No novo episódio do Invite, o programa oficial do MKTEsportivo, recebemos Eduardo Musa, ex-presidente da CBSk e ex-gestor da carreira de Neymar Jr, e Ilsinho, ex-jogador com passagens por Seleção Brasileira, Palmeiras, São Paulo, Shakhtar Donetsk e Philadelphia Union.
Em uma conversa direta e detalhada, eles analisam aspectos que raramente recebem atenção no debate público: a formação do atleta, a realidade financeira, o choque cultural, a saúde mental, as decisões de carreira e o crescente papel do atleta como marca.
Ao discutir temas que vão da construção de reputação ao pós-carreira, incluindo a necessidade de compreender finanças, imagem e planejamento, Musa e Ilsinho expõem bastidores que influenciam tanto o desempenho em campo quanto a condução profissional fora dele.
O Invite recebeu Sergio Perrella, Vice-presidente de Licenciamento e Varejo da NBA na América Latina, e Fê Medeiros para um profundo papo sobre a estratégia de expansão da liga.
Falamos sobre como o país se tornou um mercado influente nas decisões globais da NBA, refletindo no licenciamento de produtos, no desenvolvimento de coleções e nos itens mais vendidos, envolvendo equipes e atletas mais populares.
Discutimos também o impacto do layout das lojas oficiais da NBA, pensados para oferecer experiências de consumo diferenciadas, e como parcerias e patrocínios locais potencializam a presença da marca, reforçando o relacionamento com fãs e consumidores.
Eventos como o NBA House e espaços como o NBA Park em Gramado mostram como experiências físicas estratégicas aumentam o engajamento e fortalecem a percepção da liga.
Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso site https://www.mktesportivo.com
O patrocínio esportivo no Brasil está mudando e este episódio do Invite mostra como.
Recebemos dois dos principais nomes do marketing esportivo nacional: Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, e Ivan Martinho, presidente da World Surf League (WSL) na América Latina.
Em uma conversa profunda e estratégica, discutimos os bastidores das negociações de patrocínio, os desafios de profissionalização do setor e as novas exigências das marcas em um mercado cada vez mais orientado por performance, conteúdo e propósito.
Entre os destaques do bate-papo, estão a transformação do patrocínio em uma ferramenta de negócios, os erros ainda comuns nas propostas apresentadas por clubes e atletas, os efeitos da regulamentação das casas de apostas, a importância da gestão de imagem profissional para atletas e a força do conteúdo como ativo estratégico. Também abordamos o modelo de negócios da WSL, que atrai marcas não-endêmicas ao conectar o surfe com temas como sustentabilidade, lifestyle e cultura, além do impacto econômico gerado por eventos como o Vivo Rio Pro.
O episódio ainda traz reflexões sobre como equilibrar performance, propósito e entrega real para o patrocinador, e por que isso é determinante para construir parcerias duradouras.
O Invite, programa oficial do MKTEsportivo, recebeu Maria Izabel Toro, head de Novos Negócios e Filantropia do UNICEF, e Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, parceira da organização, que compartilharam suas visões sobre o poder transformador do esporte e o papel de todos, entre organizações, atletas, influenciadores e sociedade civil, na construção de um futuro mais justo para a infância no país.O bate-papo teve como ponto de partida o “Jogando Juntos”, que acontece no dia 12 de outubro no Pacaembu, em São Paulo.Os ingressos estão sendo vendidos neste link: https://mkte.link/5w7w3hO evento histórico marca os 75 anos da organização no Brasil com um encontro entre lendas do esporte e influenciadores digitais, unidos por um propósito comum: garantir que nenhuma criança cresça sem brincar, aprender ou sonhar com um futuro melhor.A transmissão será feita pela TV Bandeirantes, BandSports, e pelos canais do YouTube do Podpah e Desimpedidos, alcançando um público amplo e diversificado para reforçar a conscientização sobre a infância no Brasil.
📝 Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso site https://www.mktesportivo.com🌐 Siga o MKTEsportivo nas outras redeshttps://twitter.com/mkt_esportivohttps://instagram.com/mktesportivohttps://facebook.com/mktesportivoSomos, desde 2009, a principal fonte de informação para a indústria do esporte e a maior mídia do segmento da América Latina.Estamos sempre à frente das tendências e novidades do mundo esportivo, trazendo informações de qualidade e insights valiosos para a indústria esportiva.
