Quando se fecha uma porta... podemos sempre voltar a abri-la porque é assim que as portas funcionam.
Este episódio encerra a primeira temporada com algumas partilhas sobre este projeto que não ficou na gaveta, e que durante 9 meses nos deu muito gozo e muito trabalho para vos oferecer episódios semanais. Obrigada a todos os que acompanharam e aos que participaram! Voltaremos?
Recomendações:
Inclusão, adaptação, multiculturalidade. Conceitos nem sempre fáceis de pôr em prática para quem muda de país em busca de melhores condições de vida. Focado em encontrar soluções simples para problemas complexos, o Hugo deixou um emprego de sonho na Google para fundar a “SPEAK” - uma plataforma de intercâmbio linguístico e cultural entre recém-chegados e as comunidades locais. Nesta conversa, usamos casos de sucesso de integração de refugiados e migrantes como possíveis soluções para uma das questões que mais divide a sociedade atual.
Saibam mais e apoiem este projeto em https://www.speak.social e no Instagram @speak.social.
Apaixonados desde os 15 anos, o Bruno e a Daniela sabem que o tempo é a moeda mais valiosa que podemos ter. Para aproveitá-lo ao máximo, em vez de seguirem as tradicionais imposições da sociedade, planearam uma grande viagem de 8 meses pela Ásia no início de 2020. Quando a falta de sorte lhes bateu à porta, mais conhecida como pandemia, valeu-lhes a boa energia, a resiliência e o amor. Conheçam a história inspiradora deste casal num episódio que, tal como eles, tem um final feliz.
Sigam-nos no instagram em @circum_mundum_blog e visitem o blog circum-mundum.com
Quem é que também sente que já não sabe conviver com outras pessoas depois da pandemia? Se dantes já vivíamos numa sociedade individualista, podemos agora assumir que mais vale ficar em casa do que passar por essa ansiedade social? O que nos levaria a terminar uma amizade? E como é que isso se faz?
Recomendações:
- Peça de teatro: “Catarina e a beleza de matar fascistas”
Podem ouvir o áudio original do poema aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=S72iKoJECTc
Mais uma vez o pianinho:
Music promoted by https://www.chosic.com/
Licensed under Creative Commons: Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)
Um episódio sobre um tema que desconhecemos por completo? Vamos a isso. Esta semana descemos do nosso pedestal de solteiros sem filhos e pedimos ao nosso amigo Ricardo (prestes a ser pai pela terceira vez) para esclarecer todas as nossas dúvidas, medos e julgamentos precipitados. Férias com filhos são mesmo férias? Para quando crianças equipadas com um botão “OFF” para birras? E vocês, preferem o riso de uma criança ou o silêncio de um dia solitário de praia?
Recomendações:
Série de animação: Bluey - disponível no Disney Channel e Disney Plus
Disco: Palavras Cruzadas, David & Miguel
Praia: Comporta
Se o bullying sempre existiu mesmo quando ainda não tinha este nome? É verdade. Se isso é desculpa para fecharmos os olhos a este fenómeno? Não! A Inês já foi a agressora, já foi a agredida, e hoje abraça a causa anti-bullying na “No Bully Portugal” - uma associação que vai às escolas com a missão de trazer segurança e felicidade às crianças e jovens através do desenvolvimento da empatia.
Sigam a “No bully Portugal” no instagram em @nobullyportugal e visitem o site nobully.pt.
Neste episódio a dois, fomos de um lado ao outro no espectro das emoções: falámos do que nos anda a irritar ultimamente, de como um animal de estimação nos enche de amor, e do quanto dói perdê-lo, e das experiências gastronómicas que nos fizeram levitar ou adoecer (íamos escrever cagar em vez de adoecer mas depois ficava muito forte).
