O quinto e último episódio apresenta duas importantes coleções do museu: os álbuns de retratos do Militão Augusto Azevedo, do século 19, e a Coleção Nery Rezende, de uma mulher negra que criou um arquivo pessoal que retrata a vida cultural de São Paulo de meados do século 20. Por fim, pensamos como as populações negras entram no acervo e como o Museu do Ipiranga continua seu diálogo com a sociedade.
Adentramos o mundo do trabalho por meio dos tijolos que construíram o museu. A partir daí, conhecemos mais sobre a construção do Museu, do bairro do Ipiranga e da expansão urbana de São Paulo. E como a mão de obra de imigrantes e de outros grupos invisibilizados participaram desses processos.
O que as ausências podem dizer sobre a história de um museu? O terceiro episódio traz um objeto que não está mais no acervo: a machadinha dos krahô. Em seguida, apresentamos a misteriosa Coleção Sertaneja e vamos ver como os indígenas pensam a própria ideia de museu.
Crédito da foto de capa: Renato Soares/ Imagens do Brasil fotografia
Descubra os hábitos de consumo da sociedade paulista do final do século 19 a partir de um dos objetos mais curiosos do museu: as formigas vestidas. Depois vamos conhecer uma coleção de papéis de bala, refletir sobre o gênero e a classe social dos objetos e saber quais deles podem ser tocados dentro do museu.
Créditos da foto de capa: Helio Nobre / José Rosael (Abril/2009)
No episódio de estreia, conheça a história por trás dos vasos de água de rios brasileiros que estão no Museu do Ipiranga. Nos ajude a questionar a representação heroica das figuras dos bandeirantes. Entenda a Independência e a proclamação da República do Brasil pelo olhar de São Paulo. E saiba mais dos enigmas em torno do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.
Crédito da foto de capa: Helio Nobre (Setembro/2011)
O que você espera ver quando entra num museu? No podcast "Pensar o Presente - Histórias de um museu em transformação", explore desde vasos com águas dos rios do Brasil inteiro… até pequenos insetos com roupinhas rendadas para entender como o Museu do Ipiranga pode ajudar a gente a pensar a história do Brasil. Estreia em 29 de outubro.