Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[22/12/2025 – Devocional] Gênesis 44:18-34 + Provérbios 30 + Romanos 5
Descansar ou trabalhar? Qual é o mandamento? Estamos em Hannukah! Oitavo dia: iiiiÎîîîî! É tempo de descanso.
Temos dois assuntos para o devocional de hoje.
O primeiro é um anúncio: O devocional entrará de férias (quer dizer, eu entrarei de férias, nós continuaremos a fazer nossos devocionais pessoais, certo?). Comentarei esse assunto logo depois da explicação segundo tópico.
E o segundo é: Uma irmã querida lembrou-me que ontem, na Igreja, eu não expliquei por que a Festa de Hannukah (ou Chanukah) é celebrada em oito dias. Esse é um detalhe importante, e realmente não mencionei.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[19/12/2025 – Devocional] I Reis 3:15 a 4:1 + Provérbios 29 + Romanos 4 + Números 7:60-89 e 8:1 a 4
Se você pudesse pedir qualquer desejo a Deus, o que pediria? Estamos em Hannukah! Quinto dia: iiiiÎîîîî
Hoje temos uma leitura interessante, de uma das decisões arbitradas pelo rei Salomão que ficou famosa, mesmo para aqueles que desconhecem a Bíblia.
Salomão, ao assumir o trono de Israel, em lugar de seu pai, o rei Davi, recebe a visita do Senhor em sonho, com uma proposta que todos nós gostaríamos de receber:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[18/12/2025 – Devocional] Gênesis 44:1-17 + Provérbios 28 + Romanos 3:9-31 + Números 7:48-59
A fé não basta? Estamos em Hannukah! Quarto dia: iiiiÎîîîî
Na leitura de Romanos 3 de hoje, Paulo está argumentando que a Lei não é suficiente para nos salvar. Não por não ser boa, pelo contrário. Ela é perfeita. Mas, a lei me mostra, de modo claro, a minha total incapacidade em cumpri-la. E se não a cumpro, então sou pecador. E se sou pecador, preciso de Cristo. Dessa maneira, Paulo conclui, não há como sermos orgulhosos:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[17/12/2025 – Devocional] Gênesis 43 + Provérbios 27 + Romanos 2:1 a 3:8 + Números 28:1-15
Como um patriarca ora? Estamos em Hannukah! Terceiro dia: iiiiÎiîîî
Estamos acompanhando a história da família de Jacó. José está no Egito, não mais como um pária de sua família, como um escravo, mas sim como um grande líder. Sua família está em Canaã, sofrendo com a fome que assolava a terra.
Quando Jacó toma conhecimento de que no Egito há abundância de alimentos para venda, envia seus filhos até lá:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[16/12/2025 – Devocional] Gênesis 42 + Provérbios 26 + Romanos 1:16-32 + Números 7:41-47
“Por que estais aí a olhar uns para os outros”? Estamos em Hannukah! Segundo dia: iiiiÎiiîî
Essa foi a pergunta que Jacó fez aos seus filhos diante da fome que todos estavam passando. Era um período difícil, e você sabe que situações complicadas podem nos paralisar. Muitas vezes ficamos tão envolvidos em nossos problemas, olhando tanto para o que estamos vivendo, que simplesmente esquecemos de caminhar.
Essa paralisia é muito comum, especialmente quando achamos que estamos tentando tudo que está ao nosso alcance. E nos esquecemos da maior verdade de todas:
“Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos.” (Salmos 77:14)
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[15/12/2025 – Devocional] Gênesis 41 + Provérbios 25 + Romanos 1:1 a 15 + Números 7:30 a 41
Qual é o papel dos Filhos de Abraão? Estamos em Hannukah! Primeiro dia: iiiiÎiiiî
Hoje, ao pôr do sol, entraremos no segundo dia de Hannukah. Tivemos notícias terríveis ontem, sobre um atentado aos judeus e gentios que celebravam juntos a chegada de Hannukak, em uma praia na Austrália. Quinze pessoas foram mortas, e eu fiquei pensando como isso, para nós aqui no Brasil, deixou de ser algo aterrorizante, considerando que a nossa taxa média mensal de homicídios é em torno de 105 pessoas.
E todas as vidas importam.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[12/12/2025 – Devocional] Amós 2:6 a 3:8 + Provérbios 24 + Atos 28:16-31
Você conhece a Festa de Hannukah? Ela está na Bíblia?
