Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Business
Society & Culture
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts123/v4/8a/d5/89/8ad589ed-acc5-3a13-034a-5142c5b2d7ed/mza_4966128560499165617.jpg/600x600bb.jpg
Ministérios Pão Diário
Ministérios Pão Diário
2575 episodes
19 hours ago
A nossa missão é contribuir para que a sabedoria transformadora da Bíblia seja compreensível e acessível a todos.
Show more...
Christianity
Religion & Spirituality
RSS
All content for Ministérios Pão Diário is the property of Ministérios Pão Diário and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
A nossa missão é contribuir para que a sabedoria transformadora da Bíblia seja compreensível e acessível a todos.
Show more...
Christianity
Religion & Spirituality
Episodes (20/2575)
Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | ELE ESCOLHEU NOS SALVAR

LEITURA BÍBLICA DO DIA: ROMANOS 5:6-8 

PLANO DE LEITURA ANUAL: GÊNESIS 20–22; MATEUS 6:19-34 

  

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Era noite e Nicolas viu uma casa em chamas, estacionou, entrou correndo nela e resgatou 4 crianças. A babá contou--lhe que uma das crianças ainda estava no interior da casa. Sem hesitar, o jovem enfrentou as chamas e ficou sem saída no segundo andar com uma menina de 6 anos. Quando as equipes de socorro chegaram ao local, ele quebrou uma janela e saltou na hora certa para um local seguro com a garota nos braços. Ao escolher preocupar-se com os outros além de si mesmo, resgatou todas as crianças. O rapaz demonstrou heroísmo ao estar disposto a sacrificar sua segurança pelos outros. Esse poderoso ato de amor reflete o tipo de amor sacrificial demonstrado por outro salvador, Jesus, que deu a vida para nos livrar do pecado e da morte. “Quando estávamos completamente desamparados, Cristo veio na hora certa e morreu por nós, pecadores” (ROMANOS 5:6). Paulo enfatizou que Jesus, Deus encarnado em homem, escolheu entregar Sua vida pagando o preço de nossos pecados: um preço que não conseguiríamos pagar sozinhos. “Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores” (v.8). Ao agradecermos e confiarmos em Jesus, nosso Salvador, Ele nos capacita a amar profundamente os outros com nossas palavras e ações. 

 

Por: XOCHITL DIXON 


Show more...
22 hours ago
2 minutes 19 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | PRONTO PARA A RESTAURAÇÃO DIVINA

LEITURA BÍBLICA DO DIA: SALMO 80:1,7-14,19 

PLANO DE LEITURA ANUAL: GÊNESIS 18–19; MATEUS 6:1-18 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Meu amigo enviou-me fotos impressionantes! Mostravam um presente-surpresa para a esposa, um Ford Mustang 1965 restaurado: brilhante, exterior azul-escuro; aros cromados; interior preto estofado; e um motor para combinar com as outras atualizações. Havia também fotos do “antes” do mesmo veículo: amarelo opaco, gasto e inexpressivo. E mesmo sendo difícil imaginar, é provável que, quando o veículo original saiu da linha de montagem, chamou a atenção. O tempo, o desgaste e outros fatores tornaram-no apto para ser restaurado. Pronto para ser restaurado! Tal era a condição do povo de Deus no Salmo 80 com a frequente repetição: “Restaura-nos, ó Deus […]! Que a luz do teu rosto brilhe sobre nós; só então seremos salvos” (vv.3,7,19). Embora a história deles incluísse o resgate do Egito e mudança para uma terra de fartura (vv.8-11), os bons tempos vieram e se foram. Por causa da rebelião, experimentavam o julgamento divino (vv.12-13). Assim, imploraram: “Ó Deus dos Exércitos, suplicamos que voltes! Olha dos céus e vê a nossa aflição” (v.14). Você já se sentiu aborrecido, distante ou desconectado de Deus? A sua alma sente falta de alegria? Será que você precisa alinhar-se com Jesus e Seus propósitos? Deus ouve nossas orações por restauração (v.1). O que o impede de orar? 

 

Por: ARTHUR JACKSON 

Show more...
1 day ago
4 minutes 16 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | O SIGNIFICADO DA MIRRA

 

Leitura Bíblica Do Dia: MATEUS 2:9-13 

Plano De Leitura Anual: GÊNESIS 16–17; MATEUS 5:27-48 

 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Hoje é o dia da Epifania do Senhor e o celebramos com a canção “Três reis magos do Oriente a sós” (HL 564), lembrando a sua visita ao menino Jesus. No entanto, eles não eram reis e nem do Extremo Oriente (antes, só Oriente). Também é improvável que fossem apenas três. No entanto, sabemos que foram três presentes, e a música cita cada um deles. Quando os magos chegaram a Belém, “abriram seus tesouros e o presentearam com ouro, incenso e mirra” (MATEUS 2:11). Os presentes simbolizam a missão de Jesus. O ouro representa Seu papel como Rei. O incenso, misturado ao incenso queimado no santuário, fala da Sua divindade. A mirra, usada para embalsamar cadáveres, faz-nos refletir. Os versos da canção demonstram que “a mirra de agreste odor pertence a Jesus; o brilho da estrela nos conduz. Tristeza, suspiros, sangue e morte estão selados na fria pedra do túmulo” (tradução livre). Nós não escreveríamos tal cena na história, mas Deus a escreveu. A morte de Jesus foi fundamental para nossa salvação. Até mesmo Herodes tentou matar Jesus quando Ele ainda era criança (v.13). O penúltimo verso da canção une os três temas: “Rei glorioso, bendito Deus / Sacrifício aos pecados meus”. Tais palavras completam a história do Natal, inspirando a nossa resposta: “Aleluia, aleluia! / Soa na terra e céus”. 

 

Por: TIM GUSTAFSON 

Show more...
2 days ago
2 minutes 58 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | DEUS NA ENCRUZILHADA

LEITURA BÍBLICA DO DIA: DEUTERONÔMIO 30:15-20 

PLANO DE LEITURA ANUAL: GÊNESIS 13–15; MATEUS 5:1-26 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Após dias doente e com muita febre, meu marido foi hospitalizado. Um dia tornou-se em vários. Ele melhorou, mas não o suficiente para ser liberado. Enfrentei a difícil escolha entre ficar com ele ou cumprir uma importante viagem de trabalho, que envolvia outras pessoas e outros projetos. Meu marido me garantiu que ficaria bem, mas o meu coração dividiu-se entre trabalho e família. O povo de Deus precisou de Sua ajuda na encruzilhada das decisões da vida. Com frequência, eles não seguiam as instruções do Senhor. Assim, Moisés implorou ao povo que escolhessem “a vida” seguindo os mandamentos de Deus (DEUTERONÔMIO 30:19). Mais tarde, o profeta Jeremias orientou o povo rebelde e os persuadiu a optar pelo direcionamento de Deus: “Parem nas encruzilhadas […] perguntem qual é o caminho antigo, o bom caminho; andem por ele” (JEREMIAS 6:16). Os antigos caminhos das Escrituras e a provi são de Deus no passado podem nos orientar. Imaginei-me numa encruzilhada e apliquei o modelo de sabedoria de Jeremias. Meu marido e meu trabalho precisavam de mim. Quando o meu supervisor ligou e me incentivou a ficar em casa, respirei fundo e agradeci a Deus por Sua provisão naquela difícil decisão. Às vezes, a direção de Deus não é tão clara, mas ela sempre vem. Quando estivermos numa encruzilhada, certifiquemo-nos de buscá-lo. 

Por: ELISA MORGAN 

Show more...
3 days ago
3 minutes 18 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | LEALDADE SILENCIOSA EM CRISTO

Leitura Bíblica Do Dia: 1 TESSALONICENSES 4:1-2, 9-12 

Plano De Leitura Anual: GÊNESIS 10–12; MATEUS 4 

 

O devocional de hoje está uma bênção! Marque um amigo aqui nos comentários para ler com você! 

 

Não o notei a princípio. Desci para o desjejum no hotel, tudo estava limpo e a mesa do bufê repleta. A geladeira e o balcão de louças estavam bem abastecidos. Tudo perfeito. Então eu o vi. Um homem humilde limpava uma mesa, organizava outra. Não chamou atenção para si mesmo, mas quanto mais eu o olhava, mais me surpreendia. Ele trabalhava com agilidade, observando tudo e repondo antes que alguém precisasse de algo. Como veterano neste serviço, notei sua atenção constante aos detalhes. Tudo estava perfeito porque ele trabalhava com afinco, mesmo que poucos o notassem. Observando esse homem trabalhar meticulosamente, lembrei--me das palavras de Paulo aos tessalonicenses: “Tenham como objetivo uma vida tranquila, ocupando-se com seus próprios assuntos e trabalhando com suas próprias mãos […] Assim, os que são de fora respeitarão seu modo de viver” (1 TESSALONICENSES 4:11-12). Paulo entendia como um trabalhador leal poderia ganhar o res peito dos outros ao oferecer um silencioso testemunho de como o evangelho pode infundir dignidade e propósito, até mesmo em serviços aparentemente pequenos. Não sei se o homem que vi naquele dia era cristão. Mas sou grato por seu silencioso empenho que me lembrou de confiar em Deus para praticar a lealdade discreta e refletir a fidelidade do Senhor. 

