Nesta terceira e última parte do episódio final do Podcast da Irmã Morte, nós continuamos falando sobre a fase da 'transcendência' da experiência de aproximação da morte, conforme o livro 'The Grace in Dying', de Kathleen Dowling Singh.
Partilhando algumas histórias de atendimento, eu abordo os fenômenos espirituais comumente associados à experiência de aproximação da morte, bem como algumas das tarefas nas quais as pessoas que estão morrendo podem se empenhar a fim de encontrar sentido e paz no final da vida.
Livros:
- The Grace in Dying: A Message of Hope, Comfort and Spiritual Transformation, Kathleen Dowling Singh.
- The Four Things That Matter Most: A Book About Living, Ira Byock.
- Dancing Standing Still: Healing the World from a Place of Prayer, Richard Rohr
- Conjectures of a Guilty Bystander, Thomas Merton.
- The Sacred Heart of the World: Restoring Mystical Devotion to Our Spiritual Life, David Richo.
Artigo:
- Emanuel et al. 'The Dying Role'. Journal of Palliative Medicine, v.10, 1. 159-169 (2007).
Música: 'Home' - Cody Martin
Nesta segunda e penúltima parte do episódio final do Podcast da Irmã Morte, nós continuamos a exploração do processo de transformação espiritual que ocorre quando nós estamos morrendo, de acordo com o livro The Grace in Dying, da Kathleen Dowling Singh.
Agora, abordando a transição da fase do 'caos' para a fase da 'entrega' e o início da fase da 'transcendência', as quais vão nos levar para aquelas dimensões mais profundas, sutis e envolventes de consciência, identidade e ser das quais fala a Kathleen Dowling Singh – um movimento da periferia para o centro, e da percepção da tragédia para a experiência da graça.
Livros:
- The Grace in Dying: A Message of Hope, Comfort and Spiritual Transformation, Kathleen Dowling Singh
- The Immortal Diamond: The Search for Our True Self, Richard Rohr
- O Livro Tibetano da Vida e da Morte, Sogyal Rinpoche
- The Essential Rumi - Coleman Barks (Trad.)
Música: Coming Home - Gold Coast
Neste último episódio do Podcast da Irmã Morte, eu falo sobre o processo de transformação espiritual que ocorre quando nós estamos nos aproximando da morte, utilizando como principal referência o livro The Grace in Dying, da Kathleen Dowling Singh.
Baseada na sua experiência em um hospice da Flórida, nos EUA, a autora descreve três fases distintas da experiência de aproximação da morte - caos, entrega e transcendência - e diz que “à medida em que nós começamos a morrer, parece haver uma progressão em direção a dimensões cada vez mais profundas, sutis e envolventes de consciência, identidade e ser – um movimento da periferia para o centro, e da percepção da tragédia para a experiência da graça”.
Nesta primeira parte do último episódio, eu trato do início dessa experiência de aproximação da morte, falando da fase inicial do caos e dessa camada mais periférica de consciência, identidade e ser que nos faz perceber a morte e o morrer como tragédia.
Livros:
- The Grace in Dying, a Message of Hope, Comfort and Spiritual Transformation, Kathleen Dowling Singh.
- The Immortal Diamond: The Search for Our True Self, Richard Rohr.
- Of Water and the Spirit: Ritual, Magic, and Imagination in the Life of an African Shaman, Malidoma Patrice Some.
- Open Mind, Open Heart, Thomas Keating.
Música: If We Could Let Go, Kurtis Parks.
Neste episódio eu converso sobre Capelania Hospitalar com a capelã Joice Aline Klein, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e o capelão Bruno Oliveira, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Rede de Hospitais de Transição Placi, no Rio de Janeiro. Falamos sobre a realidade atual, os desafios e as possibilidades da Capelania Hospitalar no Brasil. Um bate-papo revelador, provocativo e pra lá de especial entre três amigos unidos por uma vocação em comum.
Música de abertura: Dreams are Calling - Caleb Etheridge
Música de encerramento: O Tempo não Espera Ninguém, de Michel Teló, por Bruno Oliveira.
Partindo das oito Beatitudes do Sermão da Montanha, este episódio pretende explorar a relação entre a espiritualidade, o sofrimento e o amor em diálogo com as obras do filósofo espanhol Miguel de Unamuno e do Padre Franciscano Richard Rohr.
