Estudos revelam que cerca de 78% das empresas globais já utilizam a Inteligência
Artificial (IA) em pelo menos uma de suas funções de negócios. Além de
automatizar tarefas rotineiras, a IA está redefinindo o conceito de liderança no
ambiente organizacional. Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights
vamos discutir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na liderança e quais
são os desafios e as oportunidades para os gestores. Os nossos convidados são
Fátima Bayma, professora titular nos cursos de mestrado e doutorado em
Administração da FGV EBAPE e Anderson de Souza Sant'anna, professor da FGV
EAESP e pós-doutorando do programa em Psiquiatria da Faculdade de Medicina
(USP). Os especialistas falam sobre as novas habilidades digitais, o julgamento
ético em contextos automatizados e a capacidade de operar na interdependência
entre sistemas técnicos e estruturas sociais.
Uma recente pesquisa realizada pelo FGV In Company mostra como as organizações estruturam e implementam seus programas de desenvolvimento de lideranças. O estudo, realizado com mais de 70 empresas de diversos setores da economia, revela que 71% das organizações já possuem algum tipo de programa, mas ainda há um grande espaço para aprimoramento e desenvolvimento em suasmetodologias.
Nesse episódio do FGV In Company Insights conversamos com Karen Spencer, psicóloga, mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP e professora nos cursos FGV In Company e Carolina Araújo, mestre e doutoranda pela FGV EAESP.
Além de apresentar dados inéditos, as autoras da pesquisa falam sobre as competências prioritárias, as práticas de sucesso e os desafios enfrentados pelas organizações.
A digitalização e o crescimento das plataformas de comparação de produtos contribuíram para uma mudança radical na jornada de compras. Mas, com toda essatecnologia e informação, qual será o papel do vendedor nessa nova era digital?
Nesse episódio do videocast FGV IN Company Insighs conversamos com Leandro Guissoni, coordenador mestrado profissional em marketing FGV EAESP e Rodrigo Farinha, consultor e doutor em Administração pela FGV EAESP.
Os especialistas explicam sobre o novo perfil do vendedor e a importância da integração entre a equipe de vendas e o marketing para identificar o nível de informação do cliente e o grau de apoio consultivo necessário. Para ajudar gestores a avaliar como ajustar o papel do vendedor, Rodrigo apresenta um framework com cruzamento de dados sobre o consumidor e a complexidade da solução. A matriz servecomo um guia para as organizações sobre o novo papel do vendedor nos diferentes pontos da jornada do cliente, e para apoiar os gestores com questões sobre autonomia do cliente, a confiabilidade das informações disponíveis e o perfil dos compradores atendidos pela empresa.
Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos falar sobre as mudanças no ambiente de negócios e futuro da gestão. Paul Ferreira, coordenador do mestrado e doutorado profissional na FGV EAESP e Francisco Figueira de Lemos, professor de Estratégia Internacional da FGV EAESP explicam quais são as grandes tendências que estão impulsionando essa transformação aqui no Brasil. Os especialistas destacam o papel das empresas na aplicação e no uso da inteligência artificial e as habilidades e competências que os profissionais devem desenvolver para se adaptar a este novo cenário de negócios. Os professores abordam ainda temas como a importância da cultura, ESG e lucratividade e apresentam insights para que a liderança possa conduzir essa transformação com sabedoria, coragem e visão clara dessas grandes tendências transformadoras.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/93595
Transformações tecnológicas aceleradas, mudanças nas expectativas dos profissionais e lacunas de formação têm intensificado a escassez de talentos no Brasil. No novo episódio do FGV In Company Insights, Ianaira Neves, coordenadora na Linha de Gestão de Pessoas do Mestrado Profissional da FGV EAESP e professora do FGV In Company, explora como esses fatores estão remodelando o mercado e quais competências se tornam decisivas para o futuro das organizações. Abordaremos desde os riscos e oportunidades trazidos pela inteligência artificial até a necessidade de desenvolver destreza digital, práticas alinhadas ao ESG e habilidades comportamentais, além de discutirmos caminhos estratégicos para que empresas invistam em reskilling e upskilling e fortaleçam seu potencial competitivo.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://educacao-executiva-in-company.fgv.br/insights/artigos/escassez-de-talentos-e-competencias-do-futuro-o-papel-central-da-lideranca-para
