O que é a felicidade? Existe fórmula para chegar até a tão falada felicidade? O convidado da semana é o filósofo e professor Mario Sergio Cortella, que resposde a essas e outras perguntas, mas faz vários alertas.Melhor da Vida, com apresentação da jornalista Karyn Bravo, vai ao ar todo sábado, às 13 horas, com reapresentação no domingo às 21h, na Cultura FM. Também no ar na Cultura Brasil aos domingos, às 8h, no app Cultura Play e em versão de podcast no Spotify.
Nesta semana, Karyn Bravorecebe o psicólogo Dr. Rafael Brito e o cardiologista Dr. Rafael Amorim no “Melhor da Vida” para falar sobre os efeitos de ter um pet para nossa saúde física e mental. O Dr. Amorim explica: “O aspecto cardiovascular e a saúde mental são os mais estudados, além das questões neurológicas degenerativas como o Alzheimer. Outras patologias ainda carecem de estudos mais aprofundados”.
Já no que diz respeito ao stress, o Dr. Brito ressalta: “O próprio ato de cuidar e acariciar um animal de estimação é desestressante por si só (...). Ter esse contato diário, uma relação em que você tem carinho e amor, e conseguir passar um tempo de qualidade com esse animal com certeza traz benefícios importantes na redução do stress cotidiano”.
Nesta semana no “Melhor da Vida”, Karyn bravo recebe o médico Ricardo Monezi e a psicóloga Dulce Regina Barbosa para falarem sobre reiki e calatonia. A Dra. Dulce contou como é a aplicação da calatonia: “O diferencial da calatonia é justamente porque ela trabalha com o toque sensorial, ela toca na pele. Ela tem um toque sutil, (...) é como se a pele do terapeuta tocasse na pele do paciente.” E o Dr. Ricardo fez questão de deixar claro do que trata o reiki: “Nós não estamos lidando com técnicas que têm fundos místicos ou exóticos, quiçá esotéricos. Estamos trabalhando sim, consciências do cuidado e do cuidar, direcionado sobretudo à qualidade de vida dos pacientes, dos familiares (...) e do nosso profissional de saúde.”
No “Melhor da Vida” desta semana, conversa com a Dra. Carolina Curci sobre mastite na amamentação. A Dra. Carolina alerta: “Se eu tiver entre os dois, três dias de nascido até o sétimo dia e eu começar com a sensação de vermelhidão, dor na mama, vermelhidão em toda a mama, está sentindo inchada, provavelmente essa é mastite da descida do leite, que a gente chama de apojadura. ”
No “Melhor da Vida” dessa semana Karyn Bravo conversa com a neurologista Rosana Cardoso Alves sobre terror noturno das crianças e outros distúrbios do sono. Segundo a Dra. Rosana, ter rotina com higiene do sono é muito importante: “Se a criança vai dormir oito e meia, nove horas, todo dia coloca sempre no mesmo horário. Mesmo durante o dia, se puder ter rotina na alimentação, com outras atividades. É o ideal.”
Nesta semana, o Melhor da Vida recebeu a Dra. Luana de Santi Walter, mestre em psicologia, para falar sobre a relevância do filme “Divertidamente 2” na compreensão das emoções.
Em relação ao papel do filme no diálogo entre pais e crianças sobre o tema, Luana alerta: “Muitas vezes os pais estão afastados das próprias emoções. Então, como vou conversar com meu filho sobre a emoção dele se eu não entendo a minha? Daí a importância da compreensão dos próprios processos internos. Talvez o filme não seja só para conversar com a criança sobre o papel de cada sentimento, mas para o adulto também entender o que sente e ter condições de conversar com os menores sobre isso”.
Nesta semana, o Melhor da Vida recebeu a Dra. Rachel Lacerda, especializada em nutrição funcional focada em saúde gástrica. A Dra. Rachel ressaltou a importância da leitura atenta de rótulos durante a compra de alimentos:
“Você vê na descrição que é saudável, que não tem glúten ou lactose e acha que é bacana. Muitas vezes produtos sem glúten são piores do que se você comer um que tenha o elemento, mas em uma medida que seja ok, porque a quantidade de química ou de conservantes e outros tipos de farinha que não tão legais estarão naquele produto”.
Nesta semana, Karyn Bravo recebeu a biomédica pós-graduada em cosmetologia Lu Rodrigues no “Melhor da Vida” para falar sobre exossomos, que tem aplicação na área de regeneração capilar. Lu Rodrigues explicou o que são: “Os exossomos funcionam muito bem quando é feito um micro agulhamento ou usado qualquer equipamento que permeia o tecido para que se consiga aplicá-los. Não é injetado, mas sim por permeação”.
Nesta semana o “Melhor da Vida” vai apresentar aos ouvintes quais são as previsões para 2025, e para falar sobre esse assunto, Karyn Bravo entrevistou o numerólogo, tarólogo, estudioso da mitologia dos orixás e mestre do jogo de ifá, José Roberval. Um dos aspectos abordados por José Roberval é numerologia, que afirmou:“Quando pensamos no ano universal 2025 sob influência do número 9, a gente chama a atenção da intelectualidade, do autoconhecimento e do aprofundamento da espiritualidade. Espiritualidade não ligado necessariamente à religião.”
Nesta semana no “Melhor da Vida”, Karyn Bravo recebe psicoterapeuta Leo Fraiman para falar sobre a saúde mental das famílias brasileiras.
Segundo Fraiman, “Hoje a gente tem muita clareza de que, por exemplo, o uso massivo das redes sociais destroça a saúde mental de adolescentes, e especialmente ainda mais das meninas, que estão cada vez mais ansiosas, cada vez mais deprimidas, cada vez mais inseguras, com a sua imagem, com a sua autoestima, então esse fato é preciso realmente minimizar o uso de telas e usá-las de uma maneira muito inteligente. ”
Nesta semana no “Melhor da Vida”, Karyn Bravo recebe a jornalista e fundadora do Futuro da Saúde Natalia Cuminale para falar sobre jornalismo da saúde.
Sobre a relação da imprensa com as tendências que surgem através das redes sociais, Natalia afirma: “O papel da imprensa é explicar, conversar com as sociedades de classe para entender se determinado procedimento é legalizado, se representa riscos à saúde, para saber como orientar o paciente (...). Tem tendências que são preocupantes e outras que são apenas desinformação”.
No “Melhor da Vida” desta semana, @karynbravo conversa a aromaterapeuta e especialista em óleos essenciais, Cristiane Zavataro (@criszavataro ). Esses óleos não são uma novidade contemporânea conforme explica Zavataro: “Os óleos essenciais existem há milênios, antes da alopatia, de ter farmácias e medicações sintéticas, as pessoas usavam a fitoterapia, a aromaterapia para cuidar de tudo.”
Nesta semana, @karynbravo recebeu o Dr. Diego Salomão (@drdiegodaibertsalomão), membro titular da sociedade brasileira de neurocirurgia, para falar sobre neuralgia pós-herpética no programa ”Melhor da Vida”
O Dr. Salomão falou sobre a evolução do tratamento e de medidas preventivas contra a doença: “A perspectiva de tratar quem já sofre com a dor são as técnicas minimamente invasivas, com terapias reversíveis e desenvolvimento de novos medicamentos. Daqui um tempo, eu imagino que esses pacientes de dor crônica de herpes vão diminuir muito pelo desenvolvimento das vacinas”.
Quer saber mais? Então fique conosco e ouça o programa completo. O “Melhor da Vida” vai ao ar na Cultura FM aos sábados, às 13h e é reapresentado aos domingos, às 21h. E na Cultura Brasil, o programa “Melhor da Vida” é veiculado aos domingos, às 8h.
