Em 2020, Singapura se tornou o primeiro país do mundo a aprovar a venda comercial de carne produzida em laboratório, cultivada a partir de células animais, sem a necessidade de abate. Desde então, diversos países têm avançado nessa direção, como os EUA, que já permitem o cultivo de carne de frango, peixe, entre outros produtos. Não à toa, gigantes como JBS e BRF estão investindo milhões de dólares nessa tecnologia.
Com projeções da ONU indicando que a demanda por carne deve mais do que dobrar até 2050, e com o planeta já operando no limite dos seus recursos, a biotecnologia surge como uma das soluções mais promissoras para alimentar uma população crescente sem aprofundar crises ambientais. Para se ter uma ideia, um relatório da consultoria AT Kearney indica que a carne cultivada poderia responder por até 35% do consumo mundial de carne até 2040.
Neste episódio, conversamos com
Marcelo Szpilman, biólogo e fundador da Sustineri Piscis, a primeira startup brasileira focada em carne de pescado marinho por cultivo celular. Entenda como funciona esse processo, os benefícios ambientais e nutricionais e os desafios de escala, custo e aceitação do consumidor e descubra por que, em breve, a carne por cultivo celular deve chegar à sua mesa.
Apresentação:
Iuri Campos