O Invite recebeu Rafael Plastina, fundador da Sport Track, para uma conversa sobre como inteligência de mercado pode (e deve) orientar decisões mais estratégicas em patrocínio, consumo e comportamento.
Discutimos o cenário atual das modalidades, o papel do esporte como plataforma de conexão com o público e, principalmente, como identificar oportunidades mais assertivas, com base em dados concretos, comportamento de consumo e projeção de valor real para marcas.
Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso site https://www.mktesportivo.com
Somos, desde 2009, a principal fonte de informação para a indústria do esporte e a maior mídia do segmento da América Latina.Estamos sempre à frente das tendências e novidades do mundo esportivo, trazendo informações de qualidade e insights valiosos para a indústria esportiva.
O Magnus Futsal se tornou um dos maiores cases de sucesso do esporte brasileiro na última década. Muito além dos títulos e da excelência técnica dentro de quadra, o clube virou uma referência em gestão esportiva, construção de marca e conexão com o público.
O Invite desta semana recebeu dois pilares fundamentais desta história: Rodrigo Capita, ídolo do Magnus Futsal e um dos maiores nomes da história da modalidade, e Fellipe Drommond, presidente da equipe.
A conversa abordou os pilares que sustentam essa trajetória: a profissionalização da operação, o posicionamento estratégico junto a patrocinadores, a criação de valor de marca, e o engajamento direto com o público, especialmente com as novas gerações. Também debatemos os desafios estruturais do futsal brasileiro, como a fragmentação institucional entre CBFS, CBF e Liga Nacional, a falta de sustentabilidade financeira em competições fora dos grandes centros e a ausência de uma governança unificada que permita o crescimento coordenado da modalidade.
O consumo de esporte nunca esteve tão conectado ao digital e por trás dessa transformação estão novos formatos, narrativas e modelos de engajamento que mudaram a forma como o público se relaciona com clubes, atletas e marcas.
O conteúdo não é mais só um complemento, ele se tornou parte essencial da experiência.
Na nova entrevista do Invite, o programa oficial do MKTEsportivo, conversamos com duas profissionais que vivem essa evolução de perto: Luciana Galastri, Líder de Parcerias do TikTok Brasil, e Juliana Manzato, uma das sócias da W Content, agência de negócios e conteúdo focada em atletas e jornalistas mulheres, e influenciadoras.
O papo abordou temas fundamentais para entender o momento atual da indústria esportiva, como a mudança no comportamento da audiência, as novas formas de conexão das gerações mais jovens com o esporte, o crescimento e o potencial do esporte feminino, cases de marcas que têm usado o TikTok de forma inovadora, bem como seu protagonismo entre todas as plataformas, e o papel do entretenimento como ferramenta-chave para manter o fã engajado.
O Invite, programa oficial do MKT Esportivo, teve a honra de receber Mariane Morelli, CEO do Grupo Supley, e Eduardo Corrêa, ídolo do fisiculturismo, considerado o bodybuilder brasileiro de maior prestígio internacional, para uma conversa sobre saúde, performance e o papel estratégico do mercado de suplementação no Brasil.
Falamos sobre saúde, gestão de alto nível, branding, conteúdo com viés de educação, propósito de marca e como Max Titanium, Probiótica e Dr. Peanut estão transformando o setor com investimentos em tecnologia, portfólio diversificado e apoio a atletas de diferentes modalidades.
Mariane compartilhou sua experiência à frente do grupo que se consolidou como líder nacional, revelando estratégias para crescer de forma sustentável, atender nichos específicos e ampliar o acesso a produtos de qualidade. Eduardo trouxe sua visão sobre como uma indústria sólida pode potencializar resultados e inspirar novas gerações a buscar um estilo de vida mais saudável.
No Invite, programa oficial do MKTEsportivo, conversamos com Felipe Joseph, coordenador de relações esportivas da Penalty, sobre os planos ambiciosos da marca para o mercado brasileiro.
