O mercado de inverno está mesmo à porta, pelo que se fala bastante dele neste episódio onde a CAN também tem uma atenção especial.
Fala-se ainda dos alegados 3-2 do Benfica ao Braga (segundo, Mourinho), de mais uma demonstração de superioridade por parte do Sporting (e de Luis Suárez) e de um equipa do Leixões com lugar especial na história da liga portuguesa de futebol profissional.
A CAN está no ar e foi tema deste episódio, onde se falou além dos chamados grandes e dos minutos que o VAR demora para tomar decisões - Fiorentina, CD Nacional, CD Tondela ou Académica OAF foram alguns dos temas abordados antes de se terminar com as análises aos jogos de SL Benfica e FC Porto.
O episódio começa com um teaser e uma campanha épica do Senegal no Mundial 2002. Entra-se, depois, na atualidade, onde se fala de um menino de 18 anos a destacar-se na Liga Portugal, do Espanyol e ainda das vitórias de Benfica e Sporting, onde os goleadores Pavlidis e Suárez estiveram em destaque.
O dérbi entre Benfica e Sporting é o que merece maior atenção deste episódio, mas também há espaço para um tema retro (que também envolve o dérbi) e, claro, análise aos grupos do Mundial.
Do Dragão aos Balaídos são 140 km. Para mim foram três dias. Estive nos dois estádios e falei da experiência de ver um jogo europeu e um de La Liga neste episódio, sem esquecer a atualidade, onde os SL Benfica, FC Porto e Sporting CP venceram com 'confortos' diferentes.
Houve ainda espaço para o tema retro sobre o homem que entrou para o Guiness pelo nº de clubes que representou.
O episódio de hoje começa com muito amor, passa pelo Jamor, por Cristiano Ronaldo e vai desaguar nos jogos da Taça de Portugal deste fim-de-semana, em que Sporting CP e FC Porto passearam ... ao contrário do SL Benfica, que teve dificuldades para ultrapassar o Atlético CP, da Liga 3.
Portugal qualificou-se pela 14ª vez consecutiva para uma grande competição de futebol graças a uma goleada por 9-1 contra a Arménia que quase (quase!) nos faz esquecer as más abordagens de Roberto Martínez nos 4 jogos de qualificação anteriores, incluindo a partida frente à Irlanda, onde se assinou um dos piores jogos da Seleção Nacional do passado recente. Estes são, claro está, temas centrais para o episódio desta semana, que também contém um tema retro com muita magia (Camarões '90) e ainda um talento que despontou nestes últimos dias.
Falou-se muito em cantos, mas preferi destacar os encantos de dois centrocampistas dinamarqueses neste episódio: Hjulmand e Froholdt brilharam por Sporting CP e FC Porto, respectivamente. O primeiro cumpriu-se, outra vez, como verdadeiro capitão, e o segundo resgatou a forma do início da época.
O SL Benfica não seguiu a 'estrelinha' dos seus adversários diretos na luta pelo título e, com vários lances caricatos, cedeu um empate com o Casa Pia. O jogo e o momento das águias foi, pois, analisado.
Também houve também para se falar da convocatória da Seleção de Nacional de Futebol, com foco particular para a chamada de Carlos Forbs, e ainda se abordou um tema retro com Meyong como protagonista.
O jogaço do SC Braga no Dragão não chegou para trazer pontos, mas expôs fragilidades dos azuis-e-brancos e mostrou uns bracarenses a dar 'chocolate'. É, claro está, um dos temas deste episódio.
A vitória confortável do Benfica em Guimarães, o privilégio de Rui Borges, o duelo entre Vini e MBappé ou a Briosa são também tópicos abordados de um episódio que teve como tema retro a época em que AS Roma de Totti se sagrou campeão italiana.
O fim-de-semana trouxe um recorde mundial ao Benfica e ao desporto português, com a afluência para eleger o próximo presidente encarnado, algo que merece uma reflexão neste episódio pelo prisma do futebol nacional.
Também abordei a goleada das águias, a exibição monumental de Bernardo Fontes contra o Sporting, as dificuldades do FC Porto em Moreira de Cónegos e ainda o Super Gil Vicente de César Peixoto.
