O mercado da advocacia está a transformar-se a um ritmo acelerado, com a concretização das alterações que permite a alteração das estruturas das sociedades, com a entrada de novos e grandes players e com o desenvolvimento tecnológico que está a mudar a própria prática. Até a nível institucional houve mudança, com a nova liderança da Ordem dos Advogados restituir a paz ao setor.
Em entrevista ao JE, o presidente da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal (ASAP), José Luís Moreira da Silva, que também é sócio da SRS Advogados, diz que 2025 foi um ano bom e que tem expectativas positivas para 2026, porque o mercado português está a atrair investimento.
Agora, há desafios a que dar resposta e tem de se apontar ao futuro, que passa pela internacionalização. “O nosso caminho é o de exportar serviços para os países de expressão portuguesa”, defende.
Vamos falar de cérebros e das suas contradições: a mesma máquina que se entusiasma com inovação mas que se retrai quando há um novo software para integrar na nossa rotina. A tecnologia está a evoluir à velocidade da luz mas os nossos cérebros estão programados para procurar zonas de conforto. Quem vai sair vencedor neste conflito latente?
Misha Byrne é especialista na dimensão humana da mudança e no apoio a grandes organizações na adoção de novas tecnologias. Como neurocientista de formação, Misha aplica a sua perspetiva na liderança baseada em evidências e na otimização do desempenho.
Este especialista foi o convidado da última edição do Innov.Club, um clube exclusivo promovido pela Vieira de Almeida e Beta-i que visa promover a inovação e a partilha de conhecimento entre as organizações em Portugal. O Jornal Económico orgulha-se de ser parceiro desta iniciativa.
Sob o tema “Reprogramar a Economia: Inovação, Inclusão e Impacto”, o evento reuniu líderes empresariais, empreendedores, académicos e decisores públicos para discutir as oportunidades e desafios de um novo paradigma económico marcado pela transformação tecnológica e pela necessidade de integração social. Esta é uma conferência organizada em conjunto pelo JE e novobanco.
Com as empresas focadas nas novas tecnologias e numa concorrência cada vez mais acérrima, que espaço resta ao desenvolvimento de uma cultura de empresa em que os trabalhadores se revejam e que os retenha?
David Bizer, fundador e CEO da Talent Fountain, tem uma carreira marcada pela criação de equipas de elevado desempenho e pelo desenvolvimento de uma cultura organizacional. Do velhinho Netscape à construção das primeiras equipas europeias da Google, este especialista trouxe a esta sessão um enquadramento prático para compreender, avaliar e moldar a cultura nas organizações.
David Bizer foi o convidado da última edição do Innov.Club, um clube exclusivo promovido pela Vieira de Almeida e Beta-i que visa promover a inovação e a partilha de conhecimento entre as organizações em Portugal. O Jornal Económico é parceiro desta iniciativa.
Fernando Antas da Acunha é managing partner e Matilde Mello Cabral é a noca chief operations officer da sociedade de advogados. A Antas da Cunha cumpre uma década no mercado, com um crescimento acelerado, feito também com aquisições. Este ano pararam para acertar o caminho. Têm abraçado a tecnologia e a revolução que se instala no setor e também a integração de outras valências, sempre atentos a novas oportunidades. A multidisciplinaridade passa por uma abordagem mais abrangente no serviço ao cliente.
O JE, em parceria com o novobanco, organizou a terceira edição da Zona de Impacto, desta vez dedicada à inovação e à transição na indústria portuguesa. O objetivo passou por perceber como as empresas podem adaptar-se às mudanças do mercado e garantir competitividade num setor em rápida evolução.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Gabor George Burt, fundador da Slingshot Group e um dos especialistas originais da Blue Ocean Strategy. O especialista define o conceito de inovação e revela a pergunta que faz a tantos gestores de grandes empresas: "És cliente do teu próprio negócio?".
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Tino Klaehne, diretor de Innovation & Intelligence na Lufthansa. Este especialista fala dos desafios da inovação num sector em que partilhar informação entre "players" é palavra de ordem.
A Europa “esqueceu-se” de que energia e alimentação são categorias geopolíticas primárias e no entender do antigo ministro da Defesa, o “Velho Continente” está a aprender essa lição. Em entrevista ao JE, Paulo Portas critica duramente a política económica de Trump e alerta que o protecionismo dispensa as empresas de serem competitivas.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Danny Almagor, empreendedor, fundador e CEO da Small Giants, uma empresa de investimento de impacto que apoia negócios dedicados a tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Marc Giannone é engenheiro-chefe na indústria do desporto automóvel, conhecido pela sua abordagem analítica e comunicativa.
O segundo evento desta iniciativa d’O Jornal Económico e do novobanco decorreu a 15 de maio na Católica Lisbon School of Business & Economics e teve como objetivo alargar o debate sobre o ESG. Contámos com nomes como Eduardo Paz Ferreira, Maria d’Oliveira Martins e Eduardo Rangel.
De acordo com o diretor-geral da Lusomorango, Joel Vasconcelos, em entrevista ao JE, "não é hoje aceitável que cerca de 40% da água que sai da barragem seja desperdiçada”.
Este e outros temas de importância capital para a casa comum a União são objeto de análise de António Vitorino, ex-ministro da Defesa e ex-Comissário Europeu, entre outros cargos, e eterna reserva do Partido Socialista.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Corinne Vigreux, fundadora do TomTom. A gestora continua apaixonada pela indústria dos sistemas de navegação e revela o segredo para que o sector tecnológico europeu ganhe preponderância a nível mundial.
Organizado pelo O Jornal Económico e novobanco, este evento teve lugar a 17 de março na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e teve como foco o debate sobre a importância do ESG (ambiental, social e governança) para um mercado mais sustentável e justo.
O Innov.Club, uma colaboração entre a Beta-i e a sociedade de advogados Vieira de Almeida, que conta com o JE como parceiro, convidou Karim Mustaghni, um empresário, artista e especialista em estratégia criativa. Este especialista explicou a importância da curiosidade e criatividade num tempo em que tanto se fala de IA.
O primeiro-ministro de Cabo Verde considera que a VII Cimeira com Portugal, foi um sucesso, pelos recursos disponibilizados para investimento mas ainda pelo avanço na formação, que será também ferramenta de controlo da imigração. A economia está a crescer, pelo turismo, mas a aposta é na diversificação.
Em entrevista ao Jornal Económico, Ariel King, gestora e advisory da rede de consultores Bridgewhat, diz que a cultura empresarial deve ter em conta o individuo, mas não pode estar constantemente a adaptar-se. E defende a mentoria para apoiar a integração e reter talento.
Foi demitido este mês de primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, com o Presidente da República a acusá-lo de deslealdade institucional. Ao JE, diz que a decisão tem motivos pessoais e que optou pela paz social nesta crise política.