instagram e tiktok: @sodremat
textos em sodremat.substack.com
o último episódio do ano do lan house é muito, muito especial pra mim: converso com diogo mendes, meu professor de literatura do ensino médio, sobre educação, afeto, troca, sala de aula, futuro, adolescência e muitas coisas outras. tenho hoje a idade que diogo tinha quando me deu aula, no alto dos meus 15 anos, e meu encontro com ele foi muito formativo para a pessoa que me tornei hoje.
espero que esse papo seja tão gostoso e entusiasmante pra vocês quanto foi pra mim.
o livro indicado por ele foi 'torto arado', do itamar vieira júnior
o filme indicado por ele foi 'o agente secreto', de kleber mendonça filho
o lan-house é um projeto autofinanciado e meu maior xodó.
identidade visual: carolina munhoz
instalação das tvs: guilherme durão, do @sup_lab
animação do logo para tv: tauan abreu
trilha sonora: gus lanzetta
instagram e tiktok: @sodremat
textos em sodremat.substack.com
prometo que o episódio de hoje tem mais foco do que as lentes da minha câmera, até porque o tema é bastante pessoal pra mim e reflete uma jornada do meu último ano e meio: como escapar do cinismo individualizador produzido pelas redes e voltar a produzir sentido, entusiasmo e interesse sobre a vida?
pra ensaiar sobre isso, escutei o orlando calheiros - antropólogo, escritor, produtor audiovisual, babalaô de ifá, campeão de lambada na segunda série e, também, um cara fundamental na minha formação humana e intelectual nos últimos tempos e por quem tenho muito carinho, especialmente pelas constantes provocações sobre responsabilidade na internet e reaprender a gostar das coisas.
essa troca foi bastante especial pra mim, e muito inspiradora. espero que seja legal pra vocês também.
o livro indicado por ele é o espinosa: filosofia prática, de deleuze:
https://www.amazon.com.br/Espinosa-Filosofia-Pr%C3%A1tica-Gilles-Deleuze/dp/8571371962
o lan-house é um projeto autofinanciado e meu maior xodó.
identidade visual: carolina munhoz
instalação das tvs: guilherme durão, do @sup_lab
animação do logo para tv: tauan abreu
trilha sonora: gus lanzetta
terceiro episódio em vídeo do lan house. luzes melhorando e som também. cenário quase lá. uma adicão maravilhosa, e uma das coisas mais especiais que já fizeram pra mim, agora integra o ambiente: esse tapete personalizado dos amigos da @voadortecelagem <3
eu sempre falo que sou nascido e criado na internet. então, resolvi discorrer um pouco sobre minha infância e adolescência no mundo encantado dos fóruns e sobre como sinto os restos disso escorrendo pelas mãos ao puxar a máquina de caça-níquel que temos no bolso pra scrollar infinitamente pelo site mais amargo e amado do mundo. talvez seja hora de mudar meus vieses.
INDICAÇÕES:
'kairo', de kiyoshi kurosawa
'f for fake', de orson welles
identidade visual: carolina munhoz
instalação das tvs: guilherme durão, do @sup_lab
animação do logo para tv: tauan abreu
trilha sonora: gus lanzetta
vale a pena tornar-se influencer da sua profissão?
o segundo episódio da retomada do lan house, um programa de papos analógicos sobre o mundo digital. agora, semanal. agora, também em vídeo. o som tá melhorando e a luz também, mas é gostoso colocar as engrenagens em movimento. paciência, tô entendendo o jeito mais legal de fazer as coisas!!!
no episódio de hoje, conversei com a bella camero sobre a tiktokização de tudo - toda profissão demanda que você seja influencer daquilo que faz como prova de qualidade do serviço? e o ator, que se antes emprestava a imagem à exaustão para produções audiovisuais, agora também performa um personagem de si próprio?
nesse jogo de imagens emprestadas e performadas, exposição comandada por engajamento e linguagens digitais pastuerizadas, ainda dá pra ter alguma autenticidade na internet? o que é autenticidade?
instagram e tiktok: sodremat / bella.camero
substack: sodremat.substack.com
o primeiro episódio da retomada do lan house. agora, semanal. agora, também em vídeo. o som vai melhorar e a luz também, mas é gostoso colocar as engrenagens em movimento.
resolvi me abrir um pouco e testar minha capacidade de vulnerabilidade nesse formato novo. também, pensar sobre as tensões provocadas entre a minha hiperexposição ao longo dos anos de internet e a resultante disso em quem eu sou, como também nos processos de formação de identidade agenciados pelas redes sociais na era dos algoritmos.
bibliografia mencionada e indicada:
doppelganger, naomi klein
infocracia, byung-chul han
o show do 'eu', paula sibília
simulacros e simulação, jean baudrillard
survival of the richest, douglas rushkoff
realismo capitalista, mark fisher
filmes, séries e jogos:
twin peaks, david lynch e mark frost
serial experiments lain
disco elysium