A Taça de Portugal merece honras de destaque neste episódio, onde ainda se revisitam as exibições da Seleção Nacional e as (não) decisões no seio da Federação Portuguesa de Futebol, liderada por Pedro Proença.
Também se fala da presença de uma equipa da Liga 3 na final da Taça de Portugal, no caso o Leixões em 2001/02, na altura orientado por Carlos Carvalhal.
Ainda há espaço para se falar da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, onde nenhum dos chamados grandes deslumbrou (Sporting esteve até muito longe disso) e a vitória do Manchester United em Anfield Road.
O cabeceamento certeiro de Rúben Neves fez esquecer alguns dos problemas estratégicos que a Seleção Nacional voltou a revelar frente a uma equipa fechada como a Irlanda.
O jogo da Seleção Nacional é, como não podia deixar de ser, tema neste podcast que também aborda equipamentos rosa na história de futebol.
O Benfica foi ao Estádio do Dragão empatar 0-0 contra o FC Porto no regressou de Mourinho ao reduto dos azuis e brancos e o Sporting empatou com o SC Braga 1-1 graças a uma grande penalidade cometida por Hjulmand em tempo de compensação.
Ou seja, ficou tudo na mesma na tabela classificativa na Liga Portugal de futebol, e só mesmo o Gil Vicente se aproximou do pódio da competição. Uma equipa que merece muita atenção, e voltei dedicar-lhe atenção neste episódio.
Também ouve tempo para falar da minha Briosa e ainda de um tema retro onde abordo Gullit e Maradona.
Benfica e Sporting venceram sem convencer e o FC Porto manteve a senda vitoriosa.
As águias foram praticamente dominadas pelo Gil Vicente e precisam gritantemente de frescura, os leões foram bem anulados pelo Estoril e os dragões... tiveram estrelinha.
Falei disto e de outros temas neste episódio em modo express do Futebol 120.
José Mário dos Santos Mourinho Félix é um treinador de futebol português, nascido em Setúbal em 26 de janeiro de 1963... para o caso de não se saber. O que não se sabe é o que pode fazer no Benfica. Se conseguir repetir o que atingiu no Inter e no FC Porto, será histórico para o futebol português e é precisamente uma dessas etapas que recordo neste episódio.
Também se fala do fortíssimo FC Porto de Farioli, do impacto de Quenda no Sporting... e de outros temas.
A contestação subiu de tom na Luz, e há quem diga que Bruno Lage está a prazo. Será assim? Falei disso, da época de Jardel no Galatasaray, da Briosa (tinha mesmo de ser), do Gil Vicente e de outros temas neste episódio.
Foi categórica a forma como Portugal bateu a Arménia rumo ao Mundial da América do Norte, com destaques evidentes para Cristiano Ronaldo, João Félix, Cancelo... e uma dupla de meio-campo magistral. Tudo isto deixou, certamente, Diogo Jota orgulhoso.
Falou-se disso e de uma Champions vencida por miúdos neste episódio do Futebol 120.
O Sporting CP x FC Porto teve qualidade premium, com os dragões a confirmar o ótimo início de época com uma exibição mais do que competente.
É o tema central de um episódio onde se fala do último dia de mercado, do melhor trio ofensivo de sempre (tema retro) e de equipas que podem dar mais - Benfica e Braga.
Está confirmado: o FC Porto está na sua melhor versão na era Villas-Boas. A vitória frente ao Casa Pia AC espelha-o e é analisada neste episódio.
Também se fala de um Nacional - Sporting rico em acontecimentos e de um Benfica cujo sistema tático é um enigma... conveniente.
O Sporting goleou o Arouca e comprovou que tem plantel para lutar pelo tri-campeonato, dadas as ótimas exibições de Mangas, Suárez e Trincão.
O Tema Retro desta semana é o início de carreira de Mourinho... no SL Benfica. Um tema que me pareceu pertinente numa altura em que ele regressa ao Estádio da Luz.
Falou-se disto, de Rodrigo Mora, de Gyokeres, de Amorim... entre outros assuntos.