Doze corridas ocorreram durante a primeira metade da temporada 2023 da F1, começando no Bahrein e concluindo na Bélgica. No momento os pilotos e equipes aproveitam as praias durante o verão europeu de agosto para ao final do mesmo mês voltar a acelerar na pista da Holanda. Contrastando com o calor na Europa, a briga pelo título da F1 nesse ano se mostra fria, com o campeão previamente conhecido: Max Verstappen. O jovem gênio holandês venceu 10 das 12 corridas e doutrinou na temporada. Além dele, quais os destaques dessa primeira metade da temporada?
No OC 40 falamos dos destaques positivos e negativos dentro dessas doze corridas. E para me ajudar nessa bela tarefa, temos dois convidados especiais: Matheus e Artur do F163Norte
OVERTAKE CAST 40 ESTÁ NO AR
Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) • Fotos e vídeos do Instagram F1 63 NORTE | FORMULA 1 (@f163norte) • Fotos e vídeos do Instagram
A direção da F1, fugindo das chuvas fortes de verão, antecipou o Gp da Bélgica de primeira corrida da segunda metade da temporada para última corrida da primeira metade. Mas ninguém contava que as chuvas fortes cairiam de qualquer jeito. Ainda assim, foi possível ter o grande prêmio. Este que mais uma vez foi dominado pelo jovem gênio Super Max. Mas fica o questionamento: O domínio de Max é por que ele tem carro? É somente o piloto ou ambos? No Overtake Cast 39 falamos a respeito disso, a fantástica corrida do holandês saindo da P6, bem como outros destaques positivos e negativos da temporada.
O OVERTAKE CAST 39 ESTÁ NO AR
Quando anunciado que a Red Bull levaria um novo sidepod para Hungria, com ganho de performance de até dois décimos, imaginávamos que seria uma baita vantagem, porém não que Max Verstappen cruzaria em primeiro TRINTA SEGUNDOS a frente de Lando Norris, dando ao holandês a vitória 44 na carreira, e quebrando o recorde de mais vitórias seguidas de uma mesma equipe na temporada, com 12 vitórias, recorde que antes era da Mclaren de 1988 de Prost e Senna.
No OC 38 falamos dessa vitória, além do formato de classificatório com compostos de pneus diferentes para cada sessão, o desenvolvimento da Mclaren, e muito mais!
O OVERTAKE CAST 38 ESTÁ NO AR!
O GP da Inglaterra deu a vitória 43 de Max Verstappen e o colocou 99 pontos frente de Sérgio Perez, a maior vantagem de um líder sobre vice líder em 10 corridas desde o começo do novo sistema de pontuação em 2010. Porém tão protagonista quanto o holandês nesse cenário na terra da falecida rainha Elizabeth, é sua conterrânea Mclaren que com um novo pacote de atualização desbancou Aston Martin, Mercedes e Ferrari como segunda força do final de semana. No OC #37 falamos desse feito, além de outros destaques positivos e negativos
Siga-nos no instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) | Instagram
Esse final de semana teoricamente seria outro qualquer para Max Verstappen. Fazer pole, liderar todas as voltas possíveis e vencer mais uma corrida. Mas quis o GP do Canadá desse ano um gostinho especial: A vitória 41 do leão holandês, igualando nosso saudoso tri campeão Ayrton Senna, além de ser a centésima vitória da Red Bull. No OC 36 falamos do GP do Canadá que foi tão marcante.
COMENTE O QUE ACHOU DO EPISÓDIO!
Instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) | Instagram
Gap para o vencedor: https://twitter.com/FDataAnalysis/status/1670750774002094080/photo/1
Ritmo de corrida: https://twitter.com/FDataAnalysis/status/1670821238476877825/photo/1 Estratégia de parada: https://twitter.com/FDataAnalysis/status/1670834324646641674/photo/1
🔴 O ano era 2019, e os tifosi (como são chamados os fãs da Ferrari) gritavam em êxtase ao ver uma Ferrari cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Era uma tarde de alegria por toda a Itália e que os italianos guardarão pela memória. Tratava-se de Charles Leclerc, piloto monegasco revelado pela escuderia italiana, que colocava um carro vermelho em primeiro lugar na Itália, feito que não ocorrera desde 2010 com Fernando Alonso. Naquele momento eram altas as expectativas e as apostas de que Leclerc se tornaria campeão mundial nos próximos anos. Para alguns, era considerado melhor que Verstappen. Enfim. Quatro anos se passaram desde aquele dia. Hoje, o holandês é bi campeão mundial, tem 40 vitórias, domina a F1 e se encaminha para seu tri. Já Leclerc, apenas 5 vitórias, nenhum título, mas uma série de decepções e erros que faz as pessoas questionarem o que aconteceu que difere tanto o Leclerc de Monza 2019 para o Leclerc de 2023? No OC #35 falamos num take só o que parece acontecer com il Predestinato e o que pode ser feito para que ele volte a ter o seu lugar no sol.
🔴 GOSTOU DO EPISÓDIO? COMENTA AÍ.
Burti falando de Leclerc em 2019: https://t.co/qdKJ6cdbjA
Leclerc em Baku: https://www.youtube.com/watch?v=aS4Me48wayM&ab_channel=EddieLee Leclerc na F2 em 2017: (10) Charles Leclerc's Sprint Race Masterclass | Formula 2 Bahrain 2017 - YouTube
Depois de 17 anos, o circuito de montmelo, na Espanha, voltou para o traçado de 2006 com a promessa de levar mais ultrapassagens e disputas na pista. Mas será que essa mudança surtiu efeito? No OC #34 abordamos sobre o Grande Prêmio da Espanha que deu a Max Verstappen a vitória de número 40 na carreira, o seu feito do Grand Chelem, além dos Destaques Positivos e Negativos da prova e como a corrida impacta no campeonato.
Insta: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) | Instagram
Twitter do FdataAnalysis: 📈Formula Data Analysis (@FDataAnalysis) / Twitter
Site para estatísticas: STATS F1
Comente o que acharam do episódio!!
Para ser campeão mundial, é preciso que o piloto seja agressivo, sem perder sua capacidade de dominar uma corrida e sem ter seu psicológico abalado em situações adversas. Ao largar em P9, Max Verstappen mostrou exatamente essa características. Não se abalou com a posição de largada, foi agressivo quando preciso e guiou 45 voltas de pneus duros, impondo ritmo sob Sérgio Perez, que não teve qualquer chance contra o bi campeão mundial, e evidenciou a diferença entre os dois. No OC #33 falamos sobre os destaques positivos e negativos da corrida e o que podemos avaliar acerca.
É correto dizer que o GP do Azerbaijão nos dá uma boa medida de entretenimento, como em 2017, 2021 e até 2022. E se esperava que a dose se repetiria. Bom, estávamos enganados. Diante de uma corrida monótona, a Red Bull novamente domina uma corrida, tendo dessa vez Sérgio Perez como o vencedor da prova e se tornando o mais vezes vencedor do circuito, apelidado agora de Mr Baku. No OC 32 analisamos a corrida de domingo, falamos do novo formato da F1 e fomos em busca de pontos positivos e negativos que até nisso foi difícil de achar. Esperamos que gostem desse episódio, diferente da corrida! E NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR O EPISÓDIO E NOS SEGUIR NO INSTAGRAM
Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) | Instagram
Nas ruas de Albert Park, após a relargada por conta da bandeira vermelha proporcionada pelo acidente de Alexander Albon, a corrida caminhava para mais uma vitória tranquila de Max Verstappen. Mas Kevin Magnussen, na volta 56, quis colocar um pouco de emoção e acabou sofrendo um acidente, provocando outra bandeira vermelha, que depois de mais uma relargada, provocou um caos na corrida, com uma porção de carros abandonando, destaque para as duas Alpines. Ainda assim, Verstappen conseguiu vencer, Hamilton foi segundo e Alonso terceiro. No OC 31 falo sobre a atitude de chamar a bandeira vermelha no final da prova, bem como os destaques positivos e negativos.
https://instagram.com/overtakef1_brasil?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Na segunda corrida da temporada, Sérgio Perez, que aproveitou os imprevistos no carro de Verstappen que levou o holandês a largar na P15, venceu o GP da Arábia, no circuito citadino de Jeddah e se torna no momento o principal rival de Max pela disputa pelo título. Mas será que a Red Bull vai permitir isso ou chegará um momento que vão dar preferência ao bi campeão mundial de 2021 e 2022? No Overtake Cast #30 falamos sobre a "crise" na Red Bull além dos típicos destaques positivos (como o centésimo pódio de Alonso) e negativos (como as péssimas decisões da FIA) que marcaram essa corrida que foi morna mas importante para ter outras impressões dos ritmos das equipes da temporada.
Instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Twitter do Data Analysis: (1) 📈F1 Data Analysis (@F1DataAnalysis) / Twitter
Uma nova temporada significa novas expectativas e mudanças. Mas não para Max Verstappen. Na primeira corrida da temporada 2023, o leão holandês não tomou conhecimento dos adversários, largou em primeiro e rumou para sua primeira vitória no ano, começando a temporada do jeito que terminou em 2022. Mas isso não quer dizer que a corrida foi monótona, sem ultrapassagens. No Overtake Cast 29 falamos sobre os destaques positivos e negativos do GP do Bahrein e até de um tal Fernando Alonso que mostra que está como vinho, envelhecendo bem.
Siga a página no instagram
https://instagram.com/overtakef1_brasil?igshid=ZDdkNTZiNTM=
O longo e rigoroso inverno no hemisfério norte aos poucos vai cedendo espaço para a primavera, esta que trás consigo o florescer de mais uma temporada da Formula 1, com expectativas, surpresas e muita velocidade. No Overtake Cast 28 que marca meu retorno aos podcasts após um ano parado, falo resumidamente da temporada 2022, sobre os carros da temporada 2023 e os treinos de pré-temporada. Será que Verstappen vai conquistar o tri campeonato? A Ferrari com o anúncio de Friederc Vasseur como chefe de equipe vai tornar possível para que Charles Leclerc brigue pelo título? Ou a Mercedes chegará para poder ameaçar a escuderia austríaca?
Como é bom estar de volta!
Links
Instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
PohTheCatch: https://open.spotify.com/show/2gDTFNFVaxjNpXsHWxGhIt?si=7a0b74f5005b4b3c
Felizmente, estamos cada vez mais perto do início da temporada 2022 da F1, que marcará a maior mudança nos carros na história da categoria. Um regulamento completamente novo, com carros mais estáveis e fáceis de se ultrapassar, tudo graças ao efeito solo. Mas que efeito é esse e como os novos bólidos se comportaram na primeira sessão dos testes de pré-temporada? No Overtake Cast #27, o primeiro da segunda temporada do Overtake F1 Brasil, resumimos as principais mudanças no regulamento e falamos dos carros que já treinaram e porque é importante não ficar tão confiantes quanto a pré-temporada.
Siga-nos no Instagram e Youtube:
Instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1_brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Youtube: Overtake F1 Brasil - YouTube
Algumas imagens para ajudar a compreender:
Assoalho de 2021: Assoalho da Red Bull tem grande influência em seu desempenho superior (autoracing.com.br)
Assoalho em 2022: Assoalho, difusor e túneis Venturi do F1 2022 (autoracing.com.br)
Asa dianteira em 2021: World of Motorsport: Image (wordpress.com)
Asa dianteira em 2022: Asa e bico do novo carro de Fórmula 1 de 2022 (autoracing.com.br)
Efeito Venturi: Efeito Venturi – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
A temporada 2021 pode ser considerar a melhor desse século e gerou muito pano pra manga pra se falar pelos próximos anos. Desde a quebra da sequência de títulos de Hamilton; passando pelas vitórias de Verstappen; a dupla Sainz-Leclerc; até chegar nas polêmicas da FIA, os acontecimentos desse ano estão gravados na história da categoria. No OC #26, talvez o último da temporada, fizemos uma retrospectiva de quase tudo, falando os destaques positivos e negativos da temporada, rankeando as 22 corridas, e também uma premiação surpresa que deixou nosso episódio mais divertido.
Agradeço a vocês a parceria ao longo de 2021 e nos vemos na próxima temporada. Não deixe de nos seguir no Spotify ou no seu agregador de preferência. Siga-nos no instagram e veja também a versão resumida desse podcast em formato de vídeo no Youtube.
