Com uma capacidade instalada ao redor de 1.500 toneladas, a Epema é uma convertedora do interior paulista que chama atenção pelo sólido e robusto crescimento a cada ano. Durante o nosso bate-papo, falamos sobre a concentração dos volumes nos grandes transformadores, a mudança do mercado de "matéria-prima x 3" para um ambiente extremamente competitivo e de margens cada vez mais estreitas.
Debatemos ainda sobre o ativismo anti-plástico e como a indústria está respondendo à questão. Exploramos ainda temas como as diferenças culturais e de formação dos sucessores da indústria de flexíveis nacional, a oferta de resinas recicladas e a necessidade vital de se valorizar o produto "embalagem".
Tudo isso neste nono e empolgante episódio do PackCast, segunda temporada, com a temática "Insights para o mercado de embalagens, rótulos e etiquetas". Um episódio que chegou tardiamente, devido a problemas de saúde (covid19) de nosso diretor, Aislan Baer, que não podia gravar até a sua plena recuperação.
Se você prefere escutar e ver, sugerimos que também se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato webcast.
Tradicional convertedora de rótulos do sul do país, a Brazicolor é líder no setor de rótulos para bebidas finas - tais como vinhos, espumantes e cachaças.
Durante a excelente conversa, a empresa compartilhou sua visão sobre o setor de vinhos, as competências necessárias para atuar num mercado tão exigente em qualidade, as fronteiras entre os sistemas analógicos e digitais e as dores e delícias de ser altamente especializado.
Neste sétimo e incrível episódio - com o apoio especial da Comprint e HP - da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de rótulos e etiquetas", recebemos virtualmente Celiano Cenci, diretor executivo da companhia.
Se você prefere escutar e ver, sugerimos que também se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato webcast.
Subsidiária nacional da Sato Group, uma das líderes mundiais em rótulos e etiquetas adesivas para identificação, a Prakolar Sato compartilhou conosco a sua visão sobre mercado, sustentabilidade na indústria de rótulos e etiquetas (linerless labels, faceless labels etc.), a problemática das matérias-primas e aspectos culturais de se pertencer a um conglomerado de origem asiática, mas operar num mercado cost-driven como o Brasil.
Falamos também sobre sistemas de impressão (onde deve começar e terminar cada um deles), investimentos e muito mais!
Neste sexto e imperdível episódio da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas", recebemos virtualmente Mauricio Medici, diretor executivo da companhia.
Se você prefere escutar e ver, sugerimos que também se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato webcast.
Uma típica representante do middle market de embalagens flexíveis impressas em flexografia do país, a MagSac compartilhou conosco sua visão sobre inúmeros assuntos relevantes.
E muito mais! Neste quinto e imperdível episódio da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas", falamos com Oswaldo Delfin Nogueira, Diretor de Operações da empresa.
Se você prefere escutar e ver, sugerimos que também se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato webcast.
A Scholle IPN, multinacional líder mundial no segmento de bag-in-box e especialista em envase asséptico nos fala sobre as dores e as delícias de ser "líder mundial" em algum nicho do segmento de embalagens flexíveis.
Neste quarto episódio da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas", falamos com Ademir Fragnani, diretor geral para a América Latina da Scholle IPN sobre inúmeros temas sensíveis da nossa indústria.
Se você prefere escutar e ver (até porque neste episódio, amostras de embalagem foram exibidas), sugerimos que também se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato webcast.
A Visionflex é uma tradicional convertedora de rótulos e etiquetas do chamado "middle market". Com máquinas modulares nacionais e importadas e laminando parte de seus materiais autoadesivos, a empresa tem crescido exponencialmente nos últimos anos, produzindo mais de um milhão de metros quadrados por mês de rótulos e etiquetas impressos em flexografia.
Neste terceiro episódio da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas", falamos com Sérgio Boteselli, sócio diretor da companhia, sobre inúmeros temas interessantes:
Se você prefere escutar e ver, sugerimos que se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as entrevistas são postadas ali, no formato de webcast.
O grupo SR Embalagens é uma boa representante da categoria "embalagens plásticas flexíveis impressas de polietileno". Produzindo cerca de 2.500 toneladas mensais e com duas unidades de reciclagem independentes, a companhia é um bom "termômetro" para entendermos o que se passa com a falta de resinas e quais tem sido as ações que os transformadores tem tomado para contingenciar o problema.
A empresa também teve uma experiência importante no âmbito da consolidação (o sonho de boa parte dos empresários do setor) e revela qual o legado das suas iniciativas de governança, formação de gestores e planejamento sucessório que, em boa parte, vieram durante e após o episódio de quase ter sido adquirida.
No segundo episódio da segunda temporada do PackCast "Insights para o mercado de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas", falamos com Sérgio Carneiro Filho, CEO do grupo SR Embalagens. Em tempo: este mês recebemos um feedback da Apple de que nosso querido podcast atingiu o sexagésimo lugar com relação a todos os podcasts brasileiros cadastrados na plataforma, na categoria "gestão". Obrigado pela sua audiência!
A Durst é a representante da categoria inkjet UV na conversão de rótulos e uma alternativa a outros sistemas consagrados como a offset digital. O que essa tecnologia pode oferecer, em termos práticos, ao convertedor? Seria essa uma tecnologia substituta aos sistemas digitais vigentes ou algo complementar, restrito a certas aplicações, tiragens e nichos de mercado? Para elucidar estas e outras questões-chave, conversamos com Ricardo Pi, managing director da companhia, no sétimo episódio da primeira temporada do PackCast "O mercado de máquinas de impressão e conversão".
A Comprint é a empresa responsável por toda a implementação da estratégia no digital aos clientes da plataforma HP Indigo no Brasil, realizando não apenas a venda, mas o suporte técnico, o treinamento e assessoria mercadológica para que os usuários possam extrair o que há de melhor da eletrofotografia líquida ou "offset digital". Extrair o que há de melhor significa atingir a máxima produtividade em cliques com o equipamento e buscar agregar o máximo valor possível na venda do metro quadrado nos impressos HP Indigo.
E é justamente sobre estes e outros temas que conversamos com o CEO da companhia, o simpático e acessível Raymond Trad, neste sexto episódio da primeira temporada do PackCast "O mercado de máquinas de impressão e conversão".
Em 2012, o empreendedor e visionário Benny Landa apresentou a sua nova empresa e sistema de impressão: a Landa Digital Printing e a nanografia. Desde então, a expectativa do mercado por uma disrupção total no mercado de impressão é crescente. Impressoras nanográficas começaram a ser vendidas e a primeira delas na América Latina foi instalada este ano, em meio à pandemia - no grupo Gondi, México.
Numa conversa amistosa com Heberto Pachón, representante para a América Latina da Landa Digital Printing, falamos sobre planos para o Brasil, diferenças técnicas entre a nanografia e os outros sistemas de impressão e exploramos a proposta de valor da companhia. Seja bem-vindo no PackCast #5 de "O mercado de máquinas de impressão e conversão".
A impressão digital é viável para embalagens flexíveis e rótulos? Se sim, para qual perfil de tiragem? Qual a mudança de conceito de negócios para empreender no digital? A flexografia e a impressão digital convivem e se complementam... mas existe tecnologia para imprimir digital HP em tiragens maiores, a ponto de competir de igual para igual com uma flexografia em breve? Tudo isso e muito mais você escuta na entrevista com André Costa, gerente de categoria para a América Latina da HP, para as áreas de Labels & Packaging. Este é o PackCast #4 de "O mercado de máquinas de impressão e conversão".
Qual um ROI cabível para uma impressora flexo modular? Por que a parceria com a Domino não foi adiante? Qual o legado das parcerias com a MPS e Nilpeter? O que a Etirama pensa dos concorrentes low cost nacionais? A justificativa para o digital estaria um pouco "otimista demais"? Numa conversa franca e sem rodeios, Ronnie Schtoter, CEO da Etirama Schroter Group abre o jogo sobre estes e outros temas - no PackCast #3 de "O mercado de máquinas de impressão e conversão".