Neste episódio do Podcast Veirano, Luíza Lemos e Flávia Azevedo, sócias da área trabalhista, recebem Flávia Mouta Fernandes, diretora de Emissores e Relacionamento da B3, para uma conversa aprofundada sobre lideranças femininas e diversidade no ambiente corporativo brasileiro.
O episódio parte da importância de analisar o tema com base em dados objetivos, destacando o levantamento Lideranças Plurais, desenvolvido pela B3 ao longo dos últimos cinco anos. A pesquisa reúne informações oficiais divulgadas pelas próprias companhias, especialmente a partir das mudanças no formulário de referência exigidas pela CVM, que ampliaram a transparência sobre diversidade nas lideranças, como diretoria executiva e conselhos de administração.
Ao longo da conversa, Flávia Mouta explica a evolução do estudo, que inicialmente se concentrava apenas na diversidade de gênero ,sob o nome Mulheres em Ações, e que passou a incorporar, a partir de 2023, dados mais estruturados sobre diversidade racial e pessoas com deficiência. Essa ampliação reflete um movimento mais amplo do mercado em direção a uma visão plural de liderança.
Neste episódio, Renata Joner e Rodrigo Berti Franciscon recebem Marcelo Maehara CEO da Agrobens para desdobrar os impactos da Reforma Tributária para o Agronegócio. A conversa aborda a promessa de simplificação do sistema, a lógica da neutralidade econômica e o crédito amplo, além da redução de 60% de IBS/CBS para produtos in natura e insumos agropecuários. Foram avaliadas as implicações do fim de benefícios e regimes especiais, as novidades na tributação sobre serviços como transporte, armazenagem, e logística, além dos efeitos no fluxo de caixa dos contribuintes. Um panorama dos principais desafios e oportunidades no cenário de transição e redefinição das regras tributárias para o Agro.
Neste episódio, a sócia Luiza Lemos, a consultora Ana Beatriz Robalinho e a associada Renata Joner discutem a pejotização sob diferentes ângulos, relacionando o tratamento do tema pelo STF na perspectiva trabalhista com as mudanças propostas pela reforma tributária. A conversa percorre o histórico da pejotização nos tribunais superiores, destacando a evolução da jurisprudência como essa prática vem sendo tratada ao longo do tempo.
O episódio também analisa os impactos tributários para as empresas contratantes e para os profissionais que atuam como pessoa jurídica ou pessoa física atualmente e como ficarão com o advento da reforma tributária trazendo reflexões sobre como a reforma tributária pode transformar esse cenário nos próximos anos.
Os sócios Filipe Carra Richter, Leonardo Battilana e Ricardo Veirano discutem os principais impactos da Reforma Tributária no setor de papel e celulose.
O episódio aborda temas como simplificação e unificação de tributos, extinção do PIS, Cofins, ISS e ICMS, legislação uniforme e melhor aproveitamento de créditos, destacando como essas mudanças podem afetar a competitividade e a dinâmica fiscal do setor.
No episódio #120 do Podcast Veirano, os sócios Ana Cláudia Beppu, Marco Monteiro e Raphael Caropreso discutem os principais efeitos da reforma tributária sobre o setor de telecomunicações. A conversa aborda mudanças na estrutura de tributos, impactos na tributação indireta e os desafios de adaptação diante de uma reforma considerada disruptiva para o setor. Um conteúdo essencial para empresas e profissionais que atuam nesse mercado em constante transformação.
Neste episódio, os sócios Bruno Habib, Fábio Pereira e Marco Monteiro discutem os impactos da Reforma Tributária no setor de tecnologia, com foco no IVA dual (CBS e IBS), nas novas regras de créditos tributários e no fim de benefícios fiscais. O debate aborda os efeitos para desenvolvedores de software B2B e B2C, as mudanças nas operações dos marketplaces, destacando riscos, oportunidades e estratégias jurídicas em um cenário fiscal em transformação.
Neste episódio, os sócios Leonardo Battilana, Raphael Caropreso e Priscila Sansone analisam os impactos da Reforma Tributária no setor do varejo. A conversa explora os principais pontos de atenção para empresas do segmento, como as alterações na carga tributária, os reflexos nas operações comerciais e os desafios para adaptação às novas regras fiscais
Neste episódio, os sócios Gustavo Moraes Stolagli, Filipe Carra Richter e Leonardo Battilana analisam os impactos da Reforma Tributária no setor de serviços. A conversa aborda os principais pontos de atenção para empresas, mudanças na carga tributária, desafios operacionais e estratégias para adaptação ao novo cenário fiscal.
Um conteúdo essencial para quem busca entender como a reforma pode transformar a dinâmica do setor e influenciar decisões estratégicas.
Dando continuidade à nossa série especial sobre a Reforma Tributária, este episódio reúne os sócios Mauricio Negri Paschoal, Raphael Caropreso e Filipe Carra Richter para uma análise sobre os impactos da nova legislação no setor industrial.
Ao longo da conversa, eles abordam as principais mudanças previstas, os desafios para as empresas do setor e as oportunidades que podem surgir com a implementação do novo modelo tributário no Brasil.
Luiza Jordão e Vitor Boaventura, da área de Seguros, Resseguros & Previdência Complementar, explicam os principais impactos do Marco Legal dos Seguros, instituído pela Lei nº 15.040/2024. O episódio aborda mudanças na contratação do seguro, como a emissão da apólice, o dever de informação e o não pagamento do prêmio. Os especialistas também comentam a nova disciplina sobre agravamento do risco, regulação de sinistros, com destaque para o prazo de 30 dias e a alteração no prazo prescricional, que passa a ser de um ano, contado da negativa do pagamento.
O Veirano Advogados estreia uma série de episódios dedicados aos impactos da Reforma Tributária nos diferentes setores da economia. No episódio de abertura, os sócios Bruno Habib e Leonardo Battilana, da área de Tributário & Aduaneiro, junto com Fabio di Lallo, da área de Energia Elétrica, analisam os principais desafios e oportunidades para as empresas do setor elétrico diante das mudanças propostas.
As associadas Fernanda Balieiro e Luisa Rossit conversam com Diego Bartolo, cofundador e CSMO na Incentiv, sobre leis de incentivo e, especificamente, sobre a Lei de Incentivo à Reciclagem e outras oportunidades fiscais para o meio ambiente. O episódio aborda, de forma objetiva, o que são leis de incentivo, quem pode se beneficiar com elas, quais são os critérios para propor projetos e quais são as oportunidades para pessoas físicas e jurídicas neste âmbito.
Mateus Carreteiro e Priscilla Villa Nova, ambos da área de Resolução de Conflitos, conversam sobre Arbitragem e ESG com Pedro Guilhardi, sócio de Guilhardi Arbitragem e Advocacia e doutorando no tema pela PUC-SP. O episódio aborda os conceitos teóricos abrangidos pelo ESG, casos práticos internacionais e as tendências do mercado para os próximos anos.
Nossos sócios Guilherme Monteiro e Maria Christina Gueorguiev conversam com Julia Nadalini, sócia da MOV Investimentos, sobre o papel das gestoras focadas em modelos de negócios que visam a redução das desigualdades sociais e reversão da degradação ambiental. No diálogo, a convidada expõe a importância do engajamento do setor privado em iniciativas de responsabilidade socioambiental, utilizando indicadores de investimento como forma de manter o mercado aquecido e fomentar, paralelamente, o impacto positivo na sociedade. O episódio aborda, de forma objetiva, as métricas usadas para o acompanhamento das metas e os pilares priorizados no cenário brasileiro.
O sócio Mateus Carreteiro conversa com Marcus Quintanilha, árbitro independente, sobre as principais implicações da Inteligência Artificial na advocacia, especialmente na resolução de conflitos. Embora ainda em estágio inicial no meio jurídico, a IA tem potencial para otimizar tempo e processos quando usada de forma ética e estratégica. O episódio aborda também as ressalvas importantes no uso da inteligência generativa, exemplifica utilizações imprudentes e apresenta pontos fundamentais para a adoção de novas tecnologias no Direito.
Leonardo Battilana e Leonardo Perego, sócio e associado da área de Tributária & Aduaneiro do Escritório, conversam com Guilherme Eleutério Martinez sobre os impactos da Reforma Tributária nos meios de pagamento, o que esperar das Lei Complementares e perspectivas para o setor.
Nossos sócios Mateus Aimoré e Lívia Miné conversam com Michele Lyra, Mestre em Direito Processual e advogada sênior na área de Contencioso da Shell - América Latina e Caribe, sobre o aumento da Litigância Predatória no Brasil e seus impactos para o sistema judiciário. O episódio aborda o conceito desde sua definição, ainda não consolidada plenamente, até os desdobramentos para empresas e o setor público, como a morosidade no processo e a dificuldade de acesso à Justiça.
Raphael Caropreso e Leonardo Perego, sócio e associado da área tributária, respectivamente, conversam com Eduardo Tude, fundador e presidente da Teleco, a respeito da proposta de Reforma Tributária atualmente em tramitação no Congresso Nacional, especialmente sob a ótica do setor de telecomunicações. O episódio aborda os impactos da proposta de reforma sobre as telecomunicações e se os principais pleitos do setor foram por ela atendidos.
O sócio Mateus Carreteiro e o associado Igor Castro conversam com Luciano Godoy sobre como a ação autônoma de produção provas é instrumento importante no mundo empresarial após o CPC de 2015. Em especial, discutem o Recurso Especial n. 2.023.615-SP, que entendeu pela competência exclusiva dos tribunais arbitrais para processar pedidos de produção sem urgência e a inovadora Resolução n.3 de 2023 da AMCHAM, promulgada após o RESp para regular pedidos de produção de provas em arbitragem.
A sócia Lívia Miné conversa com Beatriz Radomille, advogada na Basf e líder do Be Different – grupo de afinidade dedicado à frente de Pessoas com Deficiência e Flávia Cortinovis, consultora especialista em planejamento estratégico para Diversidade e Inclusão, assessora especial na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro e TedX Speaker, sobre o atual cenário do mercado de trabalho para pessoas com deficiência, debatendo estratégias para a atração e manutenção de pessoas com deficiência nos espaços corporativos.