Aqui no @Expatclubpodcast a gente ta sempre falando da parte boa de mudar do país, mas se tem uma parte chata que expat nenhum consegue escapar, e a hora de falar tchau.
Aquele aperto no peito que dá passar pelo bloqueio de embarque do aeroporto e olhar pra trás pra ver a familia e os amigos acenando é de quebrar ate os corações mais peludos que existem.
Esse tema tem tudo a ver com o momento atual do Expat Club Podcast, mas calma! Calma que esse podcast não vai acabar!
Pra saber tudinho o que vai rolar, escuta o episódio de hoje que nós vamos botar todos os pingos nos Is no final!
Antes da gente começar, quero pedir pra voce seguir a gente na plataforma de streaming que voce ta nos escutando e também no instagram, no @expatclubpodcast pra voce ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo de todas as novidades que estão por vir!
Já dizia Coco Chanel "A moda muda, mas o estilo permanece", mas qual é o estilo do brasileiro que vem de um país tropical quando vai morar em outro país com clima totalmente diferente?
Como achar roupas mais resistentes a climas extremos? E onde se compra roupas mais baratinhas? Ou mais elegantes? E os tamanhos de roupa e sapato que nao tem nada a ver com o sistema brasileiro?
Calma que hoje nós vamos esclarecer essas dúvidas e muito mais num episódio especial sobre moda.
Mas antes da começar, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
Ta de pé?
Então senta pra escutar esse episódio, porque hoje nós vamos contar as histórias mais estranhas e absurdas que já vivenciamos ou presenciamos nesses anos de expatriadas.
Hoje vai ter de tudo, história de terror da vida real, absurdos muito absurdos e coisas que se nao tivessemos certeza que aconteceram, nem nós acreditaríamos!
Pra não dar mais spoilers, eu Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles em Manchester vamos contar historias que de tao inesperadas poderiam dar um belo roteiro pro cinema.
Antes da começar, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
As pessoas podem até não dizer na nossa frente, mas existe uma percepção generalizada de que quem mora fora é rico, ou está rico ou é quase rico.
Essa percepção é alimentada pelas fotos das viagens que fazemos, pelos bens de consumo que temos acesso ou por oportunidades que conquistamos.
A gente já cantou essa bola antes, mas quem vê close não vê corre.
Muitas vezes essas viagens são feitas com pouquíssimo luxo, sem despachar mala, ficando em hostel e comendo em restaurantes baratinhos, tudo pra caber no orçamento.
A faculdade ou o mestrado que ostentamos foram pagos por dois ou até mesmo três empregos simultaneos.
Tudo, absolutamente é feito com muito esforço, mas parece que veio bem fácil né?
No episódio de hoje, eu Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles em Manchester vamos falar desse mito de que quem mora fora é rico e contar das situações que ja passamos por conta dessas percepções totalmente equivocadas.
Antes da começar, quero pedir pra você seguir a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
Quando a gente é criança, parece que as habilidades que precisamos pra socializar são tão naturais que a gente nem sabe como foi que aquela amiga de infância ou adolescência foi parar na nossa vida.
Depois que crescemos e desenvolvemos medos, manias e neuroses, fazer amigos parece um bicho de sete cabeças. E em outro país esse bicho cria umas sete pernas, asa de dragão e tromba de elefante pro monstro ficar mais bizarro ainda.
No episódio de hoje, Thaís Sencioles em Manchester e Tamara Reis em Dublin vamos falar sobre uma das coisas que mais assusta expatriados: socializar e fazer amigos!
Antes da gente começar, nós vamos pedir pra você seguir a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no Instagram, no @expatclubpodcast, pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos la?
https://www.instagram.com/expatclubpodcast/
Morar fora normalmente desperta a vontade de conhecer lugares novos, viajar e explorar o mundo.
Junto com a facilidade de encontrar preços bacanas pela Europa, vem com ela as infinitas oportunidades de passar vergonha em público.
Hoje Thaís Sencioles em Manchester e Tamara Reis em Dublin vamos bater um papo e compartilhar os perrengues nada chiques que a gente já passou mundo afora.
