
TEMPOS E FASES
[...] Deus te entregou hoje, nas mãos o teu inimigo; [...] Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor e fique inocente? 1Sm 26.8-9
Na ocasião Davi estava diante da oportunidade de eliminar Saul que era o rei e o perseguia.
Embora Davi já tivesse sido ungido pelo Senhor através de Samuel como novo rei de Israel, recusou-se a apressar o processo saltando etapas.
Assim como Abisai disse a Davi: "veja é a oportunidade o Senhor que fez", muitas vezes também ouvimos algo semelhante. Por vezes essas vozes são tentações que nos fazem saltar fases importantes no nosso processo de preparação e tempo certo.
O Senhor nos ensina:
[...] existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu. Ec 3.1
Fato é que Davi se recusou a agir por si só, preferindo reconhecer que antes de tudo, lidava com um processo "divino" e necessário. Por isso disse: Tão certo como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. 1Sm 26.10
Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28). Tempos, fases e processos fazem parte da vida daqueles que tem propósito. Não é nada incomum pessoas confundidas com tempos e fases. Estar fora do tempo ou pular fases pode trazer muitos danos. Compreende-los e respeita-los nos prepara, nos torna instrumentos mais aptos no cumprimento do chamado divino.
Não ignore os tempos, não modifique a ordem das fases, em tudo, o Senhor, sabe exatamente o que cada um precisa.
Deus abençoe seu dia.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno Criciuma