A pandemia trouxe à tona temas como saúde mental e autocuidado. O nosso Papo de hoje é com a psicóloga Maria Luiza Aldana, que falou um pouco sobre atenção psicológica, o "novo normal" e saúde mental no trabalho. Confira!
No episódio de hoje do Papo de Montenegrino, conversamos com Guilherme Massena, um dos fundadores da Dobra, empresa montenegrina que ganhou espaço no Brasil por seus produtos inovadores e processos diferenciados. Vem saber mais!
A paixão pelo vinho se consolida em Montenegro
De Montenegro para Paris! O artista Erasmo Carlos Breitenbach se prepara para levar a exposição Colcha de Retalhos para o Museu do Louvre, na capital francesa. A viagem, que acontecerá ainda neste ano, foi o assunto do Papo de Montenegrino dessa semana. Confira!
ESTAMOS DE VOLTA! Este é o primeiro episódio da segunda temporada do Papo de Montenegrino.
E, infelizmente, o assunto em alta é o conflito entre Rússia e Ucrânia. Para entender melhor as ações de cada país e como isso interfere aqui no Brasil, conversamos com a internacionalista montenegrina Montana Matei. Confira!
Chegamos ao episódio número 30 do Papo de Montenegrino, que também é o último programa da primeira temporada! Faremos uma pausa neste final de ano e retornaremos com novas entrevistas em 2022. Para fechar esta primeira fase, conversamos com Gustavo Zanatta, prefeito de Montenegro, que falou um pouco sobre o primeiro ano a frente do Executivo Municipal, os desafios impostos pela pandemia e sobre as prioridades para 2022. Confere aí!
Nossa entrevistada neste episódio é escritora, autora dos livros Fetiche e Verme, além de crônicas e textos em dezenas de antologias. Indicada a vários prêmios, seu gênero preferido é a literatura policial. Além disso, foi Patrona da 13ª Feira do Livro de Montenegro e 9ª Feira do Livro do Vale do Caí, em 2015. Conversamos hoje com a montenegrina Carina Luft. Confere aí!
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem mais de 30 milhões de animais nas ruas do país. E há outros tantos que acabam sendo vítimas de maus tratos, seja por negligência ou crueldade. Em Montenegro, há voluntários empenhados em mudar essa realidade, doando seu tempo e conhecimento em prol desses animais abandonados. Hoje conversamos com Luiza Kimura, presidente da Amoga, sobre a situação dos animais na cidade. Confere aí!
Fundada em 1916, a Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina continua sendo um ambiente de cultura, tradição, trocas e entretenimento na cidade, assim como uma referência na luta negra na região. Hoje conversamos com Letícia Santos, presidente da Floresta, sobre a importância da entidade, sobre negritude e os projetos para 2022, pós pandemia.
Nossa convidada desta semana é Cinara Alves, coordenadora do Conselho Tutelar de Montenegro. O órgão surgiu a partir de determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Sua responsabilidade é promover a garantia dos direitos dos pequenos, investigando denúncias de abuso e determinando medidas para coibi-los. Cinara falou sobre o dia a dia do Conselho em Montenegro e revelou o aumento dos casos de violência e abuso durante a Pandemia. Confere aí!lk,
Flávio Azeredo, pesquisador, dançarino e coreógrafo, entrou no mundo artístico através do CTG e das danças tradicionais gaúchas. Mas foi o legado dos povoadores açorianos no Rio Grande do Sul que o encantou. Mestre em Performance Artística-Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, ele conversou com a gente sobre influências açorianas na nossa região, tradicionalismo, pesquisa, pandemia, incentivo governamental e muito mais. Confere aí!
A Pandemia mudou o cenário dentro dos templos. Na maioria dos casos, sem uma estrutura digital efetiva e com adaptação lenta à nova realidade, pastores ficaram distantes dos fiéis. E, com receio da covid-19, muitas atividades presenciais ainda não retornaram. E aqui em Montenegro, que impactos o corona vírus provocou na rotina das igrejas? Quem conversa com a gente é o pároco da Paróquia Catedral São João Batista, padre Diego Knecht. Confere aí!
O turismo foi um dos setores mais afetados durante a pandemia. Mas, vivendo o retorno parcial das atividades, será que o brasileiro já voltou a viajar novamente? Como são as férias nesse novo normal? Quem conversou com a gente sobre isso foi o turismólogo Lucas Caetano, que tem experiência em várias agências da região e acompanha esse caos todo bem de perto. Confere aí!
Prestes a começar o Outubro Rosa, o tema do nosso Papo de Montenegrino não poderia ser outro: saúde da mulher! E para conversar com a gente sobre cuidados, como a pandemia afetou outras áreas de atenção à saúde, parto humanizado e muitos outros temas que envolvem o bem-estar das mulheres, chamamos o Dr. Túlio Farret, ginecologista, obstetra e mastologista. Confere aí!
De 5 a 9 de outubro, acontece a 19ª Feira do Livro de Montenegro e 14ª Feira do Livro do Vale do Caí. E o patrono desta edição será Mateus Araújo, que conversou com a gente sobre os moldes desta edição, que deve ocorrer de forma híbrida: on-line e presencial. Autor dos livros “Notas de um pai grávido” e “Quase”, ele também falou sobre literatura, inspirações e sua história no mundo dos livros.
Neste episódio nós conversamos com a Julia Hummes, diretora executiva da Fundarte. Ela falou sobre os desafios impostos pela pandemia e sobre a arte como propagadora da diversidade e instrumento de contestação. Confere aí!
No primeiro Papo de Montenegrino, lá no mês de maio, nós falamos sobre Racismo, ou seja, sobre todo impacto que os séculos de escravidão provocaram no Brasil e como isso ressoa até hoje, com a discriminação enraizada na nossa sociedade, inclusive em Montenegro e na região. Agora, no episódio 19, nós retornamos a esse tema que é tão urgente e dolorido, conversando dessa vez com o Leonardo Franco, que é advogado e presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS Montenegro
O que é o veganismo? É possível criar crianças veganas sem deficiências nutritivas? É caro comer saudável e sem nada de origem animal?
Quem conversou com a gente sobre tudo isso foi Taíssa Viana, montenegrina, vegana há cerca de 5 anos, amante da cozinha saudável, natural cheff em formação e mãe do Ziggy e da Zoe.
Confira mais um episódio do Papo de Montenegrino!
A chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul completou 197 anos. Nossa região foi um dos pontos de parada dos colonizadores, fato pesquisado intensamente pelo professor, historiador e genealogista Eduardo Kauer, que é idealizador do Memorial ao Imigrante Alemão. Nessa entrevista ele fala sobre as marcas deixadas aqui pelos colonizadores e também sobre outros temas históricos que ressurgiram com discussões recentemente. Confere aí!