Sonia Guimarães é uma física brasileira, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA, tendo ingressado em 1993, quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes.
"Eu sei dos números que eu represento e quero que outras mulheres olhem para mim e vejam que é possível. Eu combato todos os dias um cenário que contrasta de mim só por estar aqui, mas eu quero mais que isso. Precisamos entender que todos os ambientes são nossos e lutar uns pelos outros." -Sonia Guimarães
@fisicanareal
César Lattes, foi um dos cientistas brasileiros mais brilhantes de sua geração. Com apenas 23 anos, ao lado de outros cientistas descobriu uma partícula no interior do núcleo atômico que garante a coesão do átomo: o méson pi.
Ele abriu o terreno à ciência no Brasil, fundando, com outros cientistas, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Além do CBPF, Lattes foi mentor de importantes iniciativas como a formação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Escola Latino-Americana de Física e o Centro Latino-Americano de Física. O cientista também se destacou pelas atividades de ensino, como a modernização do currículo dos cursos de física e capacitação do pessoal que constitui, hoje, parcela ponderável da liderança científica atuante na física brasileira.
Lattes teve importante papel na catalisação dos esforços que levaram à criação do Conselho Nacional de Pesquisas - atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - em 1951. O Conselho deu novo impulso à pesquisa científica e tecnológica no Brasil, tendo contado com Lattes na composição de seu primeiro Conselho Diretor.
Já dizia ele: "Tudo o que eu fiz não vale uma sinfonia de Mozart."
@fisicanareal
Neste episódio vamos falar de alguém que, inspirado em grandes filósofos e decidido a superar-se, construiu o primeiro telescópio refletor. Inventou o método do cálculo diferencial e integral e desenvolveu a teoria da gravitação universal. Tornando-se um dos maiores cientistas da humanidade.
Como dizia ele: "O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano."
@fisicanareal
Você conhece a história da conquista de Jericó? Jericó era uma cidade, que possuía dois muros altos e que abrigava o povo cananeu, o rei e um valoroso exército, além de muitas riquezas. Mas, quando o povo de Israel tocou suas trombetas e bradaram em alta voz, de repente, algo que era inimaginável aconteceu: parte das muralhas de Jericó veio abaixo, o suficiente para a entrada do povo de Israel e a destruição da cidade.
Então... É possível destruir uma grande muralha por meio dos sons emitidos pelas trombetas e gritos? Como podemos responder essa pergunta à luz da Física? Qual o fenômeno físico por trás disso?
Neste episódio também falaremos de uma brincadeira que já foi realizada em programas de televisão: que é a quebra de uma taça usando o gogó, a garganta. Com certeza, a quantidade de energia emitida num grito é muito importante para trincar uma taça, mas, será que para quebrá-la, basta apenas ter uma voz potente? Ou será que existem outros fatores físicos importantes neste processo?
Quer saber a resposta para essas perguntas? Então, eu convido você a ficar conosco até o final!
@físicanareal
Uma das maiores cientistas da história! Dois prêmios Nobel e uma vida cheia de superação, luta, determinação e coragem.
Como dizia ela: "Devemos acreditar que somos talentosos para algumas coisas, e que essa coisa, a qualquer custo, deve ser alcançada."
@fisicanareal
Você sabe o que é um exame de ultrassonografia? Como é possível gerar imagens dos cálculos nos rins ou na vesícula usando ondas sonoras? Como é possível também visualizar as partes do corpo de uma criança ainda dentro da barriga da mãe? Que efeitos ocorrem durante a propagação de um pulso sonoro nos tecidos humanos? Gostaria de saber as respostas para essas e outras perguntas que faremos durante a discussão deste tema? Então, eu convido você a ficar conosco até o final, PORQUE AQUI VOCÊ APRENDE FÍSICA COM OS EXEMPLOS DA VIDA REAL.
De acordo com a Física, uma onda sonora não pode se propagar no vácuo. O problema é que não existe vácuo ideal. Neste podcast, os autores falam dos diversos graus de vácuo e explicam porque uma onda sonora pode se propagar no espaço.
Física na Real é um projeto voltado para o ensino da Física por meio de exemplos do dia a dia. Neste podcast: Os organizadores se apresentam e falam sobre o objetivo do canal bem como das perspectivas para o mesmo.