Isabela Fonseca disse sim à gastronomia antes mesmo de decidir por essa carreira: quando via a avó Madalena se movimentar na cozinha. No cardápio do Terruá ela usa referências da avó italiana, da cozinha francesa e da culinária brasileira para viver o sonho de viver de seu sonho. Terruá é uma das casas participantes da 14ª Ribeirão Preto Restaurant Week - veja todas em www.restaurantweek.com.br.
Produção, entrevista, roteiro, edição: Daniela Antunes
Trilha: Blue Dots
Fida Aude é libanesa e põe à mesa de seu restaurante, o Mabruk, as receitas da sua família. Mabruk é uma das casas participantes da 14ª Ribeirão Preto Restaurant Week - veja todas em www.restaurantweek.com.br.
Produção, entrevista, roteiro, edição: Daniela Antunes
Trilha: Blue Dots
Maira Figueiró realizou o sonho de ser chef de cozinha, é mineira e gosta de pratos sofisticados - harmonizando referências de Minas e a técnica gastronômica. Ela é chef no Vino!, uma das casas participantes da 14ª Ribeirão Preto Restaurant Week - veja todas em www.restaurantweek.com.br.
Produção, entrevista, roteiro, edição: Daniela Antunes
Trilha: Blue Dots
Neste episódio, o artista 3D Yan Costa Blanco conta os bastidores de sua história, de estudante indisciplinado da periferia do interior de São Paulo à equipe dos estúdios Disney no Canadá.
Escuta-qui o episódio Urgências de Viver, para ouvir a voz da mãe do Yan, a minha grande amiga Helena Costa.
Veja-qui o portfólio do Yan.
Se você vive ou é natural do interior paulista, uma das mais de 100 cidades onde passou a Excursão Artística Villa-Lobos, em 1931, pode ser a sua. O músico Nataniel Marcos Bárdue Filho desvendou essa história pouco contada em seu trabalho de mestrado na Unesp e conta neste episódio do Escuta-qui Entrevista.
Veja aqui o trabalho completo do Nataniel.
Veja mais conteúdos no site www.escutaquipod.com.br e no @escutaquipod no Instagram.
Se você também quer um podcast para chamar de seu, me chama!
Desde que fomos obrigados por um vírus sacana a nos isolarmos dos seres humanos, nós, os donos, ou tutores, de cães e gatos temos nos sentido mais conectados com os bichos. Esse episódio é sobre comunicação entre espécies, que é o nome correto da interação entre seres humanos e seus animais de estimação. Porém, esse tipo de comunicação não é privilégio de pessoas e gatos ou cachorros. Para sobreviver e amar, várias espécies de animais se comunicam, às vezes lançam umas fake-news também, fingindo-se de outra coisa para predar o alvo. Que coisa, né?
Com entrevistas da veterinária Bianca Shimizu, do biólogo Humberto Mendes, da louca dos gatos Angélica Ferraz, da psicóloga Patrícia Torres e com participações especiais do Miu, Atlas e Scarllet, meus gatos, e da jornalista Blanche Amancio, gateira de Dafne e Velma, você ouvirá uma história bem séria do jeito mais gostoso que encontrei pra contar. Escuta-aí, depois espalha e me conta o que achou no Facebook e no Instagram.
:: Produção, roteiro, narração e edição: Daniela Antunes. A trilha do episódio é do Rubinho Antunes (álbum Expedições).
Vinícius Zampieri estava em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), para o show de Lady Gaga. Testemunhou as trocas de figurino, mas não viu o show histórico! Neste episódio ele conta como ficou à beira daquele e de outras centenas de importantes palcos de artistas internacionais e de como trabalha com arte com resultado.
Ele é ator, produtor cultural e light designer e esse papo é divertido e inspirador!
_________
Créditos:
Produção, entrevista, edição e sonorização: Dani Antunes
Trilhas: Blue Dots e Rubinho Antunes
Efeitos sonoros: Freesound
Veja mais sobre o canal e outros episódios em www.escutaquipod.com.br
Vem aí uma série de bate papos como você nunca ouviu.
Neste episódio eu conto como produzi as primeiras temporadas do Escuta-qui exclusivamente com recursos que tenho em minha casa.Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
O último episódio da temporada Escuta-qui: a história recon(r)tada é o primeiro em vídeo deste canal, dando rosto às vozes dos quatro episódios anteriores e promovendo o grande encontro das histórias de quatro mulheres que vivem na mesma cidade, nos mesmos lugares e com experiências diferentes.
