ESTAMOS EM OBRAS
Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus .
Fp 1.6
O apóstolo Paulo ao mencionar a boa obra iniciada na vida daquelas pessoas em Filipos, certamente registrava parte de sua própria experiência, pois ele também foi profundamente trabalhado por Deus.
É possível que Paulo tenha lembrado que o início dessa grande obra ocorreu naquele dia, quando foi abruptamente interrompido no seu projetado destino de ódio. As portas da cidade de Damasco naquele momento em que trazia em mãos cartas das autoridades com permissões para prender e levar para Jerusalém os seguidores de Jesus, bem ali Deus começou nele, com a concordância dele, uma obra de transformação cuja conclusão se daria somente com a sua morte.
Por tudo que havia vivido o apóstolo Paulo podia muito bem dar testemunho sobre a fidelidade do Senhor para completar a boa obra e, o quanto da graça havia recebido para suportar e perseverar com firmeza desde aquele primeiro dia de obra. Com o decorrer do trabalhar de Deus ele podia afirmar verdades da sua transformação: "Aprendi o segredo de viver contente [...] Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.12-13) ou expressar com alegria já no final de seus dias: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2Tm 4.7).
Paulo estava feliz e realizado pois era a prova viva de que Deus sempre termina o que começa. Não há obras inacabadas e nem capítulos incompletos. O Senhor impediu Paulo de completar sua saga de ódio contra a igreja naquele dia. Entretanto, Paulo também disse sim ao Senhor permitindo e concordando com a boa obra, decisão que ele mesmo relembra quando faz sua defesa diante do rei Agripa dizendo: "E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. (At 26.14).
E você como tem respondido a boa obra de transformação que Deus deseja realizar na sua história?
Deus abençoe.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma
NOTIFICAÇÃO NA TELA 2 - DO CORAÇÃO
"[...] embora soubesses de tudo isso. Dn 5.22b
Seguindo nossa leitura de Daniel 5 deparamo-nos de fato com o julgamento de Belsazar. "Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas". Dn 5.26-28.
Interessante notarmos duas coisas: Primeiro o rei é devidamente informado da razão da condenação, segundo nenhum momento Daniel menciona a atitude externa do rei de profanação dos utensílios da casa de Deus como acusação.
Mas relembra a condição do rei pai, Nabucodonosor: cujo coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho Dn 5.20; chama a atenção de Belzasar que mesmo sabendo a história " não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Dn 5.22.
Definitivamente atos e palavras só expressam àquilo que está no coração. Podemos até disfarçar ou negar algo aparente mas o Senhor vê o coração. 1 Sm 16:7
A perdição de Belzasar passou obviamente por sua atitude desrespeitosa, contudo,sua condenação encontrou muito mais peso e motivos pelo estado do seu orgulhoso coração. Foi o orgulho que o cegou a ponto de sequer perceber a própria experiência de seu pai.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Mt 11.29
Você tem aprendido as lições ou ainda seguirá tropeçando nas pedras do coração? Aprendamos a lição.
Deus abençoe
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma
NOTIFICAÇÃO NA TELA
Somos a geração super acostumada com essa expressão "notificação na tela". Uma mensagem pelo ZAP ou um aviso (@) de que fomos marcados em alguma publicação é uma forma de atrair ou avisar-nos que há algo requerendo a nossa atenção.
Um rei chamado Belsazar citado em Daniel 5 nos tempos bíblicos, possivelmente tenha sido o primeiro homem da história a receber uma notificação na tela.
Isso aconteceu em um banquete dado por ele aos seus grandes (DN 5.1). Na ocasião Belsazar bebia e apreciava um bom vinho, quando mandou trazer para festa os utensílios de ouro e de prata que seu pai Nabucodonosor, sequestrara tempos antes do templo, chamado a Casa de Deus que estava em Jerusalém (Dn 5.2).
