A voz pode ser uma grande aliada na hora de empreender. Neste episódio especial para celebrar o dia da mulher empreendedora, Flávia Vieira e Jaqueline Priston conversam sobre como a voz foi importante na história de sucesso da apresentadora Oprah Winfrey. Uma voz potente e forte, que prende a atenção, pode ser o diferencial em nossos projetos. Além disso, precisamos estar sempre atentos às práticas da boa comunicação. A combinação do conhecimento com um discurso claro, seguro, sem prescindir da emoção, é poderosa para impulsionar qualquer projeto.
A nossa jornada pelos caminhos da voz e da maternidade chega ao fim neste episódio dedicado à voz das mães negras. Flávia Vieira e Jaqueline Priston conversaram com a jornalista Bela Reis sobre sua experiência de maternidade e seu trabalho de ativismo pela infância. O racismo impacta a experiência de maternidade das mulheres negras seja nas relações sociais ou no acesso precário a um conjunto de políticas públicas garantidas pela constituição, tendo como resultado mais nefasto a morte precoce de jovens e crianças negras vítimas de violência. A voz das mães negras é reiteradamente silenciada pela sociedade brasileira.
Uma das principais atribuições da maternidade é tomar decisões e, invariavelmente, arcar com as consequências de tais escolhas. Toda essa carga de responsabilidade e cobrança pode gerar na mulher angústias e um desgaste mental muito grande. Neste episódio, Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam com a psicanalista Fátima Leite sobre a voz da mãe, sua constituição, alcance e conexões que ressoam ao longo de toda vida dos filhos. O programa também discute relações abusivas entre mães e filhos e a necessidade de ser firme no processo de formação da criança.
Links do episódio
Episódio Voz e emoção
https://deezer.page.link/36hZmSdkmztKRy6d6
Site Fátima Leite
https://www.fatimaleitepsi.com.br/
A gravidez é um momento de grandes transformações, as que acontecem na voz ainda são pouco comentadas. Essas mudanças podem ter um impacto ainda maior para as futuras mamães cantoras, que têm a voz como principal instrumento de trabalho. A partir da experiência da cantora Mariene de Castro, Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam sobre as alterações que acontecem na voz das mulheres durante a gravidez, desde as causas até como lidar com essas mudanças, sem desconsiderar como a voz está integrada com todos os processos que o corpo vive.
Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/a-voz-das-mulheres-fica-mais-grossa-apos-a-gravidez/#:~:text=Adele%2C%20por%20exemplo%2C%20chegou%20a,preocupar%3A%20a%20mudan%C3%A7a%20%C3%A9%20tempor%C3%A1ria
BEYONCE
https://www.youtube.com/watch?v=yjki-9Pthh0 (0’28’’até 0’45’)
Adele
Adele - Skyfall (Lyric Video) ( essa parte da música 2´02´até 2´17 aparece mais seus graves)
Marília
Marília Mendonça - SUPERA (Todos Os Cantos)(0’39’’até 0’53’’)
Episódio - Mariene de Castro
https://deezer.page.link/oYeEokvb9bBGGRBH7
Jaqueline Priston e Flávia Vieira recebem a atriz Miá Mello para uma conversa franca sobre os desafios da maternidade. Mãe de um casal, Miá protagonizou o monólogo, inspirado no Best seller “ Mãe fora da Caixa” de Thaís Vilarinho, a comédia trata de maneira direta questões sobre a maternidade. Nesse episódio, que tem como tema central a voz da mãe, a escuta foi a protagonista. Miá Mello falou sobre o preparo para a peça e sobre os seus desafios pessoais enquanto mãe. Tudo com muita leveza de diversão.
Durante a campanha eleitoral, seja nos palanques dos comícios, nos programas de televisão, nas redes sociais, é através da voz que a mensagem dos candidatos nos alcançam. Para dar conta dessa maratona o preparo é fundamental. Nesse episódio, Flávia Vieira e Jaqueline Priston receberam a Dra Marta Assunção para uma conversa sobre a voz de profissionais muito importantes para o destino do Brasil e do mundo: os políticos. Para além da época das eleições, a voz é um elemento central nessa carreira. Os cuidados, a importância e o impacto que a voz tem na política são as pautas desse programa.
Há 100 anos, para celebrar o centenário da independência do Brasil foi feita a primeira transmissão de rádio no país. Para celebrar o centenário da rádio Flávia Vieira e Jaqueline Priston contaram as histórias desse meio de comunicação, que sem voz não existiria. Contaram com a presença luxuosa dos radialistas Francisco Barbosa e Simone Magno, profissionais que compartilharam com o Parlare um pouco de suas experiências no rádio e a relação com a voz.
Neste episódio, Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam com a fisioterapeuta respiratória Paula Schiavon sobre os danos do cigarro e os possíveis tratamentos. O tabagismo é uma doença grave que pode causar muitos problemas de saúde de forma geral e também na voz, mas é possível encontrar a cura e recuperar parte da qualidade de vida que o cigarro rouba dos fumantes.