 

Por: ADAM R. HOLZ 

Show more...
4 days ago
3 minutes 11 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | IDENTIFICANDO PONTOS DE ESPERANÇA

LEITURA BÍBLICA DO DIA: SALMO 33:6-9, 12-22 

PLANO DE LEITURA ANUAL: GÊNESIS 7–9; MATEUS 3 

 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira 👇 

 

A oceanógrafa Sylvia Earle viu a deterioração dos recifes de coral e fundou a “Missão Azul”, uma organização dedicada a desenvolver “pontos de esperança” globais. Esses lugares especiais ao redor do mundo são “críticos para a saúde do oceano”, pois afetam nossa vida na Terra. Por meio do cuidado intencional dessas áreas, os cientistas viram as comunidades subaquáticas dos corais restauradas e vidas de espécies ameaça das, preservadas. O salmista reconhece que Deus trouxe tudo à existência e garantiu que tudo o que Ele fez permanecesse (SALMO 33:6-9). À medida que Deus reina sobre gerações e nações (vv.11-19), Ele res taura relacionamentos, salva vidas e reacende a esperança. Todavia, Deus também nos convida a nos unirmos a Ele no cuidado do mundo e das pessoas que Ele criou. Cada vez que louvamos a Deus ao vermos um arco-íris num céu nublado e cinzento ou pelas ondas brilhantes do oceano quebrando contra a costa rochosa, podemos proclamar o Seu amor e presença inabalável ao colocarmos a nossa esperança no Senhor (v.22). Quando somos impelidos ao desânimo ou ao medo ao olharmos o estado atual do mundo, talvez pensemos que não possamos fazer a diferença. Quando fazemos a nossa parte como mordomos da criação de Deus, podemos honrá-lo como Criador e ajudar outros a encontrar esperança ao depositarem sua confiança em Jesus. 

Por: XOCHITL DIXON 

Show more...
5 days ago
3 minutes 16 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | NOVA IDENTIDADE EM JESUS

LEITURA BÍBLICA DO DIA: 2 CORÍNTIOS 5:14-21 

PLANO DE LEITURA ANUAL: GÊNESIS 4–6; MATEUS 2 

 

Vamos ler o devocional juntos? Separe um tempo especial para Deus hoje e faça sua reflexão diária: 

 

“Não sou mais quem eu era. Sou uma nova pessoa”, disse meu filho a uma plateia de estudantes, e isso descreve a mudança que Deus fez na vida dele. No passado, ele foi viciado em heroína e se via somente como um pecador errante. No entanto, agora ele se vê como filho de Deus. A Bíblia nos encoraja com esta promessa: “Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início!” (2 CORÍNTIOS 5:17). Não importa quem fomos ou o que fizemos no passado, quando cremos em Jesus para nossa salvação e recebemos o perdão oferecido por meio de Sua cruz, tornamo-nos uma nova criatura. Desde o jardim do Éden, a culpa do pecado nos separou de Deus, mas agora Ele “nos trouxe de volta para si por meio de Cristo […] não levando mais em conta” nossos pecados (vv.18-19). Somos Seus filhos ama dos (1 JOÃO 3:1-2), lavados e renovados à semelhança de Seu Filho. Jesus nos liberta do pecado e nos restaura para um novo relacionamento com Deus, no qual somos livres para não mais viver para nós mesmos, mas “para Cristo, que morreu e ressuscitou por [nós]” (2 CORÍNTIOS 5:15). Neste dia de Ano-Novo, lembremo-nos que Seu amor transformador nos compele a viver com nova identidade e propósito, e também a conduzir outros ao nosso Salvador. Isso pode torná-los novas pessoas! 

 

Por: JAMES BANKS 

Show more...
6 days ago
3 minutes 35 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | O FILHO TAMBÉM SE LEVANTA

Leitura bíblica do dia: ECLESIASTES 1:1-11 

Plano De Leitura Anual:  GÊNESIS 1–3; MATEUS 1 

 

O primeiro romance de Ernest Hemingway apresenta amigos que bebem juntos após participarem da Primeira Guerra Mundial. Marcados pela devastação da guerra, eles tentam lidar com a dor por meio de festas, aventuras e boêmia. Sempre há álcool para entorpecer a dor. Ninguém é feliz. No livro O sol também se levanta (Bertrand Brasil, 2014), Hemingway refere-se ao livro de Eclesiastes (1:5). Nele, o rei Salomão chama-se de “o Mestre” (v.1) e observa: “Nada faz sentido” (v.2) e questiona: “O que as pessoas ganham com todo o seu árduo trabalho”? (v.3). Salomão viu como o Sol nasce e se põe, o vento sopra para lá e para cá, os rios correm sem parar para um mar jamais satisfeito (vv.5-7). E, por fim, tudo é esquecido (v.11). Tanto Hemingway quanto o livro de Eclesiastes confrontam--nos com a futilidade de viver apenas para esta vida. No entanto, o rei entrelaça brilhantes conselhos divinos em seu livro. No Senhor há esperança contínua e verdadeira, vemos como realmente somos e também como Deus é. Salomão afirmou: “tudo que Deus faz é definitivo” (3:14), e nisso reside nossa grande esperança, pois Deus nos concedeu a dádiva de Seu Filho, Jesus. Longe de Deus, estamos à deriva num mar infinito e sempre insatisfeito. Por meio de Jesus, o Seu Filho ressuscitado, reconciliamo-nos com Deus e descobrimos o nosso significado, valor e propósito. 

Por: TIM GUSTAFSON 

Show more...
1 week ago
4 minutes 15 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A CIDADE SANTA

Leitura Bíblica Do Dia: HEBREUS 13:14-21 

Plano De Leitura Anual: MALAQUIAS 1–4; APOCALIPSE 22 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Na véspera do Ano-Novo, as autoridades municipais abriram uma cápsula do tempo de 100 anos. Dentro dela estavam previsões esperançosas dos líderes da cidade com as suas visões de prosperidade. Entretanto, a mensagem do prefeito trazia uma ideia diferente: “Que possamos expressar uma esperança que seja superior a de outros, que vocês possam perceber como nação, povo e cidade, que vocês cresceram em retidão, pois é isso que exalta uma nação”. Mais do que o sucesso, a felicidade ou paz, o prefeito desejou que os futuros cidadãos crescessem naquilo que significa ser verdadeiramente justo e correto. Talvez ele tenha se inspirado em Jesus, que abençoou os que anseiam por Sua justiça (MATEUS 5:6). Mas é fácil nos desencorajarmos quando consideramos o padrão perfeito de Deus. Louvado seja Deus por não precisarmos confiar em nosso próprio esforço para crescer. O autor de Hebreus disse: “que o Deus da paz […] os capacite em tudo que precisam para fazer a vontade dele. Que ele produza em vocês, […] tudo o que e agradável a ele” (13:20-21). Nós que estamos em Cristo somos santificados pelo Seu sangue no momento em que cremos nele (v.12), porém, Ele faz crescer o fruto da justiça em nosso coração por toda a vida. Tropeçaremos muitas vezes na jornada, mas ainda esperamos pela “cidade por vir” (v.14) onde a justiça de Deus reinará. 

 

 

Por: KAREN PIMPO 

Show more...
1 week ago
4 minutes 5 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | ALMAS CONTURBADAS, ORAÇÕES SINCERAS

Leitura Bíblica Do Dia: JOÃO 12:27-32 

Plano De Leitura Anual: ZACARIAS 13–14; APOCALIPSE 21 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Três dias antes da explosão de uma bomba que abalou a sua casa, em 1957, Martin Luther King Jr. passou por um momento que o marcou para sempre. Depois de receber um telefonema ameaçador, King se viu pensando numa estratégia para sair do movimento pelos direitos civis. Então, brotaram orações em sua alma: “Estou defendendo o que acredito ser certo. Mas agora tenho medo, não tenho nada e não posso enfrentar isso sozinho”. Depois de orar, sentiu uma silenciosa certeza. King observou: “Quase imediatamente meus medos começaram a sumir. Minha incerteza desapareceu e eu estava disposto a enfrentar tudo”. Em João 12, Jesus reconheceu: “minha alma está angustiada” (v.27). Ele foi transparentemente honesto sobre Sua disposição interna, ainda assim Ele exaltou a Deus em Sua oração. “Pai, glorifica teu nome!” (v.28). A oração de Jesus foi de rendição à vontade de Deus. Como é humano de nossa parte sentirmos medo e desconforto quando nos deparamos com a opção de honrar ou não honrar a Deus, quando a sabedoria exige que tomemos decisões difíceis sobre os nossos relacionamentos, hábitos ou outros padrões (bons ou maus). Não importa o que confrontemos, ao orarmos ousadamente a Deus, o Senhor nos dará forças para superarmos nosso medo e desconforto e fazermos o que o glorifica — para o nosso bem e para o bem dos outros. 

 

 

Por: ARTHUR JACKSON 

Show more...
1 week ago
3 minutes 17 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A COROA DA VIDA

Leitura Bíblica Do Dia: TIAGO 1:1-12 

Plano De Leitura Anual: ZACARIAS 9–12; APOCALIPSE 20 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

LeeAdianez Rodriguez-Espada, 12 anos, não queria se atrasar para uma corrida de 5 km. Sua ansiedade a fez largar com um grupo de corredores, 15 minutos antes do horário de sua largada, junto aos participantes da meia-maratona (21 km). Ela entrou passo a passo no ritmo dos outros corredores. No 4º km, sem a linha de chegada à vista, percebeu que estava numa corrida mais longa e difícil. Em vez de desistir, continuou correndo e completou a corrida de 21 km em 1.885º lugar entre 2.111 finalistas. Isso sim é perseverar! Enquanto sofriam perseguição, muitos dos primeiros cristãos queriam desistir da corrida por Cristo, mas Tiago os encorajou a continuar em frente. Se suportassem pacientemente a provação, Deus lhes daria uma recompensa maior (TIAGO 1:4,12). Primeiro, “é necessário que [a perseverança] cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte” (v.4). Em segundo lugar, Deus lhes daria a “coroa da vida”, vida em Jesus no presente e a promessa de estar em Sua presença na eternidade (v.12). Às vezes, a corrida cristã parece não ser aquela para a qual nos inscrevemos, pois ela é mais longa e difícil do que esperávamos. Mas, à medida que Deus supre o que precisamos, podemos perseverar e continuar seguindo adiante. 

 

Por: MARVIN WILLIAMS 

Show more...
1 week ago
3 minutes 16 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | ATENDENDO ÀS NECESSIDADES DE OUTROS

Leitura Bíblica Do Dia: ÊXODO 22:22-27 

Plano De Leitura Anual: ZACARIAS 5–8; APOCALIPSE 19 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

O pai de Felipe sofre de doença mental severa e saiu de casa para viver nas ruas. Depois de um dia de procura por ele, Cíntia e seu jovem filho Felipe estavam preocupados com o bem-estar dele. Felipe questionou sua mãe se o seu pai e outras pessoas sem-teto estariam bem agasalhadas. Eles decidiram lançar uma campanha de coleta e distribuição de cobertores e agasalhos para as pessoas em situação de rua da região. Por mais de uma década, Cíntia considera que esse é o trabalho de sua vida, creditando ao filho e a sua profunda fé em Deus o despertar nela as dificuldades de se viver sem um lugar quente para dormir. Há muito tempo, a Bíblia nos ensina a atender às necessidades dos outros. Moisés registra os princípios para orientar nossa interação com os que carecem de recursos. Quando somos movidos a suprir as necessidades dos outros, não devemos cobrar “juros visando lucro, como fazem os credores” (ÊXODO 22:25). Se a capa de alguém fosse levada como garantia, deveria ser devolvida até o pôr do sol, pois “Talvez a capa seja a única coberta que ele tem para se aquecer. Como ele poderá dormir sem ela?” (v.27). Peçamos a Deus que abra os nossos olhos e coração para vermos como aliviar a dor de quem sofre. Quer procuremos atender às necessidades de muitos ou a de uma única pessoa, nós o honramos tratando-os com dignidade e cuidado. 

 

Por: KIRSTEN HOLMBERG 

Show more...
1 week ago
3 minutes 28 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A SABEDORIA DIVINA SALVA VIDAS

Leitura Bíblica Do Dia: PROVÉRBIOS 11:24-31 

Plano De Leitura Anual: ZACARIAS 1–4; APOCALIPSE 18 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Uma entregadora de cartas ficou preocupada ao ver a correspondência de uma das casas nas quais entregava correspondências, acumular-se. Ela sabia que a idosa morava sozinha e que pegava a correspondência todos os dias. A carteira sabiamente comunicou a sua preocupação a uma vizinha, que alertou outro vizinho, o qual tinha uma chave reserva da casa dessa senhora. Juntos, eles entraram na casa dela e a encontraram caída no chão. A senhora havia caído 4 dias antes e não conseguia se levantar ou pedir ajuda. A sabedoria, a preocupação e a decisão de agir daquela carteira provavelmente salvou a vida da idosa. Provérbios diz: “o que ganha almas é sábio” (11:30 ARA). O discernimento que vem ao fazermos o certo e vivermos de acordo com a sabedoria divina pode abençoar não só a nós mesmos, mas também aos outros. O fruto que recebemos por praticarmos o que honra a Deus e os Seus caminhos pode produzir uma vida boa e revigorante. E nosso fruto também nos impulsiona a cuidarmos dos outros e buscarmos o seu bem-estar. O autor de Provérbios afirma ao longo do livro que a sabedoria é encontrada na confiança em Deus: “Pois a sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela” (8:11). A sabedoria que Deus provê existe para nos guiar durante nossa vida. Isso pode ganhar uma alma para a eternidade. 

 

 

Por: KATARA PATTON 

Show more...
1 week ago
2 minutes 45 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | O DIA DEPOIS DO NATAL

Leitura Bíblica Do Dia: LUCAS 2:15-20 

Plano De Leitura Anual: AGEU 1–2; APOCALIPSE 17 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Depois das alegrias do Natal, o dia seguinte parecia decepcionante. Passamos a noite com amigos, mas não dormimos bem. Nosso carro quebrou na volta para casa. Começou a nevar. Abandonamos o carro e fomos de táxi na neve e granizo sentindo o desânimo. Não somos os únicos que se sentem desanimados após o dia de Natal. Seja o excesso de comida, o sumiço das canções natalinas das mídias, ou os presentes que compramos na semana anterior estarem agora pela metade do preço. A magia do Natal pode desaparecer rapidamente! A Bíblia não nos fala sobre o dia após o nascimento de Jesus. Mas podemos imaginar que Maria e José deveriam estar exaustos depois de caminhar até Belém, procurar por acomodação, pelas dores do parto que Maria sentiu ao dar à luz e pelos sábios aparecerem sem avisar (LUCAS 2:4-18). No entanto, posso imaginar Maria embalando seu recém-nascido e refletindo sobre a visitação angelical (1:30-33), a bênção de Isabel (vv.42-45) e sua própria compreensão do destino de seu bebê (vv.46-55). Maria “guardava” essas coisas em seu coração (2:19), o que pode ter aliviado o cansaço e a dor física daquele dia. Todos nós temos dias “de desânimo”, talvez até mesmo no dia seguinte ao Natal. Como Maria, vamos enfrentá-los refletindo sobre Aquele que veio ao nosso mundo, para iluminá-lo para sempre com a Sua presença. 

 

 

Por:  SHERIDAN VOYSEY 

Show more...
1 week ago
2 minutes 58 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A PROMESSA DO NASCIMENTO DE CRISTO

Leitura Bíblica Do Dia: LUCAS 2:1-7 

Plano De Leitura Anual: SOFONIAS 1–3; APOCALIPSE 16 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Em novembro de 1962, o físico John W. Mauchly disse: “Não há razão para supor que o menino ou a menina não possam aprender a usar um computador pessoal”. Na época, tal previsão parecia fantástica, mas foi incrivelmente precisa. Hoje, usar um computador ou dispositivo eletrônico é uma das primeiras habilidades que uma criança aprende. Embora a predição de Mauchly tenha se concretizado, previsões muito mais importantes também aconteceram. São as previsões sobre a vinda de Cristo que são registradas nas Escrituras. Por exemplo: “Mas você, ó Belém Efrata, é apenas uma pequena vila entre todo o povo de Judá. E, no entanto, um governante de Israel, cujas origens são do passado distante, sairá de você em meu favor” (MIQUEIAS 5:2). Deus enviou Jesus, que chegou à pequena Belém, identificando-o como da linhagem real de Davi (LUCAS 2:4-7). A mesma Bíblia que previu acuradamente a primeira vinda de Jesus também promete o Seu retorno (ATOS 1:11). Jesus prometeu aos Seus seguidores que voltará para buscá-los (JOÃO 14:1-4). Neste Natal, enquanto ponderamos sobre os acontecimentos previstos com exatidão a respeito do nascimento de Jesus, que possamos também considerar a Sua volta prometida, permitindo que Ele nos prepare para o majestoso momento em que o veremos face a face! 

