Neste episódio que é mais um do quadro NUANCES, Alex Zani e Ana C Moura conversam com Bianca sobre edição independente, as influências da academia e como cada projeto editorial deve ter seu tempo respeitado enquanto produto singular.
Host: Alex Zani
Convidado: Bianca Garcia, diretora editorial da Macabéa Edições
Apoio: Jornal RelevO (jornalrelevo.com)
Falando em Poesia | Portal Fazia Poesia 2022 | faziapoesia.com.br
Hermes é da equipe de poetas da Fazia Poesia e fala sobre seus processos, muitas mudanças e correrias para sobreviver e se formar como antropólogo/professor e pessoa.
O ponto central se torna rapidamente Belchior, cantor admirado por ambos: entrevistado e entrevistador. No meio disso tudo, fala-se sobre racismo e lugar de fala, além de redes, pinga e cigarrinho sem deixar de lado a educação que nos move e, claro, muita poesia desde poemas do "Formas Veladas" de Hermes de Sousa Veras, quanto de Tom Zé, Lívio Barreto e do próprio danilo crespo.
Host: danilo crespo
Convidado: Hermes Veras
Apoio: Jornal RelevO
Falando em Poesia | Portal Fazia Poesia 2022 | faziapoesia.com.br
Neste episódio que é mais um do quadro NUANCES, Alex Zani e Daniel Zanella conversam sobre edição e também sobre o grande dilema: Botucatu é melhor do que Paris? Fica aí o questionamento.
Host: Alex Zani
Convidado: Daniel Zanella, editor do Jornal RelevO
Apoio: Jornal RelevO
Falando em Poesia | Portal Fazia Poesia 2022 | faziapoesia.com.br
Neste episódio que dá início ao quadro NUANCES (bate papos sobre edição e mercado editorial da poesia), Zani e Felipe Moreno conversam sobre quando se conheceram através do Medium e como têm sido as etapas e os processos editoriais na Editora CASATRÊS.
Host: Alex Zani
Convidado: Felipe Moreno da Editora CASATRÊS
Apoio: Jornal RelevO
Música: Chorando baixinho - Abel Ferreira
Falando em Poesia | Portal Fazia Poesia 2022 | faziapoesia.com.br
Neste primeiro episódio de 2022, a galera da FP conversa com a poeta, editora e tradutora Milena Martins Moura sobre sua obra “A orquesta dos inocentes condenados”, além de outros assuntos e muita risada, como sempre.
Após um hiato de 12 semanas, o Falando em Poesia está de volta em um episódio no qual danilo crespo, que segue na labuta enquanto co-host do podcast, conversa com a equipe editorial do portal Fazia Poesia: Alex Zani, editor-chefe; Ana Mendes, editora de comunicação e Ana C Moura, editora de projetos.
Muito se fala, pouco se conclui: além dos temas do título, o editorial repassa como trabalham e comentam alguns aspectos sobre a equipe de poetas.
acesse:
faziapoesia.com.br
Neste Falando em Poesia, o co-host danilo crespo conversa um grande amigo: o poeta e professor de Filosofia e História, Alex Moura. O autor de "Entre o quando e o quase" publicado em 2017 pela Editora Multifoco, chega junto pra um episódio cheio de piadas internas, los hermanos, boemia e resistência.
O editor-chefe da Fazia Poesia, Alex Zani, junto de Ana Gabriela Rebelo, escritora e co-host do InfinitoCast, conversam com danilo crespo focando em seu livro novo, “zen-budistas e furiosos” lançado e 2021 pela editora Urutau.
Zani, Ana e crespo conversam sobre crise existencial e os motivos por trás do livro: tatilidade, pandemia e sinceridade. Fala-se também sobre a importância das referências, a ideia de deslocamento e outros títulos possíveis para o “zen-budistas e furiosos”.
A autora do livro de poesia "Agouro” (2021) conversa sobre entender poesia, coragem e família.
Com muita delicadeza e uma certa timidez, a escritora paraense, professora e mediadora do Leia Mulheres de Natal-RN revela memórias simples, fala sobre ser agourenta, sentir o cheiro do pé de sua irmã e o delírio que é ver poesia nas coisas reais.
O co-host danilo crespo e Maíra Dal'maz discutem sinais e o olhar poético, ver a beleza através de uma oração no rádio ou pela janela do ônibus, não se assumir poeta. No meio disso tudo, anfitrião e convidada lêem poemas do livro "Agouro", muitos dedicados à família de Maíra.
Poeta, tradutora e arquiteta, Camila Assad é autora dos livros Cumulonimbus (2016), eu não consigo parar de morrer (2019) e Desterro (2019), obra contemplada pelo Proac/SP.
Neste episódio, falamos sobre Louise Glück, (Nobel de Literatura de 2020), a poesia de ‘Desterro’ e outros assuntos que foram dando na telha.
acesse
faziapoesia.com.br
Chegamos ao décimo episódio do Falando em Poesia! Com uma oficina de poesia aberta para a participação do ouvinte e convidados incríveis!
O co-host danilo crespo conduz uma oficina de escrita com foco no processo e não no resultado. E isso é aberto para que o ouvinte participe e escreva junto com os participantes do podcast! Ainda, temos as trocas decorrentes desse processo tão rico e os resultados excepcionais desses convidados maravilhosos, que estão disponíveis do artigo do episódio no portal da Fazia Poesia.
acesse:
faziapoesia.com.br
Escritora, poeta e editora responsável pela Mormaço Editorial, “Tantas que aqui passaram”, seu terceiro livro, é a primeira obra lançada pela editora, no começo de 2021.
Neste episódio, conversamos sobre sua relação com os livros de poesia, e seus papéis e trabalhos enquanto editora e poeta contemporânea.
Neste episódio, o co-host danilo crespo conversa com Cecília Lobo e ela fala sobre os criar, nossos processos ao longo da vida e do fazer poético, o mundo selvagem em que vivemos, da incrível revista da qual faz parte e, claro, de ser mãe. Isso tudo com a leitura de muitos poemas, dela, do co-host e também de Milena Martins Moura.
Poeta da equipe de poetas da Fazia Poesia e editora da Revista Cassandra, Cecília Lobo fala sobre sua cidade, Belo Horizonte (MG), as paredes dos labirintos com as quais estamos sempre colidindo e muito mais.
medium.com/revistacassandra
faziapoesia.com.br
No sétimo episódio do Falando em Poesia, o co-host danilo crespo (ou seria Laura Palmer?) entrevista a poeta e jornalista Laura Redfern Navarro, integrante da equipe de poetas do portal Fazia Poesia.
David Lynch e a poesia, às vezes, não é a história que se conta mas como ela é contada. E também: a ideia de símbolos como relevo de uma história, ou de um texto. Narrativas que abrem caminhos como escreve a poeta Isabella Azevedo em "Dreamlike". Já Adília Lopes joga com movimentos e focos literários e daí, a conversa vai parar nos conceitos de meio e a mensagem de Marshall McLuhan. Além disso, fala-se de meditação transcendental ou ver o todo para a criatividade; escrever a partir do corpo, do que sentimos, como Sheyla Smanioto; e seguindo o fio de pensamento, temos a leitura do poema de Bruna Mitrano "vila kenedy, 2 de julho de 2019" e, por fim, a leitura do poema da própria Laura Redfern Navarro "Corpo Sem Órgãos".
faziapoesia.com.br
A autora do livro, sua tese, "A Poesia Negra-Feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento" fala sobre o racismo que sofre no meio acadêmico, ser escritora e a influência disso.
Conversam sobre racismo, a autora relata um caso que sofreu na universidade e que fez com que seu livro tivesse uma motivação especial. Além disso, ela responde sobre "o que é ser escritora" e a influência do seu trabalho teórico sobre Poesia Negra-Feminina. No meio disso tudo, ainda tem tempo para a leitura de alguns poemas, dela e da poeta Lívia Natália, e fala-se um pouco da Carolina de Jesus também.
faziapoesia.com.br
O autor de "Qualquer coisa finge de morto" conversa sobre desafiar o leitor com suas referências, fala do poema fechado e do seu processo para encontrar uma voz poética própria.
Neste novo episódio do Falando em Poesia, o co-host danilo crespo conversa descontraidamente com o ator, livreiro, dramaturgo e poeta Victor Lampert.
Juntos eles leem alguns poemas deles mesmos e da Angélica Freitas. Eles discutem motivações internas para os próprios poemas, música e as referências muitas vezes datadas ou obscuras na poesia. Conversam também sobre as lacunas do texto e também da força de certos poemas e poetas que nem sempre entendemos.
faziapoesia.com.br
O co-host danilo crespo troca ideias com o poeta, colagista e dramaturgo Bobby Baq.
O autor discute alguns de seus trabalhos, fala da trajetória de um escritor e de autocrítica. Ele também fala em detalhes do seu trabalho "Sólido" em que reescreveu o mesmo poema todo dia por um ano inteiro em 2020. A conversa também versa sobre a ordem dos poemas de um livro, acreditar no aleatório e a permanência das tatuagens. Muita poesia lida, tanto do Bobby, quanto do anfitrião danilo crespo, e também do poeta Paulo Henriques Britto.
faziapoesia.com.br
Neste episódio, temos a volta do podcast com danilo crespo enquanto host num bate-papo descontraído com a poeta, psicóloga e artista multimídia Ana Gabriela Rebelo. Em 2020, o seu livro "Caderno de Sonhos" foi publicado pela editora Urutau. Muito foi discutido: sonhos (estranhos), espontaneidade e, claro, escrita. Além disso, temos a leitura de poemas, um trechinho de Carolina de Jesus e muito mais!
No episodio em questão, eu (Alex Zani) e Ana C Moura conversamos com a poeta, escritora, mãe, pesquisadora, professora e editora Ana Elisa Ribeiro sobre o maravilhoso livro Dicionário de imprecisões, com 1ª edição publicada em 2019. O livro possui um grande projeto editorial por trás e isso fica muito evidente ao longo da leitura e, também, da conversa ao longo desse episódio. Merecidamente, o título compõe a lista dos 10 finalistas do prêmio Jabuti 2020 da categoria poesia. Ainda, falamos sobre a relação da poeta com a editora Impressões de Minas e outros projetos futuros após um ano pandêmico.
faziapoesia.com.br
No episodio 01, conversei com a poeta & artista Bárbara Piazza sobre a relação entre criatividade, insights, excreções e poesia. Também falamos sobre algumas inspirações e como o processo criativo parte da relação com a psicologia e o psicodrama. Ao longo de quase 60 minutos nós conversamos, demos risada e entendemos sobre esse assunto tão amplo que é a criatividade. Vem com a gente? faziapoesia.com.br