O meu convidado de hoje é o Miguel d’Alte, autor portuense, viajado, rock’n’roll até à medula.
O Miguel já nos levou de Paris em 68 até às sombras de um verão de 1985, e continua a surpreender a cada novo romance. Publicou recentemente o seu quarto livro, Todas as Famílias Felizes, depois de A Origem dos Dias, considerado pelo Jornal de Letras um dos melhores romances de 2024.
Mais um episódio onde venho despejar as minhas inquietações: o pânico de começar novos projectos, a novela interminável do ar condicionado possuído e a ansiedade boa de estar a poucos dias de viajar.
Entre riffs, letras e papel, o editor e escritor Rui Miguel Almeida conta como nasceu a Visgarolho, uma editora com alma de garagem e espírito livre.
Falámos de livros, de música, e do prazer de criar sem seguir o manual. Um episódio para quem gosta de rock… e de boas conversas.
Neste episódio, conversei com Afonso Reis Cabral, autor multipremiado, vencedor do Prémio LeYa e do Prémio José Saramago, e atual presidente da Fundação Eça de Queiroz. Um escritor que, apesar do peso dos títulos e do legado familiar, continua a reinventar-se e a levar a literatura portuguesa a novos caminhos.
Falámos sobre o que significa crescer com tanto reconhecimento, sobre a sua nova relação com as redes sociais e os criadores de conteúdo, e sobre a ousadia de O Último Avô, o seu mais recente livro, lançado há pouco mais de um mês.
Dois argumentistas, uma série que pôs Portugal no mapa da Netflix.
Neste episódio, conversei com o Tiago R. Santos, argumentista e realizador de A Revolta e o Hugo Gonçalves, escritor e vencedor do Prémio Literário Fernando Namora 2024 com Revolução.
Falámos sobre o sucesso internacional de Rabo de Peixe, os bastidores da escrita, as pressões de trabalhar num projeto desta dimensão e o enorme trabalho do showrunner Augusto Fraga, o verdadeiro capitão deste barco.
Obrigada a todos por me apoiarem, é tão importante e tão bom!
Este episódio foi gravado depois de 8 horas seguidas a editar, agendar, montar e publicar conteúdo...
É só um update da vida, do trabalho e as lamúrias do costume.
Neste episódio, conversei com Pedro Miguel Ribeiro: ator, apresentador, argumentista, humorista, radialista e estrela de programas juvenis aos quais eu assisti.
Falámos sobre televisão, cinema, rádio e sobre essa eterna vontade de comunicar em todas as frentes.
Entre o stand-up consulting e o Gru O Maldisposto, o Pedro mostrou o lado multifacetado, divertido e humano de quem vive da palavra e da criatividade.
Mais um episódio com a sexóloga Joana Viterbo onde falámos sobre mitos da sexualidade… daqueles que toda a gente já ouviu, mas ninguém sabe bem se são verdade.
Entre risos, curiosidades e umas respostas inesperadas, fomos desmontando um a um, sem pudor, mas com muita boa disposição.
A convidada deste episódio é Susana Amaro Velho, autora de Descansos (vencedor do prémio NiT para Melhor Livro do Ano*) e do novíssimo Todas as Linhas destas Mãos.
Nesta conversa falámos sobre o novo livro, sobre a sua generosidade para com os autores nacionais, o papel de mãe, o papel da mulher na literatura e muito mais.
Neste episódio, trocámos os papéis.
A Célia Correia Loureiro e o Pedro Rodrigues, que normalmente estão do lado dos autores, vieram falar da sua vida como tradutores.
Conversámos sobre dilemas linguísticos, aquelas expressões que não têm tradução possível, e as dúvidas existenciais que surgem às três da manhã quando se tenta decidir se o “you” é um “tu” ou um “você”.
Um episódio cheio de boas histórias, risos e bastidores do trabalho invisível que põe tantos livros nas nossas mãos.
Enquanto fazia almôndegas e cortava as unhas do Gato, decidi gravar mais um episódio e falei do balanço da semana que passou.
💬 Se ouvires até ao fim, manda-me mensagem a dizer “EU OUVI 🎧” só para eu saber que não estou a falar sozinha.
Neste episódio recebo Elisabete Martins de Oliveira, psicóloga, escritora, formadora e mentora literária. Autora de romances como Onde as Garças Voam e Um Muro e Uma Cerca, fala sobre o seu percurso entre Portugal e a Suécia e a forma como as histórias podem transformar vidas.
Neste episódio, a conversa é com a sexóloga Joana Viterbo (@joanaviterbo.sexologia).
Falámos sobre consentimento, abuso de poder e relações desequilibradas, inspiradas na série O Arquiteto.
Uma conversa sem tabus, direta e necessária e a primeira de várias que vou ter com a Joana.
Neste episódio conversei com a Marta Mesquita, editora executiva da Contraponto, do Grupo Bertrand/Porto Editora. Falámos sobre o caminho que a trouxe da assistência editorial até à direção, sobre os bastidores das escolhas editoriais e sobre os desafios de publicar em Portugal hoje. Uma conversa bem disposta e cheia de visão sobre o mundo dos livros.
Neste episódio falámos, sem filtros, sobre online dating com a escritora Célia Correia Loureiro. Entre experiências reais e dicas úteis, ela mostra como esta é uma forma cada vez mais normal de conhecer pessoas com direito a risos e reflexões pelo caminho.
Neste episódio de domingo falo sobre a aventura de montar uma estante de livros sozinha, sobre redescobrir o prazer de ouvir música, o regresso ao Tinder… e as saudades da Princesa Leia.
Um episódio de desabafos e umas boas gargalhadas de domingo.
Neste episódio conversei com a escritora britânica Louise Candlish, autora de 18 livros e uma das grandes vozes do thriller doméstico. Em Portugal, está publicada pelo Clube do Autor com títulos como A Nossa Casa, O Passageiro Misterioso e As Últimas Férias.
Falámos sobre as adaptações televisivas dos seus romances, sobre como mantém cada história original e cheia de suspense, e até sobre a sua relação especial com Portugal. Uma conversa divertida, honesta e com muito sentido de humor.
Neste episódio recebo o Mário Rufino, professor de português para estrangeiros, crítico literário e uma presença ativa na organização de festivais literários como o da Madeira e o Escritaria, em Penafiel. É também autor do site Livrómano e, em 2024, publicou o seu mais recente romance, Cadente: a história intensa da relação entre uma avó e um neto, marcada pela memória, pela doença e pela culpa.
Falámos de escrita, de crítica, de livros e até de prazeres simples como sestas e caipirinhas. Uma conversa séria e divertida ao mesmo tempo, tal como o Mário.
Neste episódio sentei-me à conversa com duas mulheres incríveis: Íris Bravo, médica ginecologista e escritora e Joana Kabuki, autora com um percurso ligado ao marketing.
Falámos de pré-menopausa e menopausa sem filtros: sintomas, mitos, o que a ciência diz, mas também com humor, histórias pessoais e muitas partilhas. Uma conversa honesta, necessária e com espaço para rir das coisas sérias da vida.