Neste episódio Kelly, Adria, Ana e Camila conversam sobre suas vidas e a história de Ribeirão Preto.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Aos 11 anos, um menino, filho de uma técnica de enfermagem e de um caminhoneiro, decidiu que renasceria. Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como Camila decidiu que voar alto significava mudar: de corpo, de vida e de gênero.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Quando o ex-governador Adhemar de Barros esteve em Ribeirão Preto, em 1947, ele talvez não tivesse a dimensão de como uma promessa de campanha, feita na Praça XV de Novembro, poderia mudar a vida de milhares de pessoas na cidade. Dentre elas, Ana Gléria, que trouxe ao mundo mais de 5 mil crianças e deu luz às vidas de milhares de outras mulheres, com informação e educação.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como a Faculdade de Medicina da USP chegou à Ribeirão Preto por meio da vida da ginecologista e obstetra Ana Gléria, que foi voluntária em instituições da cidade por três décadas oferecendo educação sexual e informação para meninas e mulheres.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Nos anos de 1970, Adria Maria Bezerra ia no footing na Praça XV de Novembro. Brancos ficavam de um lado, pretos de outro, até o dia em que ela e um grupo de amigos decidiram que precisavam dar um jeito de misturar todo mundo.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto como nasceu o movimento negro e o movimento de mulheres em Ribeirão Preto à voz da militância de Adria.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Kelly Cristina da Silva é mais conhecida em Ribeirão Preto como a Kelly do Catasonho. O projeto que tem o potencial de mudar a vida de pessoas que vivem na rua, sobrevivendo da coleta de recicláveis, é também o que mudou o seu nome e a história da sua vida.
Neste episódio da temporada Escuta-qui, a história recon(r)tada, eu conto a história de vida da Kelly com um recorte para a história da coleta de lixo em Ribeirão Preto.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto - Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Acesse o site www.escutaquipod.com.br
Prepare seus fones de ouvido: a partir da próxima semana você vai escutar aqui as histórias da Kelly, da Adria, da Ana e da Camila em quatro recortes diferentes da história de Ribeirão Preto.
Tá no ar a terceira temporada do Escuta-qui, um podcastorgulhosamente caipira onde eu conto histórias do interior de São Paulo.
Nesta temporada você vai saber que a história da coleta delixo na cidade é muito recente, que a Praça XV já foi palco de segregação racial, que a USP de Ribeirão é parte de um projeto de interiorização das universidades paulistas e, como a história é viva, tem algumas que ainda estãoem construção.
A trilha é do músico Fábio Bergamini, do Rubinho Antunes e do grupo Pó de Café.
Esta temporada é financiada por meio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.
Tô tão feliz de ter voltado!
Já espalha pra turma!
Selma Rodrigues é advogada por formação e sexóloga por vocação. Neste episódio ela conta como a busca por respostas para o fim de seu casamento a fez estudar e descobrir uma nova carreira.
O trecho inicial é da participação de Isabel Dias no TED Blumenau.
Veja aqui o mini doc Acende a Luz, com Isabel Dias.
E aqui o episódio 27 de Sexotariapia.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastédelas2023, por mais mulheres podcasters no Brasil.
Trilha do episódio: Rubinho Antunes
Sons: Freesound
Fabi Marques se envolveu em um grave acidente no final dos anos de 1990. Uma pessoa morreu e a jornalista de Ribeirão Preto conta essa história e o que aconteceu depois.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastedelas2023.
Veja outros podcasts participantes no @opodcastedelas.
Malu Vilela é enfermeira e descobriu a insuficiência renal grave quando começava a carreira no Rio de Janeiro. Neste episódio ela conta como viveu quatro anos sem nenhum rim, quando foi ao Rock in Rio e ao Forró da Lua Cheia. A doença não a paralisou. O momento mais emocionante depois do transplante foi um singelo xixi.
Este episódio faz parte da campanha #opodcastedelas2023
Siga @opodcastedelas e @escutaquipod
Como a jornalista e educadora Gabi Zauith descobriu que, ainda que não seja aviadora e nem médica, segue a tradição familiar do bisavô, Luiz Leite Lopes, um médico maranhense que dá nome ao aeroporto de Ribeirão Preto.
Entrevista, roteiro, edição, sonorização: Dani Antunes
Trilha: Rubinho Antunes
Sons: FreeSound
Letícia Voi, psicanalista de 26 anos, campeã de jiu-jitsu, artista e tatuadora. No primeiro ano de vida foi diagnosticada com uma condição rara que a faz ver as coisas de uma forma diferente.
Entrevista, roteiro, edição, sonorização: Dani Antunes
Trilha: Rubinho Antunes
Sons: FreeSound