Ao longo da vida a gente passa pela infância, adolescência, a vida adulta, a maturidade e envelhecemos. Muitas transformações acontecem pelo nosso corpo e com a voz não é diferente.Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam sobre os processos de transformações da voz desde a aquisição da fala pela criança, a muda vocal na adolescência, passando pela sobrecarga da vida adulta, até o envelhecimento do aparelho fonador. Sinalizam também, como é o processo para homens e mulheres e revisitam entrevistas de outros episódios do Parlare trazendo as reflexões de Mariene de Castro, Vera Holtz e Miguelangelo Cavalcanti sobre o tema.
Contar histórias é uma atividade essencial nas vidas humanas e o cinema é uma das muitas artes que cumprem esse papel. Neste episódio, Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam sobre a transição do cinema mudo para o cinema falado. As dificuldades, as mudanças e inovações necessárias para manter essa arte relevante através do tempo. E claro, o papel central da voz no meio de tudo isso.
A ópera é o gênero teatral em que a voz é protagonista. Neste episódio Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam com o barítono Miguelangelo Cavalcanti, pernambucano que hoje ocupa o posto de solista do teatro de Praga. Profundo conhecedor do seu ofício, Michelangelo nos deu uma aula sobre voz e dividiu conosco sua trajetória brilhante.
A cantora Aretha Franklin, das vozes mais relevantes do século XX, completaria 80 anos em 25 de março de 2022. O Parlare volta para uma nova temporada celebrando a voz e a carreira dessa mulher que, como ninguém, soube usar as palavras no seu canto. Aretha é um icone da luta pelos direitos civis da população negra e também do movimento feminista, foi através das suas músicas que ela conquistou esse posto. Usou sua voz potente para fazer chegar mais longe as dores e lutas da sua geração.
O Parlare completa um ano em dezembro e para celebrar Jaqueline Priston e Flávia Vieira receberam a atriz Patrícia Pillar para uma conversa sobre a carreira, a vida e a voz. A atriz contou histórias sobre o preparo vocal para diferentes personagens como a Flora da novela A Favorita, A Luana do Rei do Gado e Teresa de o Quatrilho.
No último episódio da temporada Voz e Saúde, Jaq Priston e Flávia Vieira recebem a médica Andrea Campagnolo. A conversa se volta para o chip da beleza, um implante do hormônio gestrinona que pode trazer graves efeitos adversos, inclusive alterações na voz. Andrea traz apontamentos de sua pesquisa sobre o chip, além de experiências com seus pacientes, para esclarecer o porquê esse tratamento é tão perigoso.
Neste episódio, Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversam sobre as questões de saúde da voz ligadas às emoções, como por exemplo a disfonia psicogênica. Podemos controlar as nossas emoções a ponto que nossa voz não transpareça como estamos nos sentindo? Estas e outras questões são tratadas de forma leve, mas com muita informação.
Flávia Vieira e Jaq Priston conversam sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na voz. Desde os impactos mais corriqueiros do dia-a-dia até às complicações decorrentes de casos graves da doença.
No último episódio da temporada Vozes LGBTQIA+, Flávia Vieira e Jaqueline Priston recebem o Dr Joel Birman, psicanalista, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que trouxe um olhar da psicanálise para o universo LGBT tendo como norte as principais questões debatidas ao longo da temporada.
No terceiro episódio da temporada, as muitas formas de silenciamento imposta a população LGBT pela sociedade foi tema da conversa de Flávia Vieira e Jaqueline Priston. O programa teve a participação da jornalista Maria Eduarda que dividiu conosco muitas das dificuldades que enfrenta na sua vida familiar e profissional por conta de sua orientação sexual e, também, da advogada Janaína Silva que nos ajuda a entender porque precisamos de leis para proteger essa população.
Este episódio é dedicado às pessoas trans. A letra T na sigla LGBTQIA+ refere-se a pessoas que não se identificam com o gênero que receberam no nascimento. Para essas pessoas, a voz é, muitas vezes, uma barreira difícil de ser vencida na transição, sobre isso Jaqueline Priston e Flávia Vieira conversaram com o fonoaudiólogo João Lopes, coordenador do projeto de confirmação vocal da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro. Conhecemos também a história da Sheila Andressa, uma mulher trans do Rio de Janeiro que tem uma trajetória diferente daquela consolidada em nosso imaginário sobre pessoas trans.
No primeiro episódio da terceira temporada do Parlare, a pauta é a luta das vozes LGBTQIA+ pelo direito à vida. Flávia Vieira e Jaqueline Priston receberam o jornalista, publicitário e ativista pelos direitos humanos Victor Drummond para uma conversa informativa e emocionante sobre aceitação, preconceito e principalmente da força do verbo. O episódio fala também sobre como a fonoaudiologia pode estar a serviço da comunidade gay.