No 3º episódio falámos em aumentar o número de substituições no futebol para cinco. Uns meses depois, quando a bola voltou a rolar nos relvados, foi uma ideia que se materializou numa realidade que, na época 2020/2021, se irá manter em grande parte dos principais campeonatos europeus. Neste episódio debatemos outras alterações que se discutem por estas 'bancadas' fora, desde o fim dos golos a dobrar para visitantes em prolongamentos até à extensão das funções do VAR a outros lances de bola parada. Não percam as outras potenciais mudanças em mais um episódio do Prefácio do Jogo!
Na segunda série do Mercado de Transferências, analisamos as primeiras mexidas da Ligue 1 francesa. Será mais uma época de talento francês a deliciar os adeptos europeus?
No primeiro de uma série de episódios associados aos primeiros movimentos do mercado de transferências, analisamos as principais mexidas dos gigantes ingleses. Enquanto clubes como o Liverpool, United e Leicester aparentam estar adormecidos nestas primeiras semanas, o Chelsea, o Manchester City e o recém-promovido Leeds United já jogam as suas peças.
A 25 de agosto de 2020 Barcelona tremeu com a comunicação de Leo Messi de que vai abandonar o clube ao qual esteve vinculado por mais de 20 anos... Neste podcast analisamos as últimas informações do caos que ocorre em Barcelona após a humilhação europeia. Ainda tivemos tempo para uns pózinhos de análise ao formato das competições europeias.
Há 10 anos, os grandes clubes portugueses eram vistos como uma plataforma de entrada de jogadores sul-americanos na Europa, proporcionando sucessos desportivos a nível internacional e financeiro batendo recordes de transferências. Com o tempo, e como consequência de diversas alterações e políticas no futebol europeu, o mercado de jogadores sul-americano afasta-se dos plantéis dos Grandes portugueses. Neste episódio falamos do que mudou no panorama futebolístico europeu e quais são as alternativas para alcançar a competitividade desportiva e a sustentabilidade financeira.
Neste episódio, desafiaram-nos para escolhermos 11 jogadores em quem confiávamos para ganhar uma final! Decidimos complicar a tarefa adotando as regras das convocatórias para os Jogos Olímpicos (apenas jogadores sub23 à exceção de dois spots) e sem repetir nacionalidades. Partilhem connosco o que acham das nossas escolhas, que alterações fariam e que equipa ganhava esta final.
Na segunda parte da rubrica "Mundial 2018 - Ponto de Viragem", são apresentados dois novos jogadores cuja carreira deu uma cambalhota após o Mundial da Rússia: Golovin e Takashi Inui. Além disso, é comentada a decisão da UEFA relativamente à conclusão dos campeonatos e ainda houve tempo para discutir um curioso facto sobre o Mundial de 2014 na África do Sul.
Para muitos, o Mundial é o maior evento de futebol do planeta onde nomes e momentos ficam marcados na história e na memória dos adeptos. Nesta primeira parte, comentamos dois dos jogadores que se destacaram no Mundial de 2018 realizado na Rússia, evento que marcou um ponto de viragem nas suas carreiras.
Neste episódio, discutimos as consequências de alterar a regra das três substituições em 90 minutos. Do ponto de vista económico, performance dos jogadores, gestão de esforço e formação de jogadores, analisamos os prós e os contras de uma possível evolução do jogo.
No segundo episódio do Prefácio do Jogo, analisamos a equipa sensação do momento em Itália. Num campeonato com históricos campeões europeus, a modesta equipa de Bérgamo conseguiu construir uma identidade e um projeto competitivo que lhe vale o 4º lugar no campeonato e a passagem aos quartos de final da Champions.
Neste primeiro episódio, são analisadas as opções dos campeonatos europeus para terminar as competições após saída do estado de emergência europeu, e o estranho caso do Sheffield United, uma equipa recém-promovida à Premier League que se encontra na luta por lugares europeus apesar do seu baixo investimento financeiro.