Recomendações:
Livro “Jesus Cristo bebia cerveja” de Afonso Cruz
Página de instagram @perolasdaurgencia
Créditos do pianinho de fundo:
Music promoted by https://www.chosic.com/
Licensed under Creative Commons: Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)
Afinal, para que serve a formação académica? Pode um cientista fazer mais do que trabalhar num laboratório? Tudo dúvidas frequentes que a nossa convidada sentiu com particular intensidade até descobrir como misturar as duas coisas de que mais gosta: educação de crianças e ciência. A Marta é fundadora do Ginkgo Educa, onde organiza atividades científicas em que as crianças metem as "mãos na massa”. Resultado? Alunos mais motivados e com maior espírito crítico, para formar adultos capazes de se adaptar melhor a um mundo em mudança.
Saibam mais sobre o Ginkgo-educa no site ginkgo-educa.com ou no Twitter e Facebook (@GinkgoEduca)
Já vamos em 27 episódios?! 6 meses de podcast semanal?! Não imaginávamos chegar até aqui mas aproveitámos este marco, e também as vossas perguntas no instagram, para desvendar quais foram (e ainda são) as maiores dificuldades quando se decide arrancar com um projeto destes. Obrigado a todos os que embarcam semanalmente nesta viagem connosco! Continuem a enviar postais, aliás, perguntas!
Recomendações:
Trabalhar na CNN em Londres era um sonho que o Duarte não tinha mas que soube agarrar quando a oportunidade surgiu. Dez anos depois do seu início como estagiário, coleciona histórias memoráveis que partilhou connosco, e que vão desde encontros com alguns dos seus ídolos de infância, até dias passados nos cuidados intensivos durante a pandemia. Falámos ainda da sua família de artistas, do Brexit, e também do risco de extinção do sarcasmo na era do politicamente correto. Mergulhem nesta conversa repleta de música, filmes e futebol, e conheçam os meandros do jornalismo num canal de notícias com emissão 24h por dia.
Sigam o Duarte no instagram em @duartemendoncacnn e visitem o seu blog taosimplesquantoisso.blogspot.com
Como já é habitual, este episódio foi uma miscelânea de assuntos. Respondemos a algumas das vossas perguntas, que nos levaram novamente ao tema das escolhas profissionais, falámos sobre Astrologia - um tema em que as nossas visões divergem (sem surpresas!), e temos recomendações para todos os gostos.
Recomendações:
- Aparelho Invisalign
- Asoka Veggie Market: asokaveggiemarket.com
- Associação Re-food: re-food.org/pt
- Novo disco do Bruno Pernadas “Private Reasons”
- Série de animação “Big Mouth” - disponível na Netflix
Neste episódio a Raquel leva-nos numa viagem subaquática que parte de Viana do Castelo, passa pelo Estuário do Sado e segue para uma Cimeira da ONU. Falámos de comunicação de ciência, de projetos que envolvem os cidadãos na proteção dos oceanos e aprendemos o que é, afinal, a “Economia Azul”. E sem entrar em sensacionalismos nem soluções fáceis, fomos à procura de respostas para a sustentabilidade do oceano. Spoiler alert: fazemos todos parte da solução!
O vídeo que levou a Raquel à Cimeira do Clima da ONU: https://www.youtube.com/watch?v=zZ-0SHxMIt8
Guia do pescado da WWF para um consumo sustentável de peixe: https://guiapescado.wwf.pt
Saibam mais sobre a Bluebio Alliance em https://www.bluebioalliance.pt/
Programa de monitorização de organismos gelatinosos: http://gelavista.ipma.pt/
Projeto de ciência cidadã dos oceanos: https://marineforests.com/
A zona de conforto é um lugar muito bonito onde nada cresce. Numa altura em que tudo parece estar formatado para ser uma aposta ganha, porque é que há tanta resistência às lufadas de ar fresco culturais que andam por aí? Neste episódio também falámos de dramas com vizinhos, colegas de casa e senhorios, e como é habitual de assuntos inteiramente mundanos como caixotes do lixo e meloas.