Refletiremos sobre o sentimento trágico da vida, de Miguel de Unamuno, e o caminho alternativo da espiritualidade franciscana segundo Richard Rohr, o qual inclui a desordem e a negatividade do mundo.
Música: "Breathe In Breathe Out" - Reveille.
Livros de Richard Rohr:
- The Wisdom Pattern: Order, Disorder, Reorder
- Eager to Love: The Alternative Way of Francis of Assisi
- Breathing Under Water: Spirituality and the Twelve Steps
Outros livros:
- Do Sentimento Trágico da Vida, Miguel de Unamuno.
- O Sonho de um Homem Ridículo, Fiodor Dostoievski.
- The Wisdom Jesus: A New Perspective on Christ and His Message, Cynthia Bourgeault.
Neste primeiro episódio da quarta temporada, eu abordo uma temática que aparece com frequência no universo oncológico: a temática da luta, ou guerra, contra o câncer.
Para ilustrar essa reflexão eu vou contar 3 histórias de atendimento, buscando ao final estabelecer um diálogo com uma obra clássica que tem muito a nos oferecer nessa reflexão sobre a temática da guerra: o monumental “Bhagavad Gita”, um dos livros sagrados e inspirados do Hinduísmo, cujo roteiro se desenrola justamente em um campo de batalha.
Livros:
- The Bhagavad Gita, Introduced & Translated by Eknath Easwaran (versão recomendada em Inglês);
- Bhagavad Gita: a canção do Mestre, por Francisco Valdomiro Lorenz (versão recomendada em Português)
- A Arte da Guerra, de Sun Tzu
Música: 'Battleground' - Kevin Graham
Depois de abordar a culpa e o medo na primeira parte deste último episódio da terceira temporada, agora é o momento de refletir sobre a vergonha, que de acordo com o psicoterapeuta e capelão canadense Glenn Robitaille é a terceira emoção associada ao que ele chama de ‘espiritualidade disfuncional’.
Neste episódio, eu conto duas histórias de atendimento, me valendo também do pensamento e da obra de autores como Brené Brown, Abraham Heschel e Thomas Merton, entre outros.
Livros:
- - ROBITAILLE, Glenn. Inspiring hope: confronting fear, guilt, and shame in spiritual/pastoral care. In: Professional Spiritual & Pastoral Care: A Practical Clergy and Chaplain's Handbook: Skylight Paths, 2012.
- Atlas of the Heart - Brené Brown.
- Quem é o Homem? - Abraham Heschel
- The Grace in Dying: A message of hope, comfort and spiritual transformation - Kathleen Dowling Singh
- Merton's Palace of Nowhere - James Finley
- Vida para consumo - Zygmunt Bauman
- Vidas Desperdiçadas - Zygmunt Bauman
Música: 'Back to the Center' - Rest & Settle.
Neste episódio de encerramento da terceira temporada, eu mesmo falo sobre o cristianismo, focando principalmente em situações de estresse espiritual no final da vida.
Contando 5 histórias mais breves de encontros meus com pacientes nos seus últimos dias de vida, eu abordo as 3 emoções que aparecem mais associadas ao estresse espiritual: o medo, a culpa e a vergonha, tendo como referencial teórico o trabalho do capelão e psicoterapeuta canadense Glenn Robitaille.
O episódio está dividido em duas partes. Nesta primeira parte, eu falo sobre o medo e a culpa, contando 3 histórias de atendimento. Na segunda parte, eu partilho as outras duas histórias para refletir sobre a vergonha.
Sugestão de Textos:
- ROBITAILLE, Glenn. Inspiring hope: confronting fear, guilt, and shame in spiritual/pastoral care. In: Professional Spiritual & Pastoral Care: A Practical Clergy and Chaplain's Handbook: Skylight Paths, 2012.
- Things Hidden: Scripture as spirituality, Richard Rohr.
Música: 'Find Yourself' - Reveille.
“No dia seguinte João Batista estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos. E, vendo passar a Jesus, disse: eis aqui o cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. e Jesus voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer mestre), onde moras? Jesus lhes disse: vinde e vede. Foram, e viram onde ele morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.”
Neste episódio especial de Páscoa, eu vou refletir sobre esse lugar em que mora Jesus Cristo, tendo como pilares principais dessa reflexão a Cristologia do cientista e teólogo francês Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), as Escrituras, a ciência e uma experiência mística muito especial que eu tive no dia 31 de maio de 2018, a qual deu início a uma nova etapa na minha trajetória espiritual.
Música do episódio: "Come and see" - Be Still the Earth.
Livros:
- O Fenômeno Humano - Pierre Teilhard de Chardin
- Christ in Evolution - Ilia Delio
- Biografia de Santa Margarida Maria de Alacoque
Neste episódio, eu converso com a Ercília Zilli sobre o Espiritismo. Falando de dentro da sua própria tradição, a Ercília - que é Mestre e Doutora em Ciências da Religião pela PUC/SP - aborda temas como a mediunidade, a relação entre religião e ciência, reencarnação e evolução da consciência.
A Ercília fala também sobre o trabalho de capacitação e assistência desenvolvido pela Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas (ABRAPE), da qual ela é fundadora e presidente, bem como da experiência do serviço de capelania Espírita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
"Evolution", de Shimmer, é a música que acompanha este episódio.
Sugestão de Livros:
- Livros da Codificação Espírita, de Allan Kardec.
- "Pensamento e vida" e "Vida e sexo", de Francisco C. Xavier, por Emmanuel.
Neste episódio, eu converso com a Natália Molina sobre a Umbanda. Estudiosa e praticante desta religião de matriz africana, a Natália - que atualmente está em treinamento para se tornar Mãe-de-santo - partilha conosco um pouco da sua própria trajetória pessoal e espiritualidade.
A Natália fala sobre rituais e doutrinas da Umbanda, e aborda temas como o sofrimento e a morte, o preconceito, a reencarnação, o apego e o amor. Um bate-papo muito rico, com uma pessoa muito especial, ao som da música "Our Ancestors", de Andy Ellison.
Sugestão de livros:
- Os Nagô e a Morte - Juana Elbein dos Santos
- Umbanda: guia e ritual para organização de terreiros - Tancredo da Silva Pinto e Byron Tôrres de Freitas
Neste episódio, eu recebo o Sheikh Mohamad Al Bukai, Iman da Mesquita Brasil, em São Paulo, para uma conversa sobre o Islamismo. Além de nos apresentar a visão do Islã sobre os temas do sofrimento, do adoecimento, e da vida e da morte, o Sheikh Mohamad nos conta sobre o seu belíssimo trabalho humanitário de assistência aos refugiados sírios no Brasil.
A música "Hope Eternal", de Caleb Etheridge, anima o meu encontro com este querido e admirável mensageiro da paz, da esperança e do amor de Deus.
Livro: O Alcorão
Neste episódio, eu converso sobre o Budismo com o meu querido amigo Lama Rinchen Khyenrab, que é monge budista tibetano. Refletindo a partir de sua própria linhagem budista, o Lama Rinchen explora com beleza e sabedoria temas importantes como a impermanência, interdependência, compaixão, gratidão, adoecimento, sofrimento e a aspiração humana pela felicidade. Uma conversa muito rica e gostosa ao som da música "This too shall pass", de Reveille.
Sugestão de Leitura: 'Viver e Morrer no Budismo Tibetano', de Sogyal Rinpoche.
Neste episódio eu converso com a querida e talentosa Médica Paliativista Sarah Ananda, uma pessoa vocacionada ao cuidado e alívio do sofrimento das pessoas doentes.
De descendência Indiana e devota do Hinduísmo, a Dra. Sarah nos apresenta a beleza e a sabedoria da rica tradição Hindu, refletindo sobre a importância da família e da comunidade, o significado dos rituais sagrados e as questões do sofrimento, da saúde, da doença e da morte.
Esse gostoso e educativo bate-papo é animado pela música "Heal This Land", de Joshua Spacht.
Neste episódio, eu continuo explorando o universo do Judaísmo, agora conversando com a minha querida amiga Andréa Kogan, que é Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP e Pós-Doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-Minas.
Falando de dentro da tradição judaica, a Andréa reflete sobre o significado dos rituais, a importância da comunidade e o impacto da Pandemia do COVID-19 na vivência e no acolhimento dos enlutados, ressaltando ainda mais a beleza e a sabedoria do Judaísmo.
