Alberto de Lacerda nos brinda com um português maravilhoso. O poeta consegue traduzir sentimentos atemporais, de forma clara, explícita e extremamente pessoal. Conheça um pedaço do mundo desse moçambicano no poema sem título, mas cheio de emoção. Respire e aproveite.
Como descrever Augusto dos Anjos? Conhecido pelas palavras difíceis, a poesia avassaladora e as palavras marcantes. Em diferentes versos, o poeta fala sobre a morte do pai, de forma escancaradamente dolorosa e lúcida. Se entregue ao lamento que caberia a muitos de nós, que perdemos pessoas amadas, pais, filhos, avós. Entregue-se às palavras primorosamente reunidas e partilhe da emoção do poeta.
Cecília Meireles é uma das poetas que certamente vai aparecer aqui de vez em quando. Seu texto maduro, conciso e robusto consegue nos fazer pensar, trazendo dilemas que praticamente todo ser humano vive alguma vez na vida. Escute e se deixe levar pela leveza de Cecília, maestrina atemporal das palavras. Pelos seus dedos, as letras formam música e ganham harmoniosas formas extremamente atuais. Deleite-se.
Você também tem a sensação de estar perdendo a liberdade? De que a justiça não é tão cega assim? Essa realidade quase Kafkiana, para alguns de nós tão atual, retratada pelo brasileiro Eduardo Alves da Costa, nos dá muito sobre o que refletir. Tome seu tempo e escute quantas vezes quiser esse extrato do poema no caminho com Maiakóvski. Reflita sem moderação.
Mais um português maravilhoso que leva a gente pro mar. Eugênio de Andrade fala de forma profunda sobre a vida, escolhas e propósitos como quem está estirado na areia observando gaivotas. Bote o fone e escute urgentemente!
A polonesa Wislawa Szymborska ganhou o mundo em traduções para os mais diferentes idiomas. No poema Tudo, ela coloca a gente pra pensar. Esse é um dos dons dessa menina-moça-senhora. Ela é capaz de trazer, com uma única palavra, tantos significados à tona, que precisamos parar, observar, reler. Se entregue à força dessa poeta de grande sofisticação intelectual e densidade filosófica, que usa linguagem extremamente clara e atrai cada dia mais leitores. Deleite-se!
Para Hilda, falar de sexo nunca foi problema. Considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX, a paulista nascida em 1930 chocou os mais puritanos abarcando temas polêmicos. Muito à frente do seu tempo, usando palavras fáceis, Hilda vai direto ao ponto e nos faz pensar. Feche os olhos e imagine essa moça escritora quebrando tabus desde os anos dourados. Aproveite :)
Machado de Assim também escrevia poesia. Crítico, não poderia deixar de falar sobre as relações entre vida e trabalho. Se deixe levar e reflita com esse poema, obra de um dos nossos escritores mais geniais. É só soltar o som.
A vida escorre entre nossos dedos e nos habituamos à perda e à ausência de pessoas queridas. O português José Luís Peixoto urde esses fatos em um poema de extrema sensibilidade. Escute quantas vezes quiser. Sente à mesa com ele e escute as palavras tecidas cuidadosamente, num lindo retrato de família.
Um exército de luto. Walt Whitman fala sobre a perda de um comandante e desvela a cortina que esconde a humanidade dos soldados - aquela que nos esforçamos para esquecer quando ouvimos números de guerra. O pai do verso livre traz um relato direto da frente de batalha. Escute com atenção e sinta em cada verso a dor dos pelotões, a dor de uma nação. Aperte o play.
O poema de hoje foi escrito pela portuguesa Matilde Campillo. A moça nos presenteia com uma grande reflexão sobre a guerra, o fascismo e suas inevitáveis cicatrizes, Com grande sensibilidade, a poeta mostra sua força na composição. Bote o fone. Escute mais de uma vez. Vale a pena.