Nesta semana no “Melhor da Vida” @karynbravo conversou com a psicóloga e escritora Gisele Lima (@drgiselelima) sobre o livro “Casamento de Sucesso”.
A Dra. Giesele afirmou que: “Eu já acompanhei os mais diversos casos de infidelidade conjugal, então o único desfecho não precisa ser o fim; já vi muitos desfechos de superação e que os casais passaram a viver ainda melhor que antes.” Quer saber mais? Então fique conosco e ouça o programa completo.
Nesta semana no “Melhor da Vida”, Karyn Bravo recebe o médico otorrinolaringologista Alexandre Enoki para falar sobre cuidados com a voz.
Enoki alerta: “Bebida alcoólica, fatores que podem favorecer refluxo gastroesofágico, processos alérgicos, todos esses contribuem para alterações na corda vocal, gerando processos inflamatórios e deixando as cordas vocais mais sensíveis e predispostas para o surgimento de lesões”.
Quer saber mais? Então fique conosco e ouça o programa completo.
O educador físico Marcio Atalla é o convidado do “Melhor da Vida” dessa semana para falar sobre os alimentos que favorecem a imunidade.
Atalla alerta: “Então quando a gente fala em imunidade, a gente sabe que tem coisas que a gente pode fazer no nosso dia a dia, no nosso estilo de vida, que vão fazer com que o nosso sistema imunológico fique bem fortalecido.”
O pediatra e infectologista Dr. Renato Kfourié o convidado do “Melhor da Vida” da semana e falou sobre alguns dos fatores que transformaram o avanço das superbactérias num dos maiores desafios da saúde pública mundial.
Segundo o Dr. Renato, “O grande divisor de águas na mudança do padrão de evolução de resistência, especialmente aqui no Brasil, foi quando se proibiu a venda de antibióticos sem receita médica.”
O programa “Melhor da Vida” vai ao ar na Cultura FM aos sábados, às 13h, com reapresentação aos domingos, às 21h. E na Cultura Brasil, o programa “Melhor da Vida” é veiculado aos domingos, às 8h.
Logos após a primeira emissão, é possível ouvir todos os episódios quantas vezes quiser. Acesse a página do “Melhor da Vida” no site da Rádio Cultura. Tamb…
O crescimento do mercado pet disparou durante a pandemia e hoje há milhares de pessoas que optam por não ter filhos e adotam um animal doméstico, mas para mantê-los saudáveis, há um custo.
Nesta semana vamos falar sobre os medicamentos para pets, por isso convidamos Marcio Zanzoni Rodrigues, que é administrador, Nelson Ladogano (@nladogano), veterinário e criador de cães.
Segundo Zanzoni, “O que a gente vê de mais palpável no mercado, é justamente o desenvolvimento de medicamento para cada tipo de animal.” . Para o Dr. Nelson, “Se a gente conseguir fazer uma democratização de remédios básicos, você consegue fazer com que o sistema todo ande.”
A busca por procedimentos e cirurgias plásticas entre homens e mulheres com mais de 60 anos tem ganhado destaque, revelando benefícios que vão além da estética e impactam também a saúde emocional e física das pessoas nessa faixa etária. Para falar sobre esse assunto, convidamos o cirurgião plástico Marco Polo Rios (@drmarcopolorios). Uma das questões citadas pelo cirurgião plástico é o benefício mental além do estético: “Nos pacientes mais idosos que vão se ver no espelho e vão notar alterações do próprio envelhecimento e vão querer uma mudança para melhorar o corpo e a alma.”
O entrevistado do “Melhor da Vida” nesta semana é o Dr. Fabio Porto (@drfabioporto.neurologista) que explica como cuidar da saúde do cérebro a longo prazo: “Desde muito pequeno, quando você é criança, bebê, você recebe estímulo dos seus pais, sua família, você já está reconectando o seu cérebro. O cérebro é um órgão estático, que você forma ele ao longo da vida.”