
ESTAMOS EM OBRAS
Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus .
Fp 1.6
O apóstolo Paulo ao mencionar a boa obra iniciada na vida daquelas pessoas em Filipos, certamente registrava parte de sua própria experiência, pois ele também foi profundamente trabalhado por Deus.
É possível que Paulo tenha lembrado que o início dessa grande obra ocorreu naquele dia, quando foi abruptamente interrompido no seu projetado destino de ódio. As portas da cidade de Damasco naquele momento em que trazia em mãos cartas das autoridades com permissões para prender e levar para Jerusalém os seguidores de Jesus, bem ali Deus começou nele, com a concordância dele, uma obra de transformação cuja conclusão se daria somente com a sua morte.
Por tudo que havia vivido o apóstolo Paulo podia muito bem dar testemunho sobre a fidelidade do Senhor para completar a boa obra e, o quanto da graça havia recebido para suportar e perseverar com firmeza desde aquele primeiro dia de obra. Com o decorrer do trabalhar de Deus ele podia afirmar verdades da sua transformação: "Aprendi o segredo de viver contente [...] Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.12-13) ou expressar com alegria já no final de seus dias: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2Tm 4.7).
Paulo estava feliz e realizado pois era a prova viva de que Deus sempre termina o que começa. Não há obras inacabadas e nem capítulos incompletos. O Senhor impediu Paulo de completar sua saga de ódio contra a igreja naquele dia. Entretanto, Paulo também disse sim ao Senhor permitindo e concordando com a boa obra, decisão que ele mesmo relembra quando faz sua defesa diante do rei Agripa dizendo: "E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. (At 26.14).
E você como tem respondido a boa obra de transformação que Deus deseja realizar na sua história?
Deus abençoe.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma