All content for IGREJA DO NAZARENO CENTRAL EM CRICIÚMA is the property of IGREJA DO NAZARENO CENTRAL DE CRICIÚMA and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
*AKOLOUTHEIN - SEGUE-ME*
Aconteceu que, em casa de Levi, publicanos e pessoas de má fama, que eram numerosas e seguiam Jesus, estavam à mesa com Ele e seus discípulos. Mc 2.15
Akolouthein é o verbo grego comum que significa seguir. Possui diversos usos e associações e todos eles acrescentam alguma coisa ao seu significado para o seguidor de Cristo.
O texto de Marcos 2.15 descreve como pessoas de má fama seguiam a Jesus. Em outras palavras gente pecadora, seguia Jesus na ocasião. E este é um uso muito relevante desse termo.
Ora, havia na pessoa de Jesus algo que, segundo sabiam, satisfaria as suas necessidades; eles podiam evitar um legalista ou um religioso fariseu, mas seguiam a Jesus, porque sabiam que Ele conhecia e compreendia a situação deles.
Quando analisamos as razões pelas quais pessoas seguiram a Jesus encontramos:
Os que o seguiam pela atração do chamado e propósito além da própria salvação, como é o caso dos discípulos. As multidões porque desejavam as coisas que somente Ele podia dar. Os cegos a fim de recuperarem a visão, desejavam seu poder e milagres. Aqueles cegos que tiveram seus olhos abertos seguiam por gratidão por aquilo que Ele lhes fizera.
E aqueles pecadores e também os pecadores de todos os tempos seguiam e podem seguir a Jesus porque de alguma maneira percebem que somente Ele poderia capacita-los a colocarem suas vidas em ordem e começar de novo.
Entretanto, devemos notar que um homem pode *recusar-se* a seguir a Jesus. Vem e *segue-me* (Mt 19:21-22) é um apelo que pode ser rejeitado, como fez o jovem rico, porém, retirou-se triste. O resultado da recusa é sempre tristeza; o resultado de seguir, por mais árduo e assustador que seja o caminho, sempre é a alegria e paz com Deus e consigo mesmo.
Vem e segue-me na voz de Jesus é um convite de amor, perdão e recomeço.
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Central em Criciúma