Belsazar, seus grandes, suas mulheres e concubinas passaram a beber seu vinho nestes utensílios de ouro, que foram tirados da Casa de Deus, também davam seus louvores a falsos deuses como relata (Dn 5.3-4).
É nesse instante que chega diretamente do alto uma "Notificação na Tela" leia-se, na parede do palácio real (Dn 5.5) o rei viu dedos escrevendo na caiadura na parede.
Esta é a frase que foi escrita: Mene, Mene, Tequel e Parsim. (Dn 5.25)
Nenhum sábio da Babilônia conseguiu traduzir o que fôra escrito, somente Daniel servo do Senhor (Dn 5.17). Daniel se diferenciava dos outros sábios, dele se diz que possuía o Espírito de Deus (v 11) e nele se achava luz (v 11) e isso lhe conferia espírito excelente, conhecimento e inteligência, habilitava a declaração de enigmas e solução de casos difíceis ( v 12).
A interpretação dada por Daniel àquela notificação está nos versos 26-28 e foi a seguinte:
MENE: Deus contou os dias do teu reino e pôs fim nele.
TEQUEL: Foste pesado na balança e foste achado em falta.
PERES: O teu reino está dividido e entregue aos medos e persas.
Belsazar não tinha nenhum compromisso com a FÉ de Daniel mas, compreendeu e concordou que estava correta a interpretação (Dn 5.29). Ora se com um incrédulo o Senhor notifica, imagine os seus filhos amados. Muitas vezes também somos "notificados" seja por palavra, por texto ou circunstâncias e como Belsazar não compreendemos. Receber bom conselho de pessoas tementes a Deus pode ser um diferencial importante para alinhar nossa jornada e livrar-nos de chegar à perdição de Belsazar.
Porventura não estaria o Senhor também chamando a sua atenção para algo? Será que você já foi notificado de alguma forma e não pôde compreender?
Um bom conselho bíblico na hora e no tempo certo pode fazer muita diferença na resolução de nossas causas.
Deus abençoe.
Nos acompanhe, logo publicaremos uma continuação para NOTIFICAÇÃO NA TELA
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma
UMA LIÇÃO EM JERICÓ
"Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ ". 2Rs 2.21b
Em tempos de relativismo e materialismo cresce a incredulidade.
A conquista da cidade de Jericó é um dos relatos bíblicos que nos chama atenção para a realidade espiritual. No cerco da cidade nos é dito como o Anjo do Senhor apareceu e deu instruções para conquistar a cidade. Jericó caiu diante de Israel sem que este atirasse uma única lança sobre ela.
Depois de dominada a cidade a bíblia relata que Josué disse: "Maldito seja diante do Senhor o homem que reconstruir esta cidade de Jericó: "Ao preço de seu filho mais velho lançará os alicerces da cidade; ao preço de seu filho mais novo porá suas portas! " Js 6.26.
Anos depois um homem chamado Hiel, um betelita resolveu reedificar Jericó. Em 1Rs 16.34 diz que como Josué havia proferido assim foi. Hiel lançou os alicerces à custa do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as suas portas à custa do seu filho mais novo, Segube.
"Pago" o custo, Jericó foi reedificada, contudo, suas águas e terras que antes eram boas, ficaram amargas e estéreis. Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: "Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva". 2Rs 2.19
Nessa ocasião sob o comando do profeta Eliseu que se realiza a restauração daquelas águas e terras. "Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ ". 2Rs 2.21.
Nem tudo que enfrentamos é de origem espiritual, entretanto, toda vez que é desprezada a instrução das escrituras ficamos sujeitos aos efeitos da desobediência. O mundo, a carne e o diabo são os três declarados inimigos do crente. Manter olhos e entendimento atentos nos livra de armadilhas e assegura vitória completa e duradoura. Logo, um exercício exigido de todos nós é que estejamos atentos a nossa realidade espiritual. Parafraseando o Apóstolo Paulo em 2Co 2.11, lembre-se, que não obtenha Satanás vantagem sobre nós e que nós mesmos não ignoremos suas destrutivas intenções.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma
O SENHOR QUE FORTALECE
[...] Mas Davi se fortaleceu no Senhor, o seu Deus.1Sm 30.6b
O capítulo 30 do primeiro livro de Samuel registra um momento terrível na vida de Davi. Davi ainda não havia assumido o trono. Ao retornar de uma batalha Davi e seus homens encontraram sua cidade, Ziclague completamente queimada e suas mulheres e crianças sequestradas pelos amalequitas.
