Neste episódio, entende-se as origens da taipa, uma técnica ancestral de construção em terra que atravessa séculos e continentes, conectando a sabedoria africana à formação cultural e arquitetônica do Brasil.
Entre cantos, barro e trabalho coletivo, este episódio revela o mutirão como prática comunitária e poética que dá vida às casas de taipa. Um mergulho na força criadora do povo e na memória viva da ancestralidade.
Neste episódio, é apresentado o Quilombo do Barranco e a importância de São Benedito para sua formação.
Neste episódio, as etapas da festa, seu sentido e a força da comunidade são apresentadas.
Neste episódio, apresentamos o surgimento do cacuriá, manifestação que se origina do Carimbó das Caixeiras, rito de descontração vivido pelos festeiros após o derrubamento do mastro da festa do Divino Espírito Santo.
Neste episódio, são apresentadas as principais características da dança e também os versos mais populares que compõem o Cacuriá.
Ao som do Bumba Meu Boi da Liberdade, a beleza do bordado em couro – também chamado de lombo – do boi, personagem principal do folguedo, é abordada neste episódio, assim como as diversas formas de bordar a pele do novilho.
Com a participação de Maria José, presidenta do Bumba Meu Boi do Maracanã, este episódio aborda a diversidade de imagens presentes nos lombos dos bois por todo o Maranhão.
Crédito: Dulce Ferreira (Youtube: @dulceferreiramaranhao9388)
Ao o som do Bumba Meu Boi Rama Santa, e com a participação das bordadeiras Lavínia Assunção e Marianna Ferreira, este episódio aborda temas como a responsabilidade de bordar o boi e a dedicação ao ofício.
Neste episódio, você conhecerá a história da Machadinha Krahô, tanto como um objeto arqueológico, muitas vezes encontrado no território dos Timbira, quanto a partir da mitologia Krahô.
Neste episódio, você conhecerá a forma como acontece o canto da Machadinha e os saberes que organizam essa prática.
O episódio conta a origem e a força simbólica do Boi Passa Fogo, tradição centenária de Viana (MA), onde o fogo não destrói, mas consagra.
Neste episódio, você acompanha os preparativos do ritual para passar fogo no boi.
No último episódio, apresentamos as etapas do processo de feitura das panelas e a função da cerâmica nas Terras de Makunaimî.
Lei de Incentivo à Cultura
Iniciativa
Instituto Cultural Vale
Patrocínio
Vale
Realização
Centro Cultural Vale Maranhão
Ministério da Cultura
Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução
No segundo episódio, falamos sobre o ofício das ceramistas Macuxi e como se dá a coleta do barro no alto das serras para a feitura das panelas.
Lei de Incentivo à Cultura
Iniciativa
Instituto Cultural Vale
Patrocínio
Vale
Realização
Centro Cultural Vale Maranhão
Ministério da Cultura
Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução
Neste episódio, apresentamos o povo Macuxi e sua cosmologia, que organiza a forma de viver nessa sociedade.
Lei de Incentivo à Cultura
Iniciativa
Instituto Cultural Vale
Patrocínio
Vale
Realização
Centro Cultural Vale Maranhão
Ministério da Cultura
Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução
Nesse episódio, apresento o povo indigena Kaingang, povo que segue seus princípios vitais por meio de um sistema dualista de metades: Kamé e Kairu.
Nesse episódio, apresentamos as etapas do ritual do Kiki, que embora tenha passado anos sem ter sido praticado, foi retomado em 2011, na T.I Chapecó (SC).
Nas décadas de 50 e 60, a dança do Lindô foi levada para o Tocantins por meio de maranhenses que migraram em busca de oportunidades de trabalho no estado. Atualmente, um dos grupos de lindô mais conhecidos está presente em Cocalinho, território quilombola situado no município de Santa Fé do Araguaia, norte do Tocantins.
No episódio de abertura a origem da dança, passos e a relação das cantigas com a comunidade que dança com lindô são apresentadas. Esse episódio conta com trechos do documentário “Do ritual - Dança do Lindô” produzido por Ninho Cultural e Agulha Cenas e do CD do Grupo Batalhão Real.