Recomendações:
Whitney Wolfe Herd
Podcast “Duas pessoas a conversar”
Podcast “Fundação (FFMS) - [In]pertinente”. Projeto "Implicit" referido no episódio 2: https://implicit.harvard.edu
Têm saudades de viajar? Então carreguem no Play. O Polaridade fez mais uma internacionalização e fomos até Chicago falar com a aventureira Daniela Matinho. Já palmilhou a América Latina, viveu na Austrália, e porque viajar não é só fotos de instagram também nos contou como tudo lhe correu mal na Indonésia. Os problemas sociais, desigualdades e racismo nos EUA também tiveram especial destaque nesta conversa que passou (mesmo!) pelos 4 cantos do mundo.
Se é verdade que já não há empregos para a vida, também é verdade que podemos demorar uma vida inteira a descobrir o que nos apaixona. Será o leque quase infinito de possibilidades de trabalho um presente envenenado? Neste episódio discutimos talento e propósito profissional, Ikigai e a insatisfação dos millennials, apenas para concluirmos que nunca é tarde para mudar para melhor.
Recomendações:
Instagram @dudewithsign
Filme: Promising Young Woman
Série: The One - disponível na Netflix
Há mais de uma década que veste a pele do Dr. Boavida na Operação Nariz Vermelho para tentar levar conforto a crianças internadas em hospitais. Neste episódio, o Rui conta-nos um percurso que partiu de um escritório de contabilidade, passou por um casting humilhante e o levou à realização profissional. Também nos falou sobre o papel do riso na luta contra a adversidade e explicou como aprendeu a relativizar os problemas.
Sigam e apoiem o trabalho do Rui:
Operação Nariz Vermelho: https://www.narizvermelho.pt - podem doar 0.5% do vosso IRS à ONV através do NIF 506133729
Centelha Criativa: http://centelhacriativa.pt e no Instagram @centelhacriativa_ideiasloucas
Temos novidades! Esta semana um de nós vai ser vacinado contra a COVID-19, e nenhum de nós se enrolou com autarcas para isso. E um de nós deixou de comer carne para sempre, o que para variar não se revelou um tema consensual. Descubram tudo neste episódio em que também confessámos alguns dos nossos guilty pleasures e vícios.
Recomendações:
David Attenborough - Uma Vida no Nosso Planeta (documentário na Netflix e livro)
Better Call Saul - disponível na Netflix
Salvador Sobral - Sangue do meu sangue
Carolina Picoito Pinto - Serenata e Inquietação (covers)
Tiago Nacarato - Areia Fina e Aloe Vera
Todos disponíveis no Spotify
A psicóloga Liliana Patrício diz-nos que foi tão infeliz no trabalho que passou a trabalhar diariamente para promover a felicidade nas organizações. Mas quais são os motivos para esta insatisfação generalizada dos portugueses? O que é urgente mudar? E porque é que as empresas se devem preocupar com isso? Somos todos mais felizes em teletrabalho? Neste episódio temos todas as respostas de quem estuda este fenómeno há vários anos e implementa soluções personalizadas através da Happiness Factory. Saibam mais em happinessfactory.pt e no instagram @lilianapatricio.happiness
No rescaldo do episódio do vinho deu-nos para filosofar. As redes sociais vão aniquilar a humanidade? O tempo passado nas redes é tempo perdido? O dinheiro traz felicidade ou é só um passaporte para a liberdade? Muitas perguntas e pouco consenso, num episódio em que fomos das lutas da Idade Média à loucura das compras online no século XXI.
Recomendações:
- Podcast “Casa Trabalho Casa”
- Podcast “Agora, agora e mais agora”
Ambos disponíveis nas plataformas habituais.
- Jogo Geoguessr
Gostavam de ser líderes da matilha? Então pensem duas vezes. Conversámos com uma especialista em comportamento animal, que trabalha no resgate e re-educação de cães abandonados, sobre a importância de perceber e respeitar as necessidades de cada cão. Aprendemos como encontrar a correspondência certa entre o cão e o dono para uma adoção bem sucedida, e falámos de projetos de intervenção em que animais e humanos se ajudam mutuamente.
Saibam mais em https://thedogmotheracademy.com/pt
Instagram e Facebook: thedogmotheracademypt