Terminamos a leitura do livro de Atos! E depois que Paulo passou por tantas cadeias e prisões, o livro termina nos narrando dois anos completos em Roma: “30Por dois anos completos, Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos quantos o procuravam. 31Pregava incansavelmente o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade, sem o mínimo impedimento.” (Atos 28:30-31) Não é maravilhoso, como Deus conduziu todas as coisas para que Paulo, mesmo preso, pudesse pregar a palavra tão longe? Nem a prisão conseguiu conter as palavras de salvação! Lembra-nos de Provérbios 24:
“16pois ainda que um justo caia sete vezes, sete vezes tornará a se erguer; os ímpios, todavia, são arrastados para a desgraça!” (Provérbios 24:16)
Estamos todos na correria do final do ano. Muitas coisas a resolver. Muitos projetos a finalizar. Um número sem fim de desafios à nossa frente. Mas, o fundamental é reservarmos um tempo para meditarmos em nosso Senhor.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[11/12/2025 – Devocional] Gênesis 40 + Provérbios 23 + Atos 28:1-15
A voz do povo é a voz de Deus?
Olhem só para nós, finalizando a leitura do Livro de Atos. Amanhã acabamos o capítulo 28, e assim, sem percebermos, lemos mais uma parte da Bíblia. A questão é manter a constância. É ir aos poucos, tornando a Bíblia parte de nossas vidas, diariamente.
Como temos estudado, o navio que levava Paulo para Roma afundou. E o que poderia, aos olhos humanos, ser uma completa tragédia, para Deus, era uma oportunidade para levar a palavra da verdade, a cura e a salvação há pessoas muito distantes.
Ontem acompanhamos que o navio, ou o que sobrara dele, havia encalhado, e os homens do navio nadaram até chegar à praia. E a história continua hoje:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[10/12/2025 – Devocional] Gênesis 39 + Provérbios 22 + Atos 27:13-44
É cada um por si?
Vimos ontem que, apesar das advertências de Paulo, os homens decidiram embarcar no navio que ia em direção à Itália. Não foi uma boa escolha. Como lemos hoje:
“3O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o incauto, contudo, passa adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22:3)
Apesar de Deus enviar o socorro, as consequências não foram retiradas. O tempo ruim pôs a viagem à prova, mas em tudo Deus tinha um propósito:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
09/12/2025 – Devocional] Gênesis 38 + Provérbios 21 + Atos 27:1-12
Você daria ouvidos ao técnico ou ao Espírito?
É muito difícil discernirmos os caminhos mais elevados. Diante da necessidade de uma decisão, buscamos, claro, as melhores opiniões. A Bíblia nos orienta a assim fazermos. Por diversas vezes lemos a respeito da multidão de conselheiros.
Porém, e quando o Espírito lhe confronta com uma verdade? Quando você recebe uma orientação direta, que parece ser contrária ao que todos os demais estão falando? Não é uma escolha fácil.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[08/12/2025 – Devocional] Gênesis 37 + Provérbios 20 + Atos 26:19-32
O que as nossas ações tem revelado sobre nós?
O texto de Provérbios de hoje nos mostra uma grande verdade: discursos podem ser bonitos, mas são as ações, no dia a dia, que de fato revelam quem somos. Podemos tentar nos vender através do que falamos, mas aquilo que fazemos grita muito mais alto:
“11Até mesmo uma criança revela sua personalidade mediante suas ações; seu procedimento demonstrará o quanto ela é sincera e bondosa." (Provérbios 20:11)
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[05/12/2025 – Devocional] Gênesis 36 + Obadias 1:1 a 21 + Provérbios 19 + Atos 26:1-18
Já matamos alguém?
Talvez você tenha respondido rapidamente à pergunta de hoje: “claro que não, Níssia, que pergunta é essa?” Talvez você tenha sentido até certo horror ao ler/ouvir a pergunta. Mas é preciso refletir um pouco mais antes de responder de modo abrupto.
Em Gênesis 6 lemos a respeito de matar alguém, no sentido literal:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[04/12/2025 – Devocional] Gênesis 35 + Provérbios 18 + Atos 25
O evangelho pode chegar às mais altas autoridades?
Esse julgamento de Paulo, em Atos 25, nos ensina diversas verdades. A primeira é que, diante de tudo que Paulo passou, nos deslumbramos com a maravilhosa mão de Deus. Olhando para essas prisões e tribunais, entendemos mesmo que não precisamos nos preocupar com a nossa própria vida quando nos dispomos a obedecer a Deus. Ele nos levará onde pretende, e trará à nossa presença aqueles que precisam ouvir a palavra da verdade. Nosso único esforço é permanecer em obediência, para não trocarmos os pés pelas mãos. E talvez esse seja o maior desafio – sermos guiado pelo Espírito de Deus e não pelos nossos medos, angústias, vontades e desejos.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[03/12/2025 – Devocional] Gênesis 34 + Provérbios 17 + Atos 24:10-27
Estamos dispostos a escolher o caminho mais difícil?