A música "Me and my Friends", de Acreage, dá o tom deste episódio da terceira temporada.
Site Labô-Puc/SP: https://pt-br.facebook.com/labopuc/
Estudos sobre Morte e Pós-Morte: https://offlattes.com/archives/category/estudos-sobre-morte-e-pos-morte
Neste primeiro episódio da Terceira Temporada, eu converso sobre o Judaísmo com o Rabino Adrian Gottfried, que reflete sobre a visão da tradição judaica sobre a saúde e a doença, e a importância e o significado dos rituais. O Adrian também nos conta sobre a sua experiência junto aos doentes e nos oferece dicas valiosas para o cuidado dos nossos irmãos e das nossas irmãs da tradição judaica.
A vinheta de abertura é de autoria do meu querido amigo Alê Prade.
Sugestão de Livro: A Força Espiritual da Cura: como visitar alguém doente, Comunidade Shalom
Nesta terceira temporada, nós iremos juntos explorar o universo de diferentes tradições religiosas, sendo conduzidos em cada episódio por um sacerdote, líder religioso ou praticante de cada uma das religiões discutidas.
Neste episódio, eu falo um pouco sobre os objetivos dessa temporada, contando também sobre um atendimento que ilustra bem a importância da inclusão da assistência espiritual e religiosa no mundo da saúde.
Nesta apresentação, eu agradeço também ao meu amigo Marcus Kawamura, o idealizador deste projeto e criador da identidade visual, o logo, do Podcast. Para conhecer mais sobre o Marcus e os seus trabalhos incríveis, dá uma conferida no site dele: www.marcuskawamura.com
"A Thousand different ways", de 'Be Still the Earth', anima esta apresentação.
Neste último episódio da segunda temporada, eu converso com a Ana Michelle Soares, jornalista de formação e escritora dos livros "Enquanto eu respirar" e "Vida Inteira: uma jornada em busca do sentido e do sagrado de cada dia".
Neste bate-papo, a Ana Mi partilha um pouco da sua incrível trajetória como paciente de câncer de mama desde 2011, refletindo sobre temas como a vida e a morte, finitude, espiritualidade e a busca de sentido.
Falamos também da importante contribuição que a Ana Mi tem dado para a divulgação e o fortalecimento dos Cuidados Paliativos no Brasil, e do impacto transformador do seu trabalho na vida de tantos outros pacientes de câncer.
A música "Meaning", de Caleb Etheridge, anima a nossa conversa.
Além dos dois livros da Ana Mi aqui citados, outra sugestão de leitura deste episódio é o livro “Contém Esperança: histórias sobre viver e conviver com uma doença grave”.
Neste episódio eu continuo tratando da questão da meritocracia e do sofrimento no cristianismo, refletindo sobre o ‘mistério da cruz’ de acordo com a ortodoxia alternativa de São Francisco de Assis, conforme exposta por Richard Rohr no seu livro "Eager to Love: The Alternative Way of Francis of Assisi".
Além de nos oferecer uma outra visão sobre o que aconteceu no Calvário, essa teologia enfatiza também que a prática e o modo de viver são muito mais importantes do que a teoria e as afirmações de fé.
"Shine Through", de Caleb Etheridge, é a música que anima este episódio.
Sugestão de Leitura:
- Eager to love: The Alternative way of Francis of Assisi, Richard Rohr
Neste episódio, eu exploro a temática do sofrimento tanto no budismo quanto no cristianismo, refletindo sobre algumas razões históricas, sociais e teológicas do nosso estranhamento em relação ao sofrimento, me aprofundando especialmente na tradição cristã. Com isso, eu pretendo oferecer uma contribuição às pessoas que experimentam dificuldade para integrar a experiência do seu sofrimento em sua teologia, o que eu percebo como sendo algo corriqueiro no meu trabalho como capelão hospitalar, principalmente entre os cristãos.
Essa reflexão vai nos levar diretamente à temática da liberdade e à intrigante história do Pássaro Azul. A música 'The Price of Freedom', de Cody Martin, anima este episódio.
Sugestão de Livros: - Discipulado, Dietrich Bonhoeffer
- Os Irmãos Karamázov, Fiódor Dostoiévski.