
PAI PERFEITO
Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste [...] Lc 11.13
Nos dois versos anteriores (11-12) o Senhor Jesus pergunta aos seus ouvintes "qual dentre eles, se o filho pedisse um peixe ou um ovo, no lugar daria uma cobra ou escorpião?".
Parafraseando o Senhor, a pergunta pode ser: qual dentre vocês daria ao filho um presente que lhe causasse mau?
Mesmo sendo maus nos esforçamos por dar aos nossos filhos coisas boas, bons presentes e, especialmente que não lhes tragam danos e prejuízos.
Na ilíade de Homero conta-se sobre a guerra de Tróia e, quando os gregos foram "presenteados" com um grande cavalo em estrutura de madeira que foi capaz de carregar para dentro das muralhas alguns soldados do inimigo.
Daí dizer-se presente de grego quando o presente recebido causa mau ao presenteado. Ele parece bom mas no fundo é mau e destrutivo.
Quando Jesus diz "quanto mais o Pai celeste" está se referindo Aquele que não mente e nem pode mentir, está se referindo Aquele que é o Pai perfeito que tudo que dá aos seus filhos é perfeito e bom como é a sua própria natureza.
Tiago ao escrever sua carta cita: Mas tudo quanto é bom e perfeito vem de Deus, o Criador de toda luz, e que resplandece para sempre, sem mudança nem sombra.Tg 1.17
Nunca precisaremos desconfiar de um presente de Deus.
Mas não devemos descuidar em afinar nossos ouvidos e sentidos espirituais com toda atenção e discernimento, para que não sejamos enganados nos caminhos do nosso próprio coração.
Muitas pessoas agem sem esses cuidados e posteriormente até inconscientemente acabam acusando Deus de lhes ter dado o mau, quando na verdade sofrem as consequências de suas escolhas e desejos.
Contudo, a afirmação de Jesus é definitiva: o Pai celeste só nos dá bons presentes! Podemos confiar que de suas mãos somente recebemos o bem.
Deus abençoe você no desfrutar das dádivas perfeitas do perfeito pai celeste.
Pr. Fabrício Porto
Igreja do Nazareno em Criciúma