Houve um profundo desespero e violenta tristeza que aqueles homens choraram até perderem as forças. (v 4)
Além de todo o desgaste da situação imediata Davi teve que encarar ocorrências colaterais como a raiva e a ameaça dos seus soldados que cogitaram a possibilidade de até mesmo apedreja-lo (v 6).
Em um momento de completa angústia, frustração, derrota e ameaça é que o texto menciona que Davi se fortaleceu no Senhor.
Davi buscou uma palavra (v 8) uma direção sobre o que fazer diante de tamanho desespero. Um momento de enorme fraqueza Davi colocou sua fé e confiança em Deus.
Isso não apenas garantiu sua vida livrando-o de ser morto mas recebeu forças extraordinária para restaurar-lhe completamente de uma situação que quase o destruiu.
Certamente de situações como essa é que Davi aprendeu a chamar o Senhor de rocha, refúgio e meu pastor.
Ele não mudou, ore, confie e deixe o Senhor renovar seu ânimo.
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma
ALIMENTE-SE PARA VIVER
O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, eles gritaram: "Homem de Deus, há morte na panela! " E não puderam mais tomá-lo. 2Rs 4.40
Fazemos parte de uma geração que tem avançado muito nas tecnologias. Modificações transgênicas, estender o tempo da vida útil de um alimento são atividades comuns hoje. Por outro lado muitos alimentos após esses processos tem causado reações para muitas pessoas que antes nada sentiam ao consumir, teoricamente o mesmo alimento.
"Há morte na panela" foi o grito de alerta daqueles homens ao identificarem que haviam preparado um alimento ruim para consumo.
Logo que provaram tiveram a preocupação de alertar os demais sobre o veneno que estavam prestes a consumir.
Na passagem de 1 Coríntios 10:21 o apóstolo Paulo alerta sobre o tipo de mesa que não é bom participar, ele escreve: [...] Vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ora, naturalmente concluímos que a mesa do Senhor é a que possui aquele alimento espiritual de primeira, livre de químicos e pragas. Que não está vencido e conserva todas as suas propriedades suprindo as necessidades daqueles que se assentam e alimentam-se do que nela é oferecido.
Já a mesa dos demônios, seria aquela pela qual GRITARÍAMOS "há morte na panela".
Considerando o caráter enganador e homicida do diabo, como diz Jesus (Jo 8.44) possivelmente seria uma mesa colorida, bem apresentada, com aparência de saudável, inicialmente saborosa ao paladar e atrativa ao olfato e aos olhos, contudo, carregada de morte ao seu final.
O alimento do céu tem sido reduzido? Tem sido relativizado? Tem sido preparado com qualquer coisa e combinado com receitas lindas porém danosas?
Eis aí o alerta: você tem usado sua capacidade seletiva em relação aquilo que você se alimenta? O que contém a panela e a mesa na qual você se assenta e serve-se ou é servido?
Naquela, havia morte e precisou da intervenção de Deus para recuperar suas propriedades.
Cuidado, nem tudo que tem sido servido as muitas mesas é sadio e saudável.
Deus abençoe.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno de Criciuma
DE TODA PALAVRA
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus.(Lc 4.4)
Na experiência de Jesus no deserto Ele lembra e cita o texto da palavra de Deus registrada em Deuteronômio 8.2-3 Lembrem como o nosso Deus guiou vocês pelo deserto esses quarenta anos. [...]3 Ele os deixou passar fome e depois lhes deu para comer o maná, uma comida que nem vocês nem os seus antepassados conheciam Deus fez isso para que soubessem que o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que o Senhor Deus diz.
Bem diante de Satanás o Senhor Jesus afirma que não vivemos apenas de pão, mas cada palavra que procede da boca de Deus.
Jesus diz que de alguma forma sobrenatural, como foi com o Maná no deserto ( Dt 8.3) a sua voz, a sua palavra é doadora e sustentadora da vida.
Se serviu e fortaleceu ao Senhor Jesus dando-lhe forças e entendimento para vencer as astúcias do inimigo, também dará a nós.
Somente no conjunto do Salmo 119 encontramos vários versículos relatando o relacionamento do salmista com o Senhor e a sua confiança e esperança a partir da palavra da boca de Deus.
Ele diz:
Salmos 119:11 Guardo a tua palavra no meu coração
Salmos 119:89 Ó Senhor Deus, a tua palavra
dura para sempre;
ela é firme como o céu.
Salmos 119:103 Como são doces as tuas palavras!
São mais doces do que o mel.
Salmos 119:105 A tua palavra é lâmpada para guiar
os meus passos,
é luz que ilumina o meu caminho.
Quando não nos alimentamos adequadamente sofremos a perda de elementos necessários à nossa existência e a saúde do nosso corpo. Quando não nos alimentamos da palavra do Senhor nossos corações e espíritos morrem de fome.
Assim como reservamos um tempo para o cuidado com nossa alimentação física, devemos buscar nos organizar para alimentar nosso coração e espírito com a palavra que sai da boca de Deus.
Não viver apenas de pão foi uma verdade na vida do povo no deserto e na vida de Jesus e, é garantido que também o é para as nossas vidas hoje.
Nem só de pão, mas da tua palavra ó Senhor.
Deus abençoe
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno de Criciuma
PAI PERFEITO
Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste [...] Lc 11.13
Nos dois versos anteriores (11-12) o Senhor Jesus pergunta aos seus ouvintes "qual dentre eles, se o filho pedisse um peixe ou um ovo, no lugar daria uma cobra ou escorpião?".
Parafraseando o Senhor, a pergunta pode ser: qual dentre vocês daria ao filho um presente que lhe causasse mau?
Mesmo sendo maus nos esforçamos por dar aos nossos filhos coisas boas, bons presentes e, especialmente que não lhes tragam danos e prejuízos.
Na ilíade de Homero conta-se sobre a guerra de Tróia e, quando os gregos foram "presenteados" com um grande cavalo em estrutura de madeira que foi capaz de carregar para dentro das muralhas alguns soldados do inimigo.
Daí dizer-se presente de grego quando o presente recebido causa mau ao presenteado. Ele parece bom mas no fundo é mau e destrutivo.
Quando Jesus diz "quanto mais o Pai celeste" está se referindo Aquele que não mente e nem pode mentir, está se referindo Aquele que é o Pai perfeito que tudo que dá aos seus filhos é perfeito e bom como é a sua própria natureza.
Tiago ao escrever sua carta cita: Mas tudo quanto é bom e perfeito vem de Deus, o Criador de toda luz, e que resplandece para sempre, sem mudança nem sombra.Tg 1.17
Nunca precisaremos desconfiar de um presente de Deus.
Mas não devemos descuidar em afinar nossos ouvidos e sentidos espirituais com toda atenção e discernimento, para que não sejamos enganados nos caminhos do nosso próprio coração.
Muitas pessoas agem sem esses cuidados e posteriormente até inconscientemente acabam acusando Deus de lhes ter dado o mau, quando na verdade sofrem as consequências de suas escolhas e desejos.
Contudo, a afirmação de Jesus é definitiva: o Pai celeste só nos dá bons presentes! Podemos confiar que de suas mãos somente recebemos o bem.
Deus abençoe você no desfrutar das dádivas perfeitas do perfeito pai celeste.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma
A RIQUEZA DE CONHECÊ-LO
Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam. SL 9.10
Um dos textos bastante lembrados da história de Jó é a parte onde ele afirma: Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. (42.5)
Podemos obter sim um certo nível de conhecimento sobre alguém apenas de ouvir ou de receber alguma informação a respeito, contudo, o salmista diz "os que conhecem o teu nome confiam em ti".
Conhecer o nome de Deus significa conhecê-lo de maneira pessoal, particular. Conhecê-lo é conhecer sua natureza, atributos e caráter.
O salmista alerta que esse conhecimento pessoal firma a fé e dá garantias pois o "senhor nunca abandona os que o buscam".
Hebreus 11:6 nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Não se trata de uma fé cega, absolutamente não. O convite e o ensino é para buscar e conhecer. Certa passagem nos diz: "meu povo perece por não me conhecer" (OS 4.6).
Ele se apresenta, se deixa encontrar por quem o busca e se torna para estes guarda e galardoador.
É, pois, um privilégio conhecer a Deus. Saber que é seguro. Que nele não há erro. Há muitos que usam o nome de Deus, mas em muitos momentos e atitudes deixam claro como não o conhecem.
Você não está só, siga firme na busca por conhecer a Deus. O conhecimento que precisamos adquirir não vem apenas de informações coletadas, precisa vir da intimidade, do relacionamento firme e saudável com Ele.
"Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam"
Deus abençoe.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma
CONSTRUINDO CONFIANÇA
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você". 1Sm 17:37
É muito comum quando lemos ou ouvimos as histórias bíblicas, pensarmos que seus personagens são uma espécie de heróis super poderosos.
É difícil para nós pensarmos sobre suas fragilidades. Raramente lembramos que Pedro teve medo e por isso negou o Senhor. Que Davi fugiu por anos da perseguição de Saul. Não pensamos que o grande profeta Elias correu a esconder-se diante da ameaça de Jezabel logo depois de derrotar os profetas de Baal e Aserá no monte Carmelo.
E é dele mesmo que nos diz Tiago: "Elias era humano como nós.[...] Tg 5.17
O jovem e pequeno Davi convenceu Saul de que daria conta do gigante Golias. Não por que poderia usar a armadura e as armas de Saul, mas sim, porque havia sido submetido a experiências de superação. Vencera um leão em certa ocasião e um urso em uma outra.
No coração de Davi àquelas experiências foram de livramento proporcionados pelo Senhor e não apenas lhe garantiram a vitória e a vida, mas lhe ensinaram que podia confiar mais na força e nos cuidados de Deus.
Por isso, antes de partir para o enfrentamento direto, Davi pôde dizer: "O Senhor que me livrou, ainda agora me livrará".
Não era mais um leão, não era mais um urso e nem eram ovelhas que estavam em risco. Mas o Senhor que esteve comigo é o mesmo e continuará.
Você já refletiu nos livramentos, intervenções e acontecimentos que o Senhor já te deu?
A confiança de Davi no Senhor que o levou a vencer o gigante Golias e lançou definitivamente seu nome na história de Israel foi construída em experiências menores e diárias.
Olhe para sua própria história, para os testemunhos e apegue-se com confiança ao Senhor, pois essa confiança é construída dia a dia.
Uma semana abençoada.
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma
TEMPOS E FASES
[...] Deus te entregou hoje, nas mãos o teu inimigo; [...] Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor e fique inocente? 1Sm 26.8-9
Na ocasião Davi estava diante da oportunidade de eliminar Saul que era o rei e o perseguia.
Embora Davi já tivesse sido ungido pelo Senhor através de Samuel como novo rei de Israel, recusou-se a apressar o processo saltando etapas.
Assim como Abisai disse a Davi: "veja é a oportunidade o Senhor que fez", muitas vezes também ouvimos algo semelhante. Por vezes essas vozes são tentações que nos fazem saltar fases importantes no nosso processo de preparação e tempo certo.