Overtake F1 Brasil (@overtakef1brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Quando a temporada 2021 ainda estava nos testes de pré-temporada, ninguém imaginava que a temporada seria a mais emocionante desde que a era híbrida começou. O regulamento dos carros estava em seu último ano, a pandemia de covid ainda era realidade e a Mercedes tinha um carro que parecia imbatível, levando a crer que Lewis Hamilton caminhava para seu oitavo título com certa facilidade. Estávamos todos enganados. Nove meses depois, o mundo conheceu um novo campeão mundial: MAX VERSTAPPEN. No Overtake Cast #25, último da temporada regular, falamos sobre o GP de Abu Dhabi que deu ao Leão Holandês seu primeiro título mundial e quebrou a hegemonia do inglês 🦁 Também abordamos os destaques positivos e negativos dessa corrida que terminou com polêmica, além de nos despedir do grande Kimi Raikkonen.
Overtake F1 Brasil (@overtakef1brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Caos, polêmica e emoção: Esses foram os ingredientes principais que compuseram a penúltima corrida da temporada 2021, no estreante circuito de Jeddah. A pista é apertada, não tem muitas áreas de escape e o asfalto era novo. O resultado foram séries de batidas, bandeiras vermelhas, safety car virtual e polêmicas com caminhos cortados e toques entre os líderes. Ao final dessa longa jornada de 2h30, Lewis Hamilton viu a bandeira quadriculada e agora empata em pontos com Max Verstappen (ficou em segundo) para a última corrida do ano, na semana que vem. No OC #24 falamos sobre a corrida como um todo e seus destaques positivos / negativos.
Overtake F1 Brasil (@overtakef1brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
https://www.youtube.com/channel/UCGsnMjHUYsxLrX0ZXj7y2cg
Novamente no deserto, assim como lá no Bahrein, Lewis Hamilton triunfou. Mas, diferente da primeira corrida do ano que houve disputa, Lewis dominou e não deixou chances para Max Verstappen brigar pela P1. Agora a distância entre os líderes é de 8 pontos e faltam duas corridas para o fim da temporada, com ambos podendo chegar na última corrida empatada em pontos. No OC #23 falamos do GP do Catar, os destaques positivos e negativos dessa corrida que teve muita disputa na zona de pontuação e recolocou um tal de Fernando Alonso no pódio, algo que não acontecia há 7 anos.
Siga-nos no Insta: Overtake F1 Brasil (@overtakef1brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Youtube: Overtake F1 Brasil - YouTube
É normal as vezes nos questionar porque determinado piloto tem um domínio tão extenso na Formula Um e passar a julgar que o carro o qual guia é responsável pelos resultados. Esse pensamento em partes pode ser verdadeiro porque é necessário equipamento de primeira para poder conquistar resultados. Mas o que não podemos esquecer é que corrida de carro é feito do conjunto equipamento + piloto. Nesse final de semana, Lewis Hamilton mostrou para todos que os seus sete títulos mundiais não foram conquistados somente por equipamento. Com uma atuação de mestre, o piloto inglês foi perfeito e voltou para o páreo no campeonato. No OC #22 falamos da obra de arte criada por Hamilton, o impacto no campeonato e outros destaques positivos e negativos do GP de Interlagos, uma pista que nunca nos decepciona.
Instagram: https://www.instagram.com/overtakef1brasil/
Youtube: Overtake F1 Brasil - YouTube
Pilotar um carro de Formula Um diante do seu público local deve ser uma sensação indescritível. Bandeiras do seu país para todo o lugar, seu idioma sendo falado para todos os lados e o público gritando seu nome como se você fosse um herói nacional. Essa recepção que Sergio Perez teve no GP do México desse ano. Apesar de sua P3, pode se dizer que o gosto foi de P1. No OC #21 falamos sobre os destaques positivos e negativos dessa corrida que foi de domínio absoluto do companheiro de Perez: Max Verstappen, o qual agora abre 19 pontos no campeonato diante de Hamilton e deixa a situação mais favorável para si, agora restando quatro corridas para o fim.
Siga-nos em nossas redes sociais
Instagram: Overtake F1 Brasil (@overtakef1brasil) • Fotos e vídeos do Instagram
Youtube: Overtake F1 Brasil - YouTube