No episódio de hoje do Gavetas da História no quadro "Especial Barão de Mauá", expomos o debate entorno dos objetos espirituais e culturais. A luta pelos objetos sagrados da religião de matriz africana "violentamente rapinado" pela Policia Militar durante a Ditadura de 64 no Rio de Janeiro e o roubo dos patrimônios culturais de países africanos durante a Colonização Europeia.
No episódio de hoje do Gavetas da História no quadro especial Barão de Mauá Podcast, Ayrton fala sobre as propagandas de cigarros nos Anos 80. De que maneira era divulgado e incentivado o consumo do cigarro e seus mecanismos de retórica midiática propagandista.
No episódio de hoje do Gavetas da História, Ana Luísa Coutinho apresenta as contradições da mídia fúnebre brasileira, O globo, diante da morte do revolucionário Carlos Marighella e do dinamarquês Henning Albert Boilesen durante a Ditadura Militar de 64.
No episódio de hoje do Gavetas da História discutimos os eventos que se estenderam durante o Período Pré-Golpe Militar até culminar na ruptura de 64. Destacamos o xadrez geopolítico do imperialismo estadunidense sobre a América Latina e as questões internas políticas que refletiam a (in)dependência periférica do Brasil.
No episódio de hoje de Gavetas da História discutimos uma das obras mais influentes e discutidas da educação brasileira: a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Quem foi esse autor tão perseguido (ou temido) pelas elites até os dias de hoje? Discutimos o poder transformador de conscientização social da educação, como deve ser uma educação libertadora e por que Paulo Freire é o autor brasileiro mais influente do mundo. Paulo Freire vive!
No episódio de hoje de Gavetas da História revisitamos nossas monografias para falar um pouco sobre pesquisa acadêmica em História. Discutimos sobre como iniciar uma pesquisa, o diálogo com as diferentes fontes históricas e o longo processo da escrita acadêmica. Também apresentamos as principais ideias sobre nossas pesquisas: a educação dos imigrantes italianos no Brasil entre o século XIX e XX, a educação e o ensino durante a Era Vargas e uma análise da vida caipira no interior de São Paulo a partir da perspectiva da longa duração histórica.
No episódio de hoje de Gavetas da História revisitamos nossas monografias para falar um pouco sobre pesquisa acadêmica em História. Discutimos sobre como iniciar uma pesquisa, o diálogo com as diferentes fontes históricas e o longo processo da escrita acadêmica. Também apresentamos as principais ideias sobre nossas pesquisas: a educação dos imigrantes italianos no Brasil entre o século XIX e XX, a educação e o ensino durante a Era Vargas e uma análise da vida caipira no interior de São Paulo a partir da perspectiva da longa duração histórica.
No episódio de hoje de Gavetas da História discutimos uma das obras mais influentes da história das ciências sociais: o Manifesto do Partido Comunista. Entenda o caótico contexto histórico que levou a dupla Friedrich Engels e Karl Marx a escreverem essa suposta linha guia para melhor compreender as relações de poder e manipulação sob a influência das forças de trabalho, descubra quais são as repercussões históricas e influências sociais dessa obra até os dias de hoje, o que significa mais-valia e como o controle popular sob os meios de produção não condena a posse particular ou o desenvolvimento da indústria e tecnologia.
No episódio de hoje de Gavetas da História temos o enorme prazer de receber o professor Faustino Almeida, professor do Centro Universitário Barão de Mauá e da rede pública de Ribeirão Preto. Conversamos hoje sobre a obra Cidadania no Brasil: o longo caminho, do historiador José Murilo de Carvalho. Discutimos o conceito de cidadania e como a visão particular da cidadania no Brasil se difere de outras nações, analisamos junto à obra a evolução da política brasileira desde o período colonial, passando pelo Império, a Primeira e a Segunda República, o período da Ditadura Militar até a declaração da Lei da Anistia, tudo isso em uma tentativa de observamos como a real cidadania pode realmente vir a ser construída junto ao povo brasileiro.
No episódio de hoje de Gavetas da História batemos um papo sobre animes e mangás a partir de nossas visões não apenas como fãs, mas como historiadores e educadores. Falamos sobre como sem a reabertura dos portos japoneses ao ocidente em 1854 não existiriam animes, como a indústria da animação japonesa serviu como propaganda de guerra e como a Ditadura Militar pode ter atrasado a chegada dos animes e mangás no Brasil.
No episódio de hoje de Gavetas da História conversamos com o cosplayer Guilherme Azenari, também conhecido como Naruto do shopping. Batemos um papo sobre cultura, identidade e violência simbólica, mostrando como as ciências humanas estão extremamente presentes no entretenimento dos jovens e como o debate acadêmico deve ultrapassar os muros da universidade para gerar a reflexão em toda a sociedade.
No episódio de hoje de Gavetas da História conversamos com o Bruno Baptista, professor de História e pesquisador sobre as origens históricas das desigualdades sociais no município de Ribeirão Preto e suas reminiscências até a contemporaneidade. Conversamos sobre seu trabalho dentro e fora da sala de aula, o uso da tecnologia pelo professor e qual é o futuro para o qual a educação hoje caminha impulsionada pelo cenário global da pandemia.
No episódio de hoje de Gavetas da História Daniel Garcia, Leonardo Badin e Marcos Santos conversam sobre Persépolis, a obra máxima da quadrinista iraniana Marjane Satrapi e um dos grandes clássicos mundiais dos quadrinhos alternativos. Com sua trama centrada na Revolução Islâmica de 1979, essa obra autobiográfica nos ajuda a entender melhor um dos eventos mais importantes da consolidação do cenário político e social do final do século XX a partir de uma perspectiva bastante pessoal. Quadrinhos podem ser mais do que entretenimento? Quadrinhos podem ser fontes históricas? Nós realmente conhecemos a realidade do oriente? Essas e outras questões são discutidas no episódio de hoje.
No episódio de hoje de Gavetas da História temos a primeira edição do nosso quadro de entrevistas Dialogus, onde buscamos construir o conhecimento junto aos mais diversos profissionais que com seu trabalho constroem um mundo melhor.
Hoje conversamos com a Amanda dos Santos, assistente social e autora de uma pesquisa sobre refugiados a qual foi convidada a apresentar na França. Conversamos sobre seu trabalho com as parcelas mais carentes da região de Cajuru, sua pesquisa acadêmica e como a Assistência Social e a História dialogam bem mais do que pode parecer inicialmente.
Instagram: amanda_bastos
JUBILUT, L. L. O Direito Internacional dos Refugiados e sua Aplicação no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 1. Ed. São Paulo: Método, 2007.
JUBILUT, L. L. O Procedimento de Concessão de Refúgio no Brasil. Disponível em: <http://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/estrangeiros/o-procedimento-refugio-no-brasil.pdf>.
Este episódio de Gavetas da História é especial, tanto por ser mais curto como também por não seguir o nosso calendário de postagens quinzenais.
Abrimos espaço para o professor Felipe Souza falar dos problemas que o Arquivo Público Histórico de Ribeirão Preto vem passando, sobre o trabalho da Associação Amigos do Arquivo para preservar a memória de nossa região e como cada cidadão pode também contribuir para essa luta.
"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam" Platão
No segundo episódio de Gavetas da História o trio de historiadores Daniel Garcia, Leonardo Badin e Marcos Santos conversam sobre a obra O Queijo e os Vermes, o mais memorável trabalho do historiador italiano Carlo Ginzburg, um dos precursores do importante movimento historiográfico da micro-história que busca revelar novos fatos diante de antigas fontes históricas.
Como os documentos que relatam a investigação da Santa Inquisição sob um simples moleiro italiano acusado de pregar contra os dogmas da Igreja podem ser utilizados como fonte histórica para não apenas relatar fatos históricos sob uma perspectiva diferente, mas também para ilustrar a formação do pensamento do homem iluminista sob as luzes do Renascimento? Essa e outras questões são discutidas no episódio de hoje.
No primeiro episódio do Gavetas da História o nosso trio Daniel Garcia, Leonardo Badin e Marcos Antônio batem um papo sobre o que os levou a escolherem a faculdade de História. Seja como a segunda graduação, inspirado por antigos professores, em busca de conhecimento ou em a procura de sua identidade, são muitos os caminhos que nos levam a iniciar nossas jornadas em direção a um mesmo objetivo: a Historiografia.