All content for Novus Capital is the property of Novus Capital and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Transparência e proximidade com os seus investimentos
Nossos sócios Luiz Eduardo Portella, Tomás Goulart, Sarah Campos e Victor Ary debatem, no episódio de hoje, os principais acontecimentos da semana no Brasil e no mundo.
No cenário internacional, o foco foi a inflação nos EUA: o CPI de agosto veio próximo ao esperado, mas mostrando repasse menor na parte de bens. Considerando-se ainda o PPI, as projeções de PCE foram revisadas para baixo ao longo da semana. O Payroll passou por forte revisão negativa preliminar. Na Europa, o ECB manteve os juros inalterados, com revisão baixista das projeções de inflação subjacente, mas tom hawkish pela Lagarde. Já na geopolítica, a tensão se elevou com novos ataques e invasões aéreas envolvendo Rússia, Ucrânia e Polônia.
No Brasil, os dados de comércio vieram um pouco abaixo do esperado, enquanto os dados de serviço vieram em linha. Já o IPCA de agosto, apesar de negativo, veio acima do esperado, com composição um pouco pior. No campo político, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado à prisão, o que reacendeu debates sobre a anistia articulada por Tarcísio de Freitas. Além dessa, outras agendas seguem sob atenção no Congresso, como a isenção de IR e tributação dos isentos. Por fim, novas pesquisas divulgadas mostraram melhora de popularidade do atual governo.
No mercado de crédito, o ambiente continuou construtivo: os principais índices apresentaram leve abertura, mas o segmento incentivado seguiu com fechamento marginal, refletindo demanda forte. No mercado primário, as empresas aproveitaram o apetite para alongar prazos das emissões. O volume semanal foi robusto, com R$7,5 bi em novas ofertas, sendo 65% em debêntures tradicionais e 35% incentivadas.
Nos EUA, os juros curtos tiveram leve abertura, enquanto os juros longos tiveram leve fechamento, e as bolsas desempenharam positivamente (S&P 500 +1,59%). No Brasil, a direção dos movimentos de juros foi similar a dos EUA; o Ibovespa caiu 0,26% e o real subiu 1,09%.
Na próxima semana será importante acompanhar as decisões dos bancos centrais americano, brasileiro, inglês e canadense, além da divulgação das vendas no varejo nos EUA.
Não deixe de conferir!
Novus Capital
Transparência e proximidade com os seus investimentos