Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Business
Society & Culture
History
Sports
Technology
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts211/v4/33/4a/6d/334a6d5f-b69d-d992-dd73-6bbe0ae44857/mza_11075178744501108194.jpg/600x600bb.jpg
Observatório Feminino
Rádio Itatiaia
295 episodes
6 days ago
Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres
Show more...
Society & Culture
RSS
All content for Observatório Feminino is the property of Rádio Itatiaia and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres
Show more...
Society & Culture
Episodes (20/295)
Observatório Feminino
Transformações de famosos: procedimentos estéticos, harmonização facial e os impactos das redes sociais

 O Observatório Feminino deste domingo (4) discute as transformações de celebridades que ganharam destaque recentemente e movimentaram as redes sociais. Procedimentos estéticos, emagrecimento, harmonizações e até as chamadas “desarmonizações faciais” fazem parte de um fenômeno cada vez mais comum, impulsionado pela exposição digital, pela busca por padrões de beleza e, também, pelo desejo pessoal de mudança. 

Um dos casos mais comentados é o da atriz Samantha Schmütz. Após passar por uma consulta com o dermatologista da família Kardashian, ela viralizou nas redes sociais. O vídeo gravado depois dos procedimentos gerou uma enxurrada de comentários, debates e até questionamentos sobre sua identidade, com internautas duvidando se a pessoa nas imagens era, de fato, a atriz. 

Para aprofundar o tema, o programa recebe a dermatologista Manuela Panteliades, que analisa os impactos desses procedimentos, os limites da estética e a influência das redes sociais na percepção da própria imagem. 

Sobre o podcast

 O Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Os episódios também estão disponíveis nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas. 

Show more...
6 days ago
18 minutes

Observatório Feminino
Babi Amaral mostra como rir da vida como ela é | Observatório Feminino

O último Observatório Feminino de 2025 apresenta uma proposta simples e que pode ajudar a superar os desafios: rir da vida como ela é.

Para isso, o programa convidou a atriz, produtora cultural, comunicadora e criadora de conteúdo Babi Amaral, que transforma situações cotidianas em humor nas redes sociais.

No Instagram, Babi mostra que o caos do dia a dia, quando visto com ironia e afeto, pode virar alívio e identificação. 

Show more...
1 week ago
21 minutes

Observatório Feminino
Podcast destaca ação de Natal para população em situação de rua de BH | Observatório Feminino

Natal é tempo de mesa farta, de encontro, de família reunida. Mas nem todo mundo tem mesa. Nem todo mundo tem casa. Pra quem vive nas ruas, a ceia natalina vai muito além da comida. Ela representa cuidado, acolhimento e, principalmente, dignidade.

Para refletir sobre o assunto, o podcast Observatório Feminino deste domingo (21) recebe Renata Camargo, empresária e coordenadora do Projeto Comida Que Abraça, para falar sobre a realização da Ceia de Natal voltada à população em situação de rua e à entrega de kits-ceia em comunidades de Belo Horizonte.

Sobre o podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Show more...
2 weeks ago
22 minutes

Observatório Feminino
A presença de mulheres acima dos 50 anos no mercado de trabalho | Observatório Feminino

O Observatório Feminino discute neste domingo (14) um movimento que está mudando o mercado de trabalho no mundo: a crescente presença das mulheres acima dos 50 anos. Enquanto líderes globais se preocupam com os impactos do envelhecimento da população, os números mostram uma virada importante.

Um novo relatório da OCDE revela que nunca houve tantas mulheres de 50 a 59 anos ganhando espaço profissional. Elas estão se qualificando mais, assumindo novas responsabilidades e ocupando funções estratégicas. O avanço é expressivo pois, entre 50 e 54 anos, a participação feminina no mercado cresceu mais de 10%. Entre 55 e 59 anos, o aumento passa de 18%.

A explicação vai além da experiência acumulada. São mulheres que continuam estudando, se adaptam às novas tecnologias e trazem habilidades que nenhuma máquina substitui, como visão ampla, inteligência emocional e maturidade para lidar com crises.

