
NOTIFICAÇÃO NA TELA 2 - DO CORAÇÃO
"[...] embora soubesses de tudo isso. Dn 5.22b
Seguindo nossa leitura de Daniel 5 deparamo-nos de fato com o julgamento de Belsazar. "Mene: Deus contou os dias do teu reinado e determinou o seu fim. Tequel: Foste pesado na balança e achado em falta. Peres: Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas". Dn 5.26-28.
Interessante notarmos duas coisas: Primeiro o rei é devidamente informado da razão da condenação, segundo nenhum momento Daniel menciona a atitude externa do rei de profanação dos utensílios da casa de Deus como acusação.
Mas relembra a condição do rei pai, Nabucodonosor: cujo coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho Dn 5.20; chama a atenção de Belzasar que mesmo sabendo a história " não te humilhaste, embora soubesses de tudo isso. Dn 5.22.
Definitivamente atos e palavras só expressam àquilo que está no coração. Podemos até disfarçar ou negar algo aparente mas o Senhor vê o coração. 1 Sm 16:7
A perdição de Belzasar passou obviamente por sua atitude desrespeitosa, contudo,sua condenação encontrou muito mais peso e motivos pelo estado do seu orgulhoso coração. Foi o orgulho que o cegou a ponto de sequer perceber a própria experiência de seu pai.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Mt 11.29
Você tem aprendido as lições ou ainda seguirá tropeçando nas pedras do coração? Aprendamos a lição.
Deus abençoe
Pr Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma