Neste episódio exploramos o AWS Elastic Beanstalk, um serviço que facilita o deploy e gerenciamento de aplicações na nuvem. Vamos entender o que é Elastic Beanstalk, quando usá-lo e como ele se encaixa no exame AWS Certified Cloud Practitioner.
Abordamos conceitos-chave como ambientes, plataformas, provisionamento automático, balanceamento de carga, escalabilidade, integrações com RDS e S3, além de práticas de monitoramento e custos.
Neste episódio respondemos às dúvidas que vocês enviaram após o episódio 07, focando em AWS Lambda para quem estuda para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner.
Abordamos perguntas reais enviadas pelos ouvintes sobre modelo de precificação do Lambda (invocações, duração e memória), cold starts e como mitigá‑los, Provisioned Concurrency, gerenciamento de dependências com Lambda Layers, integração com API Gateway e EventBridge, e melhores práticas para dimensionamento e otimização de custos em funções serverless.
Este é mais um passo na jornada dedicada a explorar os conceitos essenciais para conquistar a certificação.
Neste episódio, mergulhamos no universo do serverless com foco especial no serviço AWS Lambda — o que é, quando usar, seu modelo de execução , e casos de uso práticos como APIs, processamento assíncrono e automações.
Vamos também cobrir boas práticas para reduzir cold starts, organizar dependências com Lambda Layers e integrar com API Gateway e EventBridge.
Fique ligado e acompanhe os próximos episódios, que abordarão outros tópicos-chave para sua preparação rumo à certificação AWS!
Neste episódio respondemos às dúvidas que vocês enviaram após o episódio 05, focando em Amazon EC2 para quem estuda para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner.
Abordamos perguntas reais enviadas pelos ouvintes sobre modelos de precificação, isolamento e compliance (dedicated hosts), e melhores práticas de dimensionamento e economia de custos.
No episódio de hoje, damos início a uma nova série que vai te preparar para a certificação AWS Certified Cloud Practitioner!
Este é o primeiro passo de uma jornada dedicada a explorar todos os conceitos essenciais para conquistar essa certificação.
Neste episódio, começamos pelo universo da computação na AWS, com foco especial no serviço EC2 — suas funções, tipos de instâncias e cenários de uso. Prepare-se para entender como essa peça fundamental da infraestrutura cloud pode te ajudar a construir e gerenciar ambientes escaláveis e flexíveis na nuvem.
Fique ligado e acompanhe os próximos episódios, que cobrirão tudo o que você precisa saber para alcançar sua certificação AWS!
Neste episódio do "O Universo da Transformação Digital", vamos falar sobre como implementar DevOps em organizações tradicionais. Você vai entender os desafios, os passos essenciais e as melhores práticas para transformar a cultura, processos e ferramentas, acelerando a entrega de valor e inovando de forma eficiente. Uma conversa prática e cheia de dicas para quem quer promover uma verdadeira transformação digital na sua empresa!
Neste episódio, vamos comparar as principais diferenças entre Scrum, Waterfall e aquela mistura chamada Water-Scrum-Fall. Vamos conversar sobre como cada um funciona na prática, quais os prós e contras, e ajudar você a entender qual método pode ser mais indicado para diferentes tipos de projetos. É conteúdo leve e útil pra quem quer decidir melhor na hora de gerenciar suas tarefas!
Neste episódio, mergulhamos no universo dos testes de software, explorando tanto os fundamentos técnicos quanto as estratégias de gestão. Abordamos a importância crucial do teste, desde a criação de casos de teste eficazes até a psicologia por trás da atividade de testar. Discutimos técnicas essenciais, como os testes black-box e white-box, e a relevância do teste de usabilidade e depuração.
Neste episódio, exploramos o conceito de Arquiteturas Evolutivas e como as Fitness Functions são cruciais para sua implementação. Abordamos a importância de adaptar a arquitetura de software para acompanhar a evolução tecnológica, com foco em áreas como Cloud Computing, Data Science e Arquitetura de Software. Discutimos como as Fitness Functions atuam como métricas automatizadas, objetivas e contínuas que direcionam essa evolução, assegurando que o sistema mantenha características essenciais como desempenho e segurança. Destacamos a importância da automação dessas funções em pipelines de CI/CD e como boas práticas de DevOps e visibilidade operacional são fundamentais para o sucesso de arquiteturas evolutivas.