Para aprofundar essa conversa, o podcast recebe Jacqueline Rezende, coordenadora e professora da Fundação Getulio Vargas, consultora empresarial sênior, mentora de executivos e conselheira de negócios.

Sobre o podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Show more...
3 weeks ago
21 minutes

Observatório Feminino
O interesse das mulheres pelas narrativas do True Crime | Observatório Feminino

O True Crime - histórias reais de crimes - virou um dos gêneros favoritos do público brasileiro e só cresce, seja na TV, nas plataformas de áudio ou no streaming, como a Netflix. E tem um detalhe importante: são as mulheres que lideram esse movimento. No Spotify, elas produzem a maior parte dos programas e representam 75% da audiência. Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que o dobro de mulheres consome True Crime em relação aos homens.

No YouTube, Jaqueline Guerreiro — dona do maior canal brasileiro sobre o tema — tem 87% do público feminino. E no TikTok, criadoras como Giulia Carvalho somam milhões de seguidores e bilhões de visualizações na hashtag #truecrime.
 

Mas por que nós, mulheres, nos interessamos tanto por essas narrativas? Especialistas apontam que existe uma busca por compreensão e proteção. Mulheres são maioria entre as vítimas de violência no mundo — e conhecer essas histórias é uma forma de tentar entender como, por quê e quando a violência acontece.

Pra gente falar sobre esse assunto quem está conosco no Observatório hoje é a criminóloga e professora de Inteligência Criminal, Cláudia Pádua. 


Show more...
1 month ago
21 minutes

Observatório Feminino
Podcast discute pensão para filhos de vítimas de feminicídio | Observatório Feminino

O Observatório Feminino aborda neste domingo (30) um tema que expõe a violência contra a mulher no Brasil. A partir de dezembro, filhos de vítimas de feminicídio, crianças e adolescentes que tiveram suas vidas marcadas de forma permanente, devem começar a receber a pensão garantida por lei.

O benefício assegura um salário mínimo mensal, atualmente R$ 1.518. Para ter direito, a renda familiar per capita deve ser igual ou inferior a 25% do salário mínimo. O decreto nº 12.636/2025 também garante o benefício a filhos de mulheres trans vítimas de feminicídio e a dependentes sob tutela do Estado.

O pedido deve ser feito pelo representante legal da criança ou adolescente, com exceção do autor do crime. A análise e a concessão ficarão sob responsabilidade do INSS.

O valor representa uma forma mínima de reparação diante de uma perda irreparável. Por trás dos números, estão famílias que buscam reconstruir suas vidas após a violência e o rompimento abrupto de vínculos afetivos.

Para discutir o tema, o podcast recebe a advogada Lhigierry Moreira, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) em Minas Gerais e integrante da comissão nacional da entidade.

O programa também aborda um relatório da ONU que aponta que, em 2024, uma mulher foi assassinada por alguém próximo — companheiros, pais, irmãos ou tios — a cada 10 minutos. Além disso, discute um novo decreto aprovado pelo Papa Leão 14, no qual o Vaticano afirma que, para os católicos, um único cônjuge é suficiente para uma vida conjugal plena.

Sobre o podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Show more...
1 month ago
20 minutes

Observatório Feminino
Gestão estratégica, reputação e credibilidade nas redes sociais | Observatório Feminino

O Observatório Feminino dessa semana discute temas que vão da importância da reputação à segurança de mulheres e à saúde masculina. A especialista Ana Luisa Almeida, sócia-fundadora da ALL+ e autora do capítulo de abertura do livro “Mulheres na Gestão da Reputação”, destacou como propósito, ética e coerência se tornaram estratégicos para a construção de confiança pessoal e corporativa.


O programa também apresentou o Plinq, aplicativo criado pela jornalista Sabrine Matos e lançado em Curitiba, que permite consultar antecedentes criminais de potenciais parceiros amorosos. A ferramenta surgiu após o caso de feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte e busca aumentar a segurança de mulheres em novos relacionamentos.

Na área da saúde, o governo de Minas Gerais anunciou um novo protocolo para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Homens com PSA alterado terão acesso garantido à ressonância magnética, exame que deve substituir o toque retal na maioria dos casos. A medida integra as ações do Novembro Azul.