No texto de Provérbios 15 lemos que:
“31Quem acolhe bem a repreensão construtiva terá sempre lugar entre os sábios! 32Quem recusa a disciplina despreza sua própria pessoa, mas quem compreende a repreensão adquire ainda mais entendimento.” (Provérbios 15:31-32)
Sabemos que não é fácil aceitar a correção. Mas acho interessante que a Bíblia diz que aqueles que não querem ser disciplinados desprezam a si mesmos.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[02/12/2025 – Devocional] Gênesis 33 + Provérbios 16 + Atos 23:23 a 24:9
Em qual ritmo andamos?
Na leitura de Provérbios 16 de hoje encontramos um verso curioso:
“7Quando as atitudes de uma pessoa são agradáveis ao SENHOR, até os inimigos dessa pessoa vivem em paz com ela, pela vontade divina.” (Provérbios 16:7)
Esse é um versículo que expressa a situação de Jacó e Esaú, dois irmãos afastados pelo ódio. Esaú, desprezando a importância da herança recebida como primogênito, a vende para Jacó. Jacó, aproveitando-se da venda, engana seu pai, para receber a bênção.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
01/12/2025 – Devocional] Gênesis 32:4 a 32 (ou 33) + Provérbios 15 + Atos 22:30 a 23:22
Como lidamos com as autoridades hipócritas?
A Bíblia nos diz em Provérbios 15: “18A pessoa que se irrita facilmente provoca dissensão, mas o paciente acalma as discussões.”
Temos sido pacientes diante da discussão? Isso não quer dizer deixar de expressar a nossa opinião. Na verdade somos estimulados a fazê-lo, mas da maneira certa, sem perder as estribeiras:
“23Expressar a própria opinião é motivo de alegria; e como faz bem o conselho certo na hora necessária!” (Provérbios 15:23)
Agora de nada adianta ter uma resposta ou uma opinião, mas expressá-la de modo inadvertido:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[28/11/2025 – Devocional] Gênesis 32:1 a 3 + Oséias 12:13 a 14:10 + Provérbios 14 + Atos 21:37 a 22:39
Quanto vale a nossa palavra?
Vivemos em um tempo no qual a palavra não basta. Tudo que afirmamos deve ser provado seja por documentos seja por testemunhas.
Em Provérbios lemos que: “25A testemunha que fala a verdade salva vidas, mas aquele que declara falsidades é enganoso.” (Provérbios 14:25)
Hoje, porém, não confiamos mais nas palavras uns dos outros.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[27/11/2025 – Devocional] Gênesis 31 + Provérbios 13 + Atos 21:1-36
Como saber quando tomar uma decisão?
Precisamos estar atentos aos tempos e estações. Nem tudo é para sempre. Há um período apropriado para chegar e para partir. E isso se dá até mesmo nas questões mais ordinárias de nossas vidas como o trabalho, o lugar em que moramos, o veículo que possuímos, até mesmo nossas roupas. Há o tempo de deixar ir. Não é porque Deus nos deu que teremos eternamente. Deus tem ciclos para nós. Em Eclesiastes lemos que:
“1Para todas as realizações há um momento certo; existe sempre um tempo apropriado para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1)
E logo depois dessa afirmativa, o autor faz uma lista que sempre me emociona:
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[26/11/2025 – Devocional] Gênesis 30 + Provérbios 12 + Atos 20:17-38
O que os nossos empregadores falam sobre nós?
Muitas vezes nos esquecemos que em alguns livros da Bíblia encontramos relatos completos de argumentações, como cartas. Cartas escritas por homens a outros, expressando seus sentimentos, pensamentos e desejos. Falas de correção, de despedida, de cobrança, de ensino. Tudo encontramos aqui.
Temos dois exemplos hoje, o primeiro em Gênesis 30 e o segundo em Atos 20.
(Continua...)
Texto e voz: Pra. Níssia Bergiante
[25/11/2025 – Devocional] Gênesis 29 + Provérbios 11 + Atos 20:1-16
Somos benção para a cidade em que moramos?
Como cristãos deveríamos ser exemplos de cidadania. Os princípios básicos de cuidar do próprio lixo, não pisar na grama, atravessar na faixa, não sujar as calçadas, respeitar as regras de boa convivência, não colocar som alto em nossas casas e igrejas, e por aí vai.
Precisamos pensar: nosso comportamento tem abençoado o lugar em que residimos? A nossa presença traz paz ou causamos confusão e problemas?
(Continua...)