistência de partidos do Centrão, mas comunicou o início das conversas para consolidar apoios. Já no assunto internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar alguns líderes europeus, chamando-os de "estúpidos" por conta das políticas de imigração estabelecidas. Sem citar nomes, Trump classificou as iniciativas como um “desastre”, e afirmou que os líderes europeus erram por "ser politicamente corretos". Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O senador Flávio Bolsonaro anunciou a possibilidade de não seguir com a candidatura à presidência da República em 2026. Ao ser questionado se a desistência estaria relacionada ao projeto de anistia que tramita no Congresso, o senador disse que o palpite estava “quente”. Flávio também foi questionado a respeito da reação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - um dos nomes cotados para 2026 -, e afirmou que Tarcísio foi a “primeira pessoa” que ele quis conversar. Já no assunto internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar "um pouco decepcionado" com o líder ucraniano Vladimir Zelensky por ele ainda não ter analisado o projeto de acordo de paz elaborado por Washington para o conflito na Ucrânia. Trump destacou que o entorno de Zelensky ficou satisfeito com a proposta e que "alguém terá de explicar" por que o líder ucraniano ainda não analisou o documento. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que o filho Flávio Bolsonaro (PL) será candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. A escolha de um integrante da família foi comunicada a interlocutores próximos nesta semana. Essa é a primeira vez que o ex-presidente, que está preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta a futura intenção. Aliados próximos ao bolsonarismo afirmam que o mais provável, nesse novo cenário, é que Michelle Bolsonaro concorra ao Senado pelo Distrito Federal e que algum partido de Centrão indique um vice na chapa de Flávio. Já no assunto internacional, a Casa Branca afirmou que os Estados Unidos adotarão uma nova estratégia de política externa, com maior foco na América Latina. Chamada de Estratégia de Segurança Nacional, a publicação norteia as políticas externas que serão tomadas pelo governo Trump para buscar a supremacia dos EUA entre os demais países. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou à Índia, nesta quinta-feira (4), para uma visita oficial de dois dias. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, recebeu o líder russo ainda na base aérea Palam, em Nova Déli. A visita de Putin a Nova Déli desperta atenção internacional e mobiliza líderes, empresários e a imprensa mundial, que aguardam os resultados das negociações e possíveis acordos estratégicos entre os dois países. Já no assunto nacional, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a decisão que limita à Procuradoria-Geral da República a possibilidade de apresentação de pedidos de impeachment de ministros da Corte não busca proteger magistrados. Gilmar Mendes decidiu restringir apenas à PGR a possibilidade de apresentar denúncias contra ministros do STF. Antes, a lei permitia que essa fosse uma prerrogativa de "todo cidadão". Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado estadual Rodrigo Bacellar, do União Brasil, foi preso pela Polícia Federal na Operação Unha e Carne. Segundo a PF, Bacellar é suspeito de ter vazado informações sigilosas de uma outra operação, deflagrada em setembro, em que o então deputado estadual TH Joias, do MDB, foi preso. Já no assunto internacional, o assessor presidencial da Rússia, Yuri Ushakov, afirmou que o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, foi marcado por uma conversa bastante construtiva. Ushakov também destacou que Moscou pode concordar com alguns pontos do plano sobre a Ucrânia, mas que outros tópicos suscitam críticas. Ainda durante o encontro, foi enfatizado que Moscou e Washington precisam demonstrar um desejo genuíno de cooperação econômica. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu hoje, em Moscou, o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, para debater a proposta de paz, mediada por Washington, após a revisão do texto por diplomatas ucranianos. Durante o encontro, Putin disse a Witkoff que estava feliz em vê-lo, enquanto o enviado norte-americano considerou Moscou uma cidade magnífica. Também no âmbito das negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, nesta terça-feira (2), ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendeu a retirada de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros que ainda são alvos de sobretaxas. De acordo com informações do Palácio do Planalto, os dois chefes de Estado também trataram do enfrentamento a organizações criminosas internacionais. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
A mudança de regime prisional do ex-presidente Jair Bolsonaro é avaliada como uma questão de tempo pelos integrantes do STF. A avaliação da maior parte dos magistrados é de que, no curto prazo, está descartada a chance do ministro Alexandre de Moraes conceder prisão domiciliar para Bolsonaro. Além da necessidade de reforçar uma imagem de força do STF, a tentativa de violar a tornozeleira eletrônica tornou-se um complicador para o líder da direita. Já no assunto internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a conversa por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas não cravou se o diálogo foi bom ou ruim, mas sim, que foi “apenas uma chamada telefônica". Maduro fez sua primeira aparição pública no último domingo (30), após dias fora dos holofotes - o que encerrou as especulações sobre uma possível fuga do país em meio à tensão com os Estados Unidos. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
Oito anos após deixar o comando do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (MG) reassumiu a presidência do partido, com o objetivo de ganhar fôlego para superar a cláusula de barreira em 2026. Em seu discurso, o novo dirigente sinalizou que o PSDB pode fechar apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele concorra à presidência no ano que vem. Contudo, apresentou uma condição: que ele não seja “candidato apenas de Bolsonaro”. Já no assunto internacional, oficiais da Agência Nacional Anticorrupção e da Procuradoria Especial Anticorrupção da Ucrânia realizaram buscas na casa de Andrei Yermak, chefe do gabinete de Vladimir Zelensky. Segundo a imprensa local, também foram realizadas buscas no espaço de trabalho do funcionário de Zelensky e na área residencial do gabinete dele. O caso envolve diversos aliados do círculo mais próximo de Zelensky em tramas ligadas à construção de defesas e à aquisição de coletes à prova de balas. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
A possibilidade do Senado derrubar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, tem sido criticada por ministros do STF. Apesar da preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes da Corte consideram que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), “passará do ponto” se adotar esse caminho. Messias será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, no dia 10 de dezembro. Já no assunto internacional, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que revisou o plano inicial apresentado pelos Estados Unidos sobre o conflito ucraniano. De acordo com ele, não havia uma proposta de acordo, mas sim, uma série de sugestões para discussão. Putin reforçou que a proposta norte-americana pode se tornar base para um acordo futuro, mas que deve ser implementado por vias diplomáticas. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O presidente Lula sancionou a lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. As mudanças entram em vigor a partir de 2026. A proposta inclui novas alíquotas progressivas para rendas de R$ 5 mil a R$ 7.350 mensais, com deduções automáticas. Cerca de 15 milhões de brasileiros serão beneficiados. Já no assunto internacional, o vice-chanceler da Rússia, Sergei Riabkov, afirmou que Moscou está pronta para continuar o diálogo com os Estados Unidos sobre o acordo na Ucrânia. No comunicado, ele também explicou que é importante que as negociações sobre o conflito não se desviem dos entendimentos alcançados na reunião entre os presidentes Putin e Trump, no Alasca. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, declarou o trânsito em julgado da ação de tentativa de golpe de Estado, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Alexandre Ramagem e o ex-ministro Anderson Torres. Com o esgotamento dos recursos da defesa, será iniciada a fase de execução das penas. Durante a decisão, Moraes também definiu que Bolsonaro cumpra pena na Superintendência da Polícia Federal. O ex-presidente foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão, com regime inicial fechado. Já no assunto internacional, os presidentes chinês, Xi Jinping, e americano, Donald Trump, conversaram por telefone sobre a questão geopolítica de Taiwan. De acordo com a agência estatal de notícias "Xinhua", o líder da China afirmou que as reivindicações sobre a ilha constituem “uma parte importante da ordem internacional do pós-guerra”. A China reivindica Taiwan como parte de seu território e não descarta uma invasão da ilha. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
A Primeira Turma do STF decidiu manter a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sessão extraordinária, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino concordaram em manter Bolsonaro preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ao proferir o voto, o relator da ação penal por tentativa de golpe de estado, Alexandre de Moraes, sustentou que há “gravíssimos indícios” de tentativa de fuga, destacando que o próprio ex-presidente confessou ter violado a tornozeleira eletrônica. Já no assunto internacional, o assessor presidencial da Rússia, Yuri Ushakov, afirmou que as condições do plano de paz dos Estados Unidos para a Ucrânia parecem aceitáveis. Ainda em sua declaração, Ushakov ressaltou que "muitos pontos" da proposta norte-americana "se mostram adequados”, e que a iniciativa deve passar por modificações. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
Os Estados Unidos anunciaram a retirada da tarifa de 40% de alguns produtos brasileiros. A decisão, publicada pela Casa Branca, beneficia itens como a carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. O gesto de Donald Trump tem relação direta com o telefonema feito ao presidente Lula, em outubro deste ano. Após o anúncio, Lula afirmou que a decisão é uma "vitória do diálogo e do bom senso", e que está feliz com a retirada das tarifas adicionais. Já no cenário internacional, tem ganhado repercussão a fala do cientista político e analista norte-americano Mark Sleboda, sobre os indícios de corrupção na Ucrânia. Segundo Mark, o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, ainda está liderando o regime porque Washington assim o quer. Na opinião dele, o escândalo não vai afetar o fornecimento de armas e fundos para a Ucrânia por parte da Europa. Nesta semana, o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia informou que Zelensky é citado na acusação de corrupção ligada ao seu aliado Timur Mindich. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.
Dados da Receita Federal mostraram que o Banco Master manteve vínculo financeiro com duas gestoras investigadas pela Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal - ambas por suspeitas de lavagem de dinheiro. A PF apontou que o fundo, ligado à organização criminosa, chegou a controlar um patrimônio de R$30 bilhões. Os investigadores também apuram indícios de fraude em operações do Banco BRB com o Master, que somaram R$ 16,7 bilhões. Já no assunto internacional, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os políticos europeus não poderiam desconhecer a dimensão da corrupção na Ucrânia, e que participaram diretamente dela. Zakharova afirmou ainda que a mídia ocidental tem ocultado dos europeus as notícias mais graves sobre a Ucrânia. Para ela, a ampla divulgação no ocidente do escândalo de corrupção foi uma decisão deliberada de seus órgãos competentes. Apuração, informação e análise de qualidade, de segunda a sexta-feira, na apresentação de Isabela Veiga e Leonardo Macachero, com participação do comentarista político Raphael Machado e convidados.