A economia circular é um tema central para as empresas que desejam alinhar suas operações a práticas sustentáveis. Nesse episódio do FGV In Company Insights, vamos falar sobre as iniciativas de algumas empresas para incentivar seus consumidores a reutilizar e descartar adequadamente os produtos. E quais são os principais desafios e práticas que estão funcionando para engajar os clientes. As nossas convidadas são: Juliana Boteon - doutoranda em administração pela FGV EAESP e Tânia Veludo– chefe do Departamento de Marketing e professora da FGV EAESP. As especialistas apresentam cases de grandes empresas e discutem sobre fatores psicológicos que ajudam impulsionar o engajamento dos consumidores, apresentando um framework prático para gestores.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91873
A polarização está mudando a forma como as empresas operam e interagem com o mundo. Esse fenômeno exige uma liderança proativa, com uma abordagem abrangente e responsabilidade corporativa. Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos discutir como as empresas podem avaliar o impacto da polarização em suas próprias organizações e em seus stakeholders. Daniela Hennemann Maia – doutoranda em administração (DBA) da FGV EAESP e conselheira, explica como construir relações resilientes com funcionários, consumidores, investidores e comunidade em um ambiente cada vez mais intolerante. A especialista fala sobre os desafios e, também, como as práticas positivas podem ajudar na atração e retenção de talentos e na construção de um relacionamento mais transparente e forte com os clientes e acionistas, gerando mais valor para toda a organização.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/93157
Com aumento da competitividade no mercado, as organizações precisam de times cada vez mais eficientes. Mas, como capacitar equipes com habilidades técnicas e cognitivas para solução de problemas? Nesse episódio do FGV In Company Insights, vamos falar quais são os fatores críticos para o sucesso da capacitação, da requalificação e dos projetos de melhoria de performance. O nosso convidado é Fernando Barrichelo, doutorando do programa profissional em administração da FGV EAESP, sócio da consultoria Reasonhub. O especialista explica como as empresas devem agir para desenvolver habilidades críticas para o futuro de seus colaboradores.
Até 2030 o Brasil precisa reduzir em 50% suas emissões de gases efeito estufa em comparação com os volumes de 2005. E o mercado de carbono pode ter um impacto muito importante na agenda do clima. Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights vamos falar sobre as iniciativas para regular o mercado de carbono no Brasil. Os especialistas Guarany Osório, professor e coordenador do Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP (FGVces) e Guilherme Lefevre, gestor do Programa Brasileiro GHG Protocol do (FGVces) apresentam uma pesquisa aplicada e explicam quais são os elementos necessários para criar e implementar um sistema de comércio de emissões.
Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights, falamos sobre o assédio e a manipulação psicológica que muitas mulheres enfrentam no ambiente de trabalho. Como identificar esses sinais e quais são os impactos na vida profissional das vítimas e nas organizações? Esse fenômeno, conhecido como gaslighting, entendido como a manipulação de chefes, gera desequilíbrio nas vítimas que tendem a não se desenvolver na empresa ou a pedir demissão. Quem explica sobre esse assunto é Antônio Camargo - mestre em gestão de pessoas pela FGV EAESP e advogado. Antônio apresenta um estudo sobre a dinâmica do gaslighting para facilitar a identificação de sua ocorrência.
A integração de princípios e práticas de sustentabilidade no processo estratégico é um desafio para a maioria das organizações. Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights, Adriano Bertoldo Alves, doutor em Administração pela FGV EAESP, mestre Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP e executivo do Grupo Maringá apresenta um estudo de caso e conta como a pesquisa-ação possibilitou o aprimoramento das estratégias corporativas em sua organização. O executivo revela os principais passos implementados para garantir uma gestão sustentável, alinhando objetivos econômicos e socioambientais.
Nesse episódio do videocast FGV In Company Insights vamos falar sobre ética e Inteligência Artificial. Como saber se a IA está sendo conduzida de maneira ética e responsável dentro das empresas? E qual o papel dos comitês de ética em IA? O Nosso convidado é Guilherme Forma Klafke, professor de direito da FGV SP e líder de projetos no CEPI - Centro de Ensino Pesquisa e Inovação - da FGV SP. O especialista explica como estruturar os comitês de ética e ainda apresenta um framework com ferramentas que ajudam a mitigar riscos e alinhar inovações tecnológicas aos princípios éticos organizacionais.
A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta estratégica para as finanças sustentáveis, que oferece recursos para otimizar processos de análise e alocação de capital, além de aprimorar a capacidade preditiva relacionada aos riscos que envolvem a sustentabilidade. No episódio do FGV In Company Insights de hoje vamos falar sobre o uso IA nas finanças sustentáveis. Quais os impactos, riscos e vantagens da utilização da tecnologia nos investimentos e práticas ESG. Para tratar desse assunto recebemos: Eduardo Chukr, Executivo de Finanças e Planejamento Estratégico e Doutorando em Administração pela FGV EAESP e Helena Margem, Executiva do Mercado Financeiro e Doutoranda em Administração pela FGV EAESP. Os especialistas explicam como superar os desafios e ter sucesso no uso da IA em ESG.
Nesse episódio do FGV In Company Insights vamos falar sobre a transformação digital na indústria. As dificuldades, os processos e as ferramentas que podem ser usadas para que essa transformação possa trazer mais inovação e eficiência. Nossos convidados são: Gustavo Salomão, mestre em Gestão para a competividade pela FGV EAESP e João Luiz Becker - professor titular do Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP. Os especialistas apresentam um estudo de caso sobre como a integração de Business Process Management (BPM), Indústria 4.0 e Inteligência Artificial (IA) pode promover inovação, eficiência e aumento de competitividade, auxiliando na jornada de transformação digital industrial das empresas.
No episódio de hoje vamos discutir sobre a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. As alternativas para diminuir a dependência dos carros e aumentar o uso de transporte coletivo e como melhorar o modelo atual com a integração dos meios de locomoção, com qualidade e sustentabilidade. Quem conversa com a gente sobre esse assunto é Ciro Biderman - professor da graduação e pós-graduação da FGV/EAESP e pesquisador no centro de estudos da política e economia do setor público da FGV.
Leia o artigo que deu origem ao episódio:https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91999
Cada vez mais as grandes empresas vêm buscando a colaboração com start-ups para acelerar o seu processo de inovação. No episódio de hoje vamos falar como como a colaboração entre corporações pode gerar valor para empreendedores. Os fatores de sucesso, os desafios que os gestores enfrentam para a navegar nas complexidades desse ecossistema. Quem conversa com a gente sobre esse assunto é Mariela Fontenelle de Assis, consultora de empresas e pesquisadora associada da FGV EAESP.
Leia o artigo que deu origem ao episódio:https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/90761https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/90761
Promover o desenvolvimento econômico local é fundamental para promover a qualidade de vida nas cidades. No episódio do FGV In Company Insights de hoje vamos discutir como implementar políticas públicas para promover o emprego, a geração de renda e a inclusão social nos municípios. E ainda, quais os fatores de sucesso influenciam a eficácia dessas iniciativas. Para discutir esse assunto conversamos com Eduardo Grin, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP e pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV (FGVceapg). O professor explica sobre a capacitação profissional, incentivos para empreendedores e a importância da participação da comunidade nesse processo.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91597
Novas tecnologias e startups estão mudando a forma como os clientes pensam e agem. As empresas tradicionais precisam se adaptar e encontrar formas de criar valor real para seus clientes. Nesse episódio, do FGV In Company Insights, Leandro Guissoni, professor e coordenador do mestrado profissional em Marketing da FGV e Luiz Fernando Machado, doutor em Administração pela FGV EAESP discutem sobre a centralidade no cliente e o papel da liderança nessa jornada. Os professores também explicam sobre a importância do mapeamento da cadeia de valor, da identificação dos problemas e as novas estratégias de vendas.
Leia o artigo que deu origem ao episódio: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/article/view/91198
As alterações climáticas representam desafios para os negócios para toda a sociedade e diante desse cenário, o setor privado precisa olhar para os riscos e desenvolver estratégias de prevenção e respostas impactos da mudança do clima. No episódio de hoje, vamos falar sobre o que as empresas brasileiras estão fazendo para se adaptar as mudanças climáticas. Sobre esse assunto, eu converso com Deborah Batista, mestre Gestão para competitividade da FGV EAESP e Jorge Soto, professor do mestrado profissional da FGV EAESP.
Em um mundo em constante transformação, os executivos enfrentam vários dilemas. Desde como lidar com o uso da Inteligência Artificial até questões relacionadas à crise climática. Nesse cenário, o movimento de ciência aberta oferece importantes insights para a gestão executiva. Nesse episódio do FGV In Company Insights conversamos com Henrique Martins e Wesley Mendes professores e pesquisadores de Finanças da FGV EAESP. Os especialistas explicam como a ciência aberta pode gerar oportunidades para governos, empresas e instituições.