Abordamos os investimentos da Penalty no NBB, a parceria com o Magnus Futsal e as ações com influenciadores para fortalecer a presença da marca.Neste episódio, você vai descobrir como a Penalty trabalha sua identidade genuinamente brasileira, sua indissociável relação com o futsal, o investindo também na base do basquete e possíveis ampliações de atuação no esporte nacional. Também falamos sobre marketing esportivo, o modelo trabalhado pela NBA e o projeto de expansão da empresa no Brasil.
O Invite é o programa oficial do maior e mais tradicional site sobre o mercado de Negócios do Esporte da América Latina.
Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso site https://www.mktesportivo.com
No episódio de estreia do Invite, novo programa do MKTEsportivo, recebemos Guilherme Nogueira, presidente da New Era Brasil, e Luiz Mariano, especialista em produto e comportamento, para discutir o impacto dos esportes americanos no consumo, no comportamento e na construção de marcas.
Neste papo profundo e direto, falamos sobre:
- Como o lifestyle da NBA, NFL e MLB se conecta com o público brasileiro;- A jornada da New Era no Brasil e seu papel na cultura urbana;- A transformação de bonés e jerseys em símbolos de identidade;- O novo perfil do consumidor esportivo;O poder das narrativas no esporte como ferramenta de marketing e engajamento.
O Invite é o programa oficial do maior e mais tradicional site sobre o mercado de Negócios do Esporte da América Latina.
Para mais conteúdos exclusivos, acesse nosso site https://www.mktesportivo.com
O Lideranças, podcast oficial do MKTEsportivo, conversou com Antonio Abibe, CEO da NWB, empresa de criação de conteúdo esportivo para internet e membro do Grupo SBF. A mais recente novidade é a criação do Desimpedidos Esporte Clube (DEC), equipe oficial do Desimpedidos que atuará no cenário profissional de Fut7.
Além de detalhar o trabalho que está sendo feito com o DEC, Antonio abordou a aquisição dos direitos de transmissão dos torneios TST e Kings League, ambos de Fut7, além do atual cenário da creator economy, o consumo de esportes ao vivo por parte da Geração-Z, monetização, a democratização do setor via TEIA e onde a NWB está se posicionando neste ecossistema de constante transformação.
Semana de final de Champions League entre Real Madrid x Borussia Dortmund, o MKTEsportivo entra na atmosfera da partida e traz uma entrevista especial com Dede, ex-jogador com uma passagem marcante pelo clube alemão. Foram 14 anos, quase 400 jogos e duas conquistas de Bundesliga.
Dede conta sobre o modelo de gestão do futebol alemão, o fanatismo do torcedor do Borussia Dortmund, a incrível festa da Muralha Amarela, sua atuação como 'Lenda' em ações de marketing, além dos altos e baixos financeiros que o BVB atravessou e como se manteve fiel ao time.
Há alguns anos a adidas tem feito fortes investimentos em produtos e desenvolvido iniciativas buscando atender a crescente demanda do mercado de corrida. O cenário nacional é muito positivo.
Somente em 2023, por exemplo, foram realizadas mais de 150 mil disputas de rua no Brasil, registradas pela Associação Brasileira de Corridas de Rua. São aproximadamente 13 milhões de corredores no país.
Para desbravar este ecossistema de oportunidades e consumo, o Lideranças, podcast oficial do MKTEsportivo, recebeu Bárbara Ikari, gerente sênior de produto para Running e Training na adidas Brasil.
A profissional detalhou os movimentos da marca no running, os esforços para lançar produtos que contemplem os mais variados perfis de corredores, além do diferencial de ser a marca esportiva oficial da Maratona do Rio (pelo terceiro ano consecutivo).
Um dos destaques do mercado do futebol, o setor de apostas apresenta significativa alta desde 2023, com cada vez mais acordos com clubes e competições, além das estimativas de movimentar uma quantia em torno de R$ 120 bilhões, segundo dados do BNL Data.
Neste cenário, o Esportes da Sorte desponta em ativações e acordos comerciais firmados. Somente na última temporada, a companhia patrocinou 10 equipes do futebol brasileiro e marcou presença constante em shows e festivais, além de lançar novas campanhas e ativações. Neste ano, no território entretenimento, foram feitos investimentos na edição 2024 do Big Brother Brasil, onde se destacou em crescimento nas redes sociais, além de mais de 100 festas de carnaval. No futebol, acordos com Palmeiras, Bahia, Athletico e Grêmio.
