O ano de 2026 chegou, e com ele a expectativa pelo que a Nintendo pode trazer à sua atual plataforma, o recém-lançado Switch 2. Assim, a equipe do N-BlastCast se juntou para debater qual o futuro próximo das franquias nintendistas, e debatemos quais as chances de cada uma aparecer no novo console.
Edição por Gabriel Andrade.
Ah, e não esquece de resgatar o guia de The Legend of Zelda gratuitamente!
Chegamos ao fim de mais um ano. E para celebrar o encerramento de 2025, nada melhor do que uma retrospectiva de tudo o que a Nintendo nos proporcionou neste período. E como último episódio do ano, desejamos a todos um excelente período de festas, com muitos jogos e descanso e diversão merecidos. E que 2026 seja ainda melhor em todos os aspectos!
Edição por Victor Ribeiro.
O GameCube pode não ter sido o videogame de maior sucesso da Nintendo, mas nem por isso o console deixou de receber ótimos jogos, que em sua época impressionavam. Felizmente, demonstrando a qualidade dos títulos do pequeno cubo, hoje separamos alguns de seus jogos que ainda são bons de jogar. A dificuldade foi separar só alguns.
Edição por Gabriel Andrade.
Mario Kart World e Donkey Kong Bananza representaram a Nintendo no The Game Awards de 2025. Não foram muitos os títulos nintendistas que concorreram a prêmios no evento este ano, mas ainda assim a Nintendo teve seu espaço e mostrou a força de suas marcas first party. Para completar, anúncios importantes foram feitos e tanto o Switch quanto o Switch 2 estarão bem servidos em 2026. Acompanhe com a gente o resumo nintendista do TGA 2025!
Finalmente chegou o grande dia, esperado por anos: Metroid Prime 4: Beyond está entre nós! Será que o resultado ficou bom? Será que a espera valeu a pena? No episódio de hoje vamos relembrar em que contexto este jogo foi lançado e como ele chegou ao Switch e Switch 2. Não se sinta perdido, pegue seu upgrade e ouça nosso episódio diretamente de Viewros!Edição por Gabriel Andrade.
Após 22 anos, finalmente um exclusivo do GameCube ganha uma sequência. Kirby Air Riders chega apenas para o Nintendo Switch 2 com jogabilidade simples, porém difícil de masterizar — algo em comum nas obras do criador Masahiro Sakurai. Neste episódio, debatemos sobre a qualidade deste novo jogo de corridas da bolota rosa da Nintendo.
Edição por Victor Ribeiro.
O SNES é uma unanimidade: não há um jogador de videogames dos anos 1990 que não pressione o F para o Super Nintendo. Com jogos que marcaram a geração, o console coleciona números de respeito, desde os melhores jogos de muitas franquias até a quantidade de unidades vendidas. Lançado em 21 de novembro de 1990, hoje comemoramos o aniversário do segundo videogame de mesa da Nintendo.
Edição por Alecsander Oliveira.
"Sucesso" é uma palavra para definir a "era Switch" da Nintendo. Desde 2017 acumulando números expressivos, agora a empresa divulgou seus resultados atualizados até setembro de 2025, e as vendas impressionam. Os dados incluem, obviamente, as primeiras informações sobre vendas relacionadas ao Switch 2, e parece que as coisas nunca estiveram melhores! Vamos conferir como foi a divulgação do relatório fiscal da Nintendo?
Edição por Gabriel Andrade.
Hyrule Warriors: Age of Imprisonment, o terceiro título da série musou da franquia The Legend of Zelda, foi lançado e conta com uma história que fornece novas perspectivas ao que se vê em Tears of the Kingdom. Enquanto os dois jogos anteriores sofriam com problemas de desempenho, pela primeira vez um Hyrule Warriors é lançado com um salto geracional de plataforma. Quais os impactos que a história e o novo poder computacional exercem no jogo? É o que debatemos no episódio de hoje!
Edição por Victor Ribeiro.
O Game Boy Advance foi um poderoso videogame portátil da Nintendo. Praticamente um “SNES de bolso”, o pequeno notável teve a difícil missão de suceder a dupla de sucesso Game Boy e Game Boy Color. Foi lançado em 2001 e substituído pelo Nintendo DS já em 2004, mas mesmo com pouco tempo de mercado teve jogos de qualidade que marcaram a indústria. E hoje debatemos alguns desses jogos que ainda são bons de jogar.Edição por Gabriel Andrade.
O mais recente título da franquia de monstrinhos capturáveis mais famosa dos jogos, Pokémon Legends: Z-A foi lançado no último dia 16 de outubro, há mais ou menos duas semanas. Enquanto uns ainda questionam a parte técnica entregue pelo pessoal da Game Freak, outros focam apenas na diversão e afirmam que isto tem sobra. Vamos conferir?
Edição por Victor Ribeiro.
Neste episódio, mergulhamos nas profundezas do baú da Nintendo para relembrar franquias que marcaram época — mas que desapareceram sem explicação. Acompanhe-nos nessa viagem nostálgica, recheada de curiosidades e memórias, enquanto tentamos responder à pergunta que não quer calar: será que um dia veremos esses clássicos renascerem?
Edição por Gabriel Andrade.
O fim de 2025 está cada vez mais próximo, com apenas três meses restantes. Ainda que o que já recebemos até agora conta com uma qualidade indubitavelmente alta, também temos grandes expectativas pelo que está por vir. Spoiler: vem coisa boa por aí! Acompanhe conosco os jogos que estamos de olho na reta final de 2025.
Edição por Victor Ribeiro.
O ano de 2025 tem sido bom para a Nintendo e seus jogadores quando o assunto é jogo bom disponível. Mas nem só de jogos novos se faz um nintendista. Diante disto, o que será que nossa equipe anda jogando em plataformas da Nintendo durante o ano de 2025?
Edição por Gabriel Andrade.
Lá se vão 29 anos desde que o Nintendo 64 foi lançado! Apesar de o poderoso videogame de 64-bits da Big N não ter recebido uma quantidade exorbitante de jogos, principalmente quando comparado a seu principal concorrente, muitos dos jogos disponíveis para o aparelho são verdadeiras joias que permanecem no imaginário popular até os dias atuais. É por isto que no episódio de hoje comentamos alguns jogos de Nintendo 64 que ainda são bons de jogar. E que jogos!
Edição por Victor Ribeiro.
Lançado após muitas expectativas, o Nintendo Switch 2 chega após quase quatro anos do lançamento de seus principais concorrentes — o PlayStation 5, o Xbox Series X e o Xbox Series S. Será que o pequeno novo console da Nintendo vai conseguir mostrar seu valor frente aos concorrentes? Será que seu hardware é bom o suficiente para bater de frente com aquilo que as outras empresas têm mostrado? É isso que debatemos no episódio de hoje.
Edição por Victor Ribeiro.
Para iniciar a nossa mais nova coluna neste podcast, a Indie Blast — na qual falaremos sobre jogos indies, como o própria implica —, nada melhor do que jogo independente do momento: Hollow Knight: Silksong. Com alguns de nossos participantes já tendo jogado boas horas do novo título da Team Cherry, debatemos (sem spoilers) sobre a qualidade do jogo e se, ao menos por enquanto, ele supera o seu antecessor.
Edição por Victor Ribeiro.
O tão aguardado Nintendo Direct de setembro aconteceu, e nele a Big N apresentou muitos jogos de peso, levando bastante as expectativas para o Switch 2. Dado o contexto de console novo e de apresentações anteriores que não haviam empolgado, desta vez vislumbramos um bom futuro para o novo aparelho híbrido da Nintendo.
Edição por Alecsander Oliveira.
A Sega fez mais um teste para Sonic Racing CrossWorlds, o próximo jogo de corrida com trapaças do ouriço azul. Desta vez, o evento foi aberto a todos que queriam uma chance de provar a velocidade do vindouro Sonic Racing, que está chamando bastante atenção até o momento. Com lançamento previsto para o próximo dia 25 de setembro, estivemos colados nesta versão de testes aberta e contamos o que estamos achamos desde novo jogo.
Edição por Victor Ribeiro.
Um executivo no cartão de visitas; um desenvolvedor na mente; e um gamer no coração. Era assim que Satoru Iwata se definia. O lendário presidente da Nintendo fez história nos 13 anos que passou à frente da empresa, enfrentando altos e baixos e deixando uma marca que certamente será sentida na indústria por décadas.
Edição por Alexandre Galvão.