Show more...
1 month ago
21 minutes

Observatório Feminino
Comoção por assassinato de mulher trans, intervenção judicial em Pernambuco e acusações de Narcisa | Observatório Feminino

O apelo emocionado de Edson Martins, pai de Alice Martins Alves, 33, tomou conta das redes sociais e se transformou em símbolo da luta por justiça. Alice, uma mulher trans, foi brutalmente agredida em 23 de outubro na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e morreu dias depois devido às complicações das agressões.

A fala de Edson ganhou repercussão nacional, ultrapassando um milhão de visualizações e despertando manifestações de solidariedade de artistas, ativistas e da sociedade que pede por Justiça. A comoção nacional reacendeu discussões sobre a violência contra pessoas trans no Brasil — um dos países que mais registra assassinatos dessa população.

No programa Observatório Feminino deste domingo (14), o debate é coma  modelo e Camila Montovani abordando a urgência de políticas de proteção e do combate à transfobia.

O programa também aborda outro episódio envolvendo direitos das mulheres chamou atenção em Pernambuco. A Justiça precisou intervir depois que funcionárias de um posto de combustíveis denunciaram que estavam sendo obrigadas a trabalhar usando leggings e tops cropped como uniforme. 

A socialite Narcisa Tamborindeguy também virou assunto após declarações feitas no programa “De Frente com Blogueirinha”. Durante a entrevista, ela afirmou que o ex-marido, o diretor de TV, Boninho, seria ausente na vida da filha do casal, Marianna.

Show more...
1 month ago
21 minutes

Observatório Feminino
Podcast discute licença-paternidade, assédio a presidente e redução da pena de Robinho | Observatório Feminino

A Câmara dos Deputados aprovou a ampliação gradual da licença-paternidade no Brasil. A proposta aumenta o período atual de cinco para 20 dias.

O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial. A nova lei está prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2027, de forma progressiva: 10 dias no primeiro ano, 15 no segundo e 20 a partir de 2029.

Atualmente, apenas empresas que participam do Programa Empresa Cidadã garantem 20 dias de licença aos funcionários homens.

Para falar sobre o tema, o podcast recebe Rebeca Charchar, enfermeira obstétrica e doula.

Outro assunto em destaque é o assédio sofrido pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. Ela cumprimentava apoiadores quando um homem se aproximou, tentou beijá-la e tocá-la.

O agressor, identificado como Uriel Rivera, foi detido pelas autoridades e levado à disposição da polícia.

O episódio também comenta a decisão da Justiça de São Paulo que reduziu a pena do ex-jogador Robinho, condenado por estupro coletivo em 2013, na Itália.

A redução levou em conta cursos e leituras realizadas pelo ex-atleta durante o cumprimento da pena. Segundo o documento, Robinho completou 464 horas de estudo do Ensino Médio e leu cinco livros, sem que os títulos fossem especificados.

Com isso, a Justiça determinou o abatimento de 69 dias da pena total.

Sobre o podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Show more...
2 months ago
21 minutes

Observatório Feminino
O papel das mulheres na família e na maternidade ao longo da história | Observatório Feminino

Um novo livro lançado em Belo Horizonte propõe uma reflexão profunda sobre o papel das mulheres na família e na maternidade ao longo da história. Em “Família: Mitos Ancestrais e Crise da Maternidade”, a advogada e pesquisadora Fernanda Las Casas, presidente da Comissão Nacional de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Direito de Família, analisa como antigas narrativas e mitos ainda influenciam o modo como a sociedade enxerga a mulher dentro do projeto parental.

A obra, segundo a autora, mostra que muitos dos ideais de maternidade e feminilidade não nasceram de fatos ou dados científicos, mas de construções simbólicas e culturais repetidas por séculos. 

Show more...
2 months ago
20 minutes

Observatório Feminino
Podcast discute tabus sobre sexualidade, menopausa e violência de gênero | Observatório Feminino

Falar sobre sexo em 2025 ainda é um tabu entre muitos adultos e, quando o assunto envolve crianças, o silêncio costuma ser ainda maior. O tema, que deveria ser tratado com naturalidade, continua despertando constrangimento e medo dentro de casa. No entanto, é justamente na infância que o diálogo sobre o corpo, o respeito e os limites deve começar, de forma leve, amorosa e adequada à idade.

Pensando nisso, a psicóloga e sexóloga Cida Lopes, junto com a neta Júlia Lopes, lançou o livro Soltando os grilinhos. A obra, voltada a pais e responsáveis por crianças de 3 a 8 anos, traz orientações práticas para responder às primeiras curiosidades sobre sexo e sexualidade.

O Observatório Feminino também comenta o caso de Christina Maciel Oliveira, mulher trans de 45 anos, assassinada a chutes pelo ex-companheiro, Matheus Henrique Santos Rodrigues, de 36 anos, na Rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte. O agressor foi preso em flagrante. As imagens mostram o momento em que ele ataca Christina com socos e chutes, em uma ação que durou apenas 12 segundos.

Outro tema abordado é o Dia Mundial da Menopausa, celebrado em outubro. A atriz Flávia Alessandra, de 51 anos, compartilhou publicamente as transformações que tem vivido com o início da menopausa — como insônia, dores e ondas de calor — e destacou a importância de falar sobre o tema. “Achamos que menopausa é só ‘calor’, mas o corpo muda de tantas formas. Falar sobre isso é quase um ato político. A gente precisa tirar o peso e o silêncio dessa fase”, afirmou a atriz.

O podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


Show more...
2 months ago
21 minutes

Observatório Feminino
Podcast debate dificuldades das mulheres no mercado de trabalho, política e literatura | Observatório Feminino

Minas Gerais tem mostrado avanços importantes em emprego e na participação feminina como chefe de domicílio, mas ainda existem desigualdades em rendimento, cor, raça e condições de trabalho. Dados da Fundação João Pinheiro apontam que, em 2023, cerca de 3,7 milhões de mulheres eram responsáveis por domicílios no estado.

A taxa de desemprego em Minas Gerais no primeiro trimestre de 2025 foi de 5,7%, abaixo da média nacional, que era de 7%. Outras formas de trabalho, como trabalhadoras por conta própria e domésticas, têm grande participação entre as mulheres chefes de domicílio, segundo o Governo de Minas.

Recentemente, foi inaugurado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de BH, um espaço de apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade: a Casa Marina. O local oferece capacitação profissional e acolhimento. Para explicar o funcionamento do espaço, o episódio do podcast recebe Fernanda Morais, coordenadora do Instituto Marina, e Flávio Guimarães.

O episódio também aborda o livro do antropólogo Michel Alcoforado, Coisa de Rico: A vida dos endinheirados brasileiros. A obra investiga o universo das elites no Brasil e destaca que, se antes o luxo se media por objetos, hoje está em bens intangíveis, como tempo, silêncio e paz.

No campo político, o podcast comenta a portaria assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, que cria uma nova faixa etária indicativa de 6 anos para produtos audiovisuais e aplicativos. Agora, todos os tipos de aplicativos poderão receber classificação indicativa, que vai de “livre” a 18 anos.

O podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Show more...
2 months ago
22 minutes

Observatório Feminino
A paixão pelas novelas e casos que repercutiram nas redes sociais | Observatório Feminino

As novelas são uma das maiores paixões nacionais. Acompanham o Brasil há mais de 70 anos, fazem parte da memória afetiva das pessoas e ajudam a contar a história do país. Quem nunca se encantou por um casal da ficção, como Petruchio e Catarina, de O Cravo e a Rosa? Ou se emocionou com o final de uma trama e até discutiu o destino de um personagem como se fosse alguém da família?

E quem nunca se perguntou: “Quem matou Odete Roitman?”

Neste domingo (12), o podcast vai discutir não só a paixão pelas novelas, mas também dois casos atuais: a morte de uma adolescente mexicana de 14 anos após uma cirurgia estética e um vídeo que viralizou no TikTok, com mais de 12 milhões de visualizações, em que uma jovem se vinga do ex-namorado espalhando glitter pelo carro e apartamento dele.

Para falar sobre esses assuntos, o podcast recebe Joana Oliveira, diretora de filmes, roteirista e professora.

O podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Show more...
3 months ago
25 minutes

Observatório Feminino
Os dados de estupro no Brasil | Observatório Feminino

Uma pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com o Instituto Locomotiva aponta que 15% das brasileiras dizem já terem sido vítimas de estupro.

A maior parte das que dizem ter sido estupradas afirma que a violência aconteceu quando elas tinham até 13 anos. E dessas, mais da metade diz não ter contado para ninguém.

8% das que disseram ter sido estupradas afirmaram ter engravidado. O levantamento ouviu 1.200 pessoas, sendo 622 mulheres com 16 anos ou mais em todas as regiões do país.

O podcast Observatório Feminino recebe a psicóloga clínica, que faz parte do projeto Igreja que protege, Izabella Caroline, para debater o assunto.

Show more...
3 months ago
24 minutes

Observatório Feminino
Podcast debate sono infantil, mamografia e fé no relacionamento | Observatório Feminino

Atendendo ao pedido da audiência, o Observatório Feminino retoma o formato original de mesa de debates, trazendo temas relevantes para o cotidiano das mulheres.

No Brasil, não há dados oficiais sobre problemas de sono em crianças. A Associação Brasileira do Sono (ABS) trabalha com dados europeus e dos EUA que estimam que a prevalência da insônia pediátrica varia de 15% a 30% em crianças pequenas (3 a 5 anos) e de 11% a 15% na idade escolar (6 a 12 anos). Essas porcentagens são consideradas alarmantes, especialmente levando em conta as consequências do sono insuficiente nessas faixas etárias.

Tatiana Elias, consultora de amamentação e terapeuta do sono infantil, explica se o problema da insônia infantil é exclusivamente comportamental ou se há outros fatores envolvidos.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde anunciou que vai garantir o acesso a mamografia no SUS para mulheres de 40 a 49 anos mesmo sem sinais ou sintomas de câncer. Até agora, o protocolo oficial do SUS orientava a mamografia apenas para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença, e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

Fé no relacionamento

Foi na academia de Diamantina, Minas Gerais, que Ana Clara Lima de Oliveira, 21 anos, e Douglas Fernandes Baracho, 24, se encontraram pela primeira vez. A conexão entre os dois foi imediata: o namoro começou já no primeiro encontro e, em pouco tempo, decidiram dividir o mesmo lar. A convivência inicial não foi simples, mas a determinação em fortalecer a relação e a busca por apoio na fé deram novo rumo à vida do casal. Após a conversão, ambos se dedicaram ainda mais à religião e, seguindo as orientações da Igreja, tomaram a decisão de interromper a vida sexual.

Para debater esses assuntos, o Observatório Feminino recebe Tatiana Elias, consultora de amamentação e terapeuta do sono infantil.

Sobre o podcast


O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas

Show more...
3 months ago
21 minutes

Observatório Feminino
O livro 'Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental' | Observatório Feminino

No ano em que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais celebra nove décadas de história, uma obra singular chega para provocar reflexão e diálogo sobre os dilemas do presente e do futuro.

Coordenado pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jurista, advogada e acadêmica brasileira, Edilene Lôbo, o livro 'Encruzilhadas: Tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental' reúne contribuições de grandes nomes do Direito e da gestão pública brasileira, lançando luz sobre os impactos da revolução digital, os riscos das concentrações de poder e os desafios de se proteger a democracia e o meio ambiente com a “ultratecnologização da vida”.

'Encruzilhadas' representa um chamado urgente à reflexão crítica da influência dos algoritmos na política e do papel transformador – e ao mesmo tempo desafiador – da Inteligência Artificial na vida pública.

Para falar sobre os temas que são discutidos no livro, o Observatório Feminino recebe a primeira ministra negra do TSE, Edilene Lobo. E Bertha Maakaroun jornalista, pesquisadora, doutora em Ciência Política e colunista da rádio Itatiaia.

Show more...
3 months ago
22 minutes

Observatório Feminino
Esposa de gari morto e motorista do caminhão falam sobre o crime | Observatório Feminino

Há quase um mês o Brasil acompanha um caso que aconteceu em Belo Horizonte. Um gari foi covardemente assassinado por um homem que teria ficado irritado ao se deparar com o caminhão do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) no caminho dele. 

O caminhão da limpeza urbana era dirigido por uma mulher, que teria dado passagem ao motorista do BYD, deixando o espaço livre para ele passar, mas não foi o suficiente.

Sem qualquer discussão, a motorista foi ameaçada com um uma arma de fogo. O homem, que estaria descontrolado, chega a entrar no carro, mas volta e atira. Renê da Silva Júnior atinge e mata um trabalhador, Laudemir Fernandes, de 44 anos. 

A arma usada no crime, é da companheira do atirador, uma delegada da Polícia Civil, que conforme as investigações, tinha pleno conhecimento que o marido andava com a arma registrada em nome dela. Agora, a delegada é investigada pela Corregedoria da Polícia Civil e pode perder o cargo.

O podcast Observatório Feminino dessa semana recebe Liliana França, esposa do Laudemir e Eledias, a motorista que estava no caminhão, para falar do trabalho de uma mulher dirigindo um caminhão de limpeza urbana.

Show more...
4 months ago
21 minutes

Observatório Feminino
Duas décadas de Observatório Feminino 🎂

Há 20 anos, em 2005, nascia o Observatório Feminino. Um espaço pioneiro no rádio mineiro, criado para ser voz, reflexão e resistência. De lá pra cá, muita coisa mudou na vida das mulheres — e muita coisa ainda precisa mudar. 

Ao longo dessas duas décadas, o podcast recebeu atrizes, políticas, escritoras, policiais, lideranças de todos os cantos e de diferentes realidades, como a Promotora de Justiça da Defesa da Mulher Patrícia Habkouk, que "parabeniza o programa pelo espaço dedicado as causas femininas".

Show more...
4 months ago
20 minutes

Observatório Feminino
Maternidade após 40 anos: quais são os principais desafios e cuidados necessários?

Ser mãe aos 40 anos já foi considerado uma exceção, mas hoje é uma realidade bastante comum. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de mulheres que optaram pela maternidade após os 40 anos de idade cresceu 65,7% em 12 anos.

O dado revela muito mais do que uma estatística: mostra uma mudança de mentalidade, de prioridades e de liberdade de escolha das mulheres.

Toda maternidade vem com inúmeros desafios, e a maternidade após 40 anos também, porém com o “extra” de julgamento da sociedade, e claro, cuidados extra com a saúde.

Para falar desse assunto, o Observatório Feminino recebe a psicóloga, educadora parental, Fernanda Teles, que também é CEO e sócia do Seminário Internacional de Mães. Ela vai explicar sobre a dinâmica familiar que se forma quando a mulher decide ser mãe depois dos 40 e os desafios.

O podcast

O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

Show more...
4 months ago
22 minutes

Observatório Feminino
Calvície feminina: quais as possíveis causas, o melhor tratamento e como isso afeta a autoestima da mulher

O tema da calvície anda bastante recorrente, principalmente nas redes sociais e pelo número de transplantes capilares que vem crescendo constantemente nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Global Market Insights, divulgou que apenas em 2022, o mercado de transplante capilar atingiu US$5 bilhões.

Mesmo com tanta repercussão, o tema ainda está muito ligado ao mundo masculino, porém a calvície também afeta muitas mulheres. O motivo pode variar, seja por fatores genéticos, emocionais, hormonais ou até sequelas de doenças como dengue ou Covid-19.

Para entender mais sobre esse problema, como isso afeta a autoestima da mulher, quais são as melhores formas de tratar a calvície feminina, o Observatório Feminino deste domingo (17) recebe a médica dermatologista Lívia Fraga, que é especialista no assunto.

Show more...
4 months ago
21 minutes

Observatório Feminino
Mesa de jornalistas e convidadas dá voz às discussões sobre igualdade de direitos entre homens e mulheres