Ícaro Quinteiro, COO do Esportes da Sorte, é o entrevistado da vez do Lideranças, o podcast do MKTEsportivo. O executivo abordou a importância da regulamentação (e as mudanças que a mesma oferecerá), o crescimento e expansão do X1, o que o esporte e o entretenimento retornam à marca, os patrocínios aos clubes e como as ativações são fundamentais para oferecer confiança.
A edição 2024 do Paulistão Sicredi foi um sucesso em todos os sentidos. De consumo, audiência, receita, ativações e de inovação. Ao longo do torneio, diversas marcas entraram em campo buscando levar experiências marcantes ao público nos estádio e, também, para quem acompanhava pela Tv e internet. O 'Lideranças', podcast oficial do MKTEsportivo, conversou com Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol, que detalhou como a FPF trabalhou para levar os melhores formatos, entregas comerciais e conteúdos aos torcedores, parceiros de mídia e patrocinadores.
Tudo sem deixar de lado os clubes envolvidos na competição, fundamentais em todo o processo de construção de marca e de entre ao ecossistema do futebol.
Força feminina à frente do Sertões e de suas três verticais (Rally, Mountain Bike e Kitesurf). O ano não poderia ter começado melhor para a empresa. Mestre em turismo, Leonora Guedes assumiu recentemente o posto de CEO da companhia e destaca a 'brasilidade' como um dos diferenciais que tornaram o Sertões a maior plataforma de esportes de aventura do país. "Nossa plataforma quer ser a 'agenda' positiva do Brasil. Queremos mostrar um país que dá certo, promovendo o agro, colocando em evidência as belezas do litoral brasileiro. Temos a missão de exibir as nossas paisagens e com isso, nos aliar a marcas que também possuem a 'brasilidade' no DNA. O principal objetivo é auxiliar o país, tanto na pauta social, como promovendo cada vez mais o esporte." A executiva é a entrevistada do Lideranças, o podcast oficial do MKTEsportivo, a principal plataforma de conteúdo e mídia especializada em Negócios do Esporte da América Latina.
Liderança e notoriedade são pilares que a Neoenergia busca ao fazer forte investimento no esporte desde 2021. Prova disso, é que a marca entra neste ano olímpico com um time de embaixadoras e o seu já reconhecido patrocínio à CBF, também exclusivamente focado na categoria feminina.
Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia, conta todos os detalhes na estreia da temporada 2024 do Lideranças, o podcast do MKTEsportivo, maior empresa de mídia do segmento de negócios do esporte da América Latina.
A ASICS vive um dos seus mais importantes momentos em 2023. Com objetivo claro de promover a melhoria de qualidade de vida por meio da inovação e tecnologia do esporte, a marca tem apresentado diversas novidades para o público e busca, na tecnologia, revolucionar o mercado de running. Para detalhar este robusto ecossistema de corrida, o Lideranças recebe Constanza Novillo, Diretora de Marketing da ASICS América Latina.
O modelo de multiclubs ownership (MCO), onde um mesmo dono comanda mais de uma instituição esportiva, vem se tornando tendência na indústria ao longo dos últimos anos e em 2022 chegou com força ao Brasil. Recentemente, a Convocados, consultoria de investimentos especializada no mercado do futebol, se uniu à fundos europeus e adquiriu o Anadia FC SAD, clube português da Liga 3.
Este ecossistema é pauta do Lideranças, que recebeu Cesar Grafietti e Rafael Plastina, dois dos cinco sócios da Convocados.
Os executivos falaram da escolha pela Europa para iniciar o projeto, o desafio de gerir um clube, como se estrutura um planejamento visando aquisição e o cenário atual do futebol brasileiro com a compra de equipes.
Parceira de licenciamento da FIFA, a Panini fecha a nossa Maratona Copa Feminina 2023 abordando o seu principal ativo para o torneio: o álbum de figurinhas oficial.
Martina Limoni, diretora de marketing da Panini na América Latina, oferece detalhes exclusivos sobre o produto, como a importância de utilizá-lo também como uma plataforma de contar histórias, sobre as principais atletas, bem como o seu fomento por meio da cultura de colecionismo. A executiva ainda aborda a importância do álbum digital para uma nova geração cada vez mais conectada.