O Senhor nos ensina:
[...] existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu. Ec 3.1
Fato é que Davi se recusou a agir por si só, preferindo reconhecer que antes de tudo, lidava com um processo "divino" e necessário. Por isso disse: Tão certo como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. 1Sm 26.10
Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28). Tempos, fases e processos fazem parte da vida daqueles que tem propósito. Não é nada incomum pessoas confundidas com tempos e fases. Estar fora do tempo ou pular fases pode trazer muitos danos. Compreende-los e respeita-los nos prepara, nos torna instrumentos mais aptos no cumprimento do chamado divino.
Não ignore os tempos, não modifique a ordem das fases, em tudo, o Senhor, sabe exatamente o que cada um precisa.
Deus abençoe seu dia.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma
AUMENTA A NOSSA FÉ
Diante disso, pediram os apóstolos ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” Lc 17:5
Como é singular esse pedido dos apóstolos ao Senhor Jesus. Muitas vezes nem percebemos o contexto dessa fala, porque nos focamos na sequência do texto: "se tiverdes fé como um grão de mostarda...".(v 6).
Mas o pedido aumenta nossa fé é a conclusão dos discípulos sobre a ordem de JESUS em relação a prática do perdão. Disse Ele: "Se sete vezes ao dia teu irmão pecar contra ti e cada uma dessas pedir perdão, perdoa-lhe."
Aqueles homens que conviviam com JESUS na verdade ficaram atônitos. Julgaram que a ordem estava acima das suas condições e, que conseguiriam fazê-lo apenas com a ajuda do Senhor e pela fé.
Normalmente lidamos melhor com o tema FÉ diante de assuntos que estão no nosso exterior e se apresentam com aquela necessidade de um milagre.
O pedido dos apóstolos é um ensinamento muito útil para nós. Quantas vezes tentamos mudar algo em nossas vidas e ficamos nos debatendo com nossos limites e nossa própria falta de forças? Os apóstolos aprenderam e nos ensinam que a FÉ é melhor que a força do nosso braço.
Pela FÉ grandes montanhas podem ser removidas. No pedido daqueles homens se fez representar toda a humanidade. Reconheceram que o perdoar não é uma tarefa fácil. Contudo, resolvidos em obediência pediram: Senhor socorre a nossa FÉ diante dessa grande barreira.
Perdoar é tão difícil quanto é libertador. Não é só um exercício psicológico é sim, uma decisão de exercer a FÉ.
Deus abençoe e aumente nossa FÉ.
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma
COM VOZ HUMANA
A maioria conhece a história bíblica da jumenta (mula) que falou. Nm 22 dá todos os detalhes.
Interessante como o animal por duas vezes tentou desviar-se do anjo no caminho e uma terceira deitou-se, mesmo estando o homem montado.
A bíblia diz que a cada gesto desses Balaão, o dono do animal, espancou-a até que por fim, como disse Pedro: "uma jumenta, que não fala, o repreendeu com voz humana." 2Pe 2.16
Balaão é o tipo que precisou ser repreendido e só ouviu no extremo da situação.
A repreensão não é algo que sempre recebemos com um sorriso de alegria. Contudo, uma das ações mais importantes para nossa história é permitir-se a repreensão.
No projeto divino muitas pessoas foram designadas para fazerem, não só isso, mas isso também em nossas vidas.
Primeiro nossos pais, depois toda e qualquer relação de autoridade, um professor, um líder de equipe, setor em nossa perspectiva profissional e, também nossos líderes espirituais.
Hebreus 13:17 nos diz: Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros.
A instrução, o conselho ou a repreensão vinda dos nossos líderes espirituais devem sempre reproduzir o modelo e o ensino bíblico. A base é a escritura pois é inspirada por Deus, útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. 2Tm 3.16
Hoje, não devemos temer a repreensão vinda das escrituras e nem alimentarmos rebeldia ou melindres em nosso coração. Devemos compreender como no seu amor, graça e misericórdia Deus designou pessoas para fazer isso.
Tenha um excelente dia.
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma