Neste 10º episódio a Profª Alice K. Yagyu, diretora, dramaturga e pedagoga teatral, conversa sobre o Rakugo - a tradicional arte de contar histórias do Japão - em um bate-papo descontraído com a apresentadora Mayumi-sam. Também contamos com uma participação especial de RAMUNE, a única nipo-brasileira que atua profissionalmente nessa área no Japão.
Alice K. Yagyu nos apresenta nesta conversa uma breve história do Rakugo, e compartilha conosco como foi a sua experiência de ser aprendiz de um Rakugoka no Japão, desde os ensinamentos e as tradições entre os praticantes desta arte. Também reflete sobre a participação das mulheres no universo do Rakugo, que aos poucos, vêm conseguindo conquistar cada vez mais espaço.
Ainda neste episódio, contamos com uma demonstração feita especialmente para este episódio da história JUGEMU, por RAMUNE, para que os ouvintes possam ter um gostinho dessa arte.
Ouça este e os próximos episódios da série, no ar sempre na última sexta-feira de cada mês. Acompanhe as novidades no site e redes sociais da Fundação Japão.
CONVIDADAS DO PODCAST HAJIMARU
Alice K. Yagyu
Alice Kiyomi Yagyu (Alice K.) é diretora teatral, performer, dramaturga e pesquisadora cênica. Seu trabalho transita entre Brasil e Japão, investigando encontros entre culturas, modos de atuação e formas contemporâneas de dramaturgia. Docente da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisas que articulam tradução de teatro japonês contemporâneo com práticas de formação do ator. É coordenadora do Núcleo HANA – Pesquisa e Criação, no qual dirigiu e atuou em mais de trinta criações concebidas como laboratórios de dramaturgia construída a partir do ator e de processos coletivos. Publicou recentemente Iti ka bati ka, obra que aborda a finitude e o cuidado nas relações, ampliando investigações sobre ritual, corpo, presença e ética na cena contemporânea.
RAMUNE
Filha de nipo-brasileiros e nascida no Japão, RAMUNE é descendente de terceira geração (sansei). Formada pela Universidade de Artes de Musashino, iniciou sua trajetória no Rakugo em 2017, tornando-se discípula do mestre Rabuhei. Sua estreia oficial aconteceu em apenas seis meses, diante de 900 pessoas no Blossom Hall, em Ginza, com a performance “Soraidōfu“, baseada em situações cotidianas.
Hoje, RAMUNE apresenta-se nos principais teatros de Rakugo no Japão, os chamados yose, com um estilo próprio que mescla elementos da cultura japonesa com a visão singular de uma nipo-brasileira. Seu trabalho é marcado pelo “Makura”, introdução cômica das apresentações, na qual compartilha experiências pessoais com leveza e humor – como a época em que ainda não dominava o idioma japonês.
Hajimaru, o podcast da Fundação Japão
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Roteiro: Fundação Japão em São Paulo e Agência Contatto
Apresentação: Mayumi Sam
Trilha de abertura: Cintia Kiyo Kaito
Narração da vinheta: Eric Roberto Gama
Trilha de encerramento: Cintia Kiyo Kaito e Tsukasa Kaito
Gravação e edição: UC Filmes
Show more...