Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari apresenta as principais correntes filosóficas que definem a felicidade e convida à reflexão: o que, afinal, nos faz sentir verdadeiramente felizes?
Na última semana, duas canções sobre uma mesma personagem viralizaram nas redes sociais. O sucesso "The Fate Of Ophelia", da cantora Taylor Swift, foi lançado em outubro de 2025 e não sai do repeat de fãs da diva pop. Já a versão em português, criada por Inteligência Artificial, "Sina de Ofélia" foi inspirada na música da estadunidense e fez sucesso nos últimos dias. A figura central dos versos em inglês e português é uma da peça Hamlet, de William Shakespeare. Na trama, a jovem é filha de Polônia, apaixonada pelo príncipe que dá o nome à peça... o desenrolar da história, porém, acaba levando Ofélia a cair em um riacho e se afogar após perder o pai e o amor de Hamlet. Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari reflete como a trajetória de Ofélia, nas canções e na peça, mostra a influência do mundo exterior em nossas vidas. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari, o assunto em destaque é o futebol! Paixão nacional, por que o futebol ainda nos faz acreditar no impossível? Por que ele traz a sensação de pertencimento e grupo social? Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari, o assunto em destaque é o conceito de "máscaras sociais". Por que temos tanto medo de mostrar nossas vulnerabilidades? Viver de aparências é uma fuga da liberdade? Você já parou para pensar quem você é quando ninguém está olhando? No trabalho, em casa, nas redes sociais... estamos sempre atuando. Vamos analisar o que a Filosofia chama de "Tirania da Máscara". Ouça a conversa completa!
Nesta edição do Pensamento Cotidiano, o assunto em destaque, com o comentarista Filicio Mulinari, é o conceito de hipocrisia. Afinal, dentro da sociedade estamos numa lógica de "Faça o que eu digo"... Por que somos tão rápidos em julgar os erros alheios, mas encontramos desculpas para os nossos? Ouça a conversa completa!
O dinheiro como meio, não como fim! Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari, embalado no clima das festas e gastos de de fim de ano, fala sobre a relação do ser humano com o dinheiro, à luz da Filosofia. O comentarista explica. "Arthur Schopenhauer - filósofo alemão do século XIX - dizia que a vida é um 'pêndulo' que oscila entre o sofrimento de não ter e o tédio de possuir. E não existe época melhor para provar isso do que a semana de Black Friday. Estamos comprando por necessidade ou para aliviar uma ansiedade de fim de ano?", questiona.
"Devia ter amado mais//Ter chorado mais//Ter visto o sol nascer//Devia ter arriscado mais"... Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o assunto em destaque é uma reflexão sobre a finitude da vida. O comentarista Filicio Mulinari, embasado na letra da música "Epitáfio", do Titãs, traz para a discussão: "se a sua vida fosse um livro, você teria orgulho da página de hoje?". Como lidar com a finitude da vida?
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o assunto em destaque com o comentarista Filicio Mulinari é a solidão - ou o ato de estar só. Nesta última terça-feira (11) foi recordado o Dia dos Solteiros. Para muitos, uma data de convite à reflexão no ato de estar sozinho, nesse momento da vida. Para outros, sensação de liberdade e autoconhecimento. No clima da data, o comentarista explica, à luz da Filosofia, a diferença entre o estar só e a solidão.
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz como destaque a seguinte discussão filosófica: na vida, o que é mais importante: "estar certo ou estar em paz?". O que são os conceitos de racionalidade e escolha? Ouça a conversa completa!
Sêneca, Aristóteles, Nietzsche... O que os grandes pensadores têm a dizer sobre o erro? E mais: o que eles diriam sobre quem erra sempre da mesma forma? Errar é aprender... mas e quando a gente desaprende com o erro? Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari analisa: "Errar é humano, mas repetir é teimosia?". Uma análise filosófica que vai mudar a sua maneira de encarar seus próprios deslizes. Ouça a conversa completa!
Também é necessário desacelerar! Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o assunto em destaque com o comentarista Filicio Mulinari é o pensamento acelerado no mundo atual. Afinal, estamos numa fase de que pensar demais pode dá "tilt"? Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari, o clima é do Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro. Ele traz à reflexão: entre tantos tutoriais e vídeos na internet, por exemplo, o que a escola tem que só o professor pode oferecer?. Ouça a análise completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz como destaque a notícia que uma mudança na letra "Girassol", o maior hit do grupo Cidade Negra, vem incendiando as redes sociais com uma controvérsia entre fãs da banda. No último sábado (4), durante participação no programa "Altas horas" (TV Globo), apresentado por Serginho Groisman, o vocalista Toni Garrido explicou o motivo de ter alterado um trecho da composição depois de 25 anos do lançamento da obra. A parte que sofreu a modificação dizia, originalmente: "A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de um menino, de um menino". Na nova versão, a letra foi transformada para: "A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos... / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de uma menina, de uma mulher". Ao citar o assunto pela primeira vez, Toni Garrido ressaltou que a transformação aconteceu devido a uma percepção de que a letra era "hétero e machista", como frisou. Ouça a conversa completa!
Assim como a natureza renasce na primavera, nós também podemos nos reinventar. Mas será que o "eu" de hoje é o mesmo de ontem? Nesta edição de Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari, vamos associar a beleza do recomeço à filosofia, desvendando o que o ser e a identidade significam para a nossa vida. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari fala sobre a importância do saber perder. Numa cultura que valoriza as vitórias, estamos preparados para uma derrota? Estamos na cultura do heroísmo? Ouça a conversa completa!
Nesta edição de de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari explica o que separa a criatividade da loucura.
Solitários conectados: a dura tarefa de manter amizades em tempos líquidos. Este é o tema em destaque nesta edição de Pensamento Cotidiano, com o comentarista Filicio Mulinari. Ouça a conversa completa!
Nesta edição de Pensamento Cotidiano, o assunto em destaque é o envelhecimento. Existe, hoje, uma "rejeição do envelhecimento"? A vontade sermos eternamente jovens? Ouça a conversa completa!
No último fim de semana, um fato chamou a atenção. A cantora Joelma tomou o microfone das mãos de uma fã durante um show em Silves, no interior do Amazonas, no domingo (17). A mulher havia subido ao palco com outras pessoas e fez críticas à artista. A fã foi chamada ao palco para participar de uma brincadeira junto a outras duas mulheres e três homens. Ao interagir com a cantora, a mulher pegou o microfone e criticou o fato de Joelma cantar músicas de outros artistas. Trazendo a discussão para a filosofia, nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari aborda: sabemos receber críticas? Ouça a conversa completa!
Um vídeo que se tornou viral na internet e já teve quase 30 milhões de visualizações levantou um debate sobre a exposição e a exploração de crianças e adolescentes nas plataformas digitais. Em Brasília, deputados passaram a defender a aceleração do trâmite de projetos que combatam essa forma de violência contra os mais jovens. Publicado pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, o vídeo denuncia produtores de conteúdo que exploram crianças e adolescentes nas redes sociais, além de cobrar as plataformas que monetizam este tipo de vídeo. Pegando como gancho a discussão, nesta edição de Pensamento Cotidiano, o comentarista Filicio Mulinari traz a discussão: até que ponto existe liberdade e autonomia na infância? O que está na rede é real? Ouça a conversa completa!