 

 

Por: BILL CROWDER 

Show more...
2 weeks ago
2 minutes 37 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A ESTRELA DE NATAL

Leitura Bíblica Do Dia: MATEUS 2:1-5,7-12 

Plano De Leitura Anual: HABACUQUE 1–3; APOCALIPSE 15 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

“Se você encontrar aquela estrela, sempre poderá encontrar o caminho de casa.” Essas foram as palavras de meu pai, ao me ensinar a localizar a Estrela do Norte, quando criança. Papai tinha servido nas Forças Armadas durante a guerra e houve momentos em que a vida dele dependia de capacidade de navegar sob o céu noturno. Ele garantiu que eu soubesse os nomes e localizações de várias constelações, mas encontrar a estrela Polar era o mais importante. Saber a localização dessa estrela significava adquirir o senso de direção onde quer que estivesse e encontrar o meu caminho. As Escrituras falam de outra estrela de essencial importância. Alguns sábios do Oriente (área que hoje pertence ao Irã e Iraque) estavam atentos às estrelas no céu que indicavam o local do nascimento de quem seria o rei de Deus para o Seu povo. Eles vieram a Jerusalém perguntando: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (MATEUS 2:1-2). Os astrônomos não sabem o que causou o aparecimento da estrela de Belém, mas a Bíblia revela que Deus a criou para que o mundo se voltasse para Jesus: “a brilhante estrela da manhã” (APOCALIPSE 22:16). Cristo veio para nos salvar de nossos pecados e nos guiar de volta a Deus. Siga-o e você encontrará o caminho de casa. 

 

Por: JAMES BANKS 

Show more...
2 weeks ago
3 minutes 10 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | COMUNHÃO EM CRISTO

Leitura Bíblica Do Dia: 1 TESSALONICENSES 5:11-15 

Plano De Leitura Anual: NAUM 1–3; APOCALIPSE 14 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Não sei quem é o responsável por apagar as luzes e trancar o prédio da igreja após o culto de domingo, mas sei de algo sobre essa pessoa: a refeição de domingo dela atrasará. Acontece isso porque muitas pessoas gostam de permanecer, após o culto, para conversar sobre as decisões da vida, seus problemas, lutas diárias e outros assuntos. É uma alegria olhar ao redor e ver que, mesmo 20 minutos depois do culto, ainda há tantas pessoas desfrutando da companhia umas das outras. A comunhão é componente-chave da vida cristã. Sem a ligação que surge no ato de investir tempo com outros irmãos na fé, perderíamos alguns benefícios por ser cristãos. Por exemplo, Paulo diz que podemos “[animar] e [edificar] uns aos outros” (1 TESSALONICENSES 5:11). O autor de Hebreus concorda, dizendo-nos para não deixarmos de nos reunir, porque precisamos “[nos encorajar] mutuamente” (10:25). Diz também que, quando estamos juntos, motivamos “uns aos outros na prática do amor e das boas obras” (v.24). Como pessoas dedicadas a viver para Cristo, preparamo-nos para sermos fiéis e para servirmos à medida que encorajamos “os desanimados” e somos “pacientes com todos” (1 TESSALONICENSES 5:14). Viver dessa maneira, à medida que Ele nos auxilia, permite-nos desfrutar da verdadeira comunhão e “fazer o bem uns aos outros e a todos” (v.15). 

 

Por: DAVE BRANON 

Show more...
2 weeks ago
2 minutes 41 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | DESTRUIR MUROS EM FAVOR DA UNIÃO

Leitura Bíblica Do Dia: EFÉSIOS 2:11-22 

Plano De Leitura Anual: MIQUEIAS 6–7; APOCALIPSE 13 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

As famílias e amigos tinham permanecido separados pelo Muro de Berlim desde que o governo da Alemanha Oriental o erguera em 1961. Essa barreira impedia que os cidadãos fugissem para a Alemanha Ocidental. Na verdade, de 1949 até o dia em que a estrutura foi construída, estima-se que mais de 2,5 milhões de alemães conseguiram ir para o lado ocidental. O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, de frente para o muro, em 1987, disse: “Derrubem este muro!”. Suas palavras geraram uma onda de mudanças que permitiram a sua queda, em 1989, e a gloriosa reunificação da Alemanha. Paulo escreveu sobre um “muro de inimizade” derrubado por Jesus (EFÉSIOS 2:14). O muro existia entre os judeus (povo escolhido de Deus) e os gentios (os outros povos). Era simbolizado pelo soreg (parede divisória) no antigo templo erguido por Herodes o Grande, em Jerusalém. Impedia os gentios de irem além dos pátios externos do templo, embora dali pudessem ver os pátios internos. Mas Jesus trouxe “paz” e reconciliação entre judeus e gentios; entre Deus e todos os povos. Jesus fez isso “ao derrubar o muro de inimizade que nos separava” por “sua morte na cruz” (vv.14,16). As “boas-novas de paz” possibilitam a união de todos pela fé em Cristo (vv.17-18). Muitas coisas nos dividem, mas pela graça de Deus esforcemo-nos para viver a paz e a união encontradas em Jesus (vv.19-22) 

 

Por: TOM FELTEN 

Show more...
2 weeks ago
4 minutes 56 seconds

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | A LUZ DA ESPERANÇA

Leitura Bíblica Do Dia: SALMO 42 

Plano De Leitura Anual: MIQUEIAS 4–5; APOCALIPSE 12 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

A cruz deveria estar pendurada ao lado da cama de minha mãe no centro de tratamento de câncer. E eu deveria estar me preparando para visitá-la nos feriados entre seus tratamentos. Tudo o que eu queria de presente de Natal era ter mais um dia com minha mãe. Em vez disso, eu estava em casa, pendurando numa árvore falsa uma cruz que pertencera a ela. Quando meu filho acendeu as luzes, sussurrei: “Obrigada” e ele me respondeu: “De nada”. Ele não sabia que eu estava agradecendo a Deus pelas luzes piscantes que direcionavam meus olhos para Jesus — a eterna Luz da esperança. O escritor do Salmo 42 expressou suas genuínas emoções a Deus (vv.1-4). Ele reconheceu sua alma “abatida” e “triste” antes de encorajar os leitores: “Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!” (v.5). Embora estivesse dominado por ondas de tristeza e sofrimento, a esperança dele brilhou ao lembrar-se da fidelidade de Deus (vv.6-10). Finalizou questionando suas dúvidas e afirmando a resiliência de sua fé, agora refinada: “Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus” (v.11). O Natal desperta alegria e tristeza em muitos de nós. Felizmente, mesmo as emoções confusas podem ser reconciliadas e redimidas por meio das promessas da verdadeira Luz de esperança: Jesus. 

 

Por: XOCHITL DIXON 

Show more...
2 weeks ago
5 minutes 1 second

Ministérios Pão Diário
DEVOCIONAL PÃO DIÁRIO | PERDOAR E ESQUECER

LEITURA BÍBLICA DO DIA: ISAÍAS 43:18-25 

PLANO DE LEITURA ANUAL: MIQUEIAS 1–3; APOCALIPSE 11 

 

Já fez seu devocional hoje? Aproveite e marque um amigo para fazer junto com você! Confira: 

 

Jill Price nasceu com hipertimesia: a capacidade de lembrar-se detalhadamente tudo o que já lhe aconteceu. Ela pode relembrar-se da ocorrência exata de qualquer acontecimento que tenha experimentado. Um programa de TV apresentava uma policial com hipertimesia, e isso lhe era de grande vantagem na resolução de crimes. Mas para Jill essa condição não é muito divertida. Ela não consegue esquecer os momentos da vida em que recebeu críticas, sofreu perdas ou mesmo de algo pelo qual já se arrependeu. Ela revê essas cenas em sua memória continuamente. Nosso Deus é onisciente (algo como uma hipertimesia divina): a Bíblia nos diz que o Seu entendimento é ilimitado. No entanto, descobrimos algo muito reconfortante: “Eu, somente eu, por minha própria causa, apagarei seus pecados e nunca mais voltarei a pensar neles” (ISAÍAS 43:25). O livro de Hebreus reforça isso: “que [fomos] santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo” e o Senhor diz que “nunca mais” voltará a pensar em nossos pecados (HEBREUS 10:10,17). Ao confessarmos os nossos pecados a Deus, podemos parar de pensar neles. Precisamos abandoná-los, assim como Ele diz: “Esqueçam tudo isso, não é nada comparado ao que vou fazer” (ISAÍAS 43:18). Em Seu grande amor, Deus escolhe não se lembrar de nossos pecados contra nós. Lembremo-nos disso. 

 

 

Por: KENNETH PETERSEN 

Show more...
2 weeks ago
3 minutes 54 seconds

Ministérios Pão Diário
A nossa missão é contribuir para que a sabedoria transformadora da Bíblia seja compreensível e acessível a todos.