
Neste episódio do Estraticast, podcast de Arqueologia e História, recebemos o arqueólogo e professor no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE-USP), e líder do primeiro Max Planck Partner Group da USP, André Menezes Strauss.
As Américas do Norte e do Sul foram os últimos continentes povoados por seres humanos modernos. Segundo o antropólogo Michael Waters, "o momento de sua chegada, as rotas que tomaram, suas origens e como eles exploraram e colonizaram diversos ambientes cheios de animais agora extintos têm sido debatidos por mais de um século"
Abordar essas questões é a chave para compreender o desenvolvimento da antiguidade indígena. Quão antigo é esse povoamento? Como a arqueogenética tem contibruido para a cronologia e origens, o que o debate sobre a cultura Clóvis ainda tem a contribuir? Devemos considerar pré-clovis[zinho] ou pré-clovis[zão]?.
Apresentação e produção: Guilherme Rodrigues
Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga
Laboratório de Arqueologia Romana Provincial
Coordenação: professora Dra. Maria Nicolau Kormikiari Passos e professor Dr. Vagner Carvalheiro Porto
Apoio:
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP)
Acesse nossos canais no Youtube:
Redes sociais:
Saiba mais:
Referências Bibliográficas:
Bueno LR, Dias A, Isnardis A. 2020. Poblamientos plurales: discontinuidades y diversidad cultural en el proceso de poblamiento antiguo del este de América del Sur. Boletin Americanista 81: 39-51.
Sutter, Richard. (2021). The Pre-Columbian Peopling and Population Dispersals of South America. Journal of Archaeological Research. 29. 10.1007/s10814-020-09146-w.
Waters, Michael. (2019). Late Pleistocene exploration and settlement of the Americas by modern humans. Science (New York, N.Y.). 365. 10.1126/science.aat5447.