Antes da gente começar, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no Instagram no @expatclubpodcast, pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
Quando a gente muda pra outra cidade, estado ou país, tudo é novidade; o clima, os sons, os olhares...
Tudo desperta curiosidade e passamos a enxergar essa mudança com outros olhos, atentos aos novos estímulos e gentis com o nosso processo de adaptação.
Passado algum tempo, as coisas que antes causavam um friozinho na barriga e despertavam curiosidade passam a virar rotina e parece que tudo fica meio sem graça.
Pra falar sobre as primeiras impressões dessa mudança de ares, nós trouxemos a jornalista e consultora de estratégia Manu Barem pra contar pra gente como foi essa aventura de mudar do Brasil pra Irlanda em meio a pandemia do corona vírus.
Antes de começar, quero pedir pra você seguir a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos la?
___________
Encontre a Manu Barem nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/manubarem/
Site oficial e cursos: https://manuelabarem.com.br/
Chegamos com a tão esperada parte 2 do nosso especial anos 90!
Os anos em que o mundo era uma terra sem lei a vida se resumia em fingir que fumávamos cigarrinhos de chocolate e mal podíamos esperar pra receber o caderninho de perguntas pra saber de todas as fofocas da escola. Quem lembra disso?
No episódio de hoje, Thais Sencioles em Manchester e Tamara Reis em Dublin, vamos revisitar a década da nossa primeira infância e relembrar a época em que o maior dos nossos dramas pessoais era descobrir que a janta era sopa!
Antes de começar, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
Ah, os anos 90!
Os anos em que o mundo era uma terra sem lei a vida se resumia em fingir que fumávamos cigarrinhos de chocolate e mal podíamos esperar pra receber o caderninho de perguntas pra saber de todas as fofocas da escola. Quem lembra disso?
No episódio de hoje, Thais Sencioles em Manchester e Tamara Reis em Dublin, vamos revisitar a década da nossa primeira infância e relembrar a época em que o maior dos nossos dramas pessoais era descobrir que a janta era sopa!
Antes de começar, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e também no instagram, @expatclub podcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos lá?
Em março completamos o primeiro aniversário de pandemia. Um ano, que mais pareceu um século depois, cá estamos assistindo o Reino Unido relaxar algumas medidas de prevenção ao coronavírus, e a pergunta que não quer calar é: será que esse ano vai dar pra torrar a bunda na praia? No episódio de hoje fazemos um balanço desse ano caótico e reflexivo e sonhamos com as possibilidades de um futuro que ainda é incerto mas como boas Brasileiras, a esperança é a última que morre por aqui!
Antes da gente começar, a gente na plataforma de streaming que voce está nos escutando e também no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo.
Se tem uma coisa que une os brasileiros mais do que copa do mundo e odio ao governo é a nossa mania de falar de doença.
Já percebeu que em qualquer roda de conversa mais cedo ou mais tarde o assunto evolui pra doença e remédio? E isso vem muito antes da pandemia do corona vírus viu?
A hipocondria, esse medo de achar que estamos com uma doença não diagnosticada e incurável na verdade é uma doenca associada à transtornos de ansiedade.
Sim o medo de ficar doente é uma doença!
Agora, será que pra tratar esse problema, um médico pode nos receitar um remedinho?
No episódio de hoje, eu Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles em Manchester convidamos a Ana Latini, gerente de projetos que mora em Dublin e que não, não vai nos ensinar a gerenciar toda essa loucura, mas vai se juntar pra conversar sobre esse tema que tanto nos assombra!
Antes de comecar, segue a gente na plataforma de streaming que voce esta nos escutando e no instagram @expatclubpodcast pra voce ficar por dentro de tudo e ver a nossa carinha. E não esquece de seguir a Ana https://www.instagram.com/ana_disse/ nas redes hein!
Vamos la?
DISCLAIMER: Não tome remédio sem indicação médica, sempre consulte um especialista.
Um dos maiores motivos que faz com que brasileiros saiam do Brasil é sem dúvida a vontade e a necessidade de aprender e se especializar.
Seja um curso de língua estrangeira, uma faculdade, pós-graduação ou só um curso de especializaçao aliada à vivencia fora, todo mundo quer aprender uma coisa nova.
No episodio de hoje do Expat Club Podcast, Thaís Sencioles em Manchester, e eu Tamara Reis em Dublin, vamos falar da nossa experiência acadêmica morando fora.
Vamos falar das diferencas do ensino Europeu pro brasileiro, faculdade, oportunidades pós-conclusão de curso, custos e vistos.
Antes da gente começar o episódio de hoje, voce já sabe, nao esquece de seguir a gente na plataforma de streaming que voce está nos escutando e tambem no instagram no @expatclubpodcast pra voce ficar por dentro de tudo e também ver a nossa carinha.
Vamos lá?
Muito se especula sobre a vida financeira dos expatriados, principalmente em épocas de crise com o euro batendo na porta dos 7 reais e a libra passando os 8, mas pouco se entende que quem ganha em moeda estrangeira também gasta em moeda estrangeira e vamos combinar que não gastamos pouco!
Estamos muito longe de sermos o parente rico que mora fora e nesse episódio do ExpatClubPodcast, Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles vamos conversar com o influencer Deni Machado, que mostra esse lado de um jeito muito divertido do cotidiano da vida em Londres.
Não se esqueça de seguir a gente no instagram no @expatclubpodcast pra ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo e siga também o nosso convidado @denimach pra voce ver o dia-a-dia dele em Londres.
Meu deus, essa festa virou um enterro!
Pra quem não sabe a origem dessa frase, clássica do vocabulário brasileiro, é na verdade um meme do aniversario do estilista Clodovil que foi exibido na RedeTV em meados de 2012.
Enquanto o elenco do programa a Casa é Sua canta feliz aniversario para o Clodovil, ele alfineta: "Que vergonha, que pobreza!" e pega um garfo pra furar todos os balões da própria festa, fala mal dos presentes e não economiza na cara de deboche.
Ofrásia, parte do elenco do programa, presenteia Clodovil com um embrulho enorme que diz ter sido um sacrifício pra arrumar. Clodovil ao abrir alfineta não só os presentes, mas também o bolo, que ele faz questão de dizer aos chefes que estava horroroso.
No episódio de hoje eu Tamara Reis em Dublin e Thaís Sencioles em Manchester vamos falar de festas que foram verdadeiros funerais.
Mas antes de começar, vou pedir pra você seguir a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Então bota uma roupa preta e vem com a gente velar esse evento!
Como seria a vida se eu voltasse pro Brasil?
Essa é uma pergunta que pelo menos uma vez na vida já assombrou os pensamentos de pessoas que moram fora.
Muito se comenta sobre os defeitos que o Brasil tem, mas é quando a gente sai de casa que passamos a dar valor a tudo o que perdemos - o famoso 'era feliz e não sabia'. Mas e quando a gente sai e volta?
Quando temos as duas perspectivas é inevitável comparar e aqui no episódio de hoje Thaís Sencioles em Manchester e a Tamara Reis em Dublin vamos buscar respostas pra todas essas perguntas e quem nos ajuda a encontrá-las é a Laura Lamas, que hoje mora em Cambridge com a família, mas é cidadã do mundo, passou por vários países e já voltou a morar no Brasil depois de uma temporada morando fora.
Antes de começar esse episódio, segue a gente na plataforma de streaming que você tá nos escutando e no instagram, no @expatclubpodcast pra você ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Vamos la?
---
Laura Lamas instagram: https://www.instagram.com/lauralamasblog/
Site https://www.lauralamas.com/
Tem coisa mais gostosa que assistir uma serie no conforto de casa? Eu diria até que assistir uma série já virou sinônimo de auto-cuidado. Tá estressado com alguma coisa? Coloca uma série pra se acalmar. Tá entediado? Hora de preencher o vazio com a série preferida. Não consegue dormir? Coloca aquela outra que você já assistiu duzentas vezes pra ajudar a cair no sono. O nosso amor por séries é tanto que já virou um must nas conversas com amigos e desconhecidos. Aliás, quem nunca assistiu algo que nem tava tao a fim, mas assistiu pra acompanhar o grupo de amigos ou o pessoal no trabalho?
Pois no episódio de hoje, Tamara Reis em Dublin e Thaís Sencioles em Manchester vamos falar delas, as nossas séries salvadoras da pátria em qualquer ocasião e lugar do mundo.
Antes de começar o episódio não se esqueça de seguir a gente no @expatclubpodcast pra ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo?
Na jornada da mudança de país, a adaptação nunca termina.
E se você é mulher, uma das pulgas que ficam atrás da orelha antes de encarar um novo país e uma nova cultura é e relação aos cuidados com a saúde feminina.
No expat club podcast dessa semana, Thaís Sencioles em Manchester, e Tamara Reis em Dublin, vamos desvendar mitos e verdades sobre o nosso corpo e bater um papo sobre o sistema de saúde do Reino Unido com a Priscilla Sodré, médica ginecologista que vive em Londres.
Antes de comecar esse papo, nós vamos pedir pra voce seguir a gente na plataforma de streaming que voce ta nos escutando e tambem no instagram @expatclubpodcast pra voce ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo.
E nao se esqueça de seguir a Dra. Priscilla Sodré no instagram @drpriscillasodre e dar uma olhadinha na clínica Messina, https://www.messinaclinic.co.uk/en/ onde ela trabalha em Londres.
Vamos lá?
Nao é você, sou eu.
Você vai ficar melhor sem mim.
Nao posso te ver mais, estou com a auto estima baixa.
Se voce reconhece alguma dessas desculpas, voce ja sabe do que nos estamos falando. Depois de falarmos de paqueras, primeiro dates desastrosos e o proprio Dia dos Namorados, nos chegamos na derradeira parte do nosso especial mes dos namorados.
No episodio de hoje, eu Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles em Manchester vamos falar de terminos bons, ruins, falar de fossa, vingancas e trazer um pouco de humor pra esse momento tao delicado.
Antes de comecar esse papo, eu vou pedir pra voce seguir a gente na plataforma de streaming que voce ta nos escutando e tambem no instagram @expatclubposdcast pra voce ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo.
Vamos la?
O reizinho de fevereiro finalmente chegou!
O grande homenageado que deu o tema do mês no Expat Club Podcast é hoje!
Hoje é Valentine's day, ou dia dos namorados, no hemisfério norte Thais Sencioles em Manchester e Tamara Reis em Dublin vamos te contar tudo que acontece por aqui nessa época do ano, tirar suas dúvidas e bater um papo super legal sobre as tradições desse dia. Antes da gente começar, vamos pedir pra você seguir a gente na plataforma de streaming que você nos escutando e no instagram, no @expatclubpodcast.
Happy Valentine's day!
Depois de muitas mensagens, memes e fotos, chega a hora de ver aquela pessoa que voce conheceu pelo aplicativo de paquera.
Voce se arruma, se prepara física e mentalmente, avisa os amigos e vai no local combinado com aquele friozinho na barriga.
Eis que voce se depara com a famosa expectativa versus realidade. A pessoa não era nada daquilo que voce estava esperando, sera que as fotos eram de outra pessoa ou dele/dela mesmo alguns anos mais novo?
Meu deus, eu caí numa armadilha!
O que que eu faço agora? Eu invento uma desculpa ou eu fico? O que que eu faço?
Essa historia te parece familiar? Pois se prepare que no episódio de hoje, eu Tamara Reis em Dublin e Thais Sencioles em Manchester vamos falar de First Dates que foram um desastre! E como se nao fosse o suficiente nos também trouxemos os first dates da audiência pra voce ver que nada esta tao ruim que nao possa piorar.
Antes de comecar esse papo, eu vou pedir pra voce seguir a gente na plataforma de streaming que voce ta nos escutando e tambem no instagram @expatclubposdcast pra voce ver a nossa carinha e ficar por dentro de tudo.
Vamos la?