Diretamente da Argentina, onde ocorreu a última edição do Lollapalooza 2022 antes da brasileira, a gente te leva para dentro do primeiro grande festival de música pop desde o começo da pandemia. Este episódio traz um guia rápido e completo para se preparar para curtir e decidir qual show ver quando os horários coincidirem.
Vários filmes que marcaram a cultura pop completam 30 anos em 2021. Entre eles, A Família Addams, O Silêncio dos Inocentes, Meu Primeiro Amor, Thelma e Louise, De Volta à Lagoa Azul, Rocky V, Os Trapalhões e a Árvore da Juventude e O Inspetor Faustão e o Mallandro. Só por esta lista você pode perceber que não tem meio termo: ou foi sucesso absoluto de crítica e público ou foi uma tragédia cinematográfica.
Nesta semana da Independência, reunimos as histórias de diferentes artistas que usaram a música para fazer revoluções, combater ditaduras e garantir o que a gente tem de mais precioso: a liberdade.
A Blitz popularizou o rock e pop brasileiros no começo dos anos 1980 e abriu as portas para muitas bandas. O primeiro show foi na festa de uma grife carioca, na qual eles receberam como cachê uma camiseta e uma calça da mesma grife. Neste episódio da série sobre os 40 anos do Rock Brasil, o líder da Blitz, Evandro Mesquita, lembra os grandes momentos da carreira, comenta o legado e fala sobre o futuro da banda, que recentemente foi indicada ao Grammy Latino com um álbum só de canções inéditas.
Há 40 anos a instalação do Circo Voador no Rio de Janeiro marcou o começo da era de ouro do rock brasileiro. Neste episódio entrevistamos um dos protagonistas dessa história, o músico Paulo Ricardo, do RPM. Ele conta como foi o caminho até a consolidação da cena nacional e por que o ano de 1986 também é um marco para o Rock Brasil.
No dia 25 de julho celebramos a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas. Neste episódio ouvimos algumas delas, que homenagearam as suas inspiradoras.
Sabe aquela música que você curtia bastante e até cantava? Aí, um dia, descobriu que passou um tempão cantando a letra errada? É um fenômeno que surge a partir da nossa necessidade de adequar as letras de músicas ao nosso repertório cultural. E é tão comum, que tem até nome: virundum. E a origem desse nome remonta a uma das músicas que os brasileiros mais confundem a letra. Sabe qual é?
Está nos trending topics, gera memes e é assunto em conversas país afora. A CPI da Pandemia, é o novo reality show da família brasileira. Neste episódio contamos como surgiram as CPIs. E entrevistamos dois dos protagonistas da CPI da Pandemia. O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues, falou sobre o apoio das redes sociais. E a locutora da Rádio Senado, Marluci Ribeiro, que é a dona da voz do alerta de "15 segundos".
Há 35 anos os Titãs lançavam o álbum "Cabeça Dinossauro", que definiu o som da banda e até hoje é obrigatório em qualquer lista de grandes discos brasileiros. Lançado em junho de 1986, trouxe 13 faixas - 11 delas tocaram nas rádios. Com uma arte de Leonardo Da Vinci na capa, o álbum enfrentou a censura, vendeu mais de 700 mil cópias e foi motivo até de uma inusitada aposta entre integrantes do grupo.
Os Beatles tornaram o Cavern Club a capital mundial do yeah-yeah-yeah, quando tocaram por lá quase 300 vezes em apenas dois anos. O Cavern surgiu em 1957, como um clube de jazz e logo se tornou o epicentro do movimento conhecido como Invasão Britânica. O clube fechou duas vezes. A primeira, em 1973, devido às dívidas. A segunda, em 2020, por causa da pandemia. Mas já reabriu, com direito a homenagem ao Brasil e tudo. Vamos continuar nosso passeio pelos lugares icônicos da cultura pop. O primeiro foi o CBGB, na temporada passada (episódio 19).
Pode vir, que a gente já está com os braços prontos. Neste episódio contamos como surgiram, explicamos quais as que temos hoje, como elas são fabricadas e o que podemos esperar do futuro das vacinas. A professora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense Rita Cubel faz parte de um grupo de trabalho sobre Covid-19 que orienta a UFF e a comunidade de Niterói (RJ). Ela tira algumas dúvidas sobre as vacinas. Este episódio foi atualizado com as informações disponíveis até a noite de 12 de junho de 2021.
Um filme com elenco negro e que se passa em um reino no coração da África. Não é o “Pantera Negra”, mas “Um Príncipe em Nova York”. O filme de Eddy Murphy, lançado em 1988, ganhou uma sequência este ano, lançada em uma plataforma de streaming. Neste bônus, vamos falar sobre a sequência e a relação do príncipe do Queens com o rei T'Challa.
Eles surgiram em 1993 e foram considerados o segundo melhor artista de dance music de todos os tempos, bem perto do primeiro lugar. No dia 22 de fevereiro de 2021, surpreenderam os fãs com um vídeo em que anunciaram o fim da dupla. Em 28 anos de carreira, o Daft Punk misturou house com synthpop, disco, techno, rock e até hip-hop. A partir daí surgiram uma verdadeira coleção de hits, jogos de videogame e bem-sucedidas aventuras cinematográficas. Neste bônus falamos sobre a importância dessa dupla francesa.
No nosso primeiro bônus, Rodrigo Bap conta sobre a origem e a importância do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. E lembra que a luta pela igualdade racial e pela representatividade passou por aqui nos episódios 3 (#VidasNegrasImportam), 16 (Chadwick para sempre) e 22 (Esporte e política). Se você perdeu, aproveita